Pesticidas tornam formigas mais agressivas

Jornal GGN – O uso de pesticidas pode tornar espécies de formigas invasoras ainda mais agressivas e com maiores chances de sobreviver a invasões a formigueiros de espécies nativas que, ao mesmo tempo, se tornam menos agressivas por causa dos produtos químicos. A constatação é de um estudo feito pela Victoria University of Wellington. A pesquisa foi publicada nesta quarta-feira (23) no jornal da Royal Society B.

O estudo é o primeiro no mundo a demostrar o impacto que os pesticidas neonicotinóides podem ter sobre a dinâmica de comunidades de insetos e sucesso invasão. Esses inseticidas são os mais utilizados no mundo, e têm sido associados com o declínio das abelhas e outras espécies polinizadoras. O produto químico é muitas vezes embebido em sementes e se espalha em toda a planta à medida que cresce, afetando os insetos que as comem. A Comissão Europeia impôs, recentemente, restrições sobre o uso de pesticidas neonicotinóides por dois anos.

O estudo examinou uma espécie argentina de formiga invasora, que é amplamente estabelecida na Nova Zelândia, e a uma espécie de formiga nativa do Sul do país. As duas espécies têm habitat semelhantes e mesmas preferências alimentares. “A formiga argentina já é conhecida como um invasor extremamente agressivo em todo o mundo”, afirma o professor Phil Lester, pesquisador envolvido no trabalho. “Aqui você tem a Gengis Khan do mundo das formiga tornando-se ainda mais agressiva após a exposição a esses pesticidas”, diz.

“O sucesso de tal espécie invasora está muitas vezes ligada ao seu comportamento altamente agressivo e de sua capacidade de deslocar comunidades indígenas e manipular fontes de alimento”, complementa o cientista. O nível de aumento da agressividade apresentada pelas formigas argentinas foi significativa, como se elas enfrentassem situação de pouca oferta de alimentos contra suas concorrentes nativas.

Os pesquisadores afirmam que a formiga nativa era claramente menos capaz de realizar sua própria defesa contra as invasoras, depois de contaminadas por quantidades sub-letais do inseticida. “Em habitats onde a espécie local já havia sido exposta a neonicotinóides, as invasões das formigas argentinas tiveram índices maiores de sucesso, monopolizando as fontes alimentares e aumentando as taxas de sobrevivência das invasoras”, afirma Lester.

Os resultados, segundo os cientistas, fornecem evidências de que a exposição sub-letal a estes pesticidas podem ter um efeito importante sobre a dinâmica das comunidades de formigas.

Com informações do Phys.org