Idec apoia campanha da OAB contra publicidade infantil

 
do Idec
 
Idec apoia campanha da OAB contra publicidade infantil
 
Criado pela Comissão de Defesa do Consumidor, projeto apresenta impactos negativos da propaganda direcionada a crianças
 
Em reunião ocorrida dia 27 de junho, o Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) aprovou por unanimidade uma proposta de campanha contra a publicidade infantil. A iniciativa Por uma Infância livre da Publicidade Comercial visa sensibilizar a sociedade e apresentar os impactos negativos do direcionamento de publicidade ao público infantil.
 
O Idec e outras 19 organizações ligadas à defesa dos direitos dos consumidores apoiaram a campanha por meio de um manifesto enviado à Comissão da OAB. De acordo com o advogado Igor Britto, representante do Idec na reunião, a campanha aprovada tem um valor simbólico muito grande. 

 
“Toda vez que a OAB se manifesta sobre uma causa há um impacto na sociedade. A aprovação dessa campanha, portanto, significa que os advogados do direito do consumidor compartilham de uma mesma posição: estão a favor das crianças e contra a publicidade dirigida a elas”, afirma Britto. 
 
A OAB agora estuda quais serão os próximos passos e as ações efetivas da campanha. A iniciativa foi idealizada pela Comissão Especial de Defesa do Consumidor da OAB e pelo presidente da Comissão de Defesa dos Direitos dos Consumidores da OAB-RO, Gabriel Tomasete.
 
Vitórias no STJ
 
Desde o ano passado, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) reconhece a abusividade de campanhas publicitárias dirigidas a crianças. Este ano, a marca Sadia foi multada devido à campanha Mascotes, de 2007.  
 
Em março de 2016, o STJ julgou como ilegal a publicidade da campanha É hora de Shrek, de 2007, que estimulava as crianças a juntar embalagens de biscoitos da marca e pagar mais R$ 5 para ganhar um relógio exclusivo. Em abril deste ano, o Idec lançou uma publicação para comemorar a ação.
Redação

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. idec….

    Idec deveria apoiar a OAB pela Democracia Plena. Da qual ela não participa. Ditadora farsante travestida de Democrata. O Brasil se explica. 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador