ACNUR pede ajuda para aqueles que se arriscam no Mediterrâneo

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

Jornal GGN – A Agência da ONU para os Refugiados (ACNUR) pediu aos países europeus que façam um esforço coletivo para ajudar e proteger aqueles que arriscam suas vidas no Mediterrâneo depois de fugir da Líbia, Egito ou Síria.

Neste contexto, a ACNUR pediu medidas legais e seguras que possam ajudar às pessoas afetadas por conflitos em seus países ou são perseguidas, para que não se vejam obrigadas a colocar em risco sua vida tentando, desesperadamente, chegar à Europa.

 Entre as medidas alternativas se incluiria o reassentamento, a admissão por razões humanitárias, facilitar a reunificação familiar e promover programas de vistos de trabalho ou estudo.

O alto comissário da ONU para os Refugiados, Antonio Guterres, e a enviada especial da ACNUR, Angelina Jolie, visitaram no domingo o centro de resgate naval em Malta, um fim de semana em que se registraram mais naufrágios e perda de vidas no Mediterrâneo.

Calcula-se que mais de 2.500 pessoas se afogaram ou desapareceram durante sua tentativa de chegar à Europa este ano, e a grande maioria deles morreram nos três últimos meses.

A Itália é o país que acolheu o maior número de refugiados, 118 mil pessoas, e a maior parte deles foi resgatada em alto mar.

Este ano, chegaram à Europa cruzando o Mediterrâneo um total de 130 mil pessoas, mais que o dobro que o número recorde, de 60 mil,  registrado em 2013.

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador