A situação confortável de Lula no DataFolha, por Luis Nassif

Em relação ao sexo, Lula vence entre os homens por 39 a 30 e entre as mulheres por 37 a 22.

Consulado Geral de Portugal

A última pesquisa do DataFolha traz uma situação relativamente folgada para Lula, em relação a Bolsonaro.

Vamos a alguns recortes. Em uma das tabelas, a pesquisa desdobra em diversos grupos. Por exemplo, junto à População Economicamente Ativa, Lula tem 10 pontos de vantagem. Mas junto aos assalariados com registro em carteira, apenas 6 pontos. Quando o assalariado não tem registro, a diferença aumenta para 19. Entre desempregados, a diferença vai para 26. Mas entre empresários, a diferença é de 27 em favor de Bolsonaro.

Esses dados mostram que a situação econômica dos entrevistados têm peso efetivo nas suas preferências.

No recorte por renda, Lula tem ampla vantagem entre os que ganham até 2 salários mínimos – 41 a 20. Empata com quem ganha entre 2 e 5 SM – 32 a 31. E perde pára quem ganha entre 5 e 10 SMs (30 a 42) e mais de 10 SMs (30 a 39).

Por região, vence em todas as regiões, com exceção do Norte – onde há empate técnico. Entre as religiões, perde entre evangélicos (26 a 37), mas vence entre católicos (42 a 23) e espíritas (45 a 25).

Ponto relevante é a pergunta sobre o segundo candidato em que o eleitor votaria. O primeiro lugar é de Ciro Gomes – justamente por ter baixa votação como primeiro candidato. Mas, depois dele, Lula tem 19 das preferências e Bolsonaro 14. O que significa que a saída dos demais concorrentes poderá acrescenter mais 5 pontos ao eleitorado de Lula.

A taxa de rejeição de Lula também é inferior à de Bolsonaro. No primeiro turno, 53% não votariam em hipótese alguma em Bolsonaro, contra 38% em Lula.

Na segmentação por sexo e por idade, Lula vence em todos os segmentos, com mais distância em quem tem ensino fundamental (46 a 20), e menos em que tem ensino superior (34 a 31).

Em relação ao sexo, Lula vence entre os homens por 39 a 30 e entre as mulheres por 37 a 22.

Luis Nassif

5 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Alguém parou para pensar, do por que a elite está apoiando o Lula e os militares parecem mais quietos que o normal, se sempre o odiaram?
    Já pensaram na hipótese, de as vésperas da eleição, assinassem o Bolsonaro? PT SERIA RESPONSABILIZADO, os votos mudam de direção, e quem se beneficia com isso? Quem ganharia com essa situação?

  2. O Brasil está perdido. Como pode haver empate em quem ganha até 5 SM? R$ 6000,00?
    Será que essa gente sabe que este é o valor aproximado de um salário mínimo pelos cálculos do Dieese?
    Essa gente vê a miséria e se acha rica. É o fim !

  3. O que é de fato fundamental ser observado na série de pesquisas Datafolha e a mídia lavajateira não faz pois quer evitar que Lula se fortaleça vencendo já no primeiro turno, é que à exceção da pesquisa de março de 22, nas outras quatro pesquisas (dezembro de 21, junho de 22, julho de 22 e agosto de 22) Lula vence no primeiro turno, sem considerar ainda a possibilidade mais que provável dos votos úteis de Ciro e Tebet com tendência bem mais significativa de migrarem para Lula e liquidarem de vez a fatura.

    Outra questão fundamental que a mídiazona insiste em ignorar, é que nas pesquisas Datafolha de dezembro de 21 e março de 22, com Moro ainda sendo opção de candidato, a soma com Bolsonaro totaliza respectivamente 31% e 34% de intenção de votos, com Doria, substituído por Tebet em junho de 22 e Ciro, mantendo praticamente os mesmos resultados nas demais pesquisas.

    A partir da pesquisa de junho de 22, sem a opção Moro, Bolsonaro registra 28% , depois em julho, 29%, e agora em agosto, 32%, mostrando que cresce em cima dos votos de Moro e que 5 meses após somarem juntos em Março de 22, 34%, exatamente a 42 dias da eleição, Bolsonaro com 32% na pesquisa Datafolha de agosto, mostra que ainda não conseguiu obter todos os votos então destinados a Moro, ou seja, soma o que já tinha e que não é suficiente para evitar que Lula estabilizado vença no primeiro turno.

    O resto são digressões sobre segmentações que não explicam nada, servem apenas para esconderem o essencial, não quererem que o leitor perceba que dificilmente Lula não vencerá no 1º turno.

  4. Fico feliz em saber que o eleitor do segmento religioso espírita esteja acordando. Há um ano atrás, havia um empate técnico entre Lula e Bolsonaro.

  5. O crescimento recente de Bolsonaro reflete a migração das intenções de votos de Sérgio Moro que se viram sem alternativas. (Ou acham que eleitor do Moro votaria no Lula?)
    Bolsoraro + Moro (março) = Bolsonaro (agosto).
    Bolsonaro ainda vai crescer sobre os votos de Simone Tebet.
    Lula pode crescer num eventual voto útil sobre Ciro.
    Lula e Bolsonaro estão quase no teto só que Lula não tem o piso tão consolidado como o de Bolsonaro. Se cometer erros na campanha, pode perder eleitores.
    O foco agora tem que ser em não errar, fortalecer o comparecimento nas urnas e não atacar Ciro nem seus eleitores, eles serão os decisivos em um eventual segundo turno.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador