Balança comercial 2: a dependência extrema de produtos básicos, por Luís Nassif

Superávit recorde esconde uma balança comercial de baixo valor agregado, que depende exclusivamente da negociação de produtos primários

Foto de Chanaka via pexels.com

A celebração do saldo comercial de 2023 esconde uma balança comercial extremamente pobre, com baixo valor agregado, dependendo exclusivamente de produtos primários.

Nos últimos anos, houve um aumento expressivo no grupo de Bens Intermediários, mas estagnação completa em Bens de Consumo e Bens de Capital.

O fator que mais pesou na alta foi a quantidade exportada. Já as cotações caíram.

Entre os 10 produtos de maior exportação, apenas o 9o – Veículos rodoviários – tem algum valor agregado.

Na verdade, não fosse o Petróleo, a Soja e os Minérios Metálicos, o quadro seria precário.

Um quadro com a cotação média dos principais produtos da pauta de exportações mostra esse quadro.

Some-se uma dependência extraordinária do mercado chinês.

Luis Nassif

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Quando se tem energia cara cono ter competitividade industrial?Pela solidariedade q mostrou com o sofrimento do povo paulistano o agora MEU CANDIDATO (no primeiro turno)necessita de ajuda na esfera federal,excelentíssimo 78 poderia ajudá-lo pfv ? O ppvo paulistano agradeceria em muito e as empresas estrangeiras sugadoras de recursos financeiros do País estariam colocadas no seu devido lugar sem mais assinado jotapontomarcelooo!

  2. Enquanto um portal financiado de maneira precária que enfrenta diversas ações judiciais abusivas tentando sobreviver enquanto faz jornalismo econômico, um jornal supostamente econômico muito bem financiado com dinheiro privado e público faz coluna social. É assim que tudo vai de mal a pior.

    https://valor.globo.com/google/amp/financas/noticia/2024/01/10/bilionario-brasileiro-conta-como-lemann-o-apresentou-para-bill-gates-e-outros-genios-das-big-techs.ghtml

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador