Lula aos filhos: estou melhor do que 90% da população, por Marcelo Auler

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

Mesmo isolado em um quarto de 15 m², o ex-presidente Lula não foi abandonado por aqueles que o carregaram no ombro em São bernardo, cena imortalizada na foto de Francisco Proner Ramos.

Lula aos filhos: estou melhor do que 90% da população

por Marcelo Auler

em seu blog

Independentemente da indignação que continua mantendo, sem se conformar com a prisão a que foi recolhido há uma semana, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, mantém-se sereno e ainda consegue fôlego – tal como aconteceu na sexta-feira e sábado (6 e 7/04), em que permaneceu no Sindicato dos Metalúrgicos, em São Bernardo -, para tranquilizar seus interlocutores. Naquelas 48 horas antes de se entregar não foram poucas às vezes em que ele consolou e deu força a amigos mais emocionados.

Aos interlocutores com os quais tem se encontrado, Lula elogia as instalações que lhe dispuseram bem como o pessoal que trata diretamente com ele. Na quinta-feira, ao receber seus três filhos – Fábio, Lurian e Luiz Cláudio -, e o neto Thiago, Lula voltou a agir dessa forma. Chegou mesmo a dizer que está mais bem acomodado que a grande maioria da população. Pediu que não tivessem “dó dele, porque 90% dos brasileiros não têm a acomodação que ele tem”.

Na realidade, nestes primeiros sete dias de Lula recolhido na Polícia Federal de Curitiba, ele só se viu completamente sozinho no sábado e domingo (14 e 14 de abril) dias em que não são permitidas as visitas de advogados. Nos demais dias, um dos seus defensores, sempre marcou presença. Sábado, provavelmente, nem banho de sol – que se iniciou na quarta-feira – ele teve. Chovia na cidade.

Embora isolado e em condições que na sua coluna deste domingo (15/04) Élio Gaspari, na Folha de S. Paulo,  mostra serem totalmente diferentes das impostas em pleno regime ditatorial – “Indo-se para um exemplo brasileiro, Lula está num regime muito pior que aquele vivido em 1969 por Darcy Ribeiro, ex-chefe da Casa Civil de João Goulart. Ele ficou preso no Batalhão de Comando do Corpo de Fuzileiros Navais, no Rio. Darcy ficava num quarto iluminado e espaçoso. Fazia suas refeições e via a novela “Nino, o Italianinho” com os oficiais. Podia conviver com outros presos e, depois do expediente, circulava no pavilhão onde estava seu alojamento. Pelas paixões da época, Darcy era detestado, uma espécie de José Dirceu de Jango.” – o encarceramento do ex-presidente poderá causar efeito diverso daquele desejado pelos seus algozes.

Apoio de militantes e anônimos – Lula, como o próprio juiz Sérgio Moro se viu obrigado a reconhecer, como ex-presidente merece tratamento distinto. Ou, como Moro classificou, mereceu dele deferência. Foi um ex-presidente que por duas eleições arrebatou milhões de votos e concluiu seu mandato com mais de 85% de aprovação. Tornou-se, mais do que um político que apesar de toda a pressão sofrida nos últimos anos, arrebata ainda o apoio de parcelas expressivas da população, mas um líder reconhecido mundialmente. Por isso, o isolamento que pretendiam lhe impor, permitindo apenas visita de familiares e advogados, poderá começar a ruir nesta semana que se inicia.

Ainda que sozinho no quarto de 15 m² que Moro definiu como “sala reservada, uma espécie de Sala de Estado Maior”, nesses sete primeiros dias o ex-presidente contou com a solidariedade de milhares de pessoas, entre lideranças e militantes políticos, de movimentos sociais, ou simples cidadão engajados politicamente.

É grande o número de visitantes ao acampamento, não só moradores de Curitiba, mas pessoas que chegam de outras cidades e que ali não dormem. Mas marcam presença durante todo o dia. São, segundo organizadores, milhares que passam por ali. Uns dias mais, outros menos. Há ainda casos como do carioca aposentado Richard Faulhaber, 63 anos, autor do vídeo abaixo, que deixou o Rio por conta própria e juntou-se aos acampados. São eles que diariamente, às 08H00 e às 20H00 dirigem-se ao ex-presidente com os já famosos “Bom Dia  e Boa Noite Presidente Lula!”

Continue lendo…

 

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador