Estudantes realizam mobilização nacional contra o golpe

Jornal GGN – Nesta quinta-feira (28), estudantes de universidades de todo o país organizaram um Dia Nacional de Paralisação para protestar contra o processo de impeachment e a ruptura democrática no Brasil. De acordo com a União Nacional dos Estudantes, mais de 65 atos estava confirmados para ocorrer em instituições de ensino do país, incluindo ocupações de reitoria, marcas e paralisações de rua.

Em São Paulo, uma aula pública do professor Reginaldo Nasser, docente de Relações Internacionais na PUC-SP, foi interrompida por policiais militares, que exigiram os documentos do professor. Recentemente, Nasser já se recusou a dar entrevista para GloboNews por considerar o canal tendencioso.

Da UNE

Estudantes param universidades de todo o país #ParaTudoPelaDemocracia

RS, Ceará, Paraíba, São Paulo, Bahia, Pernambuco, DF, RJ e Amazonas já realizam atos

A quinta-feira (28) Dia Nacional de Paralisação nas Universidades convocado pela UNE começou com a reitoria Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) em Erechin (RS) ocupada. As atividades acadêmicas estão suspensas até o período noturno de hoje, quando decidirão em assembleia sobre a continuidade do ato.

Já são mais de 65 atos confirmados em instituições de ensino e seus entornos em todo o Brasil. São trancaços, ocupações de reitoria, marchas e paralisações de rua. Durante todo o dia as ações em centenas de universidades vão marcar o posicionamento dos estudantes brasileiros contra a ruptura democrática no país.

Ainda na noite de ontem os estudantes das instituições deram início aos primeiros atos.

A Universidade Federal de Viçosa (UFV) em Minas Gerais também teve a reitoria ocupada ainda ontem sem data para sair.

Na Universidade Federal da Bahia (UFBA) em Salvador os manifestantes bloquearam o trânsito na Avenida Adhemar de Barros, em local próximo ao monumento das Gordinhas. No Estado ainda os alunos da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) em Ihéus, também fizeram um ato fechando os portões da instituição.

GOLPE_BAHIA

Ato na UFBA em Salvador

Hoje de manhã também aconteceram bloqueio de vias em Fortaleza (CE) e São Paulo (SP). Na Universidade Federal do Ceará (UFC) houve um cortejo entre os blocos da instituição, e foi realizada uma aula pública nos jardins da Reitoria sobre o Estado Democrático de Direito e a luta pela democracia com a participação de professores e alunos. Logo depois os manifestantes saíram em marcha até o RU do Benfica.

Na Universidade de Pernambuco (UPE) também teve uma aula pública e o estudantes apresentaram à reitoria uma carta cobrando posicionamento do Conselho Universitário em relação ao golpe. Na Universidade Federal da Paraíba (UFPB) no Campus V também aconteceu uma aula pública sobre democracia.

No Rio de Janeiro acontecem atos em Macaé nas universidades UFF, UFRJ e FEMAS. Em Manaus na Universidade Estadual do Amazonas (UEA), no auditório da universidade, acontece um debate sobre o momento político atual.

Já na UnB no Distrito Federal os estudantes estão reunidos em assembleia para decidir os atos do dia. A presidenta da UNE, Carina Vitral, está lá.

“Nessa conjuntura complexa que vive o Brasil, não seria outra parte da sociedade senão os jovens a reagirem a este atentado a democracia”, afirmou.

PM DE ALCKMIN INTERROMPE AULÃO NA UNINOVE EM SP

Em São Paulo, a aula pública do professor Reginaldo Nasser que acontecia esta manhã na Uninove Memorial, foi interrompida pela Polícia Militar. O diretor de Comunicação da UNE, Mateus Weber, estava lá. “Foi um absurdo o que aconteceu, estávamos pacificamente em frente a universidade assistindo uma aula, e a PM sem mais nem menos chegou pedindo o RG do professor e dos estudantes. Essa é a PM que tem resquícios da ditadura militar sob o comando do governo do PSDB”, afirmou. Nasser que é docente de Relações Internacionais na PUC-SP já se negou a dar entrevista para GloboNews por considerar o canal tendencioso e um desserviço a comunicação no Brasil.

Redação

5 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Não apenas os estudantes…

    Não é possível permitir que um relatório fuleiro, encomendado e pago pelo PSDB, preparado por um pusilâmine e uma maluca, sem tipificação de delito, apoiado por parlamentares corruptos, tenham o direito de impedir o mandato de uma Presidenta honesta e eleita democraticamente. Pior ainda, colocar no seu lugar, sem voto, uma agenda totalmente neoliberal e de arrocho, já condenada pelas urnas em 2014. Isso tudo é um golpe. É urgente pedir (os estudantes poderiam exigir isso!) um pronunciamento formal do STF em relação ao mérito do impeachment, para saber se há ou não crime de responsabilidade da nossa Presidenta. O STF vai jogar o país no caos ao empossar um traidor e manter Cunha sem punição. Vamos todos para a rua.

  2. Não demora muito, veremos

    Não demora muito, veremos políticos filiados ao PMDB e ao PSDB rodando pelas cidades em jeep sem capota, com uniforme e botas, seguido de um caminhão de soldados, procurando gente suspeita de crime de democracia para prender.

  3. COERÊNCIA É ESSENCIAL

    Na minha humilde opinião, a defesa da democracia deve ser conduzida em moldes democráticos, com a sábia utilização de meios exclusivamente legais. Tudo o que extrapole a legalidade, e viole direitos de quem quer que seja, deve ser rigorosamente evitado e desestimulado, pois toda e qualquer forma de violência e abuso serve aos interesses da direita golpista. O fascismo foge dos debates sóbrios por não ser capaz de enfrentar a verdade e a lógica. Ocupações, bloqueios de vias e depredações, assim como porradas, insultos e cusparadas, são instrumentos apenas para os que não podem dispor do respeito perseverante e da argumentação consistente.

    1. FILOSOFIA E DIALÉTICA

      Por outro lado, é claro que as arbitrariedades da polícia devem ser amplamente denunciadas, repudiadas e coibidas, E acredito que aulas públicas constituem um instrumento magnífico, poderoso, cuja legitimidade é evidente e inexorável.

      Considero há muito que este é o mote chave para a resistência progressista: informar, conscientizar e mobilizar as todas comunidades, especialmente as mais humildes, em todos os quadrantes, em variadas vertentes, com as tantas evidências que mostram que nada justifica interromper o mandato presidencial sem comprovação de crime.

      Creio que a estratégia mais adequada, neste momento, para enfrentar todos os riscos de gravíssimos retrocessos decorrentes da farsa do impixe, é disponibilizar, mesmo para o povo mais simples, as informações que a mídia elitista omite, distorce e teme.

      O fascismo foge dos debates sóbrios por não ser capaz de enfrentar a verdade e a lógica.

      Exemplo magnífico foi aquele do Baile do Funk de Copacabana no dia 16/04, pois mostrou como é possível marcar posição e atrair a atenção da sociedade de forma coerente, equilibrada e criativa.

      Sigamos unidos e articulados, com perseverança e coerência.

  4. é evidente que não pode ser

    é evidente que não pode ser um atituide normal da pm….

    voce não vai sai  por aí pediudno identidade para as pessoas,

    num regime democrático,

    sob o império da lei….

    portanto, vige o esado de exceção, pelo menos nos governo

    tucanos e nos qie defendem o golpe infame…

    resisistir é preciso…….

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador