Após restauro, Igreja em Recife abrirá as portas novamente

Do IPHAN

Igreja de Nossa Senhora do Pilar, em Recife, volta a receber fiéis

As obras de restauro da Igreja de Nossa Senhora do Pilar, em Recife, serão entregues pelo o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN, pela Prefeitura da cidade do Recife, e pela Arquidiocese de Olinda e Recife hoje, dia 11 de janeiro. A solenidade de entrega das obras de restauração terá Missa de Rededicação da Igreja.

As obras tiveram um custo em torno de R$ 470 mil. O processo de restauração e reabilitação do monumento, coordenado pelo IPHAN, teve início em 2009, com três ações preparatórias, de cunho educativo: uma oficina de educação patrimonial através da fotografia, um tapume informativo e uma exposição sobre os ofícios tradicionais da construção. A primeira etapa consistiu em uma obra escola, realizada através de convênio de cooperação entre o IPHAN, a Prefeitura da Cidade do Recife e o Centro de Trabalho e Cultura, que promoveu o envolvimento e a participação da comunidade local no processo de preservação do bem tombado e objetivou formar mão de obra local para atuar na restauração de edificações.

As etapas seguintes, realizadas pelo IPHAN, compreenderam a restauração completa da edificação, de seus bens integrados e a sua adaptação para novos usos.  As obras evidenciaram elementos de relevante valor artístico: a portada principal, esculpida em lioz; a cantaria em arenito com pintura policromada das fachadas e dos arcos e cimalha da nave; a pintura em escaiola nas paredes da capela-mor e da nave e os azulejos portugueses, do século XVII, sobre o arco-cruzeiro e nos rodapés da nave, que revelaram ter sido esse espaço todo revestido por esse elemento. Todas as ações realizadas totalizam um valor em torno de R$ 1,4 milhões.

Igreja de Nossa Senhora do Pilar 
Monumento nacional, inscrito nos Livros de Tombo Histórico e de Belas Artes, a Igreja de Nossa Senhora foi construída no antigo Istmo do Recife, entre os anos de 1680 e 1683, com os materiais do Forte de São Jorge, invadido pelos holandeses, a Igreja foi recuperada em 1899 pelos moradores da localidade, então denominada Fora-de-Portas.  

No século XX, a edificação e seu entorno sofreram impactos da remodelação urbana Porto do Recife e, posteriormente, acompanhou o seu processo de degradação, ficando sem uso e manutenção. O abandono do monumento provocou o desmoronamento da cobertura e propiciou saques e depredações, que se intensificaram entre os anos de 2001 a 2008. 
 
A restauração da Igreja está inserida no contexto urbano da Comunidade do Pilar, que se encontra em processo de reurbanização, pela Prefeitura da Cidade do Recife. Esta ação contempla a construção de edifícios habitacionais, um mercado público, uma escola-creche, um posto de saúde da família e uma praça de lazer.

Serviço: 
Cerimônia de entrega da Obra de Restauro da Igreja Nossa Senhora do Pilar
Data: 11 de janeiro de 2013, a partir das 9h
Local: Igreja Nossa Senhora do Pilar
Endereço: Bairro do Pilar – Recife – Pernambuco
Veja o convite [aqui]

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador