Verdades Secretas e um tanto sobre nós mesmos, por Matê da Luz

Ok, acabou na semana passada mas estou envolvida em um projeto pessoal tão grande que não deu tempo mesmo de comentar, mas ainda sinto que preciso. Na verdade, mais do que comentar: quero escutar a opinião diferente de um tanto de gente, pois meu critério pode estar altamente contaminado por uma série de experiências íntimas e pessoais e, bem, fato é que ando levando a análise (a alheia e a minha própria) a um ponto semi não-saudável. Dizem que é comum em estudantes de psicologia, um primeiro momento – mas eu ainda não estou estudando (embora vá) e quanto menos sou comum (nunca serei, não quero). 

Resumo: um cara se apaixona por uma modelo quando se encontram durante um programa que ela, romântica que só, faz para manter a carreira de modelo. A menina rompe seu caráter sonhador e opta fazer programas, mas o sonho ainda está lá e ela insiste para que eles se casem – está apaixonada. Nada feito, ela tenta seguir a vida tendo seu sonho como prioridade: quer casar, ter filhos, enfim, viver o que o romance básico proporciona. O cara, na verdade, não estava apaixonado: ele já tem o caráter rompido e quer porque quer estar ao lado da mocinha. Assim, decide casar com a mãe dela. 

Pois é. 

Casado com a mãe dela, volta a seduzir a garota, que novamente tem o caráter rompido e cai na lábia do bonitão (sim, ele é bem bonito, sedutor, são características que facilitam este trabalho sujo tão sujo que nos últimos capítulos já não dava pra sentir a beleza do ator, tamanho nojo que me davam as cenas de traição – parabéns, Lombardi!). A mãe parece que não percebe, faz que não quer enxergar e, mais pra frente, é avisada pela própria filha do cara. Sim, esta filha tem um certo ciúme do pai com a mocinha, como quase toda filha há de ter com seu primeiro príncipe ou algo assim, e o abrir os olhos daquela mulher significa ser a faísca causadora de uma tragédia enorme que culmina no suicídio desta pessoa. 

Esta pessoa, ao meu ver, profere uma das poucas frases que não declaram dúvida sobre a relevância de caráter como fator relevante pra vida, a própria e a dos que nos cercam. Ela diz “eu não sou burra, eu só achei que isso não existisse”. E, de fato, muitos de nós, espectadores, lançamos um grunhido típico de “ah, vá sua idiota, como assim não existe, eles estão te traindo na sua cara e você é burra sim”.

E é aí que entra minha preocupação. Onde está posicionada nossa intenção de evoluir acerca do nosso próprio caráter? Em que ponto chegamos ao encarar uma novelinha (muito bem feita, diga-se) e reprovar uma das poucas ações dignas ali representadas? O suicídio desta mulher imprimiu algo tão forte em mim que é como se ela me lembrasse que, aqui neste mundo, ainda são os que acreditam no bom e no bem os que têm que se retirar. E, veja, não é possível que seja assim. 

Acredite você no que quiser acreditar, mas a verdade nada secreta que fica escancarada fala tanto sobre nós nos acostumarmos com as coisas mais terríveis acontecendo debaixo dos nossos olhos quanto sobre nossa incapacidade de mudar este foco e realmente apontar os erros, por maires que sejam. 

Não é normal uma filha transar com o marido da mãe, assim como não é normal um montão de outras coisas que acontecem aí, rotineiramente, e a gente não faz nada porque se acostumou ou, quem sabe, porque desconfia da própria capacidade de evoluir – em termos de caráter individual e coletivo, o que também é muito, muito importante. 

E aí, o que acham? 

Mariana A. Nassif

12 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Bem complicado.
    Tem a ver com

    Bem complicado.

    Tem a ver com emoção e inteligência. O ser humano já superou e vem superando muitos desafios e limitações.

    É verdade que estamos num momento bem crítico da civilização porque muitos são os desafios que se apresentam e, apertou um botão aqui, mexe com um bocado de gente lá mais adiante. Isto é uma verdadeira loucura.

    Mas também é verdade que tem um bocado de gente que tenta fazer a coisa certa e não se suicida diante das desilusões e frustrações da vida.

    A lusitana roda e a vida continua, apesar de…

  2. Acho que você e o Jean Wylys

    Acho que você e o Jean Wylys devem parar de ver esta droga que tanto mal faz as pessoas.

    Novela é construida com dialogos que são sempre um individuo falando a respeito da vida do outro. Seria um mundo que se construi por fofoca, onde o espectador esta em um ponto privilegiado para acompanhar a intimidade do personagem. 

    Que tal o livro “Manifesto Contra Sexual”. Vamos aprofundar as discussões e sair desta superficilaidade noveleira. 

     

     

     

  3. Pois Eh.

    Também achei bem feitinho, até mesmo ousado o folhetim global.

    Um bom elenco, alguns iniciantes, mas que de certa forma funcionou. Houve forçação de barra em alguns momentos é claro.

    Mas o que imperou mesmo foi a vilania. As personagens, em sua grande maioria eram de caráter duvidoso.  Outros despudoradamente eram maus caracteres mesmo.

    Mas fazer o que né? Eles são quem garantem audiência.

    Mas pra mim, “hors concours” mesmo em vilanagem, foi a nossa querida Angel, personagem interpretada pela atriz iniciante Camila Queiroz.

    Patifa de marca maior. Sonsa. De besta não tinha nada.

    A caipira do interior acabou leiloando a perseguida pro filhinho de papai endinheirado da faculdade. Depois, quando foi chuatada, se prostituiu, com a desculpa de dar o dinheiro pra tia. Como sempre fazem algumas dissimuladas e dissimulados profissionais do sexo. Tentam dar um fim social ao que ganharam na cama.

    Queria aplicar no Milionário, foi chutada novamente. Depois, continuou o jogo de sedução, até o otário casar com a Mãe pra ficar perto dela. Insólito. Como assim?

    Facilitaram consciente ou inconscientemente, até que foram descobertos pela oportunista da Carolina, mãe da prostituta.

    Que enlouquece e se suicida.

    Perfeito. Tudo que a filha salafrária queira. A mãe fora do caminho, arma para eliminar o “padastro amante”, e herdar a fortuna milionária do cavalo prepotente, que se achava esperto.

    Depois se casa com o dito filhinho de papai com que “leilou” a virgindade e aumenta o patrimônio.

    Genial. Tirei o chapéu.

     

     

     

  4. A única coisa diferente nessa novela é o Marketing

    Nunca vi tanta propaganda assim para um folhetim global: robôs comentando nas redes sociais, colonistas do PIG empolgadíssimos. E se alguém discordar deles (e pior: disser que a novela da Record é melhor), dá-lhe “sarrafo”.

    Assisti a um capítulo para ver se era tudo isso que andaram falando, se era essa “obra-prima” de que tanto diziam. Não vi nada de mais. Era mais uma novela da Globo com seus personagens esquizofrênicos, gente ruim, etc. Parecia uma cópia das novelas da 21h, só que mais apimentada. Não assisto a novelas com frequência, mas se fosse escolher alguma para acompanhar, escolheria a das 18h, “Além do Tempo” e a “Dez Mandamentos” da Record.

    A meu ver, a globo apostou todas a fichas nesse horário alternativo por causa da novela Dez Mandamentos da Record que está dando uma “surra” na novela das 21h e no Jornal Nacional. Aliás, a GFK já começou a fazer testes para medir a audiência das emissoras e constatou que SBT e Record detêm números maiores do que aqueles informados pelo Ibope.

  5. Alguns que aqui dizem que “há

    Alguns que aqui dizem que “há algo de mais útil para fazer” devem assistir a séries como Game Of Thrones, também cheias de sexo e violência, e ainda achar “cult”, por mais que, no fundo, sejam banais.

    A novela foi bem interessante, sim. O roteiro deixo a desejar em alguns pontos, mnas foi compensado pela direção primorosa e o ótimo elenco.

    Bastante interessante o texto e concordo. O suicído de Carolina também ainda está reverberando em minha mente, e, também, peguei antipatia ao Rodrigo Lombardi até nos comercias de TV, tamanha a sua competência cenênica. Melhor novela brasileira em muitos anos.

  6. Achamos a pessoa para substituir Gunter Ziebel

    como comentarista de novela. Não gosto de novela, mas pelo que comentam, essa fugiu um pouco à regra da rede bobo.

    1. Nessa novela, não existiu
      Nessa novela, não existiu vítimas, muito menos a Angel…. A vida não foi fácil para ela, assim como não é fácil para milhões de pessoas, pena que diante disso ela foi se afundando em escolhas erradas e em mentiras cada vez mais sérias. Mesmo antes do Alex se envolver com Carolina, ela já não era a Angel do primeiro capítulo, não era a Letinha que muitos achavam que era, inclusive sua mãe. Para mim, a Angel nunca assumia de frente a consequência de suas ações, sempre tentava culpar alguém ou forças externas pelos seus erros. E ao Alex se envolver com a Carolina, as coisas ficaram piores, pois justificava toda a traição a sua mãe, ao amor que dizia sentir por ela (mais uma vez tentando justificar suas más atitudes). A frase de Alex (Não se iluda, tudo tem seu preço) demonstrou o preço de suas próprias ações e do dark side que ele mesmo ”despertou”, nem diante da Angel armada, ele acreditava que ela fosse atirar, afinal ela não seria capaz de matar o homem que a amava e que ela amava também, só que diante da dor e da culpa que ela sentiu pela morte da mãe, ela simplesmente tornou-se uma pessoa, fria , calculista, vazia, a ponto matá-lo friamente, como se afundando ele no mar e limpando todo o sangue do barco, ela estivesse limpando o sangue da mãe. Acontece que ao julgar o Alex como culpado e o matando para vingar a morte de Carolina, ela acredita que assim, a culpa que cabe a ela, vá acabar, e ela poderá seguir com a vida. Pena que mesmo se ela limpasse um titanic de sangue, ela jamais se livrará da culpa que lhe cabe. Acho que no fim, ela adquiriu algum traço de psicopatia, sim, afinal, quem em condições psicológicas normais, mataria com toda aquela frieza, faria toda aquela encenação para polícia, conseguiria viver com o peso de duas mortes nas costas, sem contar na cara macabra dela ao sair da igreja, demonstrando nenhum remorso, nenhuma culpa. O mais coerente é que com esse peso na consciência, ela se matasse também, mas não, continuou a viver como se nada tivesse acontecido, vendendo a imagem da menina pura, feliz, um verdadeiro anjo, mas que por trás disso tudo, existe totalmente o oposto, ”lobo em pele de cordeiro”. Mesmo que ela tente, nunca será feliz, uma hora a vida cobrará seu preço, e por fim, na última cena, no helicóptero, ela diz ao Gui que está feliz, mas ao virar o rosto, sua expressão é totalmente sombria, sem nenhum traço da verdadeira felicidade!! A novela terminou com muitas verdades continuando bem secretas!  

  7. Sei lá, entende?
    De repente,

    Sei lá, entende?

    De repente, num sei…

    É…. é… 

    Do que se trata mesmo?

    Verdade o que???

    Verdade secreta??

    VERDADE SECRETA  é aquela que nunca nos será revelada de quem está financiando a imprensa, o judiciário e a PF para darem o golpe na democracia brasileira.

    VERDADE SECRETA é aquela que nunca saberemos a cerca das privatizações fraudulentas de FHC e nem que fim levou o caso e a cocaína apreendida nun cert helipóptero de um certo político, amissíssimo de outro que foi candidato e que construiu um “aeroporto” na terra de titio, indenizando-ô substancialmente e lhe confiando a chave do aeroporto…

    Acho que temos coisas mais urgentes e importantes para analizar do que uma ficção onde o padastro transa com a enteada, como se isso não fosse comum em certos lares mundo a fora….

  8. E é exatamente aí que está

    E é exatamente aí que está uma das maiores qualidades de Verdades Secretas. Embora traga tramas que seguem a fórmula padrão, a narrativa é muito mais ágil do que as novelas usuais e seus personagens são mais complexos. Além da velocidade na resolução dos conflitos, a construção dos personagens e das histórias também é mais sofisticada. Ninguém é 100% do mau, nem 100% do bem. Em outras palavras, ninguém presta em Verdades Secretas! Todos os personagens são dúbios ou possuem conflitos internos que explicam as suas atitudes (nem sempre tão corretas). Segue abaixo alguns bons exemplos disso: Gui – Bonito e rico, vive uma vida de luxo sustentada pelo pai fazendeiro. Diz que quer estudar medicina, mas na verdade não quer fazer nada na vida. Ao conhecer Angel no primeiro dia de aula da menina, imediatamente se interessa por ela. “Batiza” a bebida de Angel numa festa para conseguir ir para cama com ela, pratica o estupro de vulnerável. Após conseguir tirar a virgindade da garota, dá um pé na bunda dela. Quando descobriu que era garota de programa expulsa da vida. Ainda, oferece dinheiro para transar com ele. se uniu a Giovanna para estragar o romance Angel com Alex. E causador junto com Giovanna do suicídio da carolina. Giovanna – Menina arrogante, gosta de chocar e incomodar para ser notada. É extremamente popular na escola, onde lidera um grupo de jovens ricas e preconceituosas. Tem um profundo desprezo por pessoas de classe social inferior à dela e pratica bullying contra os alunos mais pobres.A adolescente-problema. Tem um jeitão arrogante e também gosta de usar o dinheiro para chega ronde quer. Para conseguir seus objetivos, também trabalhou como prostituta de luxo. Detesta pobre e adora praticar bullying. Trama para estragar a vida amorosa do próprio pai. responsável junto com GUI pelo suicídio de carolina Lyris – É modelo e trabalha na agência de Fanny. Diz não aceitar qualquer tipo de esquema e não está na lista das que fazem book rosa. Entretanto, fez programa com Alex para comprar um apartamento e, como está noiva, inventa para todo mundo que o milionário lhe estuprou, afetando, diretamente ou indiretamente, a vida dos outros personagens; Pia – Chique e consumista, nasceu rica e é totalmente submissa aos filhos, Giovanna e Bruno. Namora seu personal trainer, Igor, a quem dá uma boa vida e acaba engravidando. Vive de pensão do ex-marido, Alex, e, com medo de perder a mesada “gorda” que recebe dele todo mês, preferiu abortar o próprio filho do que abrir mão do alto padrão de vida; Igor – Personal trainer GOSTOSO e namorado de Pia. Trabalha numa academia, mas leva uma boa vida proporcionada por Pia. Resolve dar o golpe do bau nela engravidando-a só para, de alguma forma, arrancar ainda mais dinheiro da namorada e se casar com ela; Everaldo – Médico ginecologista, conhece Carolina e a contrata para trabalhar como recepcionista em seu consultório. Acaba se apaixonando por ela. Não é tão bonzinho como aparenta ser, pois realiza abortos clandestinos (foi ele quem fez o aborto de Pia); Eziel – Sofre bullying na escola por ser mais pobre que os outros alunos e por estar acima do peso. Ao conhecer Angel, torna-se seu melhor amigo, mas acaba se apaixonando por ela. Quando descobre que a garota era prostituta, lhe oferece dinheiro em troca de fazer sexo com ele! Ela, claro, recusa e rompe a amizade com ele. A partir daí, Eziel fica jogando indiretas para o namorado de Angel sobre o passado dela e torturando a garota psicologicamente com insinuações; Divanilda – Mãe de Larissa, com quem tem uma relação conturbada. Explora a própria filha e sempre fica com o dinheiro que ela ganha fazendo programas graças ao book rosa. É rude e desagradável, mas se faz de simpática na frente dos outros, principalmente de Fanny; Fanny – Dona de uma agência de modelos que leva seu nome, é uma mulher experiente e ambiciosa. Usa o negócio para conseguir aquilo que realmente deseja: dinheiro e poder. Para dar a impressão de que quer ajudar os outros, mantém uma ONG que auxilia crianças. É cafetina de luxo e o próprio namorado, muitos anos mais novo, só está com ela em troca de dinheiro. Seu único ponto fraco é Anthony, ex-modelo bem mais novo que ela com quem mantém um caso. De mulher de ferro e poderosa, vira uma adolescente apaixonada de filme romântico água com açúcar nas mãos do ex-modelo, pelo qual se humilha e é submissa com medo de ficar sozinha. Tanto é que aceitou dividi-lo com a amante dele. Ao mesmo tempo, não pensou dua vezes em cafetinar o próprio namorado para Maurice, um famoso estilista que se interessou por Anthony, só para que sua agência seja responsável pelo desfile da grife internacional dele; Há quem precisar de conselhos amorosos, Fanny não hesita em dizer “pegue um homem rico e tire tudo que puder dele”. Foi assim que ela conseguiu formar a fortuna dela. Anthony – Ex-modelo, vem de uma família tradicional que perdeu todo o dinheiro. Banca os luxos da mãe, Fábia, e se preocupa realmente com ela, fazendo de tudo para vê-la bem. Como o Modelo que não estourou, garantiu a boa vida se aliando à uma velhuda, dona da agência de modelos. Para viver com conforto, se relaciona com Fanny, que é apaixonada por ele e o sustenta, mantém por interesse o relacionamento com Fanny na cama e nos negócios; trabalha na agência e é garoto de programa. Tem relação homossexual com um estilista muito mais velho e podre de rico. Apesar de não saber bem que jogo que ele está fazendo: se está só querendo garantir o dele transando com o estilista francês -, não há como negar que, de fato, se preocupa com a mãe (Eva Wilma), que anda bebendo até perfume. Larissa – Modelo, sempre ganhou os maiores cachês com book rosa. Virou craqueira. Pura e simplesmente? Não. Walcyr humaniza a personagem que sempre fez programa estimulada pela mãe sacoleira, que amava as notas de 100 reais chegando em envelopinhos em casa. O pai fingia não saber. No fundo, mais uma personagem solitária, como as outras citadas, que contava apenas consigo mesma e sucumbiu ao amparo do único cara que não queria só o corpo dela e que não encarou a história do book rosa com naturalidade. A questão é: ela encontrou amor no colo de um craqueiro. Modelo que se prostituiu e, viciada em crack, acabou na sarjeta. Numa das últimas cenas, cheia de realismo, foi vítima de estupro coletivo. Visky – Personagem homossexual que é o braço direito de Fanny. Atualmente tem caso com uma mulher e vive dilema, tentando se afirmar a todo tempo como gay. aliciador do book rosa e book azul. Lourdeca – aliciadora do book rosa e azul. E cura gay do Visky. Stephanie – Mais uma garota de programa. Pia – Mulher rica e consumista que não consegue controlar os filhos. Dá mais atenção ao namorado personal trainer que a eles. Bruno – Filho de Pia e Alex, é viciado em drogas pesadas. Protagonizou várias cenas em que aparece completamente drogado. Numa delas, teve overdose. Roy – Modelo que teve problemas com drogas no passado e chegou a morar na rua. Ao conhecer Larissa, os dois se envolvem e se afundam cada vez mais no consumo de crack. Lyris – Modelo da agência de Fanny que em um dos últimos capítulos foi morta a facadas. Darlene – Uma educadora vendo a Arlete, a Giovanna … a escola onde ela lecionava era o ponto de reunião das que caíram no conto do puteiro com placa de Agência. Infelizmente nossas familias e nossas crianças acreditam que nesse ramo é necessário pagar para trabalhar. Pagar para usar seu tempo em favor dos interesses dos outros. A História abriu nossos olhinhos, os da professora já estavam abertos, devia ser muito estranho ver aquelas crianças com roupas provocantes, e caras. E contrastando com os rapazes que não tinham assim tanta sorte na vida profissional. Alguma coisa tinha, ela farejou desde o início. Mas não fez nada. Por tanto, fofoqueira e intrometida. Rogério – Pai de arlete e um intereseiro, covarde e oportunista. Nunca se viu tanta gente que não presta reunida em uma só novela. É por essas e outras que a cada dia eu tenho mais certeza: Verdades Secretas precisava de um final trágico! E para todo mundo!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador