Assista ao programa com Francirosy Campos: “Os homens são da guerra e as mulheres são da luta”

Antropóloga especialista em islamofobia fala sobre o feminismo do ponto de vista da mulher muçulmana.

Neste 8 de março, Dia Internacional da Mulher, o GGN relembra o programa Cai Na Roda, exibido originalmente no dia 22 de maio de 2021, com a antropóloga especialista em islamofobia e professora da Universidade de São Paulo (USP), Francirosy Campos Barbosa, que mergulha no feminismo do ponto de vista da mulher muçulmana.

Em um hora de entrevista, Francirosy foi a fundo na questão do feminismo e apontou como as diferenças territoriais geram efeitos nas respectivas lutas das mulheres. “O patriarcado e o machismo são estruturais, todas as violências que nós vivenciamos no mundo são estruturais e elas acontecem dentro de seus eixos”, nesse sentido, “nós mulheres ocidentais temos a ilusão que as mulheres muçulmanas não tem as suas lutas, porque elas não cabem nas nossas agendas, (…) mas elas estão na luta desde o século XVIII”, afirmou. 

A professora pontou que “os homens são da guerra e as mulheres são da luta”. “Nós temos que lutar o tempo todo para desconstruir a guerra construída pelos homens, seja ela de gênero, econômica, política ou do conhecido”.  

Palestina

Infelizmente, também em 2021, o Oriente Médio vivia uma crise ocasionada por conflitos entre o Israel e o Hamas, na Faixa de Gaza. À época, Francirosy já afirmava: “o que os palestinos vivem hoje é uma grande tragédia humanitária, em uma luta desigual”. 

Ele explicou que, naquele ano, a chamada nakba completou 73 anos. “Ninguém sabe o que foi a nakba palestina, que é a catástrofe de quando grupos judeus sionistas chegam na palestina e retiram mais de 700 mil palestinos e ocupam suas terras. O que nós vemos acontecer na Palestina hoje é uma nakba que não teve fim”,

O que nós estamos vivendo na palestina é uma limpeza étnica, não é conflito e não é guerra, porque guerra são medidas por forças iguais e nós não temos forças iguais, a própria palestina não tem um exército e podemos criticar a atuação do Hamas, mas essa é a reação do oprimido”, completou.

CONFIRA A ENTREVISTA NA ÍNTEGRA: Os homens são da guerra e as mulheres são da luta: antropóloga Francirosy Campos fala sobre a islamofobia no Cai na Roda deste sábado (22)

O Cai Na Roda foi um programa realizado exclusivamente pelas jornalistas mulheres da redação GGN, com entrevistas com outras mulheres especialistas em diversas áreas. Participaram desta edição as jornalistas Lourdes Nassif, Cintia Alves, Duda Cambraia e Ana Gabriela Sales. Assista:

Redação

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Não tem muito a falar sobre libertação feminina uma mulher que se ve obrigada a cobrir a cabeça em público diante dos homens.
    Todos os deuses são masculinos e todos eles odeiam as mulheres.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador