Desconfiança entre israelenses e palestinos se aprofunda, alerta ONU

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

da ONU

Desconfiança entre israelenses e palestinos se aprofunda, alerta ONU

Secretário-geral assistente da ONU para assuntos políticos diz que ano começa com um sentimento crescente de apreensão. Recentes medidas unilaterais têm contribuído com a tensão e têm reduzido a probabilidade da retomada das negociações de paz no futuro.

No conflito entre Israel e Palestina, nenhuma das partes tomou medidas desafiadoras para reverter a desconfiança entre os dois lados, disse o secretário-geral assistente da ONU para assuntos políticos, Jens Anders Toyberg-Frandzen, ao falar sobre sobre o processo de paz na região no Conselho de Segurança da ONU, nesta quinta-feira (15).

Toyberg-Frandzen disse que o ano começa com um sentimento crescente de apreensão em relação à direção que a região está tomando. Recentes medidas unilaterais têm contribuído com o aumento da tensão e têm reduzido a probabilidade da retomada das negociações de paz no futuro.

Como exemplo, ele citou o caso das autoridades israelenses, que congelaram cerca de 127 milhões de dólares de impostos coletados pela Autoridade Nacional Palestina em dezembro, violando as obrigações do Acordo de Oslo, depois da Palestina aderir a 18 tratados internacionais, incluindo o Tribunal Penal Internacional (TPI).

Toyberg-Frandzen disse também que o chefe da ONU, Ban Ki-moon, pediu aos dois lados para evitar decisões que possam aumentar ainda mais as diferenças. Além disso, Ban ressaltou que a comunidade internacional deve assumir sua responsabilidade e desempenhar um papel eficaz que leve israelenses e palestinos à criação de dois Estados independentes, vivendo lado a lado em segurança e de uma paz duradora.

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

3 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. La patria grande bolivariana en acción
    O assunto é muito importante. Motivo para ocupar este espaço.

    O procurador argentino Alberto Nisman foi encontrado morto. Isto no dia do seu comparecimento à audiência no parlamento, para apresentação dos documentos sobre o envolvimento de Cristina Kirchner no encobrimento dos terroristas iranianos, responsáveis pelo atentado contra a AMIA.

    Os longos tentáculos do Foro de São Paulo mostram-se publicamente.

    1. E então……………..

      Coitados das vitimas do atentado a AMIA !!!!

      Coitados em milhares de vezes aos assassinatos praticados por USRAEL, na Palestina, e nos territorios ocupados ilegalmente por Israel!

      Aos Trolls que recebem suas mesadas por postarem comentários favoraveis a estes assassinatos, nossa repulsa !!!!!!!!!

  2. PROJETO: O TELE-CRIANÇA
    ONU: DireçãoAssunto: Projeto: O Tele-Criança Prezados senhores (as) tenho observado o pedido da Unicef na internet, para ajudar as crianças, por isso resolvi fazer minha do doação em forma de projeto:  O Tele-Criança, onde a Unicef mandaria para o Brasil e para o Mundo um pedido pelo telefone de uma criança:  -Oi, o meu nome é Majal, e moro na Síria, estou ligando para pedir um favor, uma ajuda humanitária, para mim e os meus amiguinhos, pois não está nada fácil a vida aqui, com essa guerra, falta quase tudo, se você puder ajudar, faça uma doação para a Unicef. muito obrigado e fique com Deus! 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador