Brasil não terá intervenção militar, diz comandante do Exército

Da Agência Brasil

Comandante-geral do Exército refuta possibilidade de intervenção militar

Por Heloisa Cristaldo

O comandante-geral do Exército, general Eduardo Villas Bôas, refutou hoje (19) a possibilidade de intervenção das Forças Armadas no país em decorrência da atual crise política. A declaração foi feita em palestra sobre o Dia do Exército, no Centro Universitário de Brasília (UniCeub).

“As Forças Armadas não existem para fiscalizar governo nem para derrubar governos. Temos que contribuir para a legalidade, dar condição para que as instituições continuem trabalhando e encontrem caminhos para superar o que estamos vivendo. Vimos que os embates [políticos] têm sido acirrados, mas as instituições estão funcionando”, disse.

Villas Bôas disse que a intervenção militar de 1964 foi um erro das Forças Armadas. “O Brasil da década de 30 a 50 foi o país do mundo que mais cresceu, com Getúlio [Vargas], Juscelino [Kubistchek]. Nos governos militares nas décadas de 70 e 80, nós cometemos um erro, nós permitimos que a linha da Guerra Fria nos atingisse e o país que vinha num sentido de progresso, perdeu a coesão”, analisou.

O golpe militar de 31 de março de 1964 levou o Brasil ao mais longo período de interrupção democrática durante a República. Lembrados como “os anos de chumbo”, o período da ditadura foi marcado pela cassação de direitos civis, censura à imprensa, repressão violenta das manifestações populares, torturas e assassinatos.

União para sair da crise

Sobre o momento atual, Villas Bôas defendeu a união nacional para o enfrentamento da crise. “Temos que recuperar a coesão nacional, colocar o interesse de país, da nação, acima de todas essas querelas que dominam o dia a dia hoje. Em relação a 64, houve duas diferenças básicas, primeiro era o período de Guerra Fria, com posições extremadas, e em 1964 o país não contava com instituições democráticas definidas. Hoje, o nosso país tem instituições desenvolvidas, com instituições com pesos e contrapesos que dispensam a necessidade de serem tuteladas”, ressaltou o comandante-geral do Exército.

O general também negou boatos de que a presidenta Dilma Rousseff teria cogitado decretar Estado de Defesa no país. “No Congresso, alguns deputados falaram sobre esse assunto. De parte da presidenta não houve essa iniciativa. Seria uma situação preocupante, mas difícil de ser implementada. Dificilmente ela conseguiria implementar, se cria uma situação extrema. [O Estado de Defesa] impediria manifestações, designaria que o Exército fosse empregado nas atividades onde as forças públicas não têm condições de fazer segurança”, explicou.

Ao encerrar o debate, Villas Bôas disse que é preciso encontrar caminhos para superar a crise política do país. “Estamos seguros de que a sociedade tem toda condição de superar essa crise, que é de natureza econômica, política e ética. Nós vemos que todos os parâmetros estão se esgarçando para baixo e estamos perdendo as nossas referências éticas, estéticas e me preocupam as discussões que se vê em busca dos caminhos para superar a crise. Essas discussões não têm profundidade, ficam no campo econômico. Me preocupa que coisas mais profundas, o alicerce de nosso país, não estão sendo considerados.”

Durante a palestra, o comandante-geral do Exército destacou a atuação dos militares em áreas como a Amazônia e o Haiti, além do envolvimento da inteligência da força em questões de segurança nacional e projetos estratégicos desenvolvidos de ciência e tecnologia.

Redação

30 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Sinal dos tempos, os

    Sinal dos tempos, os militares tem mais consciência e preocupações para que a ordem não se rompa que muitos manifestantes. E foram espertos, romperam o silêncio no Dia do Exército.

  2. tá bom,…

    …. com a frota americana estacionada perto do nosso litoral, de olho no pré-sal, …  as Forças Armadas vão ter de sair de cima do muro…

    Ou apoiam os golpistas e entregam os recursos do Brasil aos USA, mostrando que ainda são “de mentirinha” …  começam a dançar assim que o tio sam pegar a sanfona….  Vão demonstrar “coragem e valentia”  somente pra bater em estudante, sindicalista e pobre desesperado,  torturar mulher grávida e garantir segurança pra político corrupto….

     

    Ou defendem realmente o interesse do Brasil, e a tal da ordem institucional, defendendo o povo dessa gangue que tomou conta do congresso e quer  voltar a vampirizar nosso povo….  mas pra isso será preciso atitude, patriotismo e tutano…

     

    Não sei não,….

     

    1. Não Francisco! Não há frota

      Não Francisco! Não há frota dos EUA estacionada aqui perto. Ela foi reativada sim, mas os tempos são outros. Intervenção externa em países, precisa de um razoável motivo, de modo que a coisa deve ficar mesmo nas operações de guerra híbrida, de natureza subversiva (CIA e outros demônios mais).

  3. Destaco:
    “Estamos seguros de

    Destaco:

    “Estamos seguros de que a sociedade tem toda condição de superar essa crise, que é de natureza econômica, política e ética. Nós vemos que todos os parâmetros estão se esgarçando para baixo e estamos perdendo as nossas referências éticas, estéticas e me preocupam as discussões que se vê em busca dos caminhos para superar a crise. Essas discussões não têm profundidade, ficam no campo econômico. Me preocupa que coisas mais profundas, o alicerce de nosso país, não estão sendo considerados.”

    Sinal dos tempos II: ele praticamente dá uma chamada na sociedade – povo brasileiro – para encontrarem uma solução. Ou seja, um militar dando uma aula de política, de democracia. E ainda alfineta os caminhos tomados para superar a crise. Quem diria…

  4. Defender a Nação!…

    As Forças Armadas têm que ficarem ao lado da Constituição!…

    A Nação está sendo ultrajada por bandidos e canalhas!…

    Um ótimo momento para passarem a limpo sua história, assim como fizeram na abdicação de D. Pedro I, ficando ao lado do povo!…

  5. Ações na área de segurança institucional….sei não, viu?

    Quando o Moro vazou intencionalmente pela Globo News, inclusive interrompendo a transmissão de reunião do STF no momento em que seu Presidente proclamava importante decisão sobre o andamento do processo de impeachment, digo, interrompeu a transmissão para que um repórter lá da República de Curitiba jogassse nas telas de todo o país o texto e áudio de uma escuta de telefonemas entre Dilma e Lula, posteriormente considerados atos ilegais, com claríssimo ataque ao que determina a Constituicão Federal de 1988, praticados por um juiz federal de primeira instância, que de forma cínica e desrespeitosa….pediu desculpas ao STF, quando a meu juízo deveria ser levado a se explicar perante seus superiores.

    Pois bem, naquele mesmo dia, após ler os comentários de Edward Snowden sobre o caso por envolver segurança do governo e da sua presidenta,  comecei a pensar sobre as responsabilidades que poderiam ser atribuidas à ABIN e ao GSI, postos que verifiquei posteriormente, são ocupados por generais, posto que atividades próprias da área militar, independente da coloração política de quem ocupa o Palácio do Planalto.

    A meu juízo, continuam faltando explicações sobre esta gravíssima falha no que diz respeito aos aspectos de segurança pessoal e institucional, e mais que isso, a adoção de providências urgentes que corrijam a situação exposta nas falas de Edward Snowden, tão logo as agencias de notícias internacionais divulgaram os fatos.

  6. espero mesmo que o exércuito

    espero mesmo que o exércuito não se meta porque esses golpistas

    não durarão muito tempo no governo, todos eles serão defenestrados

    em qualquer eleição que vier por aí….

    os eleitores saberão tirar do poder os traidores da democracia….

    quando esses deputados golpistas se flagrarem que foram enganados por robozihos

    emitidos por gente subsidiada pelor irmãos koch e os ianques eles

    verão  que ficaram sozinhos num mato sem cachorro,nem os vizinhos

    os reconhecerão mais como políticos nem muito menos como seres

    humanos que deveriam dignificar a pátria….

    aqueles deputados idiotas do nordeste não perceberam que o

    golpe era paulista e que seus eleitores é que foram beneficiados pelo governo popular…….

    ou se perceberam,isso só mostra que houve uma submissão ao mac the knife

    brasileiro, aquele chefe de gangue da  ópera dos tres vinténs, de brecht….

    que chefiava uma quadrilha de ladões, com o pato lógico s kafkiano da fiesp

    cuja política básica neste golpe foi macular até a fraSe bíblica:

    O VERBO É A VERBA!!!

  7. A declaração bate com o que

    A declaração bate com o que ouço. Conheço pessoas com cargos de certa forma (digamos) relevantes nesse “novo” exercito, inclusive um amigo de escola. A cabeça mudou, é outra geração de pessoas. Os militares hoje tem uma coisa – boa – na cabeça: forças armadas não se metem em politica. Particularmente não esquento um fio de cabelo me preocupando com intervenção militar, não porque não possam mas porque não querem ter nada a ver com isso.

    1. Transição foi transação

      Reconhecer o erro não é suficiente. Os civis e militares que cometeram crimes

      devem ser processados; os militares que disseram NAO aos golpistas devem ser

      reabilitados. Foram dignos do juramento que fizeram e da farda que vestiam.

      Temos que rever a lei de anistia.

  8. Faz 4 meses que rodrigo janot

    Faz 4 meses que rodrigo janot recomendou afastamento de Eduardo Cunha.
    Isso é indício , evidência que o stf corre junto com a criminosa oposição. Q droga! A oposição civil comemora determinada em derrubar Dilma sem saber o que significa, nem o que vem por aí. A oposição política, no parlamento e no senado comprometido com a justiça do Stf. E a Globo, abafa, mente, e incentiva o golpe.
    É um crime perfeito.

    Só resta-nos aguardar.

    A tendência no Senado é admitir e aprovar o Golpe, e o STF subscrever o “impechment”. 
    Aí, a decisão de acatar o golpe, é da Presidenta. Se ela resolver ficar e resistir, convocar as forças armadas para defender a instituição da Presidência da República, não será uma surpresa. Aliás seria tudo que eu queria.
    Mas não me iludo. Pra fazer isso, terá que ter apoio incondicional, por que de fato será o verdadeiro combate à corrupção e à injustiça à altura.

    Eu sugiro que mediante ao vasto relatório completo seja enviado aos chefes do Exército, Marinha e Aeronáutica, comprovando e justificando a ação e à ordem Presidencial.

     

  9. Pela primeira vez vi o as

    Pela primeira vez vi o as FAs, de público, fazerem uma mea culpa das besteira que fizeram no passado.

    //////

    Muitas coisas não precisa serem ditas. Ou de outra forma, são ditas nas entre linhas.

    Eles disseram que não farão intervenção militar. Que bom por isso

    Mas também não disseram que apoiam os golpistas. Disseram que as instituições estão funcionando.

    Quero ver quando esse golpistas dilapidarem todo patrimônio nacional, entregando tudo para as empresas americanas.

    Quero ver esse comandante do exército, justo como é, bater continência com orgulho para o Cunha. Ou com o traíra Temer.

    A traição muitas vezes no passado era condenada com a morte.

    Bater continência para uma subversiva, que nos últimos anos melhorou muito os investimentos em equipamento nas FAs, que é patriota, nacionalista, democrática, e que acima de tudo, defende a constituição, é relativamente fácil. Dá para engolir.

    Quero ver eles terem os mesmo sentimentos com os golpistas que resgaram a constituição.

    Nem tudo precisa ser dito.

    1. Gilson,
      Concordo. Da uma

      Gilson,

      Concordo. Da uma olhadinha no meu comentario acima.

      Ele tem um post de dias atras sobre isso.

      Acho que coincidimos em nossa avaliaçao.

    2. Gilson, concordo em gênero,

      Gilson, concordo em gênero, número e grau! Aliás estou postando um comentário resposta ao Romulus, onde expresso melhor o pensamento que venho contribuindo de uns tempos para cá.

  10. Pois é o contrário

    Os que hoje tomam de assalto o poder através do golpe paraguaio não deixaram pedra sobre pedra do que seria um nação brasileira. Mais um século perdido. Todo o resto de patrimônio nacional, industria militar autônoma, empresas estratégicas, e tudo o que poderia um dia levar à verdadeira independência e soberania nacional serão destruídos, a nação será reduzida a nada mais que um comodato de um grande latifúndio, como uma filial, novamente colônia. Ao tirar o corpo fora agora, as Forças Armadas serão irrelevante, embora sempre andassem a reboque dos interesses do império hegemônico e pra eles trabalhasse como subsidiário, subalternos. Mil vezes um governo militar de transição a um governo de entrega total neoliberal.

  11. Republicando…

    Republico aqui post de alguns dias atras em que trato da enigmatica posiçao dos militares diante da crise das instituiçoes civis.

    Para mim eh claro que eles nao tem nenhuma afinidade ideologica com o PT, mas os 2 campos coincidem em consideraçoes estrategicas e sobre o interesse nacional, bem como um Estado forte e seu papel.

    Desconfio que a perspectiva de um governo Temer nao os empolque nem um pouco.

    Mas intervençao seria completamente despropositado mesmo. Creio que essa hipotese esta totalmente fora do tabuleiro.

     

    >>> MILITARES – sorriso de Monalisa <<<

     

     __________ROMULUS____________QUA, 13/04/2016 – 20:18___________ATUALIZADO EM 14/04/2016 – 03:14

    A questão do alinhamento dos militares no dia seguinte a eventual impeachment de Dilma e posse de Temer me intriga bastante. Pouquíssimas pessoas têm analisado essa variável. Registro a coluna de Jânio de Freitas há algumas semanas (link aqui), da qual debochou de forma bastante arrogante a Ombudsman da Folha, sobre o mal explicado episódio da condução coercitiva de Lula e a intervenção da Aeronáutica para frustrar o dia de glória do juiz Sérgio Moro. LEIA MAIS »

    1. Mas será que não existe uma diferença entre Intervenção

      … e o cumprimento de uma Ordem Presidencial?

      o Golpe 64, foi de responsabilidade total dos generais , por iniciativa militar.

      Agora, causas e iniciativas diferentes, estando eles em alerta, basta a Presidenta ordenar, já que ela é a Suprema Comandante das Forças Armadas.

      1. CF 88

            Não existe ” Ordem Presidencial ” no Brasil, quem está na PR tem que se ater aos dispositivos legais, artigo 34, 136 e 137, caso seja necessária a intervenção das FFAA.

    2. Romulus, acho que os

      Romulus, acho que os militares tem consciência que o dito: Ponte para o Futuro (eu diria ponte para certo lugar no espaço, impublicável, pelo menos neste site) representa a destruição do Estado Brasileiro via imensa poda no orçamento de investimento deste. Acho que é do conhecimento de muitos leitores deste jornal GGN, que o orçamento federal, fortemente carimbado pela CF de 1988, não deixa muita margem para investimentos. A complementação destes é feita pelas grandes estatais que restaram. Por esta razão, durante a privataria de FHC, as estatais foram os grandes alvos. O processo visava desprover o país dos investimentos necessários ao seu crescimento (ditames esses vindo do exterior). O enriquecimento ilícito dos algozes da nação foi só um efeito colateral (e desejado pagamento por sua colaboração). Eu diria com todas as letras que foi crime de alta traição à pátria.

      Ora, quem está por trás deste golpe? Ninguém mais, ninguém menos que os mesmos agentes entreguistas de 1954, do início do golpe de 1964, dos governos Collor e FHC e, agora, em 2016. Será que eles vão se preocupar com a defesa nacional e o desenvolvimento das indústrias inovadoras que darão suporte a aquela? Duvido e odó!!!

      Outro ponto que ainda não vi em discussão por aqui são os investimentos externos. Quem investiria em um país que não tem portos no Pacífico (a região do planeta de mais rápido crescimento), não faz fronteira com os EUA, não irá mais liderar a América Latina, cujo mercado interno irá, certamente, encolher, via empobrecimento da população e tratado em chacotas pelo mundo inteiro? Creio, que após o golpe, o desenvestimento é que será nossa triste realidade. Poderá, até para enganar, haver um voo de galinha para que a população não se revolte. Não consigo ver nessa desgraçada ponte para lugar algum, qualquer sinal de vida melhor no futuro. É a repetição estúpida do país como produtor de matérias primas e plataforma exportadora de quinquilharias. Esta proposta econômica é tão idiota que não percebe que o Brasil não está na Ásia e já chegaram primeiro a este nicho a China, a Índia, a Indonésia, o Vietnam, etc.

      Por outro lado, quem tem dinheiro, e necessita, urgentemente, de segurança no fornecimento de matérias primas e alimentos são a China e a Índia. Com certeza, a China não irá investir em infraestrutura, num país subordinado aos EUA, capiche?

    3. Alm. Otto, SSN e Odebrecht

         A imprensa cobre muito mal estes assuntos, confunde mais que explica, e comete muitas abobrinhas, como :

         1. ” O governo escolheu a Odebrecht sem licitação para a construção do estaleiro e dos submarinos “

               Afirmação errada em todos os sentidos, quem selecionou a ODT foi a França (DCNS), considerada por eles a unica empresa com experiência na area ( construção e reforma da Base do Mocanguê, sede da ForSub ), e que se comprometeu a replicar o estaleiro/base da “Ilê de Longue”, em menor escala, no Brasil.

          2. SSN/PNM ( Submarino Nuclear/ Programa Nuclear da Marinha ) : Apesar dos contingenciamentos o programa esta evoluindo, o LABGENE, local onde será montado o “reator piloto + sistemas” ( quando se constroi um SSN, replica-se em terra antes, todas as instalações “quentes” para analise, certificação, acompanhamento, antes do 2o a ser instalado no SSN ), esta dentro do cronograma atualizado, tanto que já foi entregue o simulador de reator , montado pela empresa francesa Corys, com especificações e softwares produzidos pela MB. A certificação deste reator-piloto está agendada para 2018/2019, pela CNEN e AIEA ( é necessária a certificação internacional ).

          3. ” Os americanos não querem o SSN ” : Papo furado, até já auxiliaram ARAMAR, no sentido de cumprimento pela MB das determinações ambientais referentes a instalações militares ( ISO – MilStd – Nuclear Plants ), alem de treinar o pessoal do CFN que faz a segurança de ARAMAR hoje, e futuramente de Itaguai ( Batalhão de Defesa Nuclear, Biológica, Quimica e Radiológica do CFN ), na USMC CBRN Defense School ( Fort Leonard Wood/Minnesota ).

           4. Almirante Otto : Uma coisa é uma coisa, outra coisa, outra coisa – As ações da Eletronuclear , onde esta o rolo do Alm. Otto, são relativas a area civil, alem de uma disputa entre europeus, americanos/japoneses e russos, quanto ao fornecimento de reatores série 1000, já quanto ao PNM, apesar do histórico excepcional do Almirante Otto neste sentido, ele já estava fora faz tempo, muito tempo, portanto não se deve confundir Eletronuclear com o PNM/SSN.

            P.S. : O “coronel de congonhas” não existiu.

      1. Jr50,
        Vou postar esse seu

        Jr50,

        Vou postar esse seu comentário la no meu blog.

        Privilégio contar com seus conhecimentos nas discussões aqui.

  12.  
    INFELIZMENTE, AQUI NO

     

    INFELIZMENTE, AQUI NO BRASIL, CAUSA ADMIRAÇÃO TER NO COMANDO DO EXERCITO UM GENERAL LEGALISTA COMO O GENERAL EDUARDO VILLAS BÔAS.

    AO REFUTAR A POSSIBILIDADE DE INTERVEÇÃO MILITAR. O GENERAL ME FAZ LEMBRAR DO MARECHAL HENRIQUE BATISTA DUFFLES TEIXEIRA LOTT 

    Este é o Exército que nos dá muito orgulho. Infelizmente, o mesmo não ocorre no âmbito civil do poder. No momento uma das pernas do sistema tripartite, totalmente bichada. Com um STF, apodrecido e que nos mata de vergonha. Um judiciário contribuindo  para desequilibrar o tamborete. Quanto aos demais dois pés do “tamborete tripé” idealizado pelo “designer” francês Barão de Montesquieu nascido em Bourdeaux  nos idos de 1689.  

    Este equipamento criado pelo Montesquieu, funciona bem em diversos países democráticos do mundo. No entanto, aqui no Brasil vive-se em permanente desequilíbrio. Pois, basta se eleger um membro não simpático à casa-grande para tomar acento no tamborete que corresponde ao Executivo, pronto! Tá criada as condições de merda, pra justificar o surgimento de um bando de  FdPs,  especializados na arte de chutar o pé do tamborete.

    Quando calha, de apenas um dos pés está bichado, ainda vai, mas agora temos dois pés inteiramente bichados. Um judiciário e um legislativo tomados por cupins. Com dois pés atacados por isópteros, do jeito que está o nosso tamborete, infelizmente não tem como ficar de pé. O recurso é construir um novo com madeira de lei. Vai custar um pouco mais, em compensação, nos poupará desse vexame Internacional horrível. Um País desse tamanho, com um povo formidável, ter que manter essa elite de verdadeiros isópteros a séculos, destruindo nossos recursos pra porra nenhuma. BASTA GENTE!

    Orlando

  13. Villas Boas

    Villas Boas disse que nas decadas de 50 e 60 – o Brasil foi o pais que mais cresceu…………

    e admite que o exercito cometeu um erro ( ao dar o golpe de 64)…………

    Bolsonaro vai suicidar.

    os militares de pijama devem estar em transe.

  14. Eu acho preocupante os

    Eu acho preocupante os militares falando que não vão intervir.. como o STF não intervém…

    Somos todos Reféns do Cunha !!!

  15. Artigo 136 CF ( Estado de Defesa )

      Quem começou com esta baboseira foi o Caiado, e alguns deputados, que não conhecem a constituição ( a maioria ), começaram a propagar no Congresso, midias sociais, midia de massa, que Dilma lançaria mão do “Estado de Defesa”, ação que qualquer PR não pode tomar sozinha, a quaquer pretexto, é só ler a lei.

       Teve varias idiotices propaladas nas famigeradas redes sociais, como o ” coronel de congonhas”, a mobilização da 3a Divisão ( Sul ), ” 20.000 fuzis para o MST “……….

  16. Na véspera de 21 de abril

     

    Simbolicamente na véspera de 21 de Abril, suas palavras não precisavam ser mais precisas para o momento,

    principalmente quando diz  “…Nós vemos que todos os parâmetros estão se esgarçando para baixo e estamos

    perdendo as nossas referências éticas,…”

     

  17. Só para registrar: além de

    Só para registrar: além de inúmeros jovens que foram e ainda vão às ruas defender nossa Democracia (o novo que Nassif sempre gosta de lembrar), o comandante do Exército fazer um mea culpa e defender saída democrática para os impasses do Brasil. Às vezes a vida segue certa por caminhos estranhos e tortuosos.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador