Nicolelis e o modelo educacional que a Finlândia abraçou

Crianças da periferia da capital do RN são inspiradas a desenvolver ciência ao lado de pesquisadores do Instituto de Neurociências – IINN
 
Jornal GGN – Miguel Nicolelis, o grande neurocientista brasileiro, é o principal protagonista em mais de um projeto. No quesito desenvolvimento educacional, Nicolelis criou um novo modelo que, de Macaíba, no Rio Grande do Norte, está ganhando o mundo. Em entrevista exclusiva para o GGN, o pesquisador brasileiro fala da instalação do Instituto Internacional de Neurociência de Natal – Edmond e Lily Safra (IINN-ELS) que, mais do que acompanhar o desenvolvimento de crianças em situação vulnerável, descobriu a infinidade de potencialidades que carregam ao se verem às voltas com cientistas dentro de centros de pesquisas.
 
“Nós criamos o primeiro curso de tempo integral do Nordeste, em 2003. No primeiro turno do dia a criança vai para a escola pública e, no segundo, na nossa escola (…) Nós damos oportunidades, a gente não força ninguém e descobrimos que por volta de 10% nos nossos alunos tinham um talento para matemática e para ciência impressionante, sem nunca terem estudado nada”, conta. As aulas no Instituto de Neurociências são totalmente práticas, ou seja, os alunos aprendem química, física, biologia, robótica e até mesmo geografia nos laboratórios.
 
“É tudo interativo, e o aluno é protagonista. Ele não está recebendo ‘a verdade’, ele está descobrindo a melhor aproximação da verdade”. Os alunos conseguiram, além dos avanços educacionais, aumentar sua autoestima, empoderadas que são na busca do conhecimento. Se antes conversavam olhando para o chão, passaram a concordar ou discordar dos adultos olhando nos olhos. Uma vitória dentro de outras conquistas.
 
https://www.youtube.com/watch?v=ohmO5RgDR-Y&feature=youtu.be width:700
 
“E nós fomos atacados ferozmente pela elite científica do sudeste brasileiro, porque era jogar dinheiro fora ir fazer ciência na periferia de Natal. Esse era o argumento! Imagine!”, critica Nicolelis.
 
A entrevista completa você acompanha na próxima edição do Sala de visitas com Luis Nassif, aqui no GGN, quarta-feira (28/12). Assinantes terão acesso ao programa a partir de terça (27/12). Não perca! 
 
 
 
 
Redação

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Esse cara é gênio ou

    Esse cara é gênio ou pretendente.

    Durante anos e anos ele disse que faria alguém andar sem poder ( ESTOU RESIMINDO_)

    E  seria na Copa do Mundo EM 2014—que anunciou em meados de 2011.

    O cara não andou– ou andou por 5 segundos.

    FOI UM TREMENDO FRACASSO.

    Isso não significa sua  falta de capacidade. Ao invés disso, devo dizer :

     Ele anunciou cedo demais sua capacidade pra tal feito.

       Aguardemos e oremos !

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador