Indigenista desaparecido no Amazonas já havia denunciado suspeito envolvido no caso

Ana Gabriela Sales
Repórter do GGN há 8 anos. Graduada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.
[email protected]

Em abril, Oliveira foi denunciado por invasão de terra indígena e pesca ilegal pela União dos Povos Indígenas do Vale do Javari

O indigenista Bruno Pereira, desaparecido há uma semana no Vale do Javari, no Amazonas, com o jornalista britânico Dom Phillips, já havia denunciado o principal suspeito envolvido no caso, Amarildo da Costa de Oliveira, conhecido como Pelado, que teve a prisão temporária decretada na última quinta-feira (9). 

Em abril, Oliveira foi denunciado por invasão de terra indígena e pesca ilegal pela União dos Povos Indígenas do Vale do Javari (Univaja). Araújo teria sido um dos autores da denúncia, informou o O GLobo.

O indigenista atuava na Univaja desde que havia sido exonerado do cargo de Coordenador de Povos Isolados da Fundação Nacional do Índio (Funai) e pediu licença não remunerada por perseguição do governo Bolsonaro.

“Democracia é coisa frágil. Defendê-la requer um jornalismo corajoso e contundente. Junte-se a nós: www.catarse.me/jornalggn

As denúncias contra Oliveira foram entregues ao Ministério Público Federal de Tabatinga, à Força de Segurança Nacional, sediada na região, e à própria Funai. Segundo os documentos, Oliveira é “um dos autores dos diversos atentados com arma de fogo contra a Base de Proteção da Funai entre 2018 e 2019”, onde Bruno ministrava cursos aos indígenas.

Oliveira também é investigado por suposta atuação em conjunto com narcotraficantes da região em um esquema de lavagem de dinheiro por meio da venda de peixes e animais.

Leia também:

Jornal GGN produzirá documentário sobre esquemas da ultradireita mundial e ameaça eleitoral. Saiba como apoiar

Jornal GGN abre inscrições para curso sobre Desinformação, Letramento Midiático e Democracia

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 8 anos. Graduada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador