O contragolpe será muito mais forte do que o golpe!

Fala-se muito num Golpe, fala-se da eliminação de Dilma, Lula e PT da política brasileira, pode-se até num primeiro momento de forma mais ou menos dentro de uma pseudo normalidade democrática as forças da direita atingirem este objetivo sem precisar de um difícil apoio das forças armadas. Porém poder-se-ia chamar esta “revolução” não como uma revolução colorida como as ocorridas em outros países, como a revolução das borboletas.

Por que este nome? Simplesmente porque quem está aparecendo como uma antítese ao governo atual, não tem a mínima noção como se faz um golpe!

Toda esta mobilização tem como mote a volta da situação anterior de domínio completo e único das elites brasileiras, e esquecem que no Brasil há um povo. Querem voltar ao ponto em que não havia um partido que representasse este povo, este deveria seguir os partidos conservadores, que possuíam pequenas nuances, e levavam a um povo inculto e mal informado a discussão a falsos problemas.

Havia um partido sindicalista, que manobrava uma minoria da população sindicalizada brasileira e com isto governava dentro da medida do possível tendo que compor sempre com forças conservadoras.

O fantasma do Comunismo representado, pela outrora e poderosa União Soviética e sua afilhada Cuba, era utilizada por forças conservadoras e forças religiosas como o Satã que vinha para tirar de todos que tinham algo para não dar a ninguém. De outro lado tínhamos charmosos presidentes norte-americanos que propagandeavam a sua estética hollywoodiana cheia de bons mocinhos e escondendo os principais problemas daquela nação. Apesar desta comédia bufa não emocionar os mais escolarizados e conscientes ela servia e encantava a pequena burguesia urbana, enquanto simplesmente o imenso, ignorante e despolitizado campo nem era considerado na equação.

Baseado nesta pequena burguesia urbana, os primeiros governos pós 1964, conseguiram manter a ordem e a esperança através de programas como o BNH e outras estruturas que substituíam outras bem decadentes de um governo sindicalista. Sem mexer muito na estrutura montada nos governos anteriores, como o BNDES, Petrobrás, Eletrobrás, leis sociais, e outras, conservava-se sem evoluir o projeto de desenvolvimento nacional, reprimia-se a oposição, intensava-se cada vez mais a censura e endurecia-se a repressão. Porém as reformas anteriores não foram praticamente mexidas. Não se evoluiu, mas também na maioria dos aspectos não de recuou.

Num primeiro coordenado pela grande imprensa, um simulacro de democracia foi armado, extinguiram-se os partidos, mas estes foram substituídos por uma situação e por uma oposição consentida. Quanto mais amplos setores se davam conta da farsa mais a repressão e a censura evoluiu. Poder-se-ia dizer que não houvesse um recrudescimento da repressão e da censura, o golpe de 1964 teria uma sobrevida máxima de quatro anos.

Baseado na estrutura econômica pré 64, o regime conseguiu sobreviver, contando com o “milagre econômico” criados pela intensificando do mesmo modelo econômica sem o sorriso e a desenvoltura de um JK. Com a crise do petróleo começou o lento e penoso desmonte do regime de 64.

O resumo de quase 15 anos de política dos golpistas de 64 resumido de forma quase que caricatural no texto acima, mostra que para que estes sobrevivam precisam de uma constante política de concessões e uma intensificação maciça da censura e da repressão, sem estas, rapidamente seu apoio cai e eles são derrubados. Isto ocorre mesmo com Generais presidentes e com forças armadas os apoiando sabendo que a principal característica destas forças e serem ARMADAS.

O que os neo-golpistas de 2015 poderão oferecer para manter a sua posição? Muito pouco, pois a característica política dos mesmos nos dias atuais é de uma política neoliberal que retira direitos da ampla massa de trabalhadores, políticas estas que mostram rapidamente a que vieram. A venda do patrimônio remanescente ao capital internacional, rapidamente cobrará os seus lucros.

Não estamos numa situação de polarização ente dois blocos antagônicos nem se tem uma extrema sobra de capital que havia nas décadas de 60 e 70 pronta a fazer concessões aos países credores. Ideologicamente a defesa da luta contra uma sociedade socializante pode trazer mais adeptos a esta opção do que repulsa. A lembrança de um governo de um operário que melhorou a vida de grande parcela da população pode levar a opinião que no momento que um país que estava à beira de um abismo a solução é o próprio abismo.

A intensificação da censura e o incremento da repressão precisa de adeptos armados, que esquecendo o passado recente, se sujeitem a fazer o serviço sujo de coração e mente esta dura e ingrata tarefa. A tarefa de servir como tropas pretorianas de um golpe que claramente não foi gestado no seu próprio meio.

Não se fazem golpistas como antigamente, as respostas dos novos esquecem que suas políticas darão aos anseios populares uma resposta totalmente nula, pois a fórmula econômica do passado se esgotou e qualquer fórmula da nova direita será um contraponto a estes anseios.

Podem golpear, podem prender, podem até eliminar partidos de oposição, mas como se sabe uma das memórias mais duradoras e fiéis ao passado é a memória gustativa, e quem já teve o gostinho de ascender na hierarquia social, poderá facilmente transformar esta memória em desejo e este desejo em ação.

Não se enganem se houver golpe este não durará décadas, mas poderá ser a sua subsistência contada em meses, com uma diferença, o contra golpe será mais forte e radical.

Redação

28 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. É exatamente essa minha

    É exatamente essa minha esperança. Conheço pessoas trabalhadoras que há vinte anos não tinham geladeira em casa em plena cidade do Recife. Hoje, tem filhos no ensino superior, que andam de moto, ao invés do ônibus lotado. Isso é mais quente e mais potente do que teoria política. Tentem devolver essas pessoas às condições de vida anteriores. Dois mil e treze vai ser fichinha.

     

  2. O contragolpe será muito mais forte do que o golpe!

    É a imprensa nacional que pauta o golpe e estimúla o conflito partidário e social. promove linchamentos morais e instabilidade economica. 

    organiza hordas de analfabetos políticos  e transforma políticos medíocrs em lideres carismáticos.

    esta imprensa que aí está, filha da mais antiga e anacronica tradição patrimonialista nacional, mantém forte politica e economicamente ao modo de seus patriarcas – pela força de seus jacunços e suas armas – só que ao invéis do gibão e da espora,  o seus “paus mandados” usam togam e se auto demonimam de excelências.

  3. O contragolpe será muito mais forte do que o golpe!

    Os golpistas irão se arrepender se tentarem derrubar a democracia com esse golpe político. Vamos tomar as ruas, e não vamos ceder até que os 54,5 milhões de votos da Dilma serem respeitados. Estamos prontos até para uma gerra civil se assim for necessário. Retroceder nunca, render-se jamais!

  4. O contragolpe!

    Serei sucinto em minha argumentação: Bastaria invadirmos Brasília e Curitiba para darmos uma lição exemplar aos golpistas e seus cúmplices! E tem mais: NÃO SOBRARIA PEDRA SOBRE PEDRA, NEM PENA SOBRE PENA! 

    1. GOLPE

      Concordo com antônio, diante de tanta imparcialidade do judiciário, como um todo, incluindo Polícia Federal, apoiados pela mídia comprometida, só o povo pode fazer a diferença!..

       

      A V A N T E “……    NEM QUE MORRA!

       

  5. Angustiante

    O que me deixa angustiado é a demora em haver uma resposta, principalmente por parte do governo.

    Já deveria ter partido do governo uma ação direta contra globo, FSP, Veja no sentido de mostrar aos que ainda assistem ao JN como a mentira é colocada insistentemente todos os dias na cabeça do povo.

    Acho que a Presidenta tá sendo boazinha demais com os golpistas e a oposição. Está claro que eles querem sangrar o governo. E ficar passivo assistindo não é a melhor defesa.

    1. Concordo;tá na hora,dentro

      Concordo;tá na hora,dentro tal Republicanismo,partir para o Êpa-Êpa…o Governo fica calado,pisando em Ovos…como se não houvesse saída para fatal abate…

  6. será um mistério

    Se houver golpe, o que acontecerá, para mim, será um mistério. Não creio em uma reação passiva como foi em 64 mas também não creio nesse triunfalismo todo de derrota dos golpistas. Faltam basicamente entusiasmo e lideranças no campo antigolpe capazes de mobilizar a população para a defesa contra o golpe, além obviamente de propostas e rumos. Acho muito pouco provável que hava massiva mobilização da população para defender um governo completamente perdido como o de Dilma que se especializou em ficar dando tiros no próprio pé. E enquanto isso, os golpistas mostram que tem uma razoável a boa capacidade de mobilização em especial no estado de SP e sua capital. Fora, vamos e convenhamos, não tem a mesma força. Talvez, o que venhamos a ver, seja uma nova edição da revolução constitucionalista de 32, sabe-se lá com que resultado.

    1. PSDB SÃO PAULO

      Engraçado a massa golpista falar tanto em alternância de poder, enquanto em São Paulo o partido do PSDB esta no poder a quase 20 anos. Será esse o motivo para que os cidadãos de sp estejam revoltados ? São enganados, é manipulados para acreditar que o maior é único problema seja o PT.

  7. Contragolpe

    A proposta desses golpistas é colocar de volta o pintinho que já bicou e quebrou a casca do ovo. Não conseguem enxergar no futuro nada além dos “velhos bons tempos”. Acho que não vai dar certo. A PM batendo e atirando balas de borracha na classe média não vai ter a mesma aceitação do massacre em Osasco. Por mais que ponham a culpa das mazelas nos governos anteriores, vão ter que dar conta do presente, ninguém quer saber de quem é a culpa. Não vai adiantar botar a culpa na Dilma, no Lula e no PT se eles não estiverem governando. Que tomem o poder, se conseguirem, mas preparem-se para uma confusão dos diabos!

  8. Tentaram com o Hugo Chaves.

    Tentaram com o Hugo Chaves. Muitos “Generais” mas nenhum soldado. Espero ter o prazer de ver as tripas desta corja de golpistas entreguistas espalhadas no asfalto junto com os miolos.

  9. O golpe já rolou

    O Golpe já está dado. Ele se chama Agência Brasil. A esquerda precisa aprender a agir em bloco e se articular contra as medidas que Dilma vem engolindo para garantir sua bamba governabilidade. O problema é que a esquerda ainda prima pela desunião. Claro que o PT tem culpa nisso, mas o PSOL, que é um partido importante e que vem se erguendo cada vez mais – sobretudo no legislativo – não poderia ficar fora da Frente Brasil Popular. O meu medo é este: retrocessos para a era pré-Vargas e a gente sem resposta à altura por conta da desarticulação. A esquerda tem que esquecer o julgamento que faz atualmente do PT e defender o Brasil dos retrocessos que vem caminhando a passos largos. Agora, imaginar um golpe com milicos envolvidos é delírio, vai…

  10. Contra golpe???

    Como contra golpe mais violento. Primeiro que não haverá golpe e sim mudança de governo, dentro do estado democrático de direito, Segundo… com 5% de apoio… Quem é que vai participar mesmo desse contra golpe? E em quais condições será esse tal contra-golpe? Igual o dos anos 60/70/80 mediante armas, guerrilha urbana e rural, atentados, sequeestro, mortes de inocentes ??? E depois cantam em verso e prosa que a direita prega o ódio…….tsc…tsc. tsc…tsc

     

    1. Esqueceu que o Nazismo também

      Esqueceu que o Nazismo também foi absolutamente dentro do estado democrático de direito? Era tudo dentro da lei, mas violava os principios básicos dos direitos humanos. E é assim com esse golpismo da direita, travestido de “legal”, mas que viola o princípio básico da democracia, que a decisão final é do povo, na urna.

    2. O PERIGO QUE CORREMOS.

      A única força realmente organizada que apoiaria o impeachment em bloco, sem constestação e, mais que isso, sustentaria um novo governo sem legitimidade democrática, seria a mídia. Esse é o lado bom. A mídia vai se desmoralizar de vez. Talvez seja essa a armadilha que a história esteja criando para mudar de vez um sistema de comunicação herdado da ditadura e que não se adapta à realidade do nosso país. Um governo pós-impeachment, sem apoio da UNE, das Centrais Sindicais (com excesão de uma minoria da Força Sindical), da  intelectualidade de esquerda, hegemônica em todas as universidades, do PSOL, partido de oposição ao governo, mas que exerceria uma oposição muito mais orgânica num governo pós-impeachment, da  imprensa progressista e da  opinião pública progressista, para encontrar estabilidade, sem esses apoios, terá que apelar para a repressão, como fazem os governos tucanos em São Paulo e Paraná. O resultado, naturalmente, será desastroso. Na verdade, um impeachment seria uma verdadeira vitória de Pirro para a oposição e a mídia. O seu custo seria tão alto, a mancha na história tão escura, que corresponderia a uma derrota.

    3. Eu minha familia, e meus

      Eu minha familia, e meus familiares, vamos lutar pelo nosso direito de voto, não acredite em pesquisas, niinguem quer tirar a dilma para não ter quem colocar no lugar dela,  quem vai ser? por qual politico ou partido honesto você colocaria a mão no fogo?, chega o Brasil não é uma republiqueta de banaas isso só iria depor contra o Brasil no cenário internacional, a crise dos EUA esta pior nem por isso falam em golpe sabe por que? Là o voto do cidadão tem valor o meu tem valor e vou as ruas lutar pela democracia no Brasil, golpe inutil!

      Vai ter troca de governo sim, em 2018! Democracia é isso a maioria vence e a minoria respeita! Ninguem quer uma nova siria só os golpistas.

  11. Se arrependeram amargamento se tentarem o golpe

    Coxinhas não tem noção do que é uma guerra civil e uma reação a golpista. Sendo bem didática: pense no que se transformou a Siria, a Urânia, o Egito, A Líbia….

  12. Prosperidade da humanidade, prosperidade para todos!!!

    Prosperidade da humanidade, prosperidade para todos!!!

    “A história, até os dias de hoje, registrou principalmente a experiência de tribos, culturas, classes e nações. Com a unificação física do planeta neste século e o reconhecimento da interdependência de todos os que nele vivem, a história da humanidade como um só povo está agora começando. O longo e vagaroso processo civilizatório do caráter humano desenvolveu-se de modo esporádico, desigual e reconhecidamente injusto quanto às vantagens materiais que proporcionava. Contudo, dotados da riqueza de toda a diversidade genética e cultural que evoluiu ao longo das eras passadas, os habitantes da Terra são hoje desafiados a recorrer à sua herança coletiva para assumir, de maneira consciente e sistemática, plena responsabilidade pelo traçado de seu futuro.

    Não seria realístico imaginar que a visão do próximo estágio do avanço da civilização possa ser formulada sem um reexame minucioso das atitudes e premissas subjacentes às atuais abordagens do desenvolvimento socioeconômico. No nível mais óbvio, essa reflexão terá de levar em conta questões práticas relacionadas à política, à utilização de recursos, às normas de planejamento, às metodologias de implementação e à organização. Mas, à medida que essa reflexão se aprofundar, rapidamente virão à tona questões fundamentais relacionadas com os objetivos de longo prazo que se têm em vista, as estruturas sociais exigidas, as implicações para o desenvolvimento de princípios de justiça social, bem como com a natureza e o papel do conhecimento na produção de mudanças duradouras. Na realidade, este reexame será orientado para a busca de um amplo entendimento consensual da própria natureza humana. “

    Vide o documento: http://www.dhnet.org.br/…/edh_bahais_a_prosperidade_humanid…

     

  13. ALIENAÇÃO TOTAL !!!

    Este texto é de uma alienação absurda!!! Como algumas pessoas totalmente cegas conseguem enxergar alguma verdade? Devem ser perfis fake! Não apoio o PSDB, nem quero retrocesso para o Brasil, mas assim como milhões, não quero mais  Dilma, nem o PT!!!

    Será que é difícil entender???

    1. OK. E quer quem?

      Tudo bem. Não apóia o PSDB mas quer Dilma e o PT fora.

      No caso, quem assumiria? O PMDB ou o PSDB? Qual seria sua opção.

      Ou você vê alguma outra força política com condições de assumir?

      1. Padrão de ignorância.

        Esse é um problema recorrente, disseminado gerador de um comportamento “padrão” da choldra ignara habitante da CMM (a Classe Média Maiami), cuja aberração manifesta em três dimensões e diagnosticada com grande precisão pela Professora Marilena Chaui. Eles todos são contra, e sabem que são contra, e proclamam que são contra aquilo para o que foram conduzidos a odiar e onde enxergam a origem e causa de todos os males do Universo. Nisso eles podem bater no peito e afirmar que obtiveram unanimidade. (Note-se que o Nelson Rodrigues disse que toda unanimidade é BURRA! Não foi sem razão!) Aí temos a convergência da “manada” criada pelo bombardeio midiático. A dispersão se dá quando se faz a pergunta que vc colocou. Pois bem. Vc é contra! BLZ! Então, o que vc propõe como solução para o país?

        Tempo!!!

        TIC< TAC< TIC< TAC< TIC< TAC< ………………… 

        A partir dessa pergunta não se consegue ouvir nenhuma afirmação medianamente conectada com qualquer realidade conhecida!!

         

        O que comprova o DIAGNÓSTICO da aberração em três dimensões, nos seguintes termos:

        A CMM é uma aberração ideológica, porque é fascista. É uma aberração moral porque é preconceituosa e uma aberração cognitiva, porque é IGNORANTE!! 

        PONTO PARA A PROFESSORAAAAA!!!

         

    2. Sera que que é dificil para

      Sera que que é dificil para voce entender, que na democracia, o Presidente é eleito pela maioria dos votos validos. 50% mais um voto. Dilma teve maioria. Respeite.

  14. Golpe e contragolpe!

    Espero ler e transmitir o que aprendo aqui até não ouvir mais, nos supermecados, do fregues ao meu lado e do empregado do super-mercado que: “Culpada é a Dilma”!.

    Misturo a prisão de Lula, quando sindicalista, com a morte de Elis Regina e a música com letra de Aldir Blanc: “Caia a tarde feito um viaduto…” Cheguei em São Paulo, vinda do interior..Belchior…em 1976, ano em que morria Wladimir Herzog e assisti a peça de Guarnieri, temporada popular Teatro Municipal de São Paulo, de memória….”Suicidou-se o assassinado”.

    Não tinha conhecimento para juntar tudo isso. Fico contente se, de lá para cá, evoluimos para um contragolpe forte. Tomara!

    1. “Suicidou-se o assassinado”.

      Vera, graças a Deus, pediu para sair do ministério de assuntos estratégicos, onde nada fez (estava sabotando, provavelmente) o tal do Mangabeira Unger, dono de um sotaque tão insuportável como o do rabino norte americano Sobel, que foi preso em março de 2007 em Palm Beach, na Flórida, furtando gravatas de grife em lojas luxuosas, levou cinco anos dizendo que foi por que tomava remédios fortes, mas em 2013 admitiu, falha de caráter sim, LADRÃO, como a direita elitista. Você provavelmente sabe disso que vou narrar. Quando os nazifascistas de 1964 “suicidaram” o Vladimir Herzog, cuja cabeça foi pedida por outro  notório ladrão JOSÉ MARIA MARIN que deputado estadual pela ARENA na ditadura, proferia discursos inflamados contra a ‘esquerda’. O mais notório deles foi publicado em 9 de outubro de 1975 no Diário Oficial do Estado de São Paulo. O texto criticava a ausência da TV Cultura, onde trabalhava o Herzog, na cobertura de eventos do partido e exigia uma providência para que a “tranquilidade” voltasse a reinar no Estado. O discurso  levou o jornalista judeu Vladimir Herzog  ao órgão DOI-CODI, no quartel-general do II Exército, em São Paulo, para “prestar esclarecimentos” de onde nunca mais voltou,  torturado até a morte pelo regime militar brasileiro. O rabino ladrão Sobel correu para a Globo, dizendo que Herzog não poderia ser enterrado em um cemitério judeu pois era um suicida. Respaldando a ditadura fascista em sua MENTIRA.

      É ou não é, dose cavalar de LADRÕES, TORTURADORES e MENTIROSOS ?

      http://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2013/11/26/este-capitulo-deve-ser-encerrado-diz-henry-sobel-sobre-roubo-das-gravatas.htm

      http://noticias.terra.com.br/brasil/rabino-henry-sobel-admite-que-roubou-gravatas-por-falha-moral,844420515fd50410VgnVCM3000009acceb0aRCRD.html

      Ainda covardemente o PIG, quis apresentar Sobel como um herói corajoso lutador contra a ditadura, distorcendo a verdade

      A mentira de Sobel em 2000 ==>  http://vladimirherzog.org/a-posicao-das-igrejas-por-rabino-henry-sobel-texto-escrito-no-ano-2000/

      Um bom dia amiga, e que Deus nos livres desses nazifascistas sionistas, ladrões adoradores de dinheiro.

       

       

  15. Não há golpe sem povo

    o povo iludido e mal politizado, só por um momento se renderia a ação dessa midia. porém quando os governos da elite, não falo  de dinheiro, não atenderem aos anceios de continuidade de ascenção econômica da classe mais pobre, dai a análise acima estrá certa, só que o contra golpe será novamente uma vitória gigantesca da esquerda nas urnas. esquerda de uma capitalismo social e popular, com direitos e oportunidades iguais para todos.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador