A vida de Saramago com Pilar é abordada em documentário

Ana Gabriela Sales
Repórter do GGN há 8 anos. Graduada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.
[email protected]

Imagem: Divulgação

Jornal GGN – A segunda edição do Cine Lusco Fusco, promovido pelo Consulado Geral de Portugal em São Paulo, traz neste sábado, 1 de outubro, o documentário “José e Pilar”, do diretor português Miguel Gonçalves Mendes. A exibição, às 16h, é parte do ciclo de cinema que todo mês exibe um filme português, gratuito e aberto ao público.

“José e Pilar” conta a vida e obra de José Saramago, o primeiro escritor da língua portuguesa contemplado com o Prêmio Nobel de literatura, e a relação com sua esposa Pilar. O público pode conferir o dia-a-dia do casal em Lanzarote e Lisboa, além de um Saramago desconhecido e seu processo de criação.

O escritor, que desde os dois anos de idade morou em Lisboa, acabou não frequentando a universidade por conta das condições financeiras da família. Seu primeiro trabalho foi como serralheiro mecânico e, nos anos seguintes, atuou como desenhista, funcionário público, jornalista e editor de jornal.

Publicou seu primeiro livro em 1944, o romance “Terra do Pecado”, na mesma época em que sua filha, Violante, nasceu. Depois de dois relacionamentos, José conheceu a jornalista e tradutora espanhola Pilar del Rio, em 1986, com quem se casou.

Dentre as obras publicadas pelo autor estão Memorial do Convento (1982); A Jangada de Pedra (1986); O Evangelho Segundo Jesus Cristo (1991), obra que humanizou a figura de Jesus Cristo e levou Saramago a se isolar com Pilar na ilha de Lanzarote, no arquipélago das Canárias (Espanha), após ser malvisto pela Igreja.

Em 1995 o escritor recebeu o Prêmio Camões, o mais importante da literatura portuguesa, pelo livro “Ensaio sobre a Cegueira” (1995). Até que em 1998, além do Nobel de Literatura, Saramago também recebeu o Grande Colar da Ordem de Santiago da Espada, a medalha mais simbólica do país que, até então, era reservada apenas a chefes de estado.

A iniciativa do Consulado pretende aproximar o público paulista da produção cinematográfica portuguesa contemporânea.

Serviço

Exibição de “José e Pilar”                        

Local: Consulado Geral de Portugal em São Paulo

Endereço:  R. Canadá, 324 – Jardim America, São Paulo – SP, 01436-000

Quando: dia 1 de outubro, sábado, às 16h

Entrada gratuita

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 8 anos. Graduada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador