Correção: Senado quer excluir autistas da educação inclusiva

O maior avanço educacional da última década, a inclusão de alunos com deficiência nas escolas convencionais, está ameaçado de retrocesso

O maior avanço educacional da última década, a inclusão de alunos com deficiência nas escolas convencionais, está ameaçado de retrocesso.

Ontem, uma manobra de última hora no Senado incluiu um substitutivo no Projeto de Lei 1712/2019 para que voltem a ser cuidados apenas em escolas especiais. A votação foi suspensão para que o substitutivo seja incorporado.

Correçao: no primeiro post atribuímos a manobra à Câmara

Luis Nassif

17 Comentários

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  1. Nassif, vc tem uma posiçao quase religiosa a esse respeito. A Educaçao Inclusiva é excelente, mas HÁ CASOS E CASOS. Ela é ótima para crianças com Dawn ou com deficiências motoras, é ótima tb para cegos DESDE QUE APÓS A ALFABETIZAÇAO, QUE É ESPECÍFICA; mas nao é boa para surdos usuários de línguas de sinais — ninguém aprende bem com professores que nao usem sua língua, intérpretes nao resolvem isso — e é PÉSSIMA para um tipo de autistas extremos (nao todos).

    1. Inclusão é para todos e existe pois se parte da premissa que todos podem aprender. TODOS, sem excessão. Para os surdos, existem intérpretes, para as demais dificuldades que possam aparecer, existem os auxiliares, que esses alunos têm direito. Triste ler isso, muito triste.

    1. É, importante é manter o significado da palavra, ou mesmo do “princípio”. O fato de ser uma tortura para alguns autistas, além de inútil para os que nao falam nem interagem, é mero detalhe né? Nao é importante. Dá até raiva ler comentários desse tipo, de absoluta insensibilidade para a realidade.

  2. Depoimento da cantora Adriana Godoy, mãe de autista, sobre a alteração na PL:

    Para quem possa interessar:

    – Eu voto, aprovação da PL/ 1712/2019, SEM Emendas. E pode dar print pra compartilhar??‍♀️.

    Atentem ao Item 2, que contempla:
    “programas específicos de atenção à saúde, à educação inclusiva com atendimento educacional especializado e outras políticas que possibilitem a plena inclusão social das pessoas com transtorno do espectro autista”, aprimorando a Lei e possibilitando que ela de fato se torne uma política a ser implementada, acompanhada e cobrada pela sociedade civil em todos os seus termos;

    Tudo q queremos de especializado, cabe aqui e permite que lutemos para uma inclusão real, efetiva, com instrumentalização, capacitação e locais especializados como bem sabemos ser importante e necessário, isso é consenso geral.

    Agora, dê argumento, brecha na lei, diga pra escola regular que não precisa, vc verá… daqui a 4 anos a negação da matrícula, pelo “não estamos preparados”, será em massa. Lembrando que já acontece, mesmo sendo ilegal. Aproveitam da fragilidade das famílias que acabam de receber diagnóstico ou vivem com ele a pouco e ainda estão a aprender a força do protagonismo.

    Nossa sociedade nunca quis o autista em lugar nenhum, que não fosse acorrentado aos pés das camas.

    Você conhece algum autista acima dos 60??? Acho que não, né!?

    Morreram pelos medicamentos, morreram pelo ócio, morreram pelas mordaças.

    Para mim não cabe a alteração de Emenda.

    Tudo o que se solicita, Clínica-Escola, Centro Dia, Centro de Convivência… está contemplado, faz parte da Política Pública que deverá ser adotada e implementada.

    Devemos lutar para que o Poder Público, garanta sim o investimento e realização.

    Mas, você não descobre o pé para cobrir a cabeça. Cobertor curto não dá.

    https://www.facebook.com/AdrianaGodoy.VozeArte/timeline?lst=100013159056453%3A1786556549%3A1554925520

    MANIFESTO ABRAÇA A FAVOR DA APROVAÇÃO DO PL 1712/2019 SEM EMENDAS NO SENADO
    http://abraca.autismobrasil.org/leidoautismomaisinclusiva/?fbclid=IwAR3BWSltDBNq_p78mYjA_5tDmaogUsmyT8kSiruJHGEWRsJx7wakmuDsE9g

  3. Inclusão precisa ser real nesse país e não é o que temos de fato. Colocar um aluno especial jogado num canto de uma sala de aula hiper lotada de alunos ditos “normais” realmente não traz evolução proveitosa ao quadro sócio-clínico-psicológico do aluno. Segregar nunca, mas integrar em ambientes mal preparados e sem o apoio de profissionais de apoio pedagógico é tão cruel quanto. Espero que criem vagas e espaços de estimulação adequados dentro das escolas para isso.

  4. Minha filha não fala nem interage e ir para a escola não é uma tortura. Vc JULGA sem saber o que sentem. Minha filha tem pertencimento ao espaço e é feliz. Partindo da premissa que todos aprendem, independente da situação que se apresenta, qualquer palavra contra isso é excludente, preconceituosa e rasa, sem aprofundamento. Por favor, se informe melhor, vá estudar sobre o autismo, vá conhecer essas crianças, não faça esse discurso de exclusão, não precisamos disso.

    1. Que horror. A escola São para TODOS. Se pensarmos assim. Daqui a pouco vai ter escolas para brancos, outra para negros, outra para pobres, outra para gordos. Que retrocesso é esse. Vivencio a inclusão e vejo muito carinho e amor por parte de todos na escola. Além de crianças com deficiência aprendendo como qualquer outra.

  5. Sou professora de um aluno deficiente intelectual e posso garantir que ele é muito feliz na escola, os colegas de classe respeitam e o tratam bem. Ele era tímido , depois se tornou sociável na escola. Desenvolveu e tem aprendido muito dentro das suas limitações.

  6. Esta ótimo pra quem mesmo?Só pra quem tem vergonha destas pessoas cpm deficiências , pq senão , o ligar delas é ser incluidos juntamente com os ” ditos normais” só quem tem sabe o quanto é importante esta inclusão, e vou dizer mais, eles tem muito mais a dar do que a receber, a mudança no mundo poderia começar com a tolerância e convivencia das diferenças, seriamos muito mais felizes

  7. Olha nunca vi matéria mais tendenciosa, quem entende o teor da lei berenice piana sabe que é expresso que PREFERENCIALMENTE O ENSINO SE DARÁ NA REDE REGULAR DE ENSINO. A lei nao tem teor sobre educação especial (nos casos necessários). A proposta da alteração legislativa é acrescentar tal previsão, inclusive visando efetivação das políticas públicas que trata. Nenhum artigo foi revogado, apenas acrescentado.
    Segue o link de inteiro teor:
    https://www.camara.leg.br/proposicoesWeb/prop_mostrarintegra;jsessionid=1885B52808F5706A18E28DA23400C951.proposicoesWebExterno1?codteor=1723666&filename=PL+1712/2019

  8. Vamos lá: Especial sou eu, alguém que gosto e sinto algo. Pessoas com deficiência existem e independem da minha aprovação ou desaprovação. É direito delas escolherem aonde querem estar e modificar a política de Inclusão hoje é um retrocesso pois se a família ou o aluno desejar poderá procurar uma escola especial ou permanecer no ensino regular. Com alterações, é claro que as escolas negarão as vagas pois a maioria só não o faz pela obrigatoriedade da lei. Lugar do ser humano é aonde ele quiser e se para isso ainda precisarmos obrigar por leis o direito resguardado que se faça. Só quem acompanha a luta da minoria sabe o quanto é difícil permanecer digno nesta sociedade.

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