Jovem baleado pelo Exército na Favela da Maré

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

Do Estado de S. Paulo

Suspeito de tráfico de drogas é morto na favela da Maré, no Rio
 
Moradores contestaram versão do Exército e fizeram protestos; complexo está ocupado pelas Forças Armadas há uma semana
 
RIO DE JANEIRO – Ocupado pelas Forças Armadas há uma semana, o Complexo da Maré, na zona norte do Rio, registrou uma morte neste sábado, 12. De acordo com os militares, um traficante resistente à investida do Exército e da Marinha reagiu a uma abordagem e foi morto na favela Vila dos Pinheiros, uma das 15 do conjunto que estão ocupadas, por volta das 7 horas.
 
Já os moradores afirmam que o rapaz era um funcionário de um lava a jato que foi confundido com um bandido. Eles protestaram contra a ação. Fecharam a Linha Amarela por duas vezes. Sustentam que os militares “plantaram” uma arma ao lado do corpo pra “justificar” a morte e tentaram incendiar um banco de automóvel na via, mas foram coibidos pela Polícia Militar.

 
Na sexta-feira de manhã, um adolescente que seria do tráfico foi ferido na perna com um tiro de fuzil, disparado por militares da Força de Pacificação no Conjunto Esperança, outra comunidade da Maré. Segundo os militares, o jovem atirou neles, que revidaram.
 
 
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

16 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1.  
    Muita calma neste

     

    Muita calma neste momento.

      Atenção para  a ”notícia”:

    ”’

    Morre suspeito de tráfico de drogas na favela da Maré

       Deve ser o maior ”furo” jornalístico mundial.

              Por que?

              Porque morre uns trezentos trilhões de supeitos por tráfico de drogas a cada SEGUNDO no RJ.

                  Sensacional. E com essa ”notícia” o jornal é candidatíssinmo ao prêmio Esso.

                    E quem subscreveu,de antemão, já ganhou uma passagem de IDA pra Coreia do Norte.

  2. aguardemos por mais notícias…

    mas de minha parte sigo com a certeza de que foi assim que tudo começou………………

     

    resistiu, mata

  3. Nassif, sinceramente, não vou

    Nassif, sinceramente, não vou culpar este ou aquele, mas não deixa de ser interessante que inúmeras manchetes sobre ações de taficantes e afins nas favelas, nunca mereceram um post. é para descer a lenha na ação do Exército ou da polícia, que seja, mas pombas, por que não havia o inverso?

    1. A resposta para o seu

      A resposta para o seu questionamento é muito simples, quando as facções rivais invadem uma favela para tomar as bocas de fumo, os favelados clamam pela polícia, mas a polícia tem que expulsar os marginais invasores sem dar um tiro, se alguém for atingido por bala perdida ou achada a culpa é sempre da polícia jamais dos marginais invasores.  Assim fica muito fácil arrumar um bode expiatório, ou seja, a culpa não é dos traficantes, não é dos viciados que alimentam o tráfico, não é dos favelados que moram em favelas para não pagar por serviços básicos, a culpa é do PM, simples assim! e corre o risco de futuramente ser da búlgara também. 

  4. Esses que reclamam do

    Esses que reclamam do exército e da polícia deveriam lembrar-se de como era o RJ. As pessoas estavam indo embora, vendendo seus imóveis a qqer. preço para fujirem dos bandidos em grande número. O Rio estava um caos! Agora, qdo. se leva a sério a pacificação, imóveis custando os olhos da cara, tudo valorizado, vem essa gente hipócrita a reclamar dos soldados que enfrentam os marginais. Dá vontade de pedir aos soldados para saírem e deixar a bandidagem tomar conta.

  5. morre um jovem “sem ficha

    morre um jovem “sem ficha criminal” e invadem avenidas e incendeiam onibus, quando traficantes matam e oprimem os mesmos ficam quietinhos!

     

    PS> sem ficha não significa que não seja criminoso, apenas que não foi pego antes!

  6. morre um jovem “sem ficha

    morre um jovem “sem ficha criminal” e invadem avenidas e incendeiam onibus, quando traficantes matam e oprimem os mesmos ficam quietinhos!

     

    PS> sem ficha não significa que não seja criminoso, apenas que não foi pego antes!

  7. Manipulação

    Em momento algum o jornal fala em “jovem baleado” mas em “suspeito de tráfico”.

    Depois se critica os jornais por manipularem manchetes.

  8. Quando seremos um país civilizado?

    Leem-se todo dia reportagens bipolares sobre a violência no Brasil, um dia sobre a impunidade dos bandidos, no outro sobre a violência da polícia. Qual seria a origem disto?

    Talvez se tenha que buscar no passado e nos dias de hoje a origem de tudo isto, e responsabilizar tanto a “bandidagem” como a polícia é retirar da população brasileira a responsabilidade de tudo isto.

    No passado era tudo mais simples, existiam de um lado os cidadãos de bem e do outro lado os outros. Que eram cidadãos de bem? Também é simples esta resposta, eram pessoas que tinham consciência da cidadania e conseguiam garantir seus direitos, poderíamos até dizer simplesmente, eram pessoas que possuíam o direito de voto. Talvez já se tenha perdido a memória, mas voto universal é algo recente, no Brasil Colônia votavam somente os “homens bons”, ou seja, pessoas de famílias endinheiradas, proprietários de escravos e só os homens. Com o Brasil Império mudou muito pouco, precisava ser homem livre e ganhar a partir de determinado valor, no fim do império a restrição dos rendimentos foi eliminada levando a que 1,5% da população brasileira pudesse votar. Com o início da República quase não mudou nada, as mulheres só foram ganhar direito ao voto em 1935 e os analfabetos em 1988, como os analfabetos eram mais de 50% até 1950, até esta data só 50% tinha direito de votar.

    Em resumo, somente em 1988, 100% dos adultos brasileiros foram ganhar o direito ao voto, lembre-se que até 1932 os votos não eram secretos e com isto um empregado que votasse contra o patrão poderia simplesmente perder seu emprego.

    O voto configura o cidadão e como quem não é cidadão não tem os seus direitos garantidos pode-se dizer que grande parte da população brasileira era tratada como não cidadão até pouco tempo. Estas pessoas que ocupavam os estratos mais desfavorecidos da população brasileira eram contidos socialmente através da polícia, ou até se pode dizer, como não havia saúde pública generalizada, como não existia ensino público para todos, como o saneamento básico também era mínimo o único contato que o Estado Brasileiro tinha com grande parte da sociedade era através da polícia. Esta tinha atividades mais diversas de repressão, como por exemplo, até as décadas de 30 e 40 as religiões afro-brasileiras eram perseguidas pela polícia, tanto as religiões como a capoeira, sendo estes tomados como feiticeiros ou marginais.

    Em 1964 a repressão muda de direção, ela serve diretamente no combate explícito de qualquer movimento popular, e esta repressão veladamente é aprovada pelos remanescentes dos “bons homens” do Brasil Colônia. Um prisioneiro comum ser torturado pela polícia era um fato corrente até trinta anos atrás, mesmo após a democratização.

    Com o desenvolvimento dos movimentos de direitos humanos, torturas explícitas e públicas a suspeitos de crimes vai diminuindo ano a ano, porém as condições dos presídios brasileiros, verdadeiros resquícios de prisões medievais, confirma que ainda se está longe de um Estado para todos.

    A falta de pudor da imprensa brasileira, que expunha suspeitos de baixo nível de renda ao ridículo, vem diminuindo a cada dia, mas quando se mata uma pessoa por dia nas nossas favelas se acha muito natural, entretanto quando um representante dos “bons homens” é morto num ato de um criminoso qualquer saem para as ruas grupos vestidos de branco pedindo paz e segurança.

    Estamos na presença de dois movimentos inversos, o sentido de cidadania que aumenta a cada dia na população em geral, e o medo que se alastra por todos os descendentes dos “bons homens” que muitos no fundo se sua mente ainda gostaria de uma polícia com seu próprio arbítrio “pedalasse” na porta de qualquer comunidade popular a busca de suspeitos de crimes.

    Enquanto não houver a conciliação entre o direito da maioria com o fim do sentido de “bom homem” em toda a sociedade a polícia ficará entre a cruz e a espada, ou reprime sem grandes preocupações com as leis tornando-se arbitrária e truculenta ou segue conceitos de direitos universais e é taxada de leniente ineficiente.

    Ainda teremos mais muitos anos para tornar o Brasil um país civilizado.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador