A conspiração que derrubou o chefe do GSI, por Luis Nassif

Não há nenhuma dúvida de que foi um vídeo plantado, que a CNN exibiu como se fosse furo. A grande questão é: quem vazou?

Errata: a indicação de generais para o GSI virou regra desde Temer mas não está em nenhuma medida legal*

A partir de conversas com especialistas na área, vamos a alguns elementos para entender a história dos vídeos de 8 de janeiro, que levaram à demissão do general Gonçalves Dias, chefe do GSI (Gabinete de Segurança Institucional).

O vídeo exibido pela CNN, mostra o general andando pelo 3º andar do Palácio do Planalto e conduzindo manifestantes para o 2º andar.

Não há nenhuma dúvida de que foi um vídeo plantado, que a CNN exibiu como se fosse furo de reportagem. A grande questão é: quem vazou?

As explicações do general são verossímeis. Foi até o 3º andar, onde fica o gabinete do Presidente e convenceu os manifestantes a descerem até o 2º andar, onde estava armado o alçapão para prender os invasores.

Os vídeos estavam disponíveis desde o dia 8 de janeiro. Qual a razão de serem divulgados apenas ontem?

Há um conjunto de coincidências, que sugerem uma ação articulada:

  1. As invasões de escolas, com jovens desequilibrados sendo estimulados a assassinar alunos.
  2. A convocação do ex-chefe da ABIN, general Augusto Heleno, ex-Ministro do GSI pela Assembléia Distrital do DF..
  3. A visita de Lula à China e suas declarações de aproximação com China e Rússia.

Para montar o quebra-cabeça, é necessário juntar algumas peças:

  1. O Ministro do GSI é um oficial general de última patente, da ativa ou da reserva. E o 02, o vice-Ministro, um general indicado pelo comando do Exército, de acordo com uma fila.
  2. Saindo o general Gonçalves Dias – da confiança de Lula – o Exército passa a comandar o GSI.
  3. Não resta dúvida de quem vazou as imagens teve a intenção de colocar o GSI nas mãos do Exército.

O governo tem duas alternativas:

Retirar a medida provisória que está em tramitação para extinguir o GSI. Ou, alterar a definição de que o GSI precisa ser comandado por um general. (*Correção: a indicação de generais para o GSI virou regra desde Temer mas não está em nenhuma medida legal)

Se for por decreto, é mais fácil. Poderia ser um decreto lei definindo que o comando do GSI ficasse com um oficial general ou um diplomata de último posto, na ativa ou aposentado. Haveria um equilíbrio entre civil e militar. Poderia ser indicado Celso Amorim, por exemplo, como GSI ou Assessor de Segurança Nacional, como é em outros países.

O problema é que a Casa Civil está demorando muito para preparar as propostas legislativas que dividem a estrutura do GSI. O Gabinete cuida da segurança presidencial, do Conselho de Defesa Nacional, de autorizações para pesquisa científica em águas territoriais, acesso a patrimônio genético, programa nuclear, autoridade credenciadora, segurança de infraestrutura críticas, incidentes na rede. Todas essas funções teriam que ser redistribuídas e a Casa Civil ainda não conseguiu  fazer o novo desenho.

Tudo isso deixa o governo vulnerável.

Luiz Fernando, o delegado indicado para dirigir a ABIN (Agência Brasileira de Inteligência), por exemplo, está empenhado em ter um diagnóstico do golpe. Mas até hoje não foi sabatinado para assumir o posto. Por isso, não pode assinar nada. A ABIN é uma entidade civil, pois sua força está na diversidade.

Neste momento, é fundamental saber quem vazou os vídeos do GSI e quem estava alimentando os ataques nas escolas, para dividir a atenção das forças de segurança e da própria ABIN.

Quando esse episódio for superado, seria relevante que o governo começasse a desmontar a estrutura de comunicação social do Exército e a assessoria parlamentar, contratando tudo na EBC (Empresa Brasileira de Comunicação), no Ministério da Defesa ou na Secretaria de Comunicação.

Militar não faz lobby, não tem canal de TV ou Youtube. Não tem lógica manter essas estruturas.

De qualquer modo, o episódio serve para reforçar o alerta que já fizemos por aqui: o tempo político está andando muito mais rapidamente que o tempo econômico. E a área econômica tem que acordar para isso.

Luis Nassif

27 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. E … o Congresso fica “paralizado” por conta da CPI, transmissão ao vivo etc e tal.

    Guardaram o vídeo para “vazar” na hora certa.

    Se esquece os outros escândalos.

    As MPs começam a caducar.

    Uma pobre crise que atravessa um terrível país.

  2. EM DETERMINADA COROAÇÃO,SERIA BOM O 77 IR TODO DE BRANCO(PAZ)UNHA PINTADA DE BRANCO,BRINCO DE PRESSÃO BRANCO, ANÉIS BRANCOS E BROCHE DA PAZ,BEM ESTILOSO E CAUSANDO INTERNACIONALMENTE NO MEIO DAQUELES PODEROSOS ABASTADOS E ‘ILIBADOS’!!!OBS.:OBG GUERREIROS DO GGN PELO ESPAÇO AOS ANÔNIMOS!??

  3. Canalhas golpistas! É como se pode chamar as elites nacionais! Devoram a si mesmos com pêlos e fezes, sem escrúpulo. Por ora está na moda deles derrubar Presidentes, ameaçar Instituições!

  4. É hora do governo Lula 3.0 mostrar pulso. Com esta conversa de acabar com o GSI fica na mesma medida do corno que pega a mulher com o amante no sofá da sala. Ao invés de se entender com a digníssima, troca o sofá da sala. Acabar com o GSI a esta altura do campeonato é admitir que não tem controle nenhum sobre a instituição e mostra ainda mais o seu medo do que pode sair de lá de dentro. Correto seria mudar a estrutura do GSI como foi dito no post e colocar os milicos no seu devido lugar. O governo fascista foi derrubado nas urnas mas a base que o sustentou ainda se mantem forte e ativa. É necessário um desmonte desta estrutura militarizada e agora, neste instante, descobrir as cobras que estão malocadas dentro do governo prontas para darem o bote! Começando por decobrir que foi que vazou os vídeos e porquê!!

  5. Parabéns Nassif, mais um gol/reportagem de placa.
    Parece que tem militares saíndo do armário e mostrando quem são os verdeiros brasileiros terroristas e traidores, que tentam arrasar com o país e com a democracia, para entregar de mão beijada ao Tio Sam, deles.

  6. Nassif, em recente live de Conde com prof. José Arbex Jr o aviso para que Lula “se cuide” já deveria ser captado. Biden e neocons democratas não podem derrubar Xi Jiping, mas decidiram inviabilizar Lula. CNN é da Agência. General é milico. Não tem margem nenhuma para confiar em quem não pertence mais à sociedade brasileira. Essa geração de militares se transformou em uma CASTA. NÃO SEI O QUANTO É COINCIDÊNCIA, mas já que o assunto é conspiração, abaixo um link de uma carta do jogo INWO chamado nazistas sul americanos. Olhem o desenho
    https://www.google.com/search?q=card+inwo+south+american+nazis

  7. independentemente de qualquer fato conspiratório,ficou evidente que o espírito de corpo falou mais alto e o general tentou jogar dos dois lados,o que é impossível.
    A cada fato golpista que aparece se cobram medidas mais enérgicas do governo como se fosse possível,de uma canetada só,desmontar toda uma estrutura fascista movida por interesses mais do que escusos e,ainda mais,armada.
    O presidente Lula continuará a governar o país para todos,com prioridade para os mais pobres e necessitados.
    Agora,os golpistas serão sempre golpistas e sempre buscarão uma brecha para um golpe.Cabe ao povo,que viu um trabalho de inserção social de 14 anos ser completamente destruído por essa gente,defender seus interesses e não se deixar manobrar.

  8. Bom diagnóstico. Já que as prometidas 72 horas do bozo não passam e sua turma não desiste, é tempo de ser prudente. Vamos aos fatos: – Se a partir de 8 de janeiro o governo Lula foi capaz de em menos de 30 dias decretar uma intervenção federal, afastar e o governador do DF, Ibaneis Rocha, prender 1200 suspeitos ainda na noite do dia 8, nomear interventor – o competente Ricardo Capelli – promover o saneamento das polícias Federal e Polícia Rodoviária Federal, conter o exército e nomeando um elemento moderado para a manutenção de diálogo, chamar a depor todas as envolvidas na tentativa de golpe, as do exército, inclusive, reestruturar o GSI da maneira sugerida vem a ser uma tarefa bem fácil diante do que já foi feito nesse governo. Vejamos que quanto maior a pressão e urgência, com maior competência o governo responde. É certo que o GSI deverá sair do comando do exército, e a iniciativa de se nomear interinamente o Capelli já permite ao governo uma ação mais equilibrada. Poucos merecem tanta confiança quanto o Capelli. Restam ao governo como pontos nevrálgicos as comunicações e a economia, tão somente.

  9. É curioso assistir o modo como a CNN trata do assunto. Os repórteres nem disfarçam a sua sanha persecutória mesmo diante da mais flagrante dissimulação. O relógio está cronometrando as ações, as imagens são claras, os cortes mais ainda, as caras dos participantes são propositalmente borradas, enquanto o narrador conta sua historinha, insidiosamente, sugerindo uma versão sobre o único rosto visível, o do general.Com um grupo de colegas ao lado, a idéia – reforçada pelos demais – é a de que o governo teria sido responsável pela tentativa de golpe para depois se fazer de vítima. Sequer se dão conta do absurdo do que afirmam. A desfaçatez é digna de nota:o método jovem pan está de volta.

  10. Em resumo: se o general sabia ou não sabia, se foi engolido pela conspiração ou não, tudo isso mostra que esse governo não sabe onde fica o próprio bilau… – aliás, como todos os outros Lula I, II, Dilma I e II/² e o de agora… – general tomando conta de presidente, no país que sequer julgou os crimes da ditadura, hahahahaha…. o PT se ver uma farda se caga todo…. – por isso que os gorilas fazem o que querem…

  11. A Casa Civil é o coração do governo, se não faz o que lhe cabe em tempo, o governo enfraquece. O chefe tem que ser estratégico e rápido. Que falta faz o Zé Dirceu!

  12. Alguém já ouviu falar em nulidade de algibeira? Qualquer semelhança com esse vídeo de algibeira, publicado na hora conveniente aos holpistas, é mera coincidência?

  13. Nassif, fala-se que não foi vazamento haja visto esses vídeos serem públicos por fazerem parte dos inquérito policiais que investigam o 8/1. Você sabe se isso se confirma? E se eles estavam à disposição, só a CNN que teve a sagacidade de ir procurá-los?

  14. Estranho post publicado na revista da Sociedade Militar. O autor, que não se identifica, denuncia uma pletora de vícios operacionais vigentes no interior do Exército brasileiro. Não sei o motivo de um post com esse teor ser publicado por esta revista, exatamente neste momento. Pelos comentários, que se seguem ao artigo, percebe-se que muitos concordam com as denúncias do autor. Em alguns trechos, entretanto, o autor deixa transparecer o ranço vigente no interior das forças castrenses: “Apenas por curiosidade, assisti a alguns vídeos recentes de uma das cabeças mais altas do Partido dos Trabalhadores. Ele obviamente tem ideias demoníacas, mas também tem uma percepção da realidade melhor do que qualquer general do alto comando“. Não obstante, o que o artigo denuncia é algo que não deveria vigorar no interior de instituições das Forças Armadas de nenhum país. É algo que mereceria ser apurado. É algo que precisa ser modificado. É algo que pode, e deve, ser levado em consideração para arejarmos esse ambiente o qual já deveria ter sido saneado desde o final da ditadura. Leiam e reflitam/analisem: https://www.sociedademilitar.com.br/2023/03/exercito-brasileiro-e-uma-terra-do-fingimento-diz-oficial-da-ativa-em-relato-chocante.html

  15. Estranho post publicado na revista da Sociedade Militar. O autor, que não se identifica, denuncia uma pletora de vícios operacionais vigentes no interior do Exército brasileiro. Não sei o motivo de um post com esse teor ser publicado por esta revista, exatamente neste momento. Pelos comentários, que se seguem ao artigo, percebe-se que muitos concordam com as denúncias do autor. Em alguns trechos, entretanto, o autor deixa transparecer o ranço vigente no interior das forças castrenses: “Apenas por curiosidade, assisti a alguns vídeos recentes de uma das cabeças mais altas do Partido dos Trabalhadores. Ele obviamente tem ideias demoníacas, mas também tem uma percepção da realidade melhor do que qualquer general do alto comando“. Não obstante, o que o artigo denuncia é algo que não deveria vigorar no interior de instituições das Forças Armadas de nenhum país. É algo que mereceria ser apurado. É algo que precisa ser modificado. É algo que pode, e deve, ser levado em consideração para arejarmos esse ambiente o qual já deveria ter sido saneado desde o final da ditadura. Leiam e reflitam/analisem: https://www.sociedademilitar.com.br/2023/03/exercito-brasileiro-e-uma-terra-do-fingimento-diz-oficial-da-ativa-em-relato-chocante.html

  16. Em quem acreditar? Estamos numa guerra de informações!? Uns postam fake news, outros desmentem. Quem está com a VERDADE? O Flavio Dino foi precipitado? Por que não esperou a audiência do Gonçalves Dias? Aliás, um nome que lembra uma grave perseguição. O poeta Gonçalves Dias foi assassinado, afundaram o navio francês Comandante Villegagnonn, para que não retornasse ao Maranhão, por ser mestiço e namorar uma portuguesa branca!

  17. Repórter da cnn é ligação trump-bannom-bolsonaro: estratégia extrema direita de ataques às escolas já acontece há alguns anos nos states; semiótica de matar crianças passa da medida de tolerância política: plano b de quem não mede consequências; coisa de loucos.. STF tem obrigação de prender Bolsonaro hoje mesmo..!

  18. Boa Noite. E lógico que por trás de todas essas ações, está a inteligência do exército. Isto se chama Estratégia de guerra, seja armada ou psicológica. Quem já foi ou é militar teve acesso a este tipo de informação e formação.

  19. Nassif, o bolsonarismo, é muito perigoso e contraproducente, para os militares, contamina as tropas, no seu essencial, a coesão para princípios comum, ou seja coesão lógica de desenvolvimento da nação, tropa dividida e nação dividida não coadunam para com as teorias de defesa, essa prática é arcaica e sem nenhum juízo de valor para com a realidade atual. Os clubes militares, não podem ter esse poder, de atrofiar tropas, baseadas, em ideologias e preferencias politicas completamente dissociadas das necessidades do povo comum.

  20. O vazamento do vídeo, como os militares com rosto borrado, apenas GDias identificado, ne mais, considerando que os agentes do GSI são homens do General Heleno, a conclusão, prima facie, é o GSI era uma arapuca para o governo. Assim se revelou uma ação totalmente contrária à sua existência, é mais do que insegurança, é literalmente “morando com o inimigo”. Sem sombra de dúvida o GSI tem de acabar e rápido, antes que produza mais estragos.

  21. Vixe, o Amin, de SC já está a se defender(segundos notinhas e acolá) dizendo que nada tem com este vídeo manipulado vazado da CNN. E por que?

    Por que o ex do GSI, perante depoimento, disse que foi a Abin que forneceu os vídeos. (Amin requereu perante a comissão Mista CCAI do Senado no dia 19 último).

    Receberam? Se recebeu quem recebeu? Quem compõe esta comissão?

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador