TVGGN: ‘Fala Fads’ discute a perseguição secular dos povos tradicionais do Brasil

Programa aborda ainda os assassinatos de membros e lideranças de comunidades indígenas, quilombolas e ribeirinhas; saiba como assistir

O programa Fala Fads, da TVGGN, traz à tona nesta quarta-feira (22), a perseguição que enfrentam os povos tradicionais do Brasil. Comunidades indígenas, ribeirinhas e quilombolas anualmente perdem seus parentes e familiares, assassinados por grileiros e madeireiros.

É o que aponta a pesquisa da Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (Conaq) e a Terra de Direito, que mostra que só em 2023, sete quilombolas foram assassinados. Entre 2018 e 2022, foram 32 quilombolas mortos em 11 estados. O Conselho Indigenista Missionário (CIMI), apontou o assassinato de 176 indígenas no ano de 2021 no Brasil.

Para aprofundar o assunto, a jornalista Agnes Franco, especializada em políticas públicas e o biólogo Fágner Henrique Heldt, convidam para o Fala Fads a ativista indígena Tainan Kumaruara, o agricultor Valdivino Rodrigues e Zana Meire Oliveira de Jesus, autoridade tradicional do povo Yorubano.

Ficha dos convidados

📌 Tainan Kumaruara – nascida no Pará, com 34 anos e filha da Cacica Hélia kumaruara, Tainan é ativista Indígena, bacharel em administração e contabilidade, atualmente presidenta da Associação de Mulheres Indígenas Kumaruara da Aldeia Muruary. Articuladora, líder e voluntária do Grupo e Brigada Guardiões do Território Kumaruara, sua principal luta e compromisso é pela garantia dos direitos dos povos originários e pela preservação do meio ambiente. Atua diretamente no monitoramento do Território Kumaruara que fica na Resex Tapajós Arapiuns, localizada no oeste do Pará (Baixo Tapajós). Seu território sofre com invasões de pescadores praticando pesca predatória, além da contaminação dos rios por mercúrio e da seca e incêndios na floresta;

📌 Valdivino Rodrigues – agricultor, é assessor em Associativismo e Mobilização Social e Militante da Articulação Estadual das Comunidades Tradicionais de Fundos e Fechos da Bahia;

📌 Zana Meire Oliveira de Jesus (Mãe Zana de Odé, ODECIDANREWÁ) – autoridade tradicional do povo Yorubano no Brasil, yalorisá do llê Ase Ode Ibualamo. Natural de Cubatão (SP), é especialista em Gestão e Articulação Estratégica empresarial pelo Senac/SP, mesma instituição na qual formou-se em Gestão da Qualidade. É articuladora política do FONSANPOTMA (Fórum Nacional de Segurança Alimentar Nutricional dos Povos Tradicionais de Matriz Africana) e presidente do movimento PUPTMA (Politicas Unificadas para Povo Negro e Povos Tradicionais de Matriz Africana). É militante do Movimento de Mulheres Negras de Carapicuíba (SP), e diretora de projetos da ACASCSD (Associação Cultural e Assistencial São Cosme e São Damião de Carapicuíba).

O Fala Fads desta quarta-feira (22) vai ao ar às 18 horas, no canal oficial da TVGGN. Acesse o programa abaixo:

O Fala Fads é um programa semanal da TVGGN, que discute políticas ambientais. Para assistir aos episódios anteriores, clique aqui.

Isadora Costa

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador