Armando Coelho Neto
Armando Rodrigues Coelho Neto é jornalista, delegado aposentado da Polícia Federal e ex-representante da Interpol em São Paulo.
[email protected]

STF e Forças Armadas. Guardiãs da Democracia? Jura?, por Armando Coelho Neto

Tenho clara a visão de que, grande parte da sociedade brasileira não tem a verdadeira dimensão do que significa o destino de um povo sendo definido num conluio jurídico-policialesco-midiático, operado por fundamentalistas religiosos.

Agência Pública

STF e Forças Armadas. Guardiãs da Democracia? Jura?

por Armando Rodrigues Coelho Neto

“A democracia está aí como santa no altar, de quem já não se espera milagres”, disse certa feita o escritor José Saramago.

Com o mesmo desencanto do Mestre lusitano, digo que o Supremo Tribunal Federal e as Forças Armadas (entreguistas e covardes sem que exceções se insurjam) parecem ter perdido a finalidade. É como se fossem reféns de chantagem ou grave ameaça. Na melhor das hipóteses, é como se fossem reféns do ódio fomentado pelas forças golpistas, às quais se aliaram.

A podridão da Farsa Jato está vindo em capítulos. Para fugir das revelações, outra farsa está sendo criada. Virou questão de crença, ainda que sem as revelações do Intercept, a simples análise dos fatos deixasse claro: foi tudo farsa.

A Constituição do Brasil não foi feita para Lula e, nem o STF nem as Forças Armadas dão sinais de lealdade à Carta Magna. No fundo reafirmam a ideia de que, tanto as leis quantos as instituições brasileiras existem para dar proteção à classe social que as conceberam. Mas, nem mesmo as leis e as instituições por essa classe concebidos querem vê-las em funcionamento. Como tiranos, se refestelam com a subversão da ordem institucional. E com elas corrompidas em sua funcionalidade, tentam dar selo de legitimidade à própria disfunção.

É triste constatar não haver sinais de que o STF ou as Forças Armadas estejam a serviço de causas democráticas e ou nacionalistas. Razões inconfessáveis à parte, as hipóteses mais amenas não lhes isentam de responsabilidade. Presumo, pois, que ambos estejam protegendo seus próprios interesses, na medida em que integram a casta que concebem leis e instituições.

Outra hipótese é que as duas instituições estejam ou sejam reféns do ódio disseminado por TV Globo, com a qual obviamente foram coniventes. Afinal de contas são todos integrantes da classe que concebe leis e instituições.

Cúmplices do ódio, as duas instituições não podem mais brincar de limpinho e cheiroso, mas fica difícil voltar atrás. O combate à corrupção é uma bandeira tão rota e falsa quanto à da segurança. A mula-mor da República não conseguiu sequer se livrar de uma suspeita a facada. O avião da comitiva presidencial foi usado para tráfico internacional de drogas. Do caso Queiroz a fraude eleitoral, dos ministros sujos às provas forjadas pelo marreco de Maringá, tudo revela a podridão do golpe.

Neste espaço, cheguei a veicular texto no qual destaquei que a grande sorte do Brasil é que o seu maior Líder é um pacifista. Hoje acrescento que a outra sorte é que os apoiadores do maior Líder deste país também são pacifistas, ainda que a todo custo forças retrógradas tentem passar imagem no sentido contrário. Não são os humanistas que defendem extermínios, sociedade armada ou promovem ameaças à luz do dia.

De outro turno, as forças golpistas, desde as jornadas de junho de 2013, mostram seu lado violento. Financiados sabe-se lá por quem (tenho cá minhas suspeitas), foram para a rua promover arruaças e quebra-quebra e até hoje aterrorizam parlamentares, professores, cidadãos de bem que professam olhar generoso e humanizado sobre a miséria do país. A propósito, quem mandou matar Marielle e quem comemorou a morte dela?

Até hoje, com um soldado e uma viatura, a milícia golpista ameaça fechar o Supremo Tribunal Federal. Confundem instituições com pessoas. Esquecem que as pessoas passam e as instituições ficam.

Diante desse ameaçador contingente Social, posso imaginar o dilema do STF (em e se) querendo corrigir a lambança promovida pela Farsa Jato. Sobretudo (em e se) avaliando a podridão da cruzada falso moralista, ministros com juridiquês empolado tendo que afirmar a letra constitucional, reafirmar a presunção de Inocência, examinando provas forjadas, depoimentos sob coação, tendo que reconhecer que o famoso PowerPoint foi um delírio lascivo da acusação. Finalmente, reconhecer o conluio entre juiz/procurador. Processo nulo, Lula livre …

Posso imaginar a corja fascista na rua promovendo quebra-quebra, pedindo o fechamento do STF, até apedrejando aquela corte. Seria improvável, pois, ver as Forças Armadas tentando reprimir seus correligionários, constrangendo brancos, quase brancos e candidatos a brancos. Todos obviamente candidatos a ricos.

Mas diante da hipótese inversa, não tenho a menor dúvida de que, para manter a pretensa ordem institucional, o Verde Oliva se apresentaria com tanques, cavalos e camburões. Mais que isso, teria o melhor pretexto para assumir de vez o golpe que, a qualquer custo e de forma cínica se tenta negar.

Ontem, o Brasil fascista foi às ruas, ainda que muitos dentre eles não saibam que o são. De verde-amarelo, posando de mais brasileiros que os outros, atacaram todas as instituições brasileiras, exceto, claro, as Forças Armadas. Justo elas que estão longe de representar o verdadeiro nacionalismo, são falantes quando o assunto é Lula e silentes contra os ataques à nossa soberania e à entrega do patrimônio nacional a preço de banana.

O fascismo foi à rua contra a corrupção. Foi apoiar o ídolo de barro, hoje ministro da Justiça, mesmo estando ele internacionalmente desmoralizado. Qualquer instituição internacional séria, que por acaso tenha homenageado o marreco de Maringá, deve estar refletindo sobre o engodo no qual caiu. Lá fora Prêmio Pulitzer, não organização criminosa.

O atual ministro da Justiça sempre defendeu a obtenção de provas por meios ilegais. Do mesmo modo defendia garantias de que jamais seria julgado pelas ilegalidades. Queria criar seu próprio AI-5, a sua própria Anistia e não só dele, mas também de seus comparsas na cruzada falso moralista. Por estarem agindo na ilegalidade, membros da Farsa Jato queriam proteção futura para desfrutar da fama, prestígio e gerenciar sem culpa os bilhões de uma Fundação Casa de Mãe Joana qualquer.

Faço parte da legião de descrentes nas Instituições, não sob a perspectiva dos fascisto-moristas. Tenho razões para desconfiar de quem historicamente foi o próprio golpe contra a Nação, e, mais recentemente, foi desleal a uma presidenta da República, bateu continência para Temer e hoje reverencia um entreguista apoiado por milicianos.

Não posso desistir de, ao meu modo, lutar. Não posso parar de defender a democracia, nem parar de pugnar pela restauração da ordem jurídica do país. Mas tenho clara a visão de que, grande parte da sociedade brasileira não tem a verdadeira dimensão do que significa o destino de um povo sendo definido num conluio jurídico-policialesco-midiático, operado por fundamentalistas religiosos.

Faço parte dos que sabem que golpe é golpe, e que os que representam nossas instituições perderam a noção do bom, do belo e do dignificante. Temo que à sorrelfa, galhofando da ignorância da grande massa, sorriam dos críticos e no fundo de suas almas, como um assaltante qualquer a festejar o produto do roubo, gritem entre si: perdeu playboy!

Nesse sentido, mais anseio do que acredito que ministros do STF tenham coragem de resgatar suas biografias. Mais torço do que creio, que possam ter a hombridade de reconhecer que a imagem internacionalmente suja de um de seus pares pode macular a imagem da maior corte de Justiça da América do Sul. E que, definitivamente, nossas instituições se transformem uma santa no Altar de quem já não se espera milagres.

Armando Rodrigues Coelho Neto – advogado e jornalista, delegado aposentado da Polícia Federal e ex-integrante da Interpol em São Paulo.

Armando Coelho Neto

Armando Rodrigues Coelho Neto é jornalista, delegado aposentado da Polícia Federal e ex-representante da Interpol em São Paulo.

12 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Ninguém esta refém de ninguém, é TUDO MALANDRO ..BANDIDOS, convardes.

    OS Poderes permanentes deitam e rolam em qq parte do mundo ..muito mais aqui, em banânia.

    Juízes e FORÇAS militares estão entre as carreiras mais protegidas e unidas ..NABABOS cercados por um punhado de cidadãos fragilizados, em maioria, NÈCIOS.

    AQUI são responsáveis pelas maiores OMISSÕES, desídias e prevaricações ..pelas maiores atrocidades e crimes ..e pelos maiores salários

    É a turma da bala sendo facilitada pela da PENA

    AQUI, o dia que o STF for rotativo e não ficar abrigando INIMPUTÁVEIS vitalícios (com mandato) ..gente com tempo certo pra servir e CAIR FORA (voltando a ser abóbora) aí as coisas começam a entrar no prumo..

    ..caso contrário, NEM ADIANTA especular sobre o que fazer com as forças GOLPISTAS militares embora, de certo, uma incrementação no curriculo de suas escolas preparatórias (como mais direito, história e filosofia) é necessidade tardia mais do que bem vinda.

  2. Hoje, em nossa sociedade, qual a diferença entre um Militar e um Miliciano ? O campo de ação ?
    Os militares traíram sua comandante – uma mulher honesta e nacionalista – e prestaram continência para Temer – um criminoso corrupto como está demonstrado. Mas foram muito além: mais do que apoiar, ameaçaram os ministros do Supremo para que Bolsonaro fosse eleito. Generais prestando continência a um tenente terrorista, defenestrado do Exército, chamado de “bunda suja” por Geisel. O Bolsonaro que bate continência pra bandeira dos EUA, entrega o pré-sal, a Embraer, Alcântara, etc…
    E para finalizar, ontem o general Mourão, vulgo “jumento de carga”, elogiou mais uma vez o torturador Coronel Brilhante Ustra. Torturador não é um criminoso contra a Humanidade ?
    Esperar o quê dessas Forças Armadas ? Ou seriam Forças Milicianas Armadas ?

  3. Comecei minha segunda feira lendo Aragão e você Armando, guerreiros que mantem como causa o Brasil maior e melhor. Confesso que perto dos 80 anos não vivo mais euforias, mas estou solidário a luta de vocês e dos que emprestam sua voz a enorme massa humana de brasileiros hoje calados como eu

  4. As divulgações do Intercept mostraram que dentro do MPF há discernimento e valores, mas que eles são frágeis para levá-los a diante.
    Deve haver também dentro das forças armadas!
    Será inútil para a liquidação que acontece com o Brasil e para com as futuras gerações!
    Se mais tempo continuar com essa desestruturação, uma geração pode ir para o vinagre!
    É um descaso com a vida de milhões de pessoas!
    Ver o general heleno defender meramente o “lado politico” dele sem juízo de valor das circunstâncias que o cerca, é de uma insensatez absurda!
    É esse tipo de comportamento que permite o surgimento de Hitlers!
    É uma realidade surreal ver que ele viveu, envelheceu e não aprendeu com a democracia!
    Mais uma vida inútil que detêm poder.
    Resumindo: Um atraso!

  5. Foram longe demais para agora dizerem que o Lula não é o ladrão que grita fascistas, patos e oportunistas. Quero ver como o STF vai sair dessa… Mas sempre se da um jeito.

    Sexta-feira teve fim a viagem pelas instituições europeias da Caravana Lula Livre Europa e saimos com possibilidades concretas da Europa atuar mais no caso da prisão do ex-presidente Lula. Fomos acolhidos calorosamente por deputados do Parlamento Europeu e uma ideia, entre outras, é a de se construir junto com o eurodeputados uma videoconferência com Lula falando da prisão em Curitiba diretamente ao PE sobre seu processo.
    O fascismo não morre e não morrera, acho eu, jamais. Sempre reaparecera na historia da humanidade. E cabe a nos lutarmos contra e instruirmos as pessoas de boa vontade sobre os maleficios de um sistema perverso, como o que estamos vivendo.
    Enquanto isso… o Aerococa ja é piada em todo mundo, até no Japão.

    1. “…e uma ideia, entre outras, é a de se construir junto com o eurodeputados uma videoconferência com Lula falando da prisão em Curitiba diretamente ao PE sobre seu processo.””

      E que ideia maravilhosa…
      Tomara que se concretize… é sempre bom ouvir o #lula!

    2. “…e uma ideia, entre outras, é a de se construir junto com o eurodeputados uma videoconferência com Lula falando da prisão em Curitiba diretamente ao PE sobre seu processo.””

      E que ideia maravilhosa…
      Tomara que se concretize… é sempre bom ouvir o #lula!

      Eu sou uma admiradora incondicional do Armando Rodrigues Coelho Neto: admiro-o pela sua lucidez, inteligência, coerência e realismo…

  6. Parabéns Armando pelo texto.
    Você sempre nos presenteando com suas ideias.
    Tenho o mesmo pensamento, as vezes, torço para quem tem o poder de tomar as decisões que podem beneficiar este país, as tome, contudo é apenas um desejo que não se concretizará.

  7. Criatura, não te disseram que eles sâo os pitbulls dos picas-grossas? Defendem caninamente os privilégios destes.

    És Marciano, porventura?

  8. Trata se de uma descrição elegante, primorosa e equilibrada do que estamos vendo e sentindo.
    Outros estudiosos da mesma forma também o descrevem nesta tribuna. O que está faltando é
    desmascarar o grupo do qual realmente vem as pauladas. Ninguém ainda se atreveu a dizer.
    Isso tudo não está à matroca, tem dono e só está assim porque o dono promove e permite.

  9. COMPARTILHEM MUITO !
    COBREM, EXIJAM, DENUNCIEM !

    É IMPORTANTE COBRAR DOS SEUS DEPUTADOS E SENADORES !

    Senhores DEPUTADOS;
    Senhores SENADORES;

    Não temos a quem recorrer, pois todas as instituições democráticas estão contaminadas pelos interesses escusos, espúrios e temerários dos fascistas, achacadores, golpistas e tiranos.

    Diante das comprovadas acusações e denúncias, de escandalosas improbidades, provadas pelo jornalista Glenn Greenwald theintercept através do Jornal @TheIntercept, contra Ex juiz Moro, Dallagnol, STF4 e outros do judiciário, MPF, MPU e Polícia Federal. É importante, imperioso e URGENTE que a Câmara e o Senado denuncie, cobre, exija e até obrigue, que todo Ministros do Supremo, Polícia Federal e Forças Armadas se recomponham e retome a ética, a lisura e a ilibação.

    Já disse, os parlamentares precisam imputar a eles (Prepostos togados a ou não) a responsabilidade pelos imensuráveis e irrecuperáveis prejuízos econômicos, financeiros, patrimonial, moral e institucional, causados ao Brasil e ao seu povo, à Democracia e ao Estado Democrático do Direito, ao Patrimônio e à Soberania Nacional.

    Não há que se falar em Governo Militar e/ou mudança de regime de governo, como o Palanentarismo.

    A situação é, no mínimo:
    . Estarrecedora, vexatória, vergonhosa e deprimente;
    . Há comprovadas moralidades/improbidades nos três poderes;
    . Omissão e conluio do Judiciário e das Forças Armadas;
    . Falta a égide: Segurança, Grantia, Proteção e Amparo;
    . Supremo alienado, partidário, politiqueiro e seletivo;
    . Polícia Federal alienada;
    . Estas instituições caíram no descrédito;
    . Temos um governo acéfalo apoiado por eles.
    #FabinhoItanhomi

    E mais???

    Há dois anos atrás eu compartilhei com eles:

    https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=325450714556587&id=100012749826757&sfnsn=xwmo

    https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=325442791224046&id=100012749826757

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador