As “revoluções made in CIA” e as mortes de migrantes

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

do Diário Liberdade

Revoluções “Made in CIA” no norte da África e Oriente Médio provocam morte de migrantes em fuga

União Europeia – LBI-QI – A cena de um menino de dois anos morto por afogamento na costa turca chocou o mundo. Desgraçadamente ele é “apenas” um dos milhares de mortos que perdem a vida nas viagens de imigrantes desesperados para a Europa.

Contudo, estes não são acidentes, são crimes. Os imigrantes e os refugiados são forçados a esta realidade devido à política imperialista da OTAN, dos EUA e da UE, pela agressividade e intervenção na Líbia, Iraque, Mali, Iêmen, vendidas ao mundo como “revoluções”, assim como pelas políticas das transnacionais e pelo saque de recursos naturais na África e Oriente Médio, pela destruição e manipulação das economias dos países e, finalmente, pela política da União Europeia e seus governos contra os trabalhadores imigrantes.

A maioria vem da Líbia, Síria, Mali, Iraque, Afeganistão e do norte da África, países que foram ou são alvo das intervenções militares imperialistas ou da ação de grupos terroristas patrocinados pelas potências capitalistas, como o Estado Islâmico (EI). É o chamado “efeito bumerangue” que agora se volta contra os países europeus. Os dirigentes dos governos imperialistas reunidos em Bruxelas decidiram que vão usar drones para bombardear embarcações ancoradas nos portos da Líbia e que sejam capazes de transportar imigrantes até a costa da Itália e Grécia. A política anti-imigração do imperialismo é bem clara.

Anteriormente, os imigrantes foram utilizados como mão-de-obra barata a fim de rebaixar os salários nos países imperialistas e quebrar a resistência da classe operária desses países. Agora, com o aprofundamento da crise capitalista, que está elevando a níveis altíssimos o desemprego, a burguesia imperialista descarta os estrangeiros para explorar os seus próprios operários. De acordo com dados da ONU cerca de 2,5 mil imigrantes se afogaram no mar Mediterrâneo neste ano vítimas dos muitos barcos superlotados que tentam chegar à costa da Itália e da Grécia.

O fluxo de pessoas desesperadas que parte da Síria, Líbia e do norte da África na tentativa de alcançar a Europa já é muito maior que o registrado no mesmo período do ano passado. Números recentes mostram que milhares de pessoas estão usando uma rota perigosa através dos Bálcãs para chegar à Alemanha e a outros países do norte da União Europeia. Na última semana, novas tragédias voltaram a expor ao mundo a gravidade do problema. Mais de 300 mil imigrantes já arriscaram suas vidas tentando atravessar o Mediterrâneo neste ano. Em todo o ano passado, foram 219 mil pessoas.

Dois barcos com cerca de 500 imigrantes afundaram após deixar Zuwara, na Líbia, em 27 de agosto. Corpos de ao menos 71 pessoas, que podem ser imigrantes sírios, foram descobertos em um caminhão abandonado na Áustria, também em 27 de agosto. Naufrágio nos arredores da ilha de Lampedusa, na Itália, matou cerca de 800 pessoas em 19 de abril. Ao menos 300 imigrantes se afogaram ao tentar atravessar as águas agitadas do Mediterrâneo em fevereiro.

Desde a LBI denunciamos a política assassina do imperialismo ianque e europeu e de seus governos contra os imigrantes que fogem dos efeitos da barbárie capitalista imposta pelas “revoluções made in CIA”. Lutamos para derrotar as agressões imperialistas contra o povo no norte da África e do Oriente Médio, pela destruição da OTAN e pela utilização dos recursos naturais para o benefício dos trabalhadores. A questão central colocada frente ao avanço da barbárie capitalista que vem deixando um rastro de morte na Europa é a necessidade de superar a agonia do capital pela via da revolução socialista.

Não há outra vereda a não ser o da violenta demolição da sociedade de classes e o da construção revolucionária de um novo modo de produção, genuinamente socialista, baseado na solidariedade e no internacionalismo!

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

14 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Nova Ordem Mundial – Governo Forte Centralizador

    Pois é… Com esta sugestão ja da pra perceber que a critica vai ficar somente na critica…

     

    A questão central colocada frente ao avanço da barbárie capitalista que vem deixando um rastro de morte na Europa é a necessidade de superar a agonia do capital pela via da revolução socialista. (????)

    Não há outra vereda a não ser o da violenta demolição da sociedade de classes e o da construção revolucionária de um novo modo de produção, genuinamente socialista, baseado na solidariedade e no internacionalismo!

     

    Quem vai liderar esta revolução? Como vão conseguir forças de sustentação pra esta revolução????

    Com o estado islamico? Ou com o boco raran da africa?

    Porque estes grupos radicais e fanaticos não atacam o Egito os predios de Dubai?

    Medo dos principes arabes?

     

    Sera que as populações que vivem hoje sob o dominio do terror no oriente médio não prefere uma intervenção determinada e se restabeleça o colonialismo do passado?

    Serai interessante fazer uma pesquisa entre os refugiados que invadem a Europa e a população que sobrou nestas regiões.

     

     

    1. Foi o colonialismo do passado

      Foi o colonialismo do passado e o imperialismo do presente que criaram essa situação. As fronteiras artificalmente criadas no Oriente Médio pela Grã-Bretanha e a França tinham o propósito deliberado de dividir os povos conquistados, fragmentando populações em unidades políticas sem qualquer respeito à história e geografia da região, com divisões internas que permitissem o domínio das potências coloniais.

      E o Imperialismo atual cotninua alimentando essas divisões coloniais, armando grupos e lançando-os uns contra os outros. A crise dos refugiados é consequência direta da “libertação” promovida pelos EUA no Afeganistão, Iraque, Líbia e Síria.

      1. Nova Ordem Mundial – New Imperialist

        Ahh… Tá!

        O culpado foi o colonialismo do passado… E o imperialismo capitalista do presente. Lembrando que até a comunista China adotou este imperialismo.

        Qto a insanidade, a loucura de grupos fundamentalistas, radicais e fanaticos, nada a ver.

        Qual a alternativa diante deste quadro insoluvel?

        Seria a tal revolução socialista que o autor do post sugere. Ou vaporizar de vez com estes grupos radicais?

        O que sera que acontecera? 

  2. Antes de ser morto, Kadafi

    Antes de ser morto, Kadafi repetia desesperadamente: ” Vocês precisam de mi9m para barrar as imigrações (do Oriente Médio e da África) para a Europa.” “Sem mi o problema das imigrações será insolúvel.”. Não adiantou, mataram o Kadafi e destruiram a Líbia, que servia de paradeiro para todos os imigrantes da região. Até parece que o que procuram é realmente o caos, não apenas no terceiro mundo, mas também na própria Europa.

  3. Infelizmente, apenas propaganda anti-EUA e anti-UE…

    O texto elenca alguns dados estatísticos (fáceis de encontar na web) sobre o número de mortos e o total de imigrantes que chegaram à UE, e apenas atribui a culpa desses problemas à UE e aos EUA sem trazer qualquer referência. Esse é um tema bastante delicado, que exige uma análise profunda. Acusar, qualquer um pode acusar, assim, esse texto é apenas uma propaganda anti-UE e anti-EUA, sem qualquer utilidade. Infelizmente, parece com aquelas pérolas anti-PT presentes exaustivamente no Facebook e no Whatsapp.

    1. Os imigrantes e os refugiados

      Os imigrantes e os refugiados são forçados a esta realidade devido à política imperialista da OTAN, dos EUA e da UE, pela agressividade e intervenção na Líbia, Iraque, Mali, Iêmen, vendidas ao mundo como “revoluções”, assim como pelas políticas das transnacionais e pelo saque de recursos naturais na África e Oriente Médio, pela destruição e manipulação das economias dos países e, finalmente, pela política da União Europeia e seus governos contra os trabalhadores imigrantes.

    2. “Esse é um tema bastante

      “Esse é um tema bastante delicado, que exige uma análise profunda”? Enquanto isso pessoas morrem. É uma calamidade humanitária e a ONU, ao invés de zelar pelo bem estar dos povos da terra, prefere seguir ordens do patrão. Quanto a Cia, segundo o filme/fato jornalístico “O Mensageiro”, lançamento 2015, a CIA deve estar traficando drogas até hoje pelo Planeta todo.

  4. Está difícil, até o

    Está difícil, até o restabelecimento do colonialismo estão pedindo por aqui. Aí é difícil argumentar de maneira sensata.

    Daqui há pouco estarão pedindo a volta da escravidão, visto que a vida em muitas favelas pelo país pode ser considerada pior do que em muitas senzalas do passado

  5. Estarão corretos os serviços de inteligência militar austríacos

    A pergunta é retórica, dados os precedentes históricos.

     

    “Os EUA financiam a imigração maciça para a Europa”

    por Pierre-Alain Depauw

    A acusação já fora feita anteriormente por Vladimir Putin :   os Estados Unidos têm uma responsabilidade directa no actual fenómeno migratório para a Europa.

    Desta vez, é um membro dos serviços de informações austríacos a afirmar à revista Direkt que organizações americanas pagam passadores para que transportem diariamente milhares de imigrados para a Europa!

    Sem revelar a identidade deste agente, a revista Direkt ouviu um membro dos österreichischen Abwerhamts, os serviços de informações militares austríacos, o qual explica que os passadores pedem em média 7 a 14 mil euros para fazer com que imigrados viagem ilegalmente para a Europa.

    O agente insiste num assunto tabu: o papel dos Estados Unidos cuja geoestratégia consistiria em inundar a Europa sob a maré migratória.

    “Dispomos de indicações a demonstrarem que organizações dos Estados Unidos criaram um sistema de co-financiamento e contribuem de modo substancial para pagar os custos da viagem. A maior parte dos candidatos refugiados pagaria 11 mil euros em dinheiro sonante. Ninguém se pergunta de onde vem o dinheiro?”

    Na conclusão da sua entrevista à revista Direkt o agente acrescenta que reina um silenciamento completo a este respeito, que se faz todo o possível para que a opinião pública nada saiba acerca do assunto.

    18/Agosto/2015

    O original encontra-se em http://www.medias-presse.info/...

  6. Impérios são sempre violentos

    Os impérios jamais assumirão responsabilidade – por mais que fosse natural assumi-las – de promover prosperidade às suas colônias. Os impérios são para explorar suas colônias e enriquecerem a si mesmos. Por exemplo, se os EUA não tivessem se tornado independentes da Inglaterra jamais seriam o país que são hoje. É preciso, antes de um país aceitar o imperialismo de outro, que considere que o império jamais vai remunerar a colônia com algum senso de justiça. Os impérios empobrecem suas colônias justamente para enriquecerem. O problema é que as pessoas da colônia um dia acordam para a burrice que foi se deixar colonizar e, com razão, querem pelo menos parte do bom que o império lhes tomou.

    E não me venha com esse blá-blá-blá de “globalização”. Se o mundo fosse globalizado ninguém precisaria de passaporte. E não haveria países tão mais ricos que outros.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador