O clima de intolerância e o chilique de Botelho

Da Folha de S. Paulo

Chilique de Claudio Botelho expõe direita que muitos fingem não ver

Por Bernardo Mello Franco

tumulto que esvaziou um teatro em Belo Horizonte é mais uma amostra de que a radicalização política está transformando o Brasil num país dividido – e à beira de um ataque de nervos.

Na semana mais quente da crise, o ator Claudio Botelho fez uma fala agressiva no palco, chamando a presidente Dilma Rousseff de ladra e o ex-presidente Lula de ladrão.

Parte da plateia vaiou e se levantou para abandonar a peça. O ator passou a provocar o público, que respondeu com gritos de “Não vai ter golpe!”. As cortinas se fecharam. Não teve mais espetáculo.

Botelho não se acalmou. No camarim, discutiu com colegas e chamou os espectadores da peça de “bandidos”, “neofascistas” e “filhos da puta”. “São escrotos, são petistas, são o que há de pior no Brasil”, esbravejou.

A atriz Soraya Ravenle protestou contra sua atitude no palco, mas ele continuou aos berros: “Ela [a presidente Dilma Rousseff é bandida!”. “Ela é ladra!”. “Eu sou o dono!”. “A peça é minha!”.

O episódio é curioso porque o espetáculo era inspirado em músicas de Chico Buarque. Há três meses, o artista foi alvo do mesmo discurso de ódio ao sair de um restaurante na zona sul do Rio.

Chico apoiou Lula e Dilma com base em suas ideias, das quais se pode discordar sem xingamentos. Ele também já fez campanha para adversários do PT, como Fernando Henrique Cardoso e Marcelo Freixo, o que não é lembrado por seus detratores.

O chilique de Botelho expõe uma face da nova direita verde-amarela que muita gente (e boa parte da mídia) prefere fingir que não vê.

Há um clima de raiva e intolerância no ar – que hoje se volta contra o PT, mas poderá atingir outras forças políticas. Basta ver o que ocorreu no dia 13, quando os tucanos Aécio Neves e Geraldo Alckmin foram hostilizados e enxotados da avenida Paulista.

Perseguido pela ditadura militar, Chico já viu este filme antes. Por isso, retirou a autorização para Botelho usar suas canções. Nos próximos musicais, é possível que o ator tenha que recorrer ao repertório de artistas que também aderiram à gritaria antiesquerdista, como Lobão. Será que o teatro lota? 

Redação

30 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. “Nos próximos musicais, é

    “Nos próximos musicais, é possível que o ator tenha que recorrer ao repertório de artistas que também aderiram à gritaria antiesquerdista, como Lobão. Será que o teatro lota?”:

    Marisa Monte informa a todos os navegantes que esta fazendo a unha na fila de nao fazer parte desse show e que prefere amar os bichos tambem.

  2. Parabéns ao Chico Buarque que

    Parabéns ao Chico Buarque que é o autor da excelente peça teatral, e parabéns duas vezes por ter proibido esses facínoras de se aproveitar do grande púbico que ela atrai,  para vomitar campanha fascista contra Dilma e Lula!

    Porquê eles não interpretam peças do Arnaldo Jabour ou do Hector Babenco? Tenho certeza que o Arnaldo Jabour permitiria e até aplaudiria isso no meio da peça dele.

    Parabéns ao Chico e parabéns ao público que rejeitou essa prática tacanha e pilantra de fazer campanha a favor do golpe.

  3. Claudio Botelho racista e coxinha padrão.

    Coxinha nunca se nega. É pomposo, violento, covarde, caluniador, idiota, racista e rouba do estado.

    Coxinha sempre “faz a diferença”

    Caludio Botelho, coxinha padrão.

  4. Segundo o que foi noticiado

    Segundo o que foi noticiado ontem na Band News, tratava-se da peça Ópera do Malandro. Mas pelo que estou lendo agora era uma peça que usava as músicas do Chico.

    Parabéns ao Chico Buarque por proibir o uso das suas músicas em eventos fascistas, enganadores e manipuladores da opinião pública!

  5. – Mas eu não falei de

    – Mas eu não falei de política, eu fiz uma piada…. MAS ELA É BANDIDAAAAAAAAAAA ELA É LADRAAAAAAAAAA!!!!!!!!

    Hahahahahaha….

     

    1. Pera la pois no link que eu

      Pera la pois no link que eu coloquei ontem ele tambem disse que ja tinha feito a mesma “piada” pra outras plateias antes e nada aconteceu!  Era mentira:  haveria pelo menos uma testemunha, nao eh?

      So que quando ele tem seu ataque psicotico conversando com sua irma e gravado pelo (Midia Ninja, se nao me engano) ela nao demonstra a mais infima nocao de ter escutado isso antes e eh frontalmente contra, diz textualmente que ele esta errado.

      E essa conversa do chilique dele aa irma NAO eh uma revisita.

      Eh conversa de primeirissima vez.

      Mais uma vez eu vou trazer isso aa tona pois estou absolutamente indignado por outras razoes, como eu explicitei ontem:

      Todo mundo eh dispensavel desde que ele possa olhar pro proprio umbigo.  Ate mesmo a irma eh dispensavel.

      Ninguem viu isso antes?  Eu ja.  Eu tou dizendo com todas as letras que ele faliu todo mundo e desempregou todo mundo, ate mesmo a irma, porque esta no lucro (legal ou nao, eu nao saberia).  Desconheco a natureza do golpe dele, mas que eh golpe eh.  E eu quero vinganca mardita, marvada, pela equipe inteirinha.  Eu quero todos eles satisfeitos que ele fez isso.

      Alguem sabe o que aconteceu NO BOLSO dele ultimamente, gente?  (eu coloquei “Springtime for Hitler” ontem de exemplo aqui, o filme eh relevante a essa situacao).  Tem alguma coisa errada com o que ele fez e nao eh o que deu pra gente perceber.

      Quer dizer que a rede golpe lhe ofereceu alguma proposta pra SE fazer bonitinha aas custa do mesmo Chico Buarque que ela boicotou?

      Eu quero saber.

      1. valeu

        Prezado, valeu por colocar o vídeo de forma mais fácil de se ver. Eu não sabia como fazer isto, então postei somente o link. Ajudem, por gentileza, a divulgar na rede. BH está reiterando o seu voto pela democracia, primeiro deu um banho em Aécio na eleição e agora se mostra com força contra o golpe.

  6. Dá pra ouvir o babaca dizer:

    Dá pra ouvir o babaca dizer: “são pessoas armadas”… Se fossem pessoas armadas ele seria fuzilado em cima do palco.

    Dá pra ouvir também: ” ela (Dilma) é uma ladra”… Onde esse idiota viu Dilma ser acusada? Só se foi entre os amigos golpistas dele.

  7. Um coxinha na coxia
    Lelê Teles

    Lelê Teles

    Jornalista, publicitário e roteirista

    Um coxinha na coxia

    21 de Março de 2016Compartilhe no Google +Compartilhe no TwitterCompartilhe no Facebook:

     

     

    E aconteceu que o Grande Simulacro foi desmascarado.

    É exemplar a fala de um desmiolado na coxia do teatro SESC, em Bêagá, no último sábado, 19:

    “o ator quando entra em cena é rei, não pode ser peitado por um negro, por um filho da puta da plateia…”

    Não, meu camarada. Negativo.

    Reis podem e devem ser peitados, sim.

    E oh, usar negro como xingamento, como sinônimo de filho da puta?

    O ator Cláudio Botelho, verde-amarelo, acreditava que ainda vivia nos tempos em que sociopatas xingavam e ofendiam pessoas em restaurantes, hospitais, livrarias, teatros e avenidas e viravam subcelebridades na mídia grande e nas redes antissociais.

    Não mais.

    O jogo virou, malandragem.

    Pensando estar diante do público de Fábio Júnior em Nova Iorque, o ator – durante a peça Todos os Musicais de Chico Buarque em 90 minutos – bateu panela na boca do palco.

    Foi vaiado e as vaias o empurraram para a coxia.

    Lá, protegido da plateia, o covardão vociferou preconceitos e lugares-comuns como um autêntico midiota.

    Com esse gesto ele acaba de entrar, com méritos, para a lata de lixo da história.

    Digo que esse caso é exemplar porque a reação da plateia naquele teatro foi a mesma de uma enorme massa de brasileiros que tomaram as ruas deste país na sexta, 18.

    Vai ter povo na ruas, sim.

    Vai ter confronto de ideias, sim.

    Antes da sexta, as ruas estavam tomadas por celerados convocados pela mídia grande, com um discurso de ódio único e midiótico: “Fora Dilma e leve o PT Junto”.

    Nada de exigir direitos sociais, folga às babás uniformizadas aos domingos, cana para Cunha, nada.

    E tome palavrões, tome caras de ódio, tome ameças a qualquer coisa vermelha que encontrassem pelas ruas: flores em jardins, bebês em colo de papais, inocentes cãezinhos, inofensivos senhorezinhos, até papais noéis de shoppings eram vítimas em potencial.

    Mas eis que nas ruas apareceu um mar de gente e se fez ouvir um forte rugido.

    Um rugido ruge, rubro, vermelho.

    Um grito com vigor, mas sem ódio.

    E Lula entrou, de forma triunfal, abrindo esse mar vermelho e re-conduzindo seu povo à terra prometida por ele.

    Uma terra onde os catadores têm voz, onde os negros têm vez, onde os trabalhadores domésticos têm carteiras assinadas, onde médicos e águas chegam aos lares no sertão.

    Lula, abre o mar vermelho na Paulista e aponta do outro lado da avenida a terra prometida, onde a fome foi aplacada e o negro estuda, trabalha, deixa de ser um deficiente cívico e se torna um cidadão.

    Abrindo esse humano e imenso mar vermelho, Lula mostra o país que construiu e que a Globo insiste em destruir.

    Não passarão!

    Gritaram estudantes e professores, trabalhadores e desempregados, crianças, jovens e adultos.

    Lula vale a luta! Gritaram porteiros, garçons, babás; bradaram advogados, médicos, bancários, pedreiros, padeiros e funcionários públicos.

    Não vai ter golpe!

    Gritaram mulheres do grelo duro, negros e negras, sem tetos e sem terras, brancos e brancas, pobres, remediados e endinheirados.

    Ouviu-se, e isso é o mais importante, vozes múltiplas, gente mista, todas as cores; ouviu-se o brado retumbante do povo brasileiro em suma.

    Não mais aquele simulacro de uma única classe social privilegiada se fakeando de “o povo brasileiro”; os midiotas de sempre, os que reclamam de barriga cheia.

    Aqueles que exigem apenas, tão somente, que os seus desejos particulares, particularíssimos, sejam atendidos.

    Os outros que se fodam.

    No momento em que os brasileiros se unem em uma pauta comum, contra o golpe, contra a corrupção, contra a Globo, contra os sociopatas de plantão e em favor de mais direitos sociais e mais conquistas para o povo, a direita fascista começa a se desunir.

    Por esticar a corda demais, até quase arrebentar, Moro, o fantoche-mór, está desmoronando.

    Juristas patrícios e das estranjas já o apontam como um alucinado, um pretenso político passional e autocrata.

    Marcello Reis, do Revoltados Online, foi expulso da manifestação verde-amarela.

    Provou do próprio veneno, foi chamado de comunista e de oportunista e acusado de levar, por fora, uma grana do endinheirado aécio.

    Aécio – grafemos sempre em minúsculas – por sua vez, foi hostilizado na mesma manifestação que fez questão de convocar.

    A Globo, que também convoca manifestações verde-amarelas, foi ofendida ao vivo com gritos de “imprensa pelega”.

    O Pequeno Kim, o japonês da municipal, sentou a sapatada em Bolsonaro, que também foi ofendido por Constantino, o pateta patético.

    Olavo de Carvalho, o astrólogo que se acha um astro, ofendeu Reinaldo Azevedo e Constantino.

    Parece aquele poema A Quadrilha de Drummond de Andrade.

    É isso. Enquanto os cães ladram, a caravana passa.

    “vai passar nessa avenida o samba popular…”

    Nunca se esqueçam, democracia é dissenso.

    Uns vão de Chico, outros de Lobão.

    Depois das ruas, todos nos encontramos nas urnas.

    Palavra da salvação.

    1. “o ator quando entra em cena

      “o ator quando entra em cena é rei, não pode ser peitado por um negro, por um filho da puta da plateia…”:

      Agora fiquei na duvida!  Escutei de novo e nao sei:  o que ele fala eh “saiu da plateia” ou “saiu da favela”, gente?  Ambos sao escutaveis no meu ouvido!

  8. Desprezível Sr. Cláudio

    Desprezível Sr. Cláudio Botelho,

    Em face das graves acusações que proferiu – chamou a presidenta de ladra – sugiro que procure as autoridades e apresente as provas que sustentem aquilo que afirma, pois são gravíssimas.

    Não sou advogado, jurista e nada sei sobre leis, mas viver é também aprender, e prometo investigar a existência de proibição – que o sr alega existir – na qual um ator em cena é um rei e não pode ser contestado pelas pessoas da raça negra. Sobre esse assunto, poderia vossa alteza adiantar minha pesquisa e me dizer se a proibição restringi-se as pessoas da raça negra e cujo a mãe é adultera(vulgarmente “puta”)?

    Sem mais,
    Reed

  9. Botelho é um doente
    Precisa se tratar. Tenho pena dos artistas da sua companhia que perderam o trabalho, que não é fácil pra nenhum artista.

    A única coisa boa desse episódio foi mostrar que a classe média culta e letrada, que frequenta teatros, repudia com veemência o Golpe de Estado.

    Investidor que acha que o Golpe vai ser rápido e indolor: pode se preparar pro inverno russo.

  10. esse botelho,.além de


    esse botelho,.além de golpista, é burro.

    a arte, por definiço, tem de ser harmonica

    com a vida, com a justiça

    – maiúscula…

    com qualquer definição do que vier ai, a chamada inteligentsia

    com maiuscula já se poscionouj contra o golpe..

    quem se posicionar a favor do golpe pagará um alto preço pela insensibilidade histórica…

    portanto, pode vangloriar-se no primeiro momento, mas sabe que será derrotado com o tempo…

     

  11. pediu, levou!

    coxinha em crise existencial, ao perceber que nem todo mundo concorda com ele!

    passa na rede lodo, já tá aprovado para redator do jornalixo!

  12. Se não estava quimicamente alterado, é burro; apenas burro!

    Uma coisa está me incomodando neste triste incidente acontecido em BH… Gente que respeito, está tentando rotular este ator/produtor como racista. Isso tudo porque em sua reação tresloucada, ele enfiou um “nego” no meio que acabou virando “negro”. Vamos devagar… Ele deve ser exacrado sim mas pelas razões certas; por ser fascistóide, por ser arrogante, por ser autoritário, pela soberba e principalmente por ser burro. Como alguém – que segundo pesquisei é respeitado como produtor musical – pode montar um espetáculo em cima da obra de Chico e presumir que o público presente pudesse estar receptivo a ideias e chamamentos golpistas? Vou adiante… Que sensibilidade teria alguém para trabalhar Chico sem entender que a obra dele é inteiramente socialista, com uma visão de mundo clara, contrária à iniquidade social e suas consequências funestas especialmente para países que ainda carregam o estigma de uma colonização predatória? Enfim… Vamos “bater” nesse infeliz pretensioso pela razão certa, pela burrice. E que ele doravante só se dedique a musicais para o público infantil; onde correrá menos riscos de cometer outros deslizes ideológicos…  

    1. Concordo. Qualificá-lo de

      Concordo. Qualificá-lo de racista é incorreto, à luz da gravação. Não sei se ele é ou não é, mas a palavra foi “negô” e não “negro”. A meu ver, a qualificação de racista apenas enfraquece a crítica e a reflexão sobre o episódio. Acho que qualquer ator pode introduzir um “caco” numa apresentação. Vimos isso muitas vezes “do nosso lado”, nos anos 60 e 70 (lembro-me bem, por exemplo, na encenação de Memórias de um Sargento de Milícias naqueles tempos). O ponto interessante foi o levantado pelo Menon: o ator aparentemente não consegue situar ideologicamente a obra do Chico, que diz admirar. Isso, por um lado, mostra a universalidade e a alta qualidade da obra do artista (o Chico, é claro… rsrsrs). Um rapaz de direita (ou, talvez, simplesmente pouco informado politicamente) pode ser  sensível à reflexão sobre a condição humana que o Chico proporciona. Medeia é universal… mas é a releitura, possibilidade que os grandes clássicos sempre proporcionam, que fez da Gota d´Água um espetáculo inesquecível (além da interpretação antológica dos atores e atrizes). E essa releitura é feita à luz de determinado contexto social e político. Por outro lado, o episódio mostra a total incompreensão por parte do autor do que é o público do Chico, do momento que vivemos, e do próprio Chico. Disse o que pensava da Dilma e do Lula. E ouviu o que o público, com o mesmo direito, julgou necessário dizer. Mas isso ele não reconhece…

  13. Resposta

    Desprezível Sr. Claudio Botelho,

    Antes de prosseguir, gostaria de citar que seu nome é também nome de um famoso aeroporto.

    Agora, retomando ao que me fez postar esse comentário e contrariando sua afirmação “essa gente que peita um ator que está em cena, é o que há de pior no Brasil” “um ator quando entra em cena é um rei, não pode ser peitado por um negro, por um filho da puta da platéia…” considero essas pessoas, que tem a coragem de se manifestar frente um ato de covardia, ainda que perpetrado por um Rei, são o que há de melhor no Brasil. Seria conveniente e menos desgastante, fazer-se de surdo frente uma “piada”, uma estupidez, uma covardia, mas felizmente existem pessoas corajosas que não se vergam e enfrentam os reis, ainda que sob pena da guilhotina.

    Seus impropérios, indefensáveis, ainda que resultado de um momento de cólera, revelam o há de pior num ser humano: vaidade excessiva, arrogância, racismo, insesibilidade etc…

    Nosso país está a beira de uma convulsão, setores ultra-conservadores ameaçam, e tem dado provas de disposição, tomar de assalto o estado de direito e jogar a todos numa guerra, alguns falam em guerra-civíl. O senhor, beneficiário de recursos públicos, não pode fazer uso desses recursos para derramar suas convicções na platéia e, penso, mesmo que não fosse patrociando pelo estado, ainda assim não pode vomitar seu ódio e exigir que todos se anulem.

    Suas palavras não foram apenas insensíveis, mas revelam uma profunda ignorância a cerca da realidade brasileira e mundial, onde uma onda de conservadorismo e facismo toma de assalto diversos países. Aqui, querem usurpara o poder – negado nas urnas – valendo-se do judiciário e de teses fajutas sustentadas por um juíz, procuradores e policiais declaradamente oposicionistas.

    Em SP, se o senhor ousasse dizer que o governador geraldo alckmin é um ladrão, seguramente não sairia ileso e, ouso eu dizer, teria sérios problemas com a PM, MP e demais forças do estado de são paulo.

    Portanto Alteza, para seu conhecimento, um dia os escravos se libertaram e o rei foi guilhotinado.

    1. “Seus impropérios,

      “Seus impropérios, indefensáveis, ainda que resultado de um momento de cólera, revelam o há de pior num ser humano: vaidade excessiva, arrogância, racismo, insesibilidade etc…”:

      NAO.  Revelam que ele tinha boa oferta presente de rendimentos futuros e se considerava financeiramente estavel pelos proximos anos portanto o resto da equipe era dispensavel.

       

       

      Ah, bom, agora entendi!  Voce disse a mesmissima coisa em outras palavras!

  14. babaca
    É um babaca q acha q pode dizer todas as asneiras em qualquer situação ( defendo até à morte o seu direito de opinião ) , mas têm q estar preparado para o contraditório .
    E não foi o q aconteceu !
    Simplesmente surtou , e ainda teve a audácia de comparar o público q se retirou do Teatro , ou reagiu , com os agentes da Ditadura q cassaram a peça de Chico em 67 .
    Ele , se faz uma coisa dessas naqueles tempos , iria levar era porrada e um chá de sumiço ordenado pelo Regime !
    E ainda se revelou um racista !
    Juro que se fosse o citado cidadão negro da platéia , meteria um belo processo em cima desse traste , como exemplo para essa pseudo sociedade hipócrita e imunda , que , no fundo , ainda cultua a Casa Grande , e , na questão política , quer tirar o atual governo , não porque sejam probos , mas porque querem se apoderar e usufruir também das seculares vantagens desonestas do poder !
    Você é o Rei , sim , Cláudio Botelho ! Só que esse Rei ( você ) está nu !

  15. Não é doente, nem burro,

    e muito menos fez o que fez devido ao momento político.  O cara é um racista e isto não tem nada a ver com PT ou qualquer partido político.  Um racista o é de longa data  e isto está introjetado em sua formação.  Quando muito ele conseguiu esconder bem no passado, mas agora se desmascarou.  Ele é um digno representante dos coxinhas bem nutridos que tem raiva de negros, pobres e outros mais.  Um cara deste precisa de uma punição para se regenerar.  Uma condenação por racismo lhe faria muito bem na vida.

    1. !

      (…) Um cara deste precisa de uma punição para se regenerar. (…)

      A melhor punição ele já tem certeza que vai ter: perda de audiência do espetáculo e, em consequência, não vai ter como pagar os custos da peça.

      Além disso, os piores resultados serão para os demais atores e outros que trabalham para a realização do espetáculo.

  16. …infelizmente…

    ..essa atitude dele está sendo considerada normal por muitos.. Muitos… Muitos e muitos..

    O Nassif comentou ontem, em um video (hangout) que a midia (junto com a oposicao e outros setores) conseguiu separar o Brasil. Incutiu odio e dicotomia em uma geracao inteira..

    Com seu proposito alancado ou nao, para o bem ou para o mal, valeu a pena?

    Apenas por isso, os mais sensiveis (os mais sensiveis nao, na verdade, os mais sensatos) já deveriam entender qual lado é o menos pior.

  17. Eugênio Kusnet

    escreveu: O Teatro só precisa de duas pessoas pra existir: o ator/atriz e o espectador.

    ou seja: tudo o mais é dispensável: o texto, o figurino, a luz, as cortinas, o palco, até o prédio chamado Teatro não precisa existir. nós atores podemos ser até ser reis ( que bobagem, meu Deus!), mas sem súditos? que vantagem maria leva?

  18. Elite

    Neste episódio do Teatro o que mais li nos comentários dos Direitistas é o fato das pessoas estarem em um teatro e, de acordo com o que li, terem pago um ingresso caro, por isso automaticamente todos ali serem classificados como “esquerda caviar”. Eu não li o tal livro do Constantino mas a julgar por suas matérias e aparições na TV deve ser bem limitado, o cara consegue perder a boquinha na veja hehehe, o chapeleiro maluco é mais radical que ele mas continua aprontando, deve ser porque não assume o que é, o chapeleiro, diz que não é de Direita, diz que não é PSDB, diz que é católico, defende as atrocidades de Israel e por aí vai, mas o que eu não entendo mesmo é essa história de q ser de esquerda tem que ser pobre, quando eu li o capital, faz tanto tempo que eu nem lembro mas, não me lembro de ter lido que um esquerdista tem q fazer voto de pobreza. Essa turma desvirtua tudo realmente, chegaram ao ponto de dizer o que uma pessoa pode ter ou comer não apenas pela quantidade de dinheiro que ela tem mas até pela forma como ela pensa, como se boa alimentação e acesso à alta tecnologia fosse exclusividade de quem defende o podre capitalismo.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador