Missão Kepler identifica três exoplanetas “similares” à Terra

do Space.com e Nasa

Três novos exoplanetas (localizados fora do nosso sistema solar) com características similares ao do planeta Terra e, portanto, com chances de serem capazes de suportar a vida, foram identificados pelo telescópio espacial Kepler, da Nasa, informou, nesta quinta-feira (18), o site Space.com. O site oficial da Nasa, a Agência Espacial Norte-Americana, confirmou a descoberta e acrescentou que os três planetas estão localizados em dois diferentes sistemas planetários.

De acordo com o Space.com, os três novos exoplanetas são os “mais similares” à Terra já identificados até o momento. Todos estão situados na chamada “zona habitável” dos sistemas planetários, em uma distância segura da estrela em que orbitam – o que pode permitir a existência de água em estado líquido e temperaturas amenas. Tais características, de acordo com os cientistas, são as que podem favorecer a existência de vida.

Os planetas identificados também possuem massas ligeiramente maiores que a da Terra, sendo chamados, deste modo, de “super-Terras”. A descoberta foi divulgada nesta quinta-feira (18), em uma coletiva de imprensa realizada pela Missão Kepler na sede da Nasa, nos EUA.

No fim do ano passado, cientistas de vários países relataram a descoberta de um exoplaneta também similar à Terra, em tamanho e em distância à estrela em que orbita. O planeta em questão, batizado na época de “HD 40307g”, fica apenas a 42 anos-luz de distância do nosso sistema solar e leva 200 dias terrestres para dar uma volta em torno de sua estrela.

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador