O Xadrez do golpe em marcha e a teoria do avestruz

O processo de fechamento político obedece a uma lógica conhecida:

Etapa 1 – o golpe inicial nas instituições, com a destituição do presidente eleito.

Etapa 2 – a perseguição implacável aos derrotados.

Etapa 3 –reação dos atingidos, na forma de protestos.

Etapa 4 – superdimensionamento e criminalização dos protestos, para induzir a mais repressão.

Etapa 5 – o golpe final, com a suspensão formal das garantias individuais.

Peça 1 – é golpe em preparação, sim

O editorial da Folha, conclamando ao endurecimento contra os manifestantes marcou a entrada na Etapa 4. Some-se a ela a coluna do Secretário de Redação (https://is.gd/x5gmKd) retomando todos os bordões das guerras ideológicas dos anos 50: uma “elite vermelha” com um “comitê central” mirando os alvos – empresários, imprensa, parlamentares, procuradores e juízes – para planejar seus atentados. Os atentados, em questão, consistem em chama-los de “golpistas”, “dia e noite”. Depois, nas ruas, as “tropas de assalto” entendendo o recado e partindo para a ação. “Nas derivações subletradas do marxismo de hoje, o culto da revolução —o banho de sangue que abriria caminho para o mundo pacificado— deu lugar ao prazer estético da depredação e do confronto provocado com a polícia”.

Não há mau jornalismo, paranoia ou estratégia editorial que explique esses artigos. Trata-se de uma ação deliberada visando utilizar as manifestações contra o impeachment como álibi para a suspensão dos direitos civis.

Em São Paulo, o indiciamento de 16 adolescentes por formação de quadrilha, colocando como indício celulares, gazes, algodão, vinagre e um chaveiro do Pateta; no Rio, a PM invadindo a sede do PCdoB, a pretexto de estar investigando suspeitas de atentados nas Olimpíadas, tudo isso configura um quadro claro de endurecimento político e de interrupção das garantias individuais.

Essa estratégia está ligada ao rápido esvaziamento do governo Michel Temer e à perda de perspectiva em relação a 2018. Especialmente à enorme dificuldade encontrada pela Lava Jato para liquidar com Lula.

A campanha persecutória contra Lula entra na fase delicada, colocando em risco a imagem do Brasil no mundo. É este o dilema.           

Peça 2 – a encruzilhada da Lava Jato

A ideia da Lava Jato era a de que Lula chefiava uma organização criminosa e se locupletava disso. Julgava que bastaria uma acusação, a quebra dos sigilos fiscais e bancário, dele e da família, uma prensa em alguns delatores para entregar Lula de bandeja à opinião pública.

Ao longo do ano, o procurador Carlos Fernando dos Santos Lima, porta-voz da Lava Jato, deu várias entrevistas, prometendo entregar o serviço da condenação de Lula.

Feita a devassa, não foi identificado nenhum elemento que comprovasse corrupção. Começa aí uma sucessão de operações contra Lula, uma perseguição implacável, meio sem nexo, que em breve submeterá o Brasil ao julgamento das cortes internacionais de direitos humanos.

Peça 3 – a última bala contra Lula

A última tentativa foi na semana passada, em um relatório da Polícia federal com erros grosseiros e uma base factual fictícia que apresentou diversas evidências da perseguição imposta a Lula.

Evidência 1 – a caracterização do crime.

O relatório imputa um crime – corrupção passiva – que só se aplica a funcionário público. Colocaram os supostos delitos na linha do tempo em 2014. Desde 1o de janeiro de 2011 Lula não é funcionário público. Dona Marisa nunca foi. E não se incluiu nenhum funcionário público na lista dos indiciados.

Evidência 2 – os inquéritos ocultos

O que mais surpreendeu foi o fato da denúncia ter ocorrida no âmbito de um inquérito que tramitou de forma oculta na PF. 

Há um inquérito público que apurava os verdadeiros proprietários dos apartamentos no edifício Solaris. Foi relatado sem imputar crime algum a Lula. O inquérito oculto que só foi descoberto porque o Ministério Público Federal (MPF), talvez por engano, peticionou no inquérito público indicando o número do inquérito oculto. Os advogados de Lula fizeram pedido de acesso ao juiz Sérgio Moro. Que respondeu que só poderia dar acesso com concordância do MPF. Nesse ínterim, soube-se da existência de um terceiro procedimento, também oculto.

No dia 19 de agosto, os advogados ajuizaram a reclamação no STF (Supremo Tribunal Federal) No dia 24 de agosto Moro deu acesso ao inquérito. Dois dias antes, sem permitir nenhuma possibilidade de esclarecimento, a PF anunciou o indiciamento de Lula e Marisa. Nada foi instaurado para apurar os fatos relatados. A rigor, ninguém apurou nada. Indiciamento em si não tem o menor valor legal. Serve apenas para estigmatizar pessoas e garantir palanque para delegados.

Lula e Marisa se tornaram alvo da cobiça de todas as partes, inclusive da Associação dos Peritos da PF que acusou o delegado de divulgar o inquérito sem dar o devido crédito aos peritos.

O grande feito do delegado – surrupiando o mérito da Associação dos Peritos – foi a descoberta de uma rasura em um documento privado. Quem fez, por que fez, não se sabe e nem se foi atrás para saber. Mas graças à rasura o delegado pode atribuir a Lula o crime de “falsidade ideológica”.

Enfim, uma cena de vaudeville em uma das dez maiores economias do planeta.

Peça 4 – os abusos identificados pelo Supremo

O Supremo reconheceu pelo menos duas ilegalidades graves na Lava Jato:

1.     A ilegalidade do grampo entre Dilma e Lula.

2.     Ilegalidade na conduta de Serio Moro, de dar publicidade às interceptações telefônicas.

Se o Supremo reconheceu que Moro agiu de forma ilegal, e afirmou que tal conduta poderia configurar crime, de acordo com jurisprudência pacífica caberia ao PGR tomar providências. Afinal, confirmou-se que o monitoramento atingiu 35 advogados de defesa, atingiu a privacidade de um ex-presidente da República e teve papel relevante na votação do impeachment.

Advogados estrangeiros consultados não conseguiram identificar episódio semelhante em qualquer outro país civilizado. O que de mais remoto se levantou foi o juiz espanhol Baltazar Garzon que monitorou a conversa de um réu preso com seu advogado. Sequer teve a ousadia de divulgar o áudio. Mas foi punido.

No Brasil, o monitoramento de 35 advogados não resultou em nada, nenhuma consequência, nem administrativa nem penal. Havia claro desvio funcional com a lei definindo a conduta como criminosa. Diversas representações ao CNJ (Conselho Nacional de Justiça) foram arquivadas. Em junho foram feitas representações ao MPF para apurar os crimes de abuso de autoridade e crime previsto no artigo 10 da Lei das Interceptações. Até agora não houve nenhum desdobramento relevante. Foi feita uma representação por abuso de autoridade dirigida ao PGR Rodrigo Janot. A medida que tomou foi reencaminhar para o MPF do Paraná.

Todas as medidas nem foram no sentido de punir os abusos, mas de paralisar os abusos contra direitos fundamentais de Lula. Em vão.

Peça 5 – a denúncia à ONU

Com o Estado se recusando a fazer a apuração, sem nada mais a fazer no Brasil, a defesa de Lula decidiu levar o caso ao Comitê de Direitos Humanos da ONU. Esse recurso está previsto naqueles casos com ausência de medidas eficazes para paralisar violações.

Agosto foi mês de férias. Em setembro as demandas passaram a ser analisadas. A primeira etapa é o juízo de admissibilidade da comunidade. Aceito, faz-se a instrução do caso e leva-se a julgamento.

Se condenado, a ONU monitora o país para verificar o cumprimento dessa obrigação. Em 2005, ditou novas regras estreitando a análise do monitoramento, com relatórios a serem encaminhados para a Assembleia Geral afim de dar ciência sobre o cumprimento ou não do que for acordado.

Nos tempos em que se apresentava como defensor dos direitos humanos, o PGR Janot deu parecer no sentido de que o Brasil tem obrigação de cumprir todas as decisões proferidas por órgãos internacionais em relação aos quais o país aceitou a jurisdição.

Se a ONU identifica violação, a condenação envolve tanto a parte de reparação aos danos acusados – tanto moral como específica – como a punição individual aos culpados, e não apenas ao juiz que cometeu violações.  No Tratado da ONU, aliás, há um capítulo específico sobre o MPF, indicando como procuradores e promotores devem atuar na persecução penal, dando parâmetros de conduta.

A base da denúncia é a parceria procuradores-Judiciário e a pressão da mídia sobre o Judiciário.

Foi denunciado que a Lava Jato atropelou um princípio sagrado de direito, que é a separação entre quem denuncia, quem investiga e quem julga. Há entrevistas do procurador Deltan Dallagnol dizendo que eles e Moro formam  um time só.

Outra tese que poderá ser levantada pelos advogados de Lula será a da “teoria do avestruz”.

Tenta-se imputar a Lula a chamada “teoria do domínio do fato” – segundo a qual seria impossível ao presidente da República não saber as falcatruas cometidas na Petrobras. Nos Estados Unidos, um juiz isentou a Price Watherhouse de responsabilidade nas falcatruas da Petrobras, entendendo que ela não teria como saber.

Levado ao pé da letra, é possível que sobre para o Ministério Público.

A fiscalização da Petrobras passava pela auditoria interna, pelo conselho fiscal, pela auditoria externa, pela Presidência da Petrobras, pelo Ministério das Minas e Energia, Controlador Geral da União e Tribunal de Contas da União.

Todos os órgãos têm em comum a presença de um procurador do Ministério Público. Como alegar, então, que o MPF não sabia das falcatruas? O inquérito inicial é de 2006 e diz que desde então o doleiro Alberto Yousseff era monitorado. Como nada se descobriu durante anos?

Esse conjunto de circunstâncias configuraria a chamada “teoria da avestruz”, da cegueira deliberada.

Luis Nassif

100 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Adeus democracia. Resta o que?

    Caro Nassif:

    Os golpistas não conseguem controlar mais nada, resta pular etapas e passar a última, a quebra do sistema constitucional brasileiro.

    Se seguir nesta linha em breve estaremos todos censurados e alguns perseguidos.

    A luta é difícil, mas não podemos esmorecer.

    1. arapongas

      Alguns de nós já fomos censurados e perseguidos. Nada de novo, dá pra sobreviver.

      O problema é quando, depois da perseguição, nos pegam. Aí é pau de arara, cadeira do dragão, e na maior parte das vezes, uma cova clandestina.

  2. Agora o PIG não é invenção do PT
    Fico imaginando militantes da esquerda anti-PT (Psol e PSTU) vendo esses ataques da folha contra manifestantes, há 2 meses atrás esse pessoal vivia dizendo que era invenção de Petista essa mídia fascista que existe no Brasil.

    1. Foram eles que nos meteram

      Foram eles que nos meteram nessa confusão. Agora, ficam culpando o Lulismo e lavando as mãos. Esses aí quando a coisa feder de vez, vão todos se auto-exilar em Paris, londres e se duvidar até NY.

  3. Nassif,

    está circulando uma postagem no facebook que diz que professores da UFMG tiveram seus perfis invadidos e vasculhados pela PF por postarem coisas contra Temer, ou seja, caso isso se confirme, aquela fase da Noite de São Bartolomeu, que você tanto temia e alertava, pode estar sendo já uma triste e sombria realidade. MiShell Temer é um crápula golpista e está a cada dia (desde o início da conspiração) mostrando ser um ditador fascista.

  4. Estou achando que pelos meus

    Estou achando que pelos meus comentários que faço na rede, detonando tudo e todos, incluindo as FFAA que é subserviente a um espião americano, a PF vai bater na minha porta.

    Se for o caso estou ferrado, faço parte dos 4ps mais desprezível

    Velho, preto e pobre.

  5. Quem esta por trás de Temer PSDB e DEM… os próximos passos

    Os grandes jogadores de xadrez.

    Esta – logo abaixo – é a principal noticia do GGN (pois permite identificar os jogadores e as peças se movimentando no tabuleiro político econômico nacional e, desta forma, ainda que limitada, oportuniza seja oferecida, alguma defesa – se é que alguma ainda é passível de lhes ser oposta).

    “Entre as empresas investigadas estão Santander, Brookfied, WTorre, a vice-presidência de fundos de ativos da Caixa, Deloitte, GruPar (aeroporto de Guarulhos), Sete Brasil, Rio Bravo, Engevix, IBG Eletrônica (nova Gradiente), HAG Participações (holding da Gradiente) e Invepar, BRAM (Bradesco Asset management) e BEM DTVM (distribuidora de títulos e valores mobiliários), Bradesco, a massa falida do BVA, LD Consultoria, R.S. Consultoria e Lakeshore.”

    Com esta jogada da nova Lava Jato* (braço jurídico e MPF – em outra frente) o plano cada vez fica mais explícito, nenhuma empresa nacional esta a salvo (como explicito abaixo, até mesmo o setor considerado mais sólido, o bancário, será uma caricatura do que é hoje), todo o setor ligado a cadeia do petróleo, já foi desmontado, todas as grandes empresas construtoras de grande porte também, agora é a vez de manietar os fundos de pensão, para que não sejam concorrentes em futuros leilões do patrimônio nacional e, ainda, sejam obrigados a se desfazerem de seus bilhões em ações que estão ancorados nas grandes empresas estatais (as que foram privatizadas e as que ainda não foram).

    Sob a justificativa de proteger os fundos de pensão, estes serão alijados do mercado, e a ruína deles, se isso acontecer, é certa.

    Novamente paralisarão toda a estrutura econômica e comercial destas instituições, e, sob a justificativa de punição a executivos, levarão a ruina todo o patrimônio dos contribuintes.  

    E, nestas considerações, não há nenhum blefe, apenas constatações antigas.

    Ao montar seu xadrez, ou cenário politico econômico nacional, a maioria comete um pecado mortal, não explicita quem são os principais jogadores, apenas mostra as peças se movimentando (peões, reis rainhas bispos, torres e cavalos).

    É preciso saber quem são os jogadores para que se possa saber qual a estratégia para o xeque mate.

    E tem mais, este não é um xadrez convencional, e os jogadores principais podem ser substituídos no decorrer da partida conforme as peças se mostrarem mais adequadas a outra forma de desfecho da partida (neste momento, um dos jogadores foi afastado – sofreu impeachment – e sua volta somente será possível em havendo nova conformação das peças).

    A aparente briga entre PSDB e DEM (aliados aos rentistas internacionais e grandes corporações) e o setor do PMDB que tomou o poder (que, em parte, se elegeu graças ao dinheiro das empreiteiras e capital nacional), é sobre qual projeto será implementado em sua integralidade, ou seja, qual deles ficará com o patrimônio nacional (Petrobrás e demais estatais), ou seja, eles ainda estão dividindo o espólio.

    De resto, em relação as reformas trabalhista e previdenciária, não haverá divergências de fundo e o trabalhador brasileiro e o serviço público tal como hoje esta estruturado será atingido de forma brutal em seus direitos e garantias.  

    Desta forma, caro Nassif, repisando algumas colocações em outros posts,  salvo melhor juízo, em tua análise faltam estes elementos essenciais – e sem estes, fica impossível se estabelecer cenários ou estratégias com um certo grau de previsão e hipóteses mais claras e definidas.

    Reitero o acima referido – ainda remanesce uma disputa entre o CAPITAL RENTISTA (PSDB DEM Moro Globo) e o CAPITAL NACIONAL (fruto do acordo pretérito entre PT e setor produtivo nacional que retirou do capital rentista (neoliberal do FHC), o controle da economia local – e do qual fazem parte, parcela do PMDB e congressistas eleitos com apoio destas grandes empreiteiras e que ainda não se jogaram para o campo contrário). Obs: isso explica, inclusive, a atitude de Renan e seu aceno ao PT – aparentemente para definir os contornos de seu poder, pois significa que mediante sua adesão a determinadas teses oposicionistas (PT PCdo B PSOL), poderá inviabilizar certos projetos deste grupo (na realidade não quer inviabilizar, mas negociar vantagens na consecução do plano de poder posto em prática).

    Aliás, en passant, em épocas pretéritas, muito se falou em projeto de poder – do PT – e agora se vê clara e descaradamente o Projeto de Poder dos setores golpistas PSDB e DEM e ninguém se manifesta.

    A aliança selada entre a oposição golpista de Aécio Serra Alckmin e outros tucanos e demos, com a estratégia expropriatória externa, é o fator a ser considerado como primordial.

    Deve ficar absolutamente claro que é o capital rentista internacional e suas grandes empresas transnacionais, em conluio com políticos entreguistas e setores definidos da elite econômica e midiática, que busca se apropriar do setor produtivo nacional,- através do PSDB DEM e seus braços jurisdicional, República de Curitiba e midiático –  sendo que, para isso, não hesitarão em usar todo seu dinheiro falso e seus executivos, políticos e mercenários, regiamente pagos.

    No caso, a  briga, que ainda remanesce –  é sobre o que sobrará das grandes empresas que compõem o Capitalismo Nacional – que esta sendo destruído.

    Com o devido reparo que, ao que parece, ainda não há uma clara compreensão desta situação, nem por parte do governo nem pelos demais componentes do setor produtivo, trabalhadores e empresários.

    Trata-se de coisa simples, no atual cenário o adversário (aparentemente oculto) não quer paz nem tranquilidade, e sim a ruptura do atual modelo econômico centrado nas forças produtivas nacionais, não adianta apostar nessa estratégia – nem fazer projeções sem considerar este cenário.

    Explico.

    É que, desta vez é o capital rentista internacional que esta promovendo a desestabilização interna (inimigo, em tese, oculto), para que se desajuste o setor produtivo nacional e que se acirre a contraposição capital trabalho.

    Para atingir seus objetivos, além de incentivar e promover, através de setores (político-midiáticos) comprometidos com sua estratégia, uma crescente desestabilização social, interessa  a este grupo econômico que primeiro haja uma grande depreciação no valor das empresas nacionais, bem como a retirada do mercado de setores internos com suficiente poder econômico para competirem com os produtos das empresas por eles controladas.

    Assim, se eles obtiverem sucesso, logo veremos as nossas empresas serem vendidas a preços irrisórios e assistiremos as gigantes americanas da construção civil e do setor petrolífero, aterrissarem em nosso país, tomando conta do mercado bilionário da construção pesada e da extração de nossas riquezas naturais.

    E, que não se enganem os liberais de plantão, apoiando este verdadeiro saque que se esta tentando fazer no patrimônio nacional, pois ninguém esta a salvo de tais predadores.

    Percam as ilusões, nenhum setor será poupado, nem a grande indústria, nem os conglomerados educacionais, de comunicação e serviços, e, por óbvio, menos ainda, o mais rentável , o setor financeiro nacional  e agroindústria.

    Os grandes  bancos que se preparem, a prosseguir esta estratégia de terra arrasada em relação as forças produtivas nacionais,  eles serão os próximos, logo depois dos setores da indústria pesada.

    O BTG Pactual, não foi um mero recado, foi um teste e, ao mesmo tempo uma confirmação, não há nenhum empresário grande o suficiente que não possa ser atingida de forma letal em sua atividade econômica.

    Neste ponto, chegamos a uma imponderável  encruzilhada.

    A resposta de Renan Calheiros e de parte do PMDB, mostra apenas uma parte do atual embate

    É que – esta atual composição do Congresso Nacional – em sua maioria foi eleita com o apoio e imensas quantias de dinheiro – destas empreiteiras e deste capital nacional hoje encurralado…

    Estes movimentos estranhos… servem ao menos para demonstrar que ainda que débil e não articulada– esta havendo uma reação deste setor…

    E como seria de esperar,  a resposta veio de forma clara – através dos representantes do rentismo internacional –  PSDB e DEM – explicitado através das diretrizes da Globo – venda de estatais – retirada do poder de Eduardo Cunha (fisiologismo criado a sombra do poder do dinheiro das empreiteiras) – e total submissão do poder do capital nacional…

    Talvez a atitude de Renan (mais provável) seja apenas um convite a negociação – que pode ser a capitulação final – ou uma reação real(imposição de certas condições) – que, ainda que resulte numa divisão predatória e com vistas a divisão do espólio, pode fugir ao controle…

    Existe um espaço a ser ocupado nestas disputa final – … mas primeiro é ter noção dos interesses em jogo…

    *Nesta mesma área de jurisdição, ver outros desdobramentos e atos que já atingiram diretamente o ex Presidente Lula e sua família…

    1. A galinha que bota ovos de ouro

      O grande capital internacional, o que domina e é dono do Dollar, está em xeque, o blockchain e seus frutos, como o Bitcoin e os registros imobiliários decentralizados colocou um obstáculo instranponível para eles.

      Seus instrumentos de poder foram obsoletados e os colocaram na chuva e no relento.

      O Brasil é fonte de recursos que ordenhado com diligência dá uma sobrevida, mas é impossível que mantenham seus privilégios. O reset total é visto como uma oportunidade para que possam reassumir o poder.

      Mas o planeta está atento, vide os líderes no G20!

      Briga de cachorro grande, o Brasil tem é que sair da linha de fogo, se manobrarmos com coragem e inteligência, dá para conter os danos e minimizar os prejuízos, mas o Temer não é  do Ramo, infelizmente.

       

  6. ….dos efeitos trágicos da
    ….dos efeitos trágicos da “SATANIZAÇÃO” do outro….Para que uma sociedade aceite como algo natural o genocídio de um outro grupo social sem que isso traga qualquer sentimento de culpa ou perda moral ou disposição de lutarmos contra o que normalmente consideraríamos uma ignomínia, um horror, o PRIMEIRO sentir que nos incutem, NECESSARIAMENTE será a “ausência de valor humano” em relação ao grupo a ser exterminado, ou tratado como “grupo (des)humano de exceção” – as pessoas sobre as quais posso agir, ou me acostumar a assistir sem pressões morais de quaisquer espécie, toda a sorte de humilhações, violência, injustiça, degradações…..Um modo terrivelmente fácil de se conquistar esse feito sobre uma parcela imensa da sociedade, de uma nação inteira, é criar um estigma “que cole” na pele das pessoas do grupo a ser destruído e sobre esse estigma, finalmente, sua “SATANIZAÇÃO ABSOLUTA”, não apenas DESPROVÊ-LO DO RESPEITO HABITUAL que naturalmente temos por nossos semelhantes, MAS DESTRUIR NA MENTE DE QUEM QUERO MANIPULAR justamente essa semelhança: não é imoral, afinal, odiarmos ou desprezarmos quem não tem valor, quem não merece o nosso respeito..A religião cristã usou isso largamente para justificar genocídios e dominação humilhante sobre povos inteiros, a maioria já dizimados, no Brasil, por exemplo, acreditava-se que “os índios não tinham alma”, eram “animais”, portanto não havia grande problemas em que fossem mortos ou usados como escravos..O mesmo princípio, com ou sem o uso da religião aplicava-se tanto aos índios como aos negros nos Estados Unidos, palco de medos, nojos, fanatismo, ódios, indescritíveis, mancha vergonhosa na história desse país..Outro exemplo clássico é a Alemanha de Hitler. O que ocorre hoje no Brasil, aliás, particularmente me deu uma noção muito nítida de como é fácil elevar as piores emoções dos seres humanos, manipular seus medos e preconceitos arraigados, a maior parte deles inconscientes, criar um clima que favoreça o florescer de paroxismos cada vez mais intensos, e um dia chega-se ao fim do processo, maligno, perverso, demolidor da humanidade mais básica das pessoas, levadas ao que chamo hoje de ESTADO DE FANATISMO ABSOLUTO – quando, na área atingida pela doença, a pessoa, antes comum, com defeitos e virtudes como a maioria de nós, torna-se uma ESPONJA VIVA DE DEJETOS, alimenta-se deles, passa a ruminá-los, interiorizá-los de tal modo, que SUA RAZÃO É RACHADA, literalmente, e surge então O SER SOCIAL ESQUIZOFRÊNICO, parte dele racional, vivendo seu cotidiano, seus valores, suas virtudes, e a outra parte servindo apenas para retroalimentar sua enfermidade, seu fanatismo, seu incomensurável DESPREZO E ÓDIO daquele outro, daquele grupo a que acaba de SATANIZAR em sua alma. Ora, se falamos que o objetivo do manipulador é “DESPROVER O OUTRO DE RESPEITO HUMANO, DE SEMELHANÇAS COM O QUE É HUMANO”, que vitória maior, que clímax mais perverso, absoluto do que esse, a SATANIZAÇÃO do outro ser…?.Voltando às semelhanças entre o nazismo e o movimento antipetista no Brasil, essencialmente em nossa elite social e classes médias, mas pegando rebarbas em todos os setores, percebemos que assim como os alemães foram aos poucos aceitando a DOUTRINA de que os judeus eram a ESSÊNCIA DO MAL para o seu país, no Brasil, de modo SISTEMÁTICO E MASSACRANTE, nossa grande mídia apresentou a doutrina pela qual Lula e o PT trariam ao Brasil uma “nova Cuba”, “a Venezuela de Chaves”, “o Bolivarianismo”, a censura, o aparelhamento do Estado para a perseguição dos adversários políticos, e um “projeto de poder”, ou seja, no fundo uma DOUTRINA, onde apenas desgraças sociais, morais, opressões e perdas “terríveis” de liberdades diversas nos aguardavam..Hoje, pensando no termo eterno criado por Hannah Arendt, “a banalização do mal”, percebo como são ingênuos os que pensam que aquela geração de alemães era composta por “pessoas ruins”, “sem caráter”, “malignas”, em especial, como se um acaso tivesse juntado naquele espaço e naquele tempo, “monstros em forma de gente….” – E Hannah nos diz que NÃO! Que eram pessoas comuns, como eu e você, os alemães – falando do povo, da sociedade civil… – que foram aos poucos acreditando “no mal representado pelos judeus”, no “salvador”, Hitler – como temos os nossos, incensados pela mídia, os Joaquins, os Aécios, os Moros….. – e que pessoas comuns, SE DESPERTAMOS SEUS MEDOS, SUAS IGNORÂNCIAS, SEUS PRECONCEITOS, E OS EXACERBAMOS NUM PROCESSO PERVERSO, um dia o fanatismo chega, e com ele o bloqueio da mente, da alma, e até o ÓDIO é apenas um pulo..Será que é preciso desenhar que não há diferença alguma entre o alemão que ria dos judeus que no início eram cuspidos nas ruas, levavam socos, e os milhares que festejaram a jovem universitária cega pela PM de Alckmin, vejam bem, SERES HUMANOS SE VANGLORIANDO DISSO, porque a jovem era uma “petralha”?.O MECANISMO de PERVERSÃO de tudo o que nos humaniza, é o mesmo! Os alemães mantiveram sua capacidade de se horrorizarem, se uma tragédia acontecesse com SEUS SEMELHANTES, as pessoas que amavam. O que ocorre de mais MALIGNO no fanatismo que envolve a SATANIZAÇÃO do outro é justamente essa CISÃO de caráter, valores, ética, solidariedade, tudo, enfim. Cria-se no ser fanático o que chamo de ‘LEGITIMAÇÃO DA EXCEÇÃO” – quando legitimo internamente falas, ações, comportamentos dirigidos a uma pessoa ou grupo social, que se ocorressem aos que considero meus SEMELHANTES, os mesmos eventos, ficaria horrorizado, teria compaixão, ou me revoltaria contra aquela injustiça, etc. etc.,Em relação aos países que enfrentaram tais fraturas sociais, a História nos ensina: todo tipo de horror, tudo o que há de mais bárbaro capaz de ser elaborado e tornado comportamento pelos mais baixos instintos, aos poucos vem à tona. Sempre há um abismo a mais, uma tolerância a mais ao que antes, como pessoas e sociedade humana jamais permitiríamos, o SENSO COMUM não permitiria. Sempre haverá “a primeira cuspida no rosto de um judeu”, como a primeira agressão verbal a uma autoridade do PT, num Restaurante – estimuladas pela mídia – Sempre haverá a primeira prisão ilegal de um judeu, como houve no Brasil a primeira condução coercitiva, antes de virar triste rotina..É NECESSÁRIO compreendermos que são cidadãos NORMAIS, os que nessa primeira fase vão se acostumando com O NOVO SENSO COMUM, logo, aquilo que escandalizaria, já não causa efeito algum, logo, aquilo que antes o ser lúcido rejeitaria horrorizado, passa ele mesmo a fazer, a assumir o comportamento, a fala, o discurso, ou apoiar quem por ele faz, representando seu novo pensar, seu novo sentir..E assim, comemora-se a perda de visão de uma jovem de vinte anos….. Comemora-se a degradante e desnecessária condução coercitiva de um ex-presidente da República, por puro prazer, sem que haja NEXO ALGUM entre o ato em si e a Justiça sendo feita com a isenção e a dignidade que dela se espera. Não estaria totalmente enferma uma nação em que milhões se alegram com essa violência, essa insanidade, que quebra todos os direitos fundamentais do homem, aquilo que nos faz ser – ou não – civilizados? Tantos exemplos caberiam aqui…. Todos conhecemos amigos e familiares que apresentam em seu COMPORTAMENTO SOCIAL ESQUIZOFRÊNICO, exatamente essa fratura, essa cisão: normais em suas relações outras com a vida, pessoas, grupos sociais, aqueles onde “ENXERGA A SEMELHANÇA” – portanto, respeita…. – e fanáticos odiosos, toscos, malignos, injustos, sem nenhum amor à verdade, apenas o ódio, o desejo intenso da HUMILHAÇÃO do INIMIGO – ou seja, O OUTRO TRANSFORMADO EM SATANÁS PESSOAL E SOCIAL. É o que vivemos em nosso espaço-tempo, nós, brasileiros, hoje, em nosso país!.E essa CIÊNCIA é fundamental para os que quiserem minimamente se perguntar: “Como chegamos até esse ponto? Como descemos a esse pântano moral, essa barbárie, essa incivilidade absoluta, esse império da farsa, do nonsense, da caricatura, como chegamos a esse horror….?.******     

     

    1. Analise primorosa da

      Analise primorosa da psicologia do que estamos vivendo no Brasil. E’ grave, e imprevisivel em suas consequencias.

      Lendo este texto, que seria mais facil de ler se fosse parcelado em paragrafos, fiquei pensando na responsabilidade das religioes num processo desse tipo. 

      Pelo que sei, e pelo que vemos, os evangelicos e os catolicos – com excecao de setores minoritarios no interior dessas duas religioes – apoiram o golpe, ativa ou passivamente (e a postura “em cima da muro”, e conivente com o golpe, da CNBB nao me deixa mentir). Parece que os novos ares do Papa Francisco ainda nao chegaram na igreja brasileira, reduzida a um nucleo altamente conservador e reacionario pelos dois papas anteriores. Existem raras e honrosas excecoes.

      Algumas igrejas protestantes tradicionais se manifestaram contra o golpe – os Luteranso, Anglicanos e Presbiterianos – embora nao me pareca que os posicionamentos da lideranca tenha chegado aos fieis, firmemente sintonizados com a globo e o resto da midia golpista.

      Os espiritas estao demasiadamente ocupados com o alem para se posicionarem com relacao aos assuntos mundanos de interesse coletivo – com excecao da campanha contra o aborto, onde colaboram ativamente com os evangelicos e os catolicos. E tinha um ator, espirita famoso, da Globo, esqueci o seu nome, que passou anos durante o governo Lula, atacando-o e ao PT, sistematicamente, brutalmente, na televisao, na internet, na imprensa escrita. E, claro, a imprensa adorava dar espaco para este impostor.

  7. Como vai reprimir quando o galo insistir em cantar?

    Eles sempre subestimaram a inteligência da população em geral, mas com esse ódio ao PT implantado pelo PIG, eles “criaram asas” e estão passando dos imites do “tolerável”.

    STF, PGR, MPF, PF não podem ter partido e nem curvarem-se ao “barões” da grande mídia em detrimento do estado democrático de direito.

    O povo é muitas vezes manipulável, mas isso não é uma regra. Lembrem-se de 2013 quando o povão saiu às ruas exigindo mudanças estruturais e nada aconteceu, apesar da proposta de plebiscito para a reforma política, feita por Dilma, e recusada pelos parlamentares.

    “Como vai reprimir quando o galo insistir em cantar?” (Chico Buarque)

    O MUNDO ESTÁ VENDO ISSO!  UM DIA A FICHA CAI PARA OS BRASILEIROS.

  8. Avestruzes

    Os procuradores, policiais federais e juizes – esses de estilo Moro – tomaram tanto gosto pela protagonização na cena politica brasileira que não vão querer parar. Ainda que maniqueisticamente, pegando apenas alguns patos e deixando outros, tais quais Aécio Neves, Michel Temer ou ainda José Serra intocaveis, continuarão sua cruzada canhestra. Ah não ser que atual maquina federal os tratore, sem isso, vão seguir de operação em operação, todas espetacularizadas. Guy Debord não poderia ter acertado melhor sobre qual sociedade do séculos XX e XXI nos criamos. Uma sociedade espetacularizada e totalitarista, com a concentração de todos os poderes nas mãos de alguns poucos e na qual a maioria sucumbiu, incluindo o judiciario brasileiro.

    No que tange a Lava a Jato, esta claro que o objetivo maior dela (deles) é punir os “grandes responsaveis” pela corrupção maior do Pais, na Petrobras e nas empreeteiras. E os grandes responsaveis são os governantes petistas e seu entorno. Prende-se Vaccari, José Dirceu, derruba-se a presidente eleita e a apoteose devera vir, sem engano, com uma possivel preventiva de Lula ou mesmo uma condenação austera com o carimbo do juiz Sérgio Moro. Pronto, o serviço foi completado.

    Não ficaria surpresa, visto o tanto de ilegalidade que Sérgio Moro e seus procuradores incorreram, que a PGR e as intâncias cabiveis ignorem toda e qualquer condenação que a Comissão dos Direitos Humanos da ONU possa estipular à Lava a Jato e ao Brasil.

    E que ironia a teoria da avestruz… Não tem sido essa a maior atitude do MPF, Sérgio Moro e Janot, no qua tange aos verdadeiros corruptos deste Pais e à propria Operação Lava Jato?

  9. Vigilante desde a aurora.Nao

    Vigilante desde a aurora.Nao me dou mais o trabalho de comentar os textos do Xadrez produzidos pelo mais brilhante jornalista de sua geracao.Tenho sim a obrigacao de comentar os que os textos representam para a democracia brasileira e o alcance produzidos por todos eles.Assim como no Caso de Veja,o objetivo maior na serie Xadrez,e a defesa dos valores democraticos,e as denuncias irrefutaveis que Nassif apresenta a cada texto,que essa operacao Lava Jato de maos dadas com a Procuradoria Geral da Republica,seu proprio comandante Rodrigo Janot,macumunados com a velha midia,representam o mais grave atentado ao Estado Democratico de Direito,e as garantias individuais dos cidadaos,sob o olhar complacente e omisso do Supremo Tribunal Federal.O Brasil deve a Nassif o desmonte da maior farsa,que ja produziu um tsusinami e corou de vergonha o mundo civilizado,com a destituicao de uma Presidenta da Republica sem crime de responsabilidade,e colocou em seu lugar uma gangue de assaltantes que tem como maior objetivo o asalto aos cofres publicos,e repassar parte do butim que lhes cabe,aos agentes que dela participaram,especialmente a velha midia.O Xadrez de Nassif entra nos seus capitulos finais,para demonstrar e provar que essa maldita operacao Lava Jato esta com seus dias contados, e levara Moro e seus asseclas a vala comum da historia,deixando para tras,um rastro de destruicao e quica mortes,a aniquilacao de uma democracia conquistada a duras penas,e volto a repetir,a maior farsa produzida no Brasil ao longo da sua historia.E exatamente isso que o Brasil deve a esse jornalista,corajoso,valente e destemido,a mostrar que a Operacao Lava Jato foi produzida por um bando de lunaticos,para atender os interesses inconfessaveis de uma elite predadora e cruel,que jamais medira as consequencias para manter seus previlegios.

    1. cafundó

      Como isso aquí esta virando um cafundó americano, usemos imagens americanas.

      O sistema judiciário tornou-se um “cangaroo court”, e o provisório parece, mais e mais, un Emperor Jones.

  10. Nassif,
    Mais uma grande

    Nassif,

    Mais uma grande contribuição este seu texto para entendermos o grave momento que estamos passando.

    Temos que manter a mobilização ate o desgaste dos golpistas.

  11. mídia

    Sem a globobo essa gente não existiria. Nem mouro, nem janot, nem gilmau. Procuradores seriam obrigados a procurar. Delegados deveriam investigar, etc.

    Coxinhas per-de-ri-am a certeza que dispõe em abundância. Dilma estaria na presidência e o minúsculo Mishel Temer estaria conformado em ser decorativo.

    Fizesse a midia o seu trabalho, a gangue que hoje governa estaria TODA presa. O helicóptero transportador de farinha teria sido doado à policia federal e não estaríamos em crise de desemprego. O Brasil continuaria sendo respeitado.

    A globobo é o cancer do Brasil. 

    1. Enquanto a maioria do povo

      Enquanto a maioria do povo brasileiro nao entender isto, nao conseguiremos sair dessa condicao aviltante de republica de bananas. A existencia da globo e’ incompativel com a existencia do Brasil enquanto pais decente.

    2. Rede golpe

      Quem comanda a globo, e não são os irmãos marinhos, este só recebem a propina que os torna bilionários, domina o cenário. A globo é o instrumento da destrução do país e de suas “instituições”.

  12. A situação é grave
    Do golpe muito se falou. E da nova forma de ditadura que se instala?

    Ficou claro para a comunidade internacional e para setores nacionais comprometidos com o desenvolvimento do país que o impeachment contra Dilma se trata de golpe disfarçado para convencer (apenas os incautos) da sua legalidade.

    Sem legalidade e sem a legitimidade da entronização via escolha direta pelas urnas, o novo governo não se sustentará pelas vias democráticas.

    Golpe de circunstâncias semelhantes
    O momento presente, de fácil leitura em seus avanços inclusivos, com melhoria salarial, programas sociais diversos, foco na educação, resumindo, reformas de cunho social democráticos, exatamente em moldes como fizeram as democracias mais avançadas.

    Sempre que se tentou melhorar o padrão de vida do povo – atenção que aqui também está incluída a classe média – derrubadas de governos foram pactuados pela elite e cegamente receberam o apoio da nossa e ignorante classe média.

    A classe média brasileira, e historicamente reconhecida como protetora e babadora da elite. Qualquer estudo irá apontar os invasores que por aqui chegarem para enviar nossas riquezas para Portugal e ficar com a sobra dela, os Capitães do Mato, os capatazes, formas mais sofisticadas colonizados como os juízes e parlamentares defendendo os interesses dos ricos. Quem há de negar essa formação com base na casa grande e senzala, que perdura, derrubam governos e criam ditaduras?

    A classe média brasileira desconhece os benefícios para ela própria de reformas da social democracia.

    Aceita e aplaude a teoria da social democracia, mas derruba qualquer governo que tente aplicar os instrumentos inclusivos.

    A nova forma de golpe

    Outros defensores dos privilégios alguns poucos foram forças armadas que não só deram guarita, como correram promotoras em conluio com a elite civil do golpe de 64. Não vamos nos esquecer que a imprensa foi defensora do golpe, reconhecendo sua estupidez em editoral da Globo.

    Desta vez, quem se alia aos interesses exclusivistas e produz o golpe é o parlamento – que em 64 não foi autor, mais reafirmou cada um dos atos da ditadura – agora como autor e com auxílio do poder judiciário.

    Forma tão clara e preparada, que um estudo realizado em 2007 por Aníbal Pérez-Liñán pela Universidade de Cambridge, cujo título foi enfático e premonitório, “O Impeachment Presidencial e a Nova Política de Instabilidade na América Latina”‘, descreve: “após os regimes militares na América Latina, a opção foi por golpes não violentos, travestidos de impeachment”.

    A nova forma de ditadura que se instala

    Como dito, sem legalidade devidamente constatada e sem a legitimidade da entronização via escolha direta pelas urnas, o novo governo não se sustentará pelas vias democráticas.

    O governo nestas condições, a história comprova, terá que se utilizar da mesma forma que qualquer ditadura se sustenta.
    Assim, não é de se estranhar que Temer e sua equipe já tenha coopitado a grande mídia e tentado calar a mídia independente tirando recursos financeiros e articulando com a justiça uma série de ações judiciais contra os jornalistas que criticam o governo.

    Democracia vai muito além do voto. O exercício pleno dela inclui respeito à divergência, programas de inclusão e ampliação do que está posto, e todas as medidas possíveis que estabeleça condições semelhantes de oportunidades e disputas, tudo o que procure o equilíbrio, condição indispensável para que a democracia seja alcançada.

    A tentativa de esvaziamento da EBC corrobora tal afirmação. A famigerada proposta da “escola sem partido”, a disposição em acabar com o ministério da cultura, área eminentemente de crítica e propositiva, a derrubada de auxiliares e técnicos que divergem do pensamento. Tudo no sentido formar um pensamento único, de reprimir e calar todos os que possam criticar a criatura.

    Inocentemente (será?), o governo ora derrubado, apoiou uma série de ações e projetos de lei que visam reprimir qualquer manifestação contrária aí que está posto, como a cretina lei antiterrorismo, entre outras. A educação é esvaziada. O Ministério da Justiça se arma.

    O atual governo já aplicou, e ensaia uma série de outras ações para desmantelar as conquistas da social-democracia implementadas pelos governos anteriores, e isso é claro e insofismável.

    Se estamos presenciamos um golpe com nova formatação, também estamos entrando em um período de ditadura com nova roupagem.

    Desde julho em:

    https://jornalggn.com.br/noticia/xadrez-dos-novos-tempos-da-democracia-em-risco

  13. Meia volta, volver!
    Desde 2013 comento neste sentido do post, tentando alertar para o endurecimento dos instrumentos de repressão para os conflitos em latência e esperados pelos observadores das cenas nacionais e internacionais.

    Essas leis draconianas que estão sendo criadas ferem de morte as democracias.

    Os governantes já não mais escondem, ou procuraram disfarçar, que estão a serviço de grupos restritos, e de costas para as populações, e que se estas se manifestarem contra o que está posto haverá reação violenta do Estado. O mundo não poderá mais questionar o que está posto, não há mais alternativas fora do que nos foi dito. Para isso servem as leis duras e a repressão cavalar.

    Em certo momento, fomos nos mesmos quem pedimos essas ações, por medo da insegurança que nos foi massificada pela mídia. Mas, não nos demos conta que estávamos armando o estado contra nós mesmos.

    Quando as Constituições Federais estabelecem, logo nos seus primeiros artigos, que entre as principais funções da democracia está a proteção dos direitos humanos fundamentais, como as liberdades de expressão, de religião, a proteção legal, e as oportunidades de participação na vida política, econômica, e cultural da sociedade, está claramente expressando como se deve realizar a forma de relacionamento entre seus entes, sejam indivíduos, pessoas jurídicas, e entre eles.

    Em qualquer democracia aos cidadãos está assegurada a possibilidade de participar ativamente do processo político, proteger seus direitos e sua liberdade. Trata de um regime de governo em que todas as importantes decisões políticas estão com o povo.

    Desta forma, o ato de protestar e expressar o seu inconformismo com os processos decisórios se tornam atos essenciais para a realização plena do desenvolvimento democrático.

    As manifestações públicas, greves e outras formas de protesto dos cidadãos estão presentes em todas as formas de governos, sejam ditatoriais ou democráticos.

    E o que os diferenciam é exatamente a reação dos entes públicos na forma em que se relacionam com a população.

    É conhecido que em qualquer protesto público alguns cidadãos pratiquem algum tipo de abuso, e este sim tem que ser coibido, de forma isolada.

    O uso da força de forma indiscriminada contra todos os que se manifestam em sua cidadania em reações as situações estabelecidas caracteriza exatamente os regimes não democráticos.

    Os históricos pelo mundo confirmam que qualquer tentativa de calar a cidadania só ampliam as perturbações naturais do protesto e quanto mais violenta for a repressão mais apoio popular os manifestantes terão.

    https://assisprocura.blogspot.com.br/2016/07/desde-2013-comento-neste-sentido-do.html?m=0

    1.  É inconcebível que desde

       É inconcebível que desde 2013 – quando surgiram – os black blocs, a polícia (que se diz bem preparada) não tenha indentificado nenhum dos vândalos.

      Porquê?

      Porque – tudo leva a crer – que sejam PMs disfarçados. 

      Se sabe da utilização desse meio de infiltração (não só agui) para inculpar o inimigo e justificar reação.

      Demais, em reforço, afirme-se que não seria nada difícial a identificação desses indivíduos (componentes do movimento black blocs),  cercando-os e  os separando dos manifestantes… Não se contando, ainda, dos meios tecnológicos (vídeos entre outros) existentes para esse mister de identificação…

       

       

  14. O Brasil não passou a limpo a

    O Brasil não passou a limpo a ditadura inaugurada em 1964. Pessoas e grupos que apoiaram o golpe e o regime militar permaneceram com todas as condições de planejarem um novo golpe, este que veio a acontecer a agora. Um dia o país terá que ser passado a limpo, já são dois golpes. Quanto a isto que alguns chamam de “governo”, nunca teve a menor sustentação popular, nem mesmo na classe média burra que topou fazer o papel de figurante no golpe de estado apenas porque foi manipulada pela mídia golpista. O apoio que tem é da parcela corrupta e entreguista da política. Mídia e parte do judiciário apoiam enquanto for conveniente, na hora que se oferecer alternativa menos grotesca, o “presidente” e seu ministério de “notáveis” serão descartados da mesma maneira que collor o foi.

  15. Sorry, o Grito da Periferia…

    Se eu venho para brigar, se eu venho para morrer, eu venho para matar!

    Grito uníssono nos ônibus que transportam os manifestantes da periferia.

    A pergunta que os Golpistas fazem e que não quer calar:

    Mil contra um, dá para encarar?

    Vamos lavar as ruas de sangue até a vingança terminar.

    O Brasil não fez por merecer isto.

    1. O Brasil fez por merecer SIM

      O Brasil fez por merecer SIM !!!

      Programas socias cujos beneficiárrios não ligaram para defendê-los, muito menos defender quem implantou.

      Povo de Góias que elege Caiado Senador. Capixabas que elegem Magno Malta. Paulistas que reelegem Alckmin no primeiro turno.

      PAulistas elegem Serra, notório traidor da pátria, Senador. Esse aí em um país decente já teria sido fuzilado por traição. Teve quase 12 milhões de eleitores. Se fossem todos mortos, seriam 2 holocaustos. Ou seja, só em SP, temos quase 12 milhões de traidores da pátria assumidos !!!

      Sem falar nos PAranaense com Beto Richa e Álvaro Dias. Agrippino Maisem qualquer país decente não se elejeria para nada. No Brasil, o povo do RN o elegeu Senador.

      Aécio, um sujeito notoriamente criminoso, teve 52 milhões de votos.

      O Brasil faz por merecer toda essa desgraça !!!

    2. Alexandre, já fiz um cálculo bastante interessante.

      Se considerarmos as vinte maiores regiões metropolitanas brasileiras

      São Paulo 21.090.792

      Rio de Janeiro 12.280.702

      Belo Horizonte 5.829.923

      Porto Alegre 4.258.926

      Distrito Federal e Entorno 4.201.737

      Fortaleza 3.985.297

      Salvador 3.953.290

      Recife 3.914.317

      Curitiba 3.502.804

      Campinas 3.094.181

      Manaus 2.523.901

      Vale do Paraíba e Litoral Norte 2.453.387

      Goiânia 2.421.833

      Belém 2.402.438

      Vitória 1.910.101

      Sorocaba 1.888.073

      Baixada Santista 1.797.500

      Ribeirão Preto 1.645.996

      São Luís 1.538.130

      Natal 1.504.821

      Teremos um total de população concentradas nestas regiões de 86.198.149.

      Imaginando que 4% destas pessoas estejam dispostas a um enfrentamento, chegaremos a um número de 3.447.925, ou seja, três milhões e meio.

      Se formos mais exigentes e passarmos para 1,5% chegaremos ao surpreendente número de 1.292.972, ou seja, 1,3 milhões de pessoas.

      Este número nem polícias civis, militares e exército seguram.

      Este cálculo não leva em conta os mais 120 milhões que teriam mais dificuldade de se mobilizar, mas começado um processo mais importante podería-se agregar mais outro tanto, chegando facilmente a três milhões de pessoas DISPOSTAS.

      Os golpistas estão brincando com fogo e nem sabem disto.

      Esta interpretação está sendo feita pelos serviços de inteligência de outros países, motivo pelo qual há uma unaminidade de opiniões contra o golpe na Imprensa Estrangeira.

  16. Essa corte interamericana não

    Essa corte interamericana não é respeitada pelo judiciário, eles não dão a minima para essa instituição. Os torturadores se safaram dessa corte com apoio do judiciario que nunca tomou as medidas proposta pela corte.

  17. Caminhamos para uma guerra

    Caminhamos para uma guerra civil.  O Judiciário está dividido.  O povão está com Lula.  A elite depende da Globo que não suportará por muito tempo a animosidade do povo.  Tirando São Paulo e a República de Curitiba, não vejo nenhum apoio ao Temer por parte dos governadores.  Restará a pancadaria nas ruas.

    Aconteceu algo muito positivo.  Consumado o golpe no Governo Dilma, os movimentos de resistência aumentaram e com mais intensidade. 

    Parece ter caído a ficha em parte da classe média que percebeu a TOCAIA que a mídia-judiciário-congresso armaram.  Era tudo mentira.  Nem Lula era chefe de quadrilha, nem o PT era o mais ladrão.  Foi justamente o contrário.  Lula e Dilma deram liberdade aos poderes, que logo se transformaram em focos de conspiração. 

    O conflito ídeológico já existe.  E está tomando vulto, relevância e dramaticidade.  Não há projeto nacional sem democracia.

    Em um país sério Moro, Gilmar e Cia já estariam na prisão.  É absurdo o que acontece com a conivência do STF ultradecorativo e irresponsável. 

    1. O governo dilma atrapalhou a

      O governo dilma atrapalhou a resistência. Se fosse com o Lula jamais teria golpe. A maneira da dilma, do zé cardoso e do mercadante “sair das divididas irritou a torcida”.

      Eu votei nela e torci por ela, mas quase todo mundo que eu conheço  consideram-na insuportável.

  18.  
    … A propósito,
    os dois

     

    … A propósito,

    os dois moleques servidores públicos conspiradores já foram presos?
    Um do ‘miniSTÉRIO’ PRIVADA dos nazigolpistas, antinacionalistas/entreguistas; outro, do TCU dos mesmos INFAMES [mega]corruptos!
    Para que nunca mais canalhas servidores públicos violentem a soberania popular!
    “Canalhas, canalhas, canalhas!”

  19. O que me deixa pensativo

    O que me deixa pensativo nessa paranóica caçada ao Lula é sua motivação sem motivo. Tivessem encontrado uma conta na Suiça, um patrimônio realmente seu e não declarado, tipo mansão em Parati ou apartamento em Paris, enfim, uma prova irrefutável de um ato de corrupção, qual teria sido o problema em indiciá-lo, julgá-lo e prendê-lo se condenado? Mesmo não havendo isonomia, pois muitos corruptos comprovados e conhecidos estão “todos soltos”, ficaríamos tristes se fosse encontrada uma prova contra o Lula, sentir-nos-íamos traidos, mas teria como não aceitar sua prisão se decretada após um julgamento? Então, se nada foi encontrado, por que continuar a caçada? Porque é golpe, sim, mas também por crença, fé, que como inúmeras outras, por razões psicológicas habita o inconsciente de muitas pessoas. Tipo matança de judeus em Lisboa (1506), noite de Sáo Bartolomeu (1572) e mais recentemente, o nazismo, o fascismo.E recentíssimamente essa caçada. Toda violência motivada por crença deve-se aos recalques mantidos no inconsciente, que não podem aflorar para não mostrar ao crente a verdade verdadeira. Há necessidade de se encontrar um culpado para a própria desgraça, inutilidade, inveja, etc…nunca o proprio crente. O judeu, o protestante, o gay, a mulher, o negro, o Lula, quando agredidos, são a tentativa do agressor de esconder a própria face: “Esse cachaceiro apedeuta, duas vezes no cargo máximo da República, amado por pelo menos meio Brasil, reconhecido no mundo, e eu, letrado, de família, só bebo vinho, aprovado em concurso público, e eu, e eu, e eu…”.  Fosse apenas golpe, sabendo como agem, teriam optado pela eliminação física do indesejado, não necessariamente de maneira explícita, opção mais rápida e menos desgastante. E meu pensamento final não é meu, também não é do Lula, mas que poderia ser, poderia sim: “Recalcados piram, mas não adianta…eles só me inspiram pra continar”.

  20. Poucas palavras

    Estão sobrando poucas palavras para definir o que são estas pessoas e seus atos, estamos caminhando para o dia em que só poderemos usar uma única palavra: Canalhas!

  21. Como fica a moral dos alienados?

    Nassif, espero um novo xadrez para saber como fica a moral desses agentes MPF e Juizes ant-esquerdas com seus pares, ora, o que esses alienados vão dizer a seus alunos, familiares e irmãos de igreja? Senhora e senhores vamos exterminar o PT e ponto final? Os outros partidos são pura-pureza? Será que o meio social desses funcionários públicos vai ficar satisfeito? E o que dizer dos políticos: Aécio, Alkimim, Cunha e Temer que ano que vem vão ser jogados para fora do tabuleiro de seus próprios partidos com a desculpade que estão com pouca credibilidade, estes vão aceitar o ostracismo?

    Gostaria de ver respostas no próximo xadrez, Nassif.

    1. Essa gente não tem moral …

      e isto é notório pelas suas práticas. A família, bem, a família não creio está preocupada com isto. Se for tipo Claudia Cunha e a Recatada vão estar preocupadas de comprar. 

  22. A questão também sobre esses

    A questão também sobre esses delegados da polícia federal é que os advogados da esquerda são todos burros e mal preparados. Quando o protogenes chamou a imprensa para filmar a prisão do daniel dantas, os odvogados da direita foram lá e pediram a condenado do delegado por abuso de poder. Descobriram várias ligações dele para a imprensa. 

    Até  o mundo mineral sabe que TODOS os delegados da pf fazem isso, mas só um foi punido, com pena máxima. 

    Mas o que fazem os advogados da esquerda? ficam brigando com o judiciário, imprensa e deus e o mundo. 

    Já passou da hora desses advogados entrarem com uma enxurrada de ações contra esses delegados da pf por abuso de autoridade e poder. Se não vai tudo como dantes…

    O fato é que a esquerda é burra mesmo e ponto final.

  23.  
    … E até quando a Lei

     

    … E até quando a Lei permitirá que o “juiz” ‘mor(T)o’ manterá – ILEGALMENTE – o grande líder José Dirceu em prisão perpétua?!…

  24. O golpe traçado

    Boa análise.

    Acho mesmo que há uma grande e oculta trama urdida justamente para desembocar no cassação de direitos individuais. As movimentações dos protagonistas e suas histórias levam a isso. Não por acaso a “República dos Estados Unidos de Curitiba” e seus justiceiros já enveredaram para outro rumo.  A vazajato esgotou as possibilidades de perseguição a Lula sem nada obter, salvo o circo armado por palhaços e ginastas do salto mortal triplo carpado. Sobraram os tucanos e suas inocências proverbiais. Mesmo com provas não são indiciados.

    Os fundos de estatais passaram a alvo do único justiceiro com jurisdição nacional. Naquele enclave tudo é permitido para a consecução dos objetivos inicialmente traçados. A caça desenfreada a Lula, PT e apoiadores.  Os sabujos após anos e anos, há uma década o notório Yussef é monitorado, de buscas dirigidas e parciais nada encontraram, salvo uma rasura sem indicação alguma de quem o fez , aliás facilmente explicável, com movimentações ilegais mas de “boa fé”, oportuna inovação jurídica a permitir ilegalidades várias e ideológicamente dirigidas eis que nunca conseguiram criminalizar um tucano, apesar de delações. Aliás agora as delações não mais vem ao caso. Só sobraram tucanos para indiciar. O “mais chato” nunca é lembrado.

    Na medida em que a perseguição a Lula fenece por falta de delitos a denunciar as forças obscurantistas viram-se para o povo em geral.

    Aumento do desemprego, redução das verbas sociais, desestímulos à educação e saúde e o desenrolar da trama visando a redução dos direitos civis, como bem notou Nassif.

    A resistência já começou com a juventude – sempre ela ! – e setores do judiciário incomodados com a pletora de ilegalidades. Na vez anterior o fechamento foi facilitado pelo apoio da mídia e a inexistência de outros canais de informações. Agora a diversidade de participantes e meios dificulta grandemente as manobras do reacionarismo e atraso.

    O olhar internacional sobre o Brasil terá alguma reverberação interna mas pouca. A rataiada – que segue livre, leve e solta, bem mais do que os 300 ratões – está mais preocupada em pegar o queijo do que observar a cena.

    Parte do pré-sal já foi entregue. O BC e sua SELIC criminosa segue nas alturas mesmo com o país em contração. O orçamento para 2017 já mostrou as mudanças de foco. Mais recursos a quem tem mais e redução aos que tem menos.

    A Casa Grande já liberou os capitães do mato. A “nossa ordem “deve ser mantida.

     

     

     

  25. Nao “Teoria do Fato” mas “Teoria do Dominio do Fato” (C.Roxin)

    Nassif:

    Aqui nao é mais “teoria do fato”, mas a “teoria do dominio do fato”, do jurista alemao Claus Roxin.

    Ainda na Lava a jato ele criticou a deturpaçao da sua teoria no Brasil, dizendo que usa-la nao isenta o acusador da produçao de provas.

  26. O cinismo fascista de dois pesos e duas medidas

    Tratando-se de inocentes, suspeitos, e de conhecidos bandidos, desde o julgamento show-mensalão de Joaquim Barbosa, que a assimetria de tratamentos policial, jurídico, congressual e midiático, é escandalosamente gigantesca. Se, é gente do PT, ou mesmo, simpatizante, então, todo o “rigor da lei” é aplicado sem dó nem piedade, com base em qualquer tipo de indícios e suspeitas. Só os cínicos e os cegos ainda perceberam a gritante diferença de abordagem e tratamento.

    Agora, se é pessoal da oposição ao PT, oposição a Dilma/PT, o tratamento costuma ser bem diferente. Costuma ser diametralmente oposto. Assimétrico. Os exemplos são fartos e os mais variados possíveis. Nessa implacável perseguição visando destruição de Lula/PT e deposição de Dilma/PT, encontramos instituições, empresas e importantes personagens, comprovadamente, ou suspeitos, de envolvimento em trafico de drogas, trabalho escravo, evasão de divisas, propinas, roubalheiras, corrupções, entreguismos, sonegações de impostos e outros crimes mais, acima das leis, livres, ricos e felizes.

    Diante de tudo que vem sendo rapidamente consolidado, de ruim e trágico para o Brasil, caso as forças nacionalistas não consiga reunir importante conjunto de excelentes juristas, advogados, auditores, intelectuais e políticos, acima de quaisquer suspeitas, aptos a elaborarem um contundente documento a ser apresentada ao mundo inteiro, inclusive, para grandes instituições como a ONU, inclusive, demonstrando o intencional golpe contra a democracia e as liberdades, em pleno andamento, por certo que estaremos em pouco tempo, sendo controlado e perseguido por um Estado fascistas, entreguista, corrupto e criminoso. Não há mais tempo a perder. Que Deus proteja o Brasil e o nosso povo.

    1. Num dos “Xadrez” do Nassif ,

      Num dos “Xadrez” do Nassif , ele aborda sobre o imã e a limalha. O Presidente da República é o imã, e a elite institucional é atraída.

      Quando colocamos a dilma no Poder Executivo, e ela abriu mão de ser Poder (assessorada por zé cardoso e mercadante), à favor de um republicanismo suicida, jogou ao ‘deus dará’  todos que lutaram para o PT chegar ao poder.

      A senha foi falar no abjeto controle remoto e ir fritar ovo num programa mequetrefe da globo. Talvez aí , julgadores e investigadores entenderam que quem manda não tá no Planalto, mas sim, no Jd Botanico.

  27. Golpistas, fascistas: não passarão!

    A deposição da Presidenta Dilma pelo Senado, em 26 de agosto, é o marco institucional do Golpe de Estado no Brasil, com a instauração de um regime de exceção. Perdemos essa importante batalha. A Democracia brasileira perdeu, o povo brasileiro perdeu.

    Mas vencemos, gloriosamente, a primeira batalha da comunicação: o que aconteceu foi um GOLPE. É assim que artistas, pensadores e juristas no Brasil e no mundo perceberam. “GOLPE de Estado” é o que dizem os 20 mais importantes veículos de formação de opinião do mundo. Vencemos essa batalha e a nossa vitória não é pouca coisa. Nós simplesmente capturamos a narrativa das mãos de JR Marinho e Otávio Frias Filho. Eles, que são especialistas em criar e manipular discursos, perderam o controle da narrativa.

    Isso explica a histeria (falsa e calculada) do Secretário de Redação da Folha. Explica também o frio distanciamento com que Temer foi tratado no G20. Barack Obama escanteou o ex-vice e o comitê organizador o tratou com deselegância: o site oficial do G20 não traz o nem o nome, nem o cargo de Temer, apenas um mui ordinário “brazilian leadership”.

    É GOLPE. A opinião de diretores e atores de Aquarius pesa mais que a de Reinaldo Azevedo (ótima a citação do cabeção no cartaz do filme). Duvivier criticando a Folha é mais ouvido que o seu Secretário defendendo-a. A voz das ruas fala mais alto que os editoriais da Globo News.

    Vencemos a primeira batalha da comunicação e estamos prestes a vencer a segunda, que é a de consolidar a percepção de que o golpe é FASCISTA. Os ataques planejados pelas PMs nas manifestações de domingo fortaleceram a opinião de que a violência fascista, definitivamente, saiu da web e ganhou as ruas. O golpe é fascista porque tomou o poder à força e porque precisa da força – e não das leis – para mantê-lo. Esse não é o discurso legalista que Marinho e Frias combinaram. Roubamos deles o controle da narrativa. Repito: isso não é pouco.

    O comando golpista está diante de um dilema sobre as manifestações de amanhã, 07 de setembro. Temer já desistiu de fazer um pronunciamento oficial (pronunciamento = comunicação = narrativa). O dilema é o seguinte: ou cruza os braços diante do crescente movimento de desobediência civil e consolida a percepção de que é, de fato, golpista. Ou desce a porrada no povo, como fez no domingo passado, fortalecendo a percepção de que além de golpista é também fascista.

    Encurralamos a ratazana num beco sem saída. Ou ela desiste de lutar ou avança com violência para cima da gente.

    1. Temer é um fraco. Satisfez

      Temer é um fraco. Satisfez sua vaidade, e depois de 2017, ou é cassado ou renuncia, para passar o poder para um Tucanpo via indireta. Esse Tucano terá uma pseudo-legitimidade, já que eleçõis indiretas são previstas nesse caso.(Ninguém vai levar em conta que Dilma saiu irregularmente, portanto, qualquer governo até 2018 está fora da normalidade democratica.

      1. Concordo

        No campo das decisões políticas, retrocedemos décadas de civilização e retrocederemos ainda mais. Temer será descartado e o golpe se consolidará numa ditadura (na minha visão).

        A questão que coloco é de controle da narrativa. Essa batalha o golpe perdeu. No médio e longo prazos, prevalecerá a versão que nós, e não eles, estamos construindo.

        É golpe. E é golpe com características fascistas. Os juristas portugueses sabem disso, o antropólogo italiano que devolveu a medalha e os líderes do G20 também. É Golpe.

        1. O Problema é ue narrativa

          O Problema é ue narrativa histórica não devolverá Petrobrás e pré-sal. Precisamos vencer os golpistas na vida real, não mais em narrativa ou história…  a narrativa só servirá no futuro para chorarmos enquanto adminitramos terra arrasada de um país morto. 

          Vencemos a narrativa na ditadura e isso não trouxe consequencia prática nenhuma… o endividamento do governo médici e afins ficou para a gente pagar a conta, os mortos não ressucitarão, e o pior de tudo, não punimos ninguém com medo de que contecesse exatamente o que aconteceu agora.

          1. Pois é…

            Mas a gente precisa ganhar alguma batalha, não só perdê-las todas, concorda?

            Derrotar a poderosa Rede Globo (e o garoto-enxaqueca da Barão de Limeira) é um feito e tanto. Quem trabalha com comunicação de massa sabe o quanto custa construir uma percepção de valor. Nós estamos destruindo a reputação de legalidade do Golpe que os golpistas tentam loucamente construir.

            Sempre se discutiu aqui e em outro espaços democráticos a fragilidade dos governos trabalhistas no domínio da comunicação estratégica. Agora que a narrativa está em nossas mãos, não podemos retroceder.

            Tivemos e teremos ainda imensas perdas, mas precisamos nos fortalecer naquilo em que somos fortes. A guerra não acabou.

    2. Se ganhamos a batalha da

      Se ganhamos a batalha da comunicação agora, parece que não resolve muita coisa. O Dirceu continua preso, o Lula continua sendo caçado. Os vencedores devem obedecer a dilma e usar o controle remoto. Zero repercussão.

      Quando tínhamos bilhões para fazer a comunicação, a dilma torrou tudo na midia técnica. Agora é humilhada , juntamente com Lula ,Dirceu…pelas mãos que ela encheu de grana.

      1. Pois é, dudu

        Como respondi abaixo ao marcelo, quem trabalha com comunicação de massa sabe o quanto custa construir uma percepção de valor que se sustenta no longo prazo.

        Nós estamos destruindo a reputação de legalidade do Golpe que os golpistas tentam loucamente construir. Não é pouca coisa. O efeito bumerangue do Golpe, como disse o ministro MAM, pode atingí-los de forma devastadora mais a frente.

        A gente precisa escolher as batalhas que entra. Hoje, não temos como enfrentar a violência fascista da polícia nas ruas, nem como reverter votações no Congresso. Hoje. Amanhã é outro dia.

  28. Uau

    Uau

    O golpe jurídico-midiático se aprofunda cada vez mais e o Nassif ainda vê esperança aonde ninguém mais imagina

    Já posso ver o Lula como refugiado político, tipo Edward Snowden, e, talves seja isso que estejam querendo, de qualquer maneira irá inviabilizá-lo politicamente

    Mas irá torná-lo, com certeza, mais uma causa para todos que queiram lutar contra o golpe 

    E o objetivo será a eleição de alguém como um cadáver ambulante do PSDB (Serra, Aécio ou Alckmin) ou da Marina, ambos fiéis ao capital internacional

    Ou Cristovão Buarque, que perdeu todos os seus eleitores de esquerda

    Que vergonha do nosso Brasil

    E tudo isso por culpa do STF

     

    https://nacoesunidas.org/onu-pede-protecao-a-edward-snowden-e-todos-que-denunciam-violacoes-de-direitos-humanos/

    http://www.cartacapital.com.br/revista/818/como-entender-marina-560.html

    http://www.redebrasilatual.com.br/politica/2016/05/stf-esta-envolvido-no-processo-do-golpe-afirma-professor-da-unb-4082.html

  29. é preciso cair na real..

    não queria ser tão radical, mas tenho a impressão de que essas eleições próximas estão dentro do cálculo golpista.. a massa não sentiu o golpe e vai eleger prefeitos de direita.. gado sendo tocado.. infelizmente.. por outro lado, espero que não demore muito para o povo perceber que a república ruiu.. já era.. é preciso um governo tampão (da própria Dilma), uma Assembleia Geral Constituinte, eleições gerais e arrisco dizer que até rever todas as funções públicas no país, começar tudo do zero.. destruiram o pacto social.. será preciso criar outro.. o tempo que demoramos para perceber isso é crucial.. estão roubando o país neste exato momento.. se demorararmos muito, só vamos encontrar o buraco.. (ps.: a bandidagem não vai se entregar espontaneamente..)

  30. o golpe em marcha

    este não é apenas um golpe da plutocracia contra o povo, é um golpe da Opus Dei paulistana contra o restante do país.

    muito embora tenha urdido o mito de ser a moderna locomotiva puxando os  vagões do atraso brasileiro, uma ilha bem sucedida arcando com o ônus de subsidiar uma federação parasitária, São Paulo Ltda. não passa da sede do rentismo brasileiro.

    nada mais emblemático quanto a isto do que o presidente da FIESP ser um especulador do mercado imobiliário, e não um bem sucedido industrial, como seria de se supor.

    em São Paulo Ltda. está a sucursal brasileira do mercado financeiro globalizado, fazendo da SELIC nossa principal commodity de exportação.

    desde a Belle Époque dos Barões do Café, ridicularizados no cabarés de Paris, até a humilhante recepção à Temer no G20 de 2016 na China, a plutocracia paulista tem sido reduzida por sua contraparte internacional à sua pequeníssima diminuta estatura de sócios minoritários e subalternos.

    jamais ousou construir um projeto de país através do qual sua hegemonia se exercesse, e assim impor sua dominação por consentimento a um pacto nacional. todo seu domínio sempre se exerceu pela força do mercado se apropriando do público, resultando em desproporcional concentração política e econômica em São Paulo.

    sem que desta concentração resultasse desenvolvimento de âmbito nacional, através de reciclagem dos lucros sob a forma de investimentos regionais, apenas ainda mais enriquecimento de uma plutocracia marcadamente anti Povo e anti Nação.

    uma lumpenburguesia eternamente sedenta de ser convidada para a mesa de jogo dos grandes lobos globais, mas servilmente resignada ao seu desprezível lugar como hiena periférica.

    vivemos a crise de um mundo que já não se estabiliza sob a unipolar pax americana. USA Incorporation já não consegue estabilizar a economia mundial. a crise de 2008 marca a falência do padrão Dólar e da capacidade do déficit gêmeo norte-americano funcionar como o motor da economia global.

    neste G20 em Hangzhou, a China assume o protagonismo, como o grande país superavitário, na criação de um mundo multipolar. para reativar a economia global através da reciclagem de seu superávit, os chineses apresentam a proposta da nova Rota da Seda: um cinturão, uma estrada.  

    para se contrapor a este admirável mundo novo, Obama apenas arrotou uma decadente superioridade militar. mas enquanto Hillary não consegue parar de tossir, o que USA Incorporation tem a oferecer ao mundo não vai além da perspectiva de sua guerra sem fim.

    completamente alheios a um contexto global em rápida e acentuada mutação, os eternos golpistas brasileiros vêem o roteiro de sua usurpação ser detonado pelo curso dos fatos.

    – não contavam a resistência popular ao golpe;

    – não contavam com a baixíssima popularidade do governo golpista;

    – não contavam tornar-se hegemônica a narrativa histórica sobre o caráter golpista do impeachment;

    – não contavam com o desempenho de Dilma Roussef no Senado;

    – não contavam com a rápida ascensão da bandeira das Diretas Já.

    – não contavam com as dezenas de milhares de manifestantes das ruas;

    o que lhes resta? apenas o uso da força.

    mas como instalar uma ditadura em condições nacionais e mundiais tão diversas de 1964 e 1968?

    como no mundo, vivemos também no Brasil o colapso do sistema unipolar. golpeado por São Paulo Ltda., o país se levanta numa guerra civil híbrida. um confronto que a Opus Dei paulistana não tem como ganhar, pois seu botim nada mais será que as ruínas de si mesma.

     

    1. Tenho a impressão de que os

      Tenho a impressão de que os golpistas ficaram imaginando que o golpe de 2016, baseado numa manobra parlamentar, teria desfecho semelhante ao do impeachment de collor. Talvez tenham confiado demais que a mídia faria lavagem cerebral na esmagadora maioria da população. Mas o que vejo é que o golpe de agora pode ser melhor comparado ao momento do desfecho de toda a armação -inclusive a famosa edição do último debate pelo JN na véspera da eleição-  que elegeu o caçador de marajás. Mais ou menos isso.

  31. Forças armadas

    Nassif , afinal o que pensam as Forças Armadas? Afinal de que lado estão? Rezem para estar do lado da verdade, da defesa de uma grande nação, da democracia, caso contrário estaremos perdidos. Talvez eles sejam a nossa última esperança.

    1. Não conte com isso

      Vc realmente acha que quem importa, coroneis e generais, não vai estar ao lado da direita? São caras formados nas doutrinas da Guerra Fria – Lula nunca teve a coragem de enfrentar esse problema, aliás, também esse – direitistas por definição, autoritários, como soem ser todos os militares, de que lado político estejam. Talvez rejeitem o papel de polícia, pra isso existe uma abundante PM, e só se movam se houver algum tipo real de ameaça revolucionária, é o mais provável. Nem se contarem verbas, estancarem projetos – Guarani, Gripen, Scorpene, Pantsir – nem assim vão se coçar. Se os salários se aviltarem demais, aparece outro capitão Bolsonaro pra por as mulheres pra fazer passeata na Vila Militar (ele pensa que todo mundo esqueceu…), mas não vai passar disso, porque michelzinho vai se borrar no primeiro traque que derem e topar tudo.

       

  32. Nassif,
    O auge do golpe foi

    Nassif,

    O auge do golpe foi justamente a interceptacao ilegal das conversas de Dilma e Lula e posterior divulgacao ilegal pelo Moro da conversa em orgaos de imprensa, mancomunados com a farsa do Impeachment.

    Lembro bem em um artigo seu quando um deputado sueco foi arguido sobre a possibilidade disto ocorrer por lá e ele simplesmente se calou pq jamais imaginaria tamanha ilegalidade em um país civilizado. Naquele momento, se tivessemos em um país que verdadeiramente respeitasse as instituicoes, o Moro era pra estar preso, mas nao, a única coisa que lhe ocorreu foi cinicamente um pedido de desculpas ao Supremo, Suprema Covardia Nacional! E o PGR, Nassif? Lembro bem que vc gentilemente havia concedido o benefício da dúvida a esse canalha, lembro tb dele batendo boca com os jornalistas da globo sobre a afirmacao de Lula em conversas interceptadas de que ele deveria algum favor ao PT, ao Lula.. quanta canalhice!!!

    A supressao dos direitos e garantias individuais será o próximo passo do golpe, nao tenho a menor dúvida disso, os golpistas já entraram pra rasgar a constituicao, tendo em vista que jamais seriam alcados ao poder se suas propostas fossem defendidas nas urnas. Este é um golpe muito bem articulado desde o fim do pleito de 2014, eles nao contavam com a repercussao internacional da narrativa diversa da defendida por eles e tb da  reacao popular que será cada vez mais forte em busca de novas eleicoes.

    Nassif, diante da endurecimento do golpe e perseguicao dos seus opositores, é urgente criarmos uma rede de financiamento aos blogs sujos e canais alternativos de comunicacao, serei o primeiro a contribuir com a causa. Há alguma rede neste sentido?

    abs e parabéns pelas brilhantes jogadas!

     

     

  33. Quando a violência miúda

    Quando a violência miúda chega

    É que …a violência extrema já aconteceu

    .

    Agora vem a violência miúda

    Que nos atinge fisicamente e na alma..

    .

    De ossos se quebrando

    Da palavra áspera.. do grito, da brutalidade, do cassetete…

    Do choro do pai pelo filho…

    Das filas nos hospitais…

    A escalada é essa…

    A violência extrema já aconteceu…

    No silêncio dos conchavos..

    Agora ela vai acontecer de forma audível…

    .

    Os gritos serão de sofrimento revolta compaixão

    Aos poucos todos entenderão o que esta acontecendo…

    Mas,

    A que custo…

     

  34. O Brasil é um país sem lei,

    O Brasil é um país sem lei, Nassif. Não mais reconheço , PF, ministério público e tão pouco STF. Aconselho a todos os legalistas a agirem assim, e juntar-se ao Lula na denuncia na OUN do país como estado de exceção

  35. Como pode o governo Dilma ter

    Como pode o governo Dilma ter sido tão ingênuo, tão cego (Mercadante, Zé da justiça e outros), só acreditaram que estavam armando um golpe há poucos dias atrás e agora todos pagam a conta!

    Uma saída possível é o LULA pedir asilo político urgentemente em algum país desenvolvido e de lá mover as peças, antes que seja tarde, pois o província de curitiba não hesitará em criar um fato qualquer para prende-lo, talvez a prisão do Lula seja o que está faltando para criminalizar as ruas e instalar uma ditadura, sem eleições, sem voto e sem povo! 

  36. “O xadrez do papel das juízas do STF no golpe”

    Querido Nassif, você cada vez melhor com essa serie do xadrez. Esperei muito o “o xadrez da perda de mandato de Dilma conservando seus direitos políticos”, onde saberíamos todas as peças e lances envolvidos na jogada. Aproveito sugerir outro, “o xadrez do papel das juízas do STF no golpe ou no processo do  impeachment” (ou golpechment como chama o Romulus). Tinha curiosidade de saber como elas votaram nas sessões que facilitaram a instalação do golpe, se foi coerente com suas historias, se foi em condições de igualdade com seus pares homens (não só aparentemente) mas se havia intimidação, se votaram pelo efeito manada, etc. Gostaria fosse posto em discussão se ter mulheres em cargos como estes produziu alguma diferença. Pode não haver material suficiente para um xadrez mas pode ser também que haja inclusive mais, ou seja, para teses acadêmicas. Creio que este tema pode adquirir maior importância considerando que agora assume a presidência do STF uma mulher. Abraços.

  37. Quando grandes pensadores da

    Quando grandes pensadores da política e do jornalismo chegam a conclusões parecidas de perspectivas ligeiramente diferentes, temos um consenso confiável. Soma-se ao quadro o cenário descrito na matéria deste GGN sobre o encontro de juízes e Juristas luso-brasileiro e a “teoria do bumerangue”. Ainda há inteligência ativa e comunicante na terra da Globotomia metastática – a FAlha que se revela mais fascista que se podia imaginar e que tão rapidamente assume com despudor sua senha macartista.

    Do Brasil 247

    ” Tarso Genro, 65, é ex-governador do Rio Grande do Sul. Foi ministro da Justiça, da Educação (ambos no governo Lula) e prefeito de Porto Alegre pelo PT (1993-1996 e 2001-2002)
    A execução de Göttig e o alerta: existem juízes fora de Berlim!

    5 de Setembro de 2016

    “Ainda há juízes em Berlim” é a frase que teria sido proferida por um moleiro alemão, em resposta ao Imperador “Frederico O Grande”, que queria forçá-lo a vender o seu modesto moinho, para permitir a expansão do seu Palácio de Verão. Ela foi integrada na cultura política do ocidente como um tributo de respeito e fé numa Justiça composta por Juízes independentes e comprometidos com a Justiça e a Lei. O moleiro, naquele momento, ensinava ao déspota esclarecido que outros tempos ainda viriam.

    O juiz Carlos Alberto Simões de Tomaz, da 17ª Vara da Justiça Federal de Belo Horizonte – segundo foi divulgado nas redes sociais – proferiu o seguinte despacho de soltura de um custodiado, ao entender que não havia justa causa para a manutenção da sua prisão, na data de 27 de agosto de 2016: “Determino a imediata soltura de José Cleuto de Oliveira, porque não há causa justa para a manutenção da sua prisão. Efetivamente, o custodiado está a ganhar o seu pão, enquanto que os bandidos deste país, que deveriam estar presos, estão soltos dando golpe na democracia”.

    Recentemente, num colóquio de juristas promovido pelo Instituto Novos Paradigmas, em São Paulo, no qual se discutia a “judicialização da política”, ao lado do ex-ministro Gilson Dipp, dos professores Carlos Maria Cárcova, Deisy Ventura e Joaquim Falcão -todos juristas de primeira grandeza – debatemos temas que preocupam os que se dedicam a estudar o percurso da Constituição de 88 e a defender as reformas no Estado, necessárias para dar “efetividade” aos direito fundamentais. Num dado momento da sua intervenção, no referido painel, o professor Joaquim Falcão fez uma afirmação lapidar, para orientar o debate: “Hoje, no país, temos onze Supremos Tribunais Federais, não um”.

    Referia o professor, Falcão, sem faltar com o devido respeito aos ministros do nosso STF, que as falas públicas de juízes do Supremo, por vezes adiantando posições jurídicas sobre temas que vão julgar, interpretando pela imprensa leis e fatos presumidamente delituosos (cujos processos irão para sua decisão), outras vezes manifestando preferências político-partidárias ou dando tratamento desigual a investigados e denunciados – aquelas falas públicas – ajudam a criar um clima de fragmentação jurídico-política, extremamente danoso para o Estado de Direito. O Supremo, agrego eu, já corre o risco de deixar de ser visto como a instância formalmente neutra, destinada a vocalizar a Constituição nas decisões sob sua jurisdição, para passar a ser visto como pura instância de luta política, em prejuízo da eficácia da própria Constituição.

    Esta decisão do juiz Carlos Alberto mostra que temos juízes no Brasil. E não serão poucos. Ela revela a inconformidade de parte do Poder Judiciário, sobre a manipulação midiática – ainda em vigência – que deu respaldo à subversão da soberania popular, que bloqueou a governabilidade de um Governo eleito (porque era “ruim” segundo os seus adversários), substituindo-o por um outro pior, eleito indiretamente. O processo colocou no poder a aliança da parte mais suspeita do Governo Dilma, com a parte mais investigada e denunciada da Oposição. Acredito que este não era o propósito inicial do juiz Moro, da maioria do Supremo que permitiu as suas decisões de exceção, nem dos jovens promotores de Curitiba, que agora já pressionam para reformas na legislação processual penal, visando validar provas obtidas mediante ações ilegais. Nesta hipótese, a exceção não declarada torna-se-ia normalidade totalitária e as intenções primárias destas pessoas se tornariam irrelevantes.

    Que este novo Governo é produto, também, destas deformações do Poder Judiciário, não há mais nenhuma dúvida, embora reste saber se a crise política vai se tornar crise de Estado ou se ela será superada por alguma forma de relegitimação do poder político, já instabilizado. A situação atual, como se viu, já suscita reações dentro da comunidade dos juízes e do próprio Ministério Público, como aquela, contida no desabafo do juiz Carlos Alberto: ele protesta também contra as partes deste Poder, que ajudaram a eleição indireta de um Governo de Investigados e Denunciados. Governo que, pelas suas características, não só não tem interesse de investigar a corrupção, mas também quer travar as operações em andamento, para “pacificar” o país. Na verdade, os danos que foram infringidos, através da exceção não declarada – criticável a todos os títulos – deve é inspirar a supremacia da Lei, nas investigações e nos inquéritos, não o bloqueio ou a supressão dos mesmos.

    A transgressão da esfera da política pela distorção na administração da Justiça pode, circunstancialmente, agradar um dos lados, nas contendas políticas de curto prazo, mas, no médio prazo, esta transgressão pode contaminar toda a ordem jurídica, tornando-se normalidade arbitrária. Nesta hipótese, os prolatores de decisões ilegais – os promotores da “exceção”, na qual se manipulam as categorias centrais do Direito democrático – podem ser atingidos pelos mesmos remédios ilegais que administram hoje: delações forçadas por prisões permanentes, cumprimentos de penas sem trânsito em julgado, vazamentos que vulneram o direito de defesa.

    Gustav Radbruch, na sua clássica discussão sobre “Leis que não são direito e o Direito por cima das Leis”, lembra um processo penal, ocorrido em Nordhausen, na Turingia. Nele foi condenado à prisão perpétua o funcionário judicial Puttfarken, porque havia provocado – durante o reinado do nazismo – a execução de um homem de negócios chamado Göttig, por tê-lo denunciado como autor de uma inscrição subversiva contra Hitler, num banheiro, que assim estava redigida: “Hitler é um assassino do povo e o culpado pela guerra”. Puttfarken defendeu-se dizendo que fizera a denúncia orientado pelas suas convicções nacional-socialistas, dentro da “legalidade vigente” à época, mas o Tribunal de Turíngia entendeu que o réu, na verdade, sabia que estava entregando Göttig à sanha assassina dos juízes nazistas, não a um procedimento judicial minimamente de acordo com o que se pode compreender como Direito.

    Aqui, trata-se de caso do reconhecimento da superioridade do Direito, como abstração civilizatória em defesa do que é humano e racional, sobre as leis sem direito, que podem existir em todos os ordenamentos, mas que se tornam predominantes nos regimes totalitários. Nestes, elas conformam uma ordem, uma disciplina social forçada, mecanismos técnicos de funcionamento racional do Estado, mas que não são Direito. E não podem reconhecidos como tal, mesmo que tenham tido vigência plena por um determinado período.

    O que dizer, porém, das decisões de “exceção”, que estão ocorrendo em alguns Juizados ou Tribunais do país, pelas quais se vulneram – não garantias abstratas recolhidas de princípios – mas garantias consagradas no direito positivo, como o direito à ampla defesa? Deixa-se de lado, nestes casos, o direito positivo escrito na Constituição e nas leis, para substituí-lo pelo comando “moral”, subjetivo, de “limpeza” contra a corrupção, que vai só até o ponto de atingir os já escolhidos pela grande imprensa, previamente como criminosos. Os demais, mesmo que as evidências da sua delinquência sejam muitas, tem a missão de fazer o “ajuste”, por isso não devem ser tocados.

    Depois do final da 2ªGuerra (1946), Radbruch que amarrara a sua obra “Filosofia do Direito” (1932) na doutrina da superioridade do bom Direito em abstrato, sobre o direito positivo (quando se compreendia o mesmo como injusto) passa a defender que só é possível negar a lei positiva, no Estado de Direito Democrático, quando “a (sua) oposição à justiça” alcança um grau intolerável, evidenciando que a lei – enquanto direito defeituoso- deve a ceder perante ela.

    O que dizer, porém, de quem se nega a aplicar leis que amparam princípios básicos do Estado de Direito – como o princípio da presunção da inocência – orientado apenas pela vontade moral de lutar contra a corrupção” (a seu modo) e dirigindo a sua luta apenas, contra uma parte do espectro político? O que se pode dizer, no mínimo, é que o resultado das suas decisões voluntaristas, que lhes dão prestígio junto à turba fascista hipnotizada pelo oligopólio da mídia, já está se tornando violência contra pessoas “selecionadas”, que amanhã ou depois, pode se tornar violência coletiva, de parte à parte, transformando a democracia num imenso palco de simulações e ódios.

    Na Itália, o resultado de tudo isso não foi o fim da corrupção, mas Berlusconi. Aqui também não será o fim da corrupção, mas talvez a mudança dos seus atores coadjuvantes. A Confederação de Investigados e Denunciados, tendo à testa o Presidente da República, vai querer cavar trincheiras muitos fortes para permanecer no Estado por muito tempo e o seu passaporte é o ajuste, a venda do pré-sal e o esmagamento dos direitos sociais, para a tranquilidade dos nossos credores da dívida pública. Exigir plebiscito ou eleições – recuperar a soberania popular – são os antídotos verdadeiros contra a doença da crise, já tornada ódio de classe, que se dissemina no cotidiano e pode transladar-se para a História. Ainda bem que ainda há juízes fora de Berlim.”

    http://www.brasil247.com/pt/colunistas/tarsogenro/253509/A-execução-de-Göttig-e-o-alerta-existem-juízes-fora-de-Berlim!.htm

    06/09/2016 – 11:56

    1. Vamos aumentar o historico do

      Vamos aumentar o historico do mosso, faliu o estado do R.G.Sul, que não consegue pagar seguer o funcionarios do estado, recebeu o terrorista italiano e deu asilo politico para o mesmo,  foi o pior  ministro da justiça que ocupou o cargo neste pais, agiu para aparelhar o judiciario do pais.

    2. Correções e adendos
      “Ainda há inteligência ativa e comunicante na terra da Globotomia metastática cujo despotismo pseudo esclarecido e pedantismo letrado mas ignorante atinge o paroxismo na FAlha de (S)SP que se revela mais fascista que se podia imaginar – sim, progressistas costumam ser ingênuos quanto à sordidez de seus adversários por ainda respeitarem princípios como a presunção de inocência, mesmo para canalhas reincidentes…- e que tão rapidamente assume com despudor sua SAnha macartista e seu mau caratismo: “tavinho” frias ainda terá a desfaçatez de chamar seu panfleto esnobe de “jornalismo”? “Brasil, mostra sua cara, quero ver quem paga pra gente ficar assim” . Cazuza

      06/09/2016 – 13:40 (o comentário original foi, em verdade, enviado às 12:06 (no meu relógio…) e não às 11:56 como foi informado.

    3. Correções e adendos
      “Ainda há inteligência ativa e comunicante na terra da Globotomia metastática cujo despotismo pseudo esclarecido e pedantismo letrado mas ignorante atinge o paroxismo na FAlha de (S)SP que se revela mais fascista que se podia imaginar – sim, progressistas costumam ser ingênuos quanto à sordidez de seus adversários por ainda respeitarem princípios como a presunção de inocência, mesmo para canalhas reincidentes…- e que tão rapidamente assume com despudor sua SAnha macartista e seu mau caratismo: “tavinho” frias ainda terá a desfaçatez de chamar seu panfleto esnobe de “jornalismo”?

      06/09/2016 – 13:54 (o comentário original foi, em verdade, enviado às 12:06 (no meu relógio…) e não às 11:56 como foi informado.
      “Brasil, mostra a sua cara, quero ver quem paga pra gente ficar assim” – Cazuza

      http://youtu.be/JViRj2icPdg

  38. A posição majoritária da imprensa internacional deve levar a uma

    A posição majoritária da imprensa internacional deve levar a uma reflexão.

    Quando se ve a Revista Time, e demais orgãos de imprensa internacional (até o grupo Bloomberg) se colocando contra o governo golpista, pode-se pensar que estes órgãos que são bem informados estão recebendo informações de suas agências de inteligência, principalmente para os países ficarem do lado correto de quem tem chance de ganhar esta luta.

    Realmente os golpistas AMADORES (insisto nesta definição que já uso há muito tempo) não tiveram a mínima capacidade de articulação internacional. Esta falta de apoio explícito (e também deve ser implícito) vai ser mais um peso na fatura.

    Veremos.

  39. SUJARAM-se

    Depois da 4º derrota consecutiva nas eleições de 2014 , o desespero tomou conta de vez. Gilmar Mendes então começou uma devassa nas contas da coligação PT-PMDB para tentar achar qualquer coisa que fosse para anular as eleições. Com o tempo , percebeu-se que a medida não resultaria no desejado , pois novas eleições não significavam  a volta ao poder daqueles que estavam há 12 anos em jejum . Então , a tarefa subsidiaria da LAVA JATO – leia-se MORO –  era destruir LULA , enquanto GILMAR e JANOT tratavam  de achar um jeito de detonar DILMA . 

    Nessa tarefa, magistrados , procuradores , congressistas e jornalistas tiveram que se sujar até não mais poder . 

    Em 1964 , Aldo Moura Andrade presidente do congresso , topou cometer a ilegalidade de declarar a presidência da república vaga com João Goulart em solo brasileiro. Fica marcado para sempre na história como uma figura execrável . 

    MORO autoriza uma infundada condução coercitiva de LULA , grampeia a presidente da República e ainda vaza as conversas no Jornal Nacional . Gilmar Mendes impede a posse de LULA como ministro , o qual nem mesmo era ainda investigado. Mas nada faz em relação aos ministros de TEMER envolvidos na LAVA JATO . 

    E por aí , tudo seguiu essa lógica :

    1) DILMA encaminha ao Congresso um orçamento com déficit de R$30 bilhões , o qual é recusado. TEMER pede um orçamento com deficit de R$170bilhões que é aceito . 

    2) Eduardo Cunha acolhe o processo de impeachment , mas seu próprio processo de cassação  – anterior ao impeachment – não tem desfecho. MORO expede mandados de prisão em tempo recorde para figurões do PT , mas Claudia Cruz continua solta . 

    3) ROMERO JUCÁ é grampeado declarando ostensivamente que a LAVA JATO tem por objetivo afastar DILMA , é só para depois que ela sair . 

    4) GILMAR MENDES manda arquivar as investigações contra AÉCIO NEVES . 

    5) As delações do ex presidente da OAS – LEO PINHEIRO , incriminando SERRA , AÉCIO e TEMER são descartadas por JANOT . 

    6) DILMA é afastada por suplementações orçamentárias sem autorização do Congresso. Logo após sua destituição , o COngresso aprova lei que torna desnecessária sua aprovação para tais suplementações . 

    Todo o desenrolar do impeachment e da LAVA JATO foi uma confirmação contínua , ato após ato ,  de uma farsa com o objetivo único de destruir um partido político e afastar um presidente legítimo .  Fizeram e fariam tantas ilegalidades quantas foram e fossem necessárias para conseguir extirpar a força algo que não poderia ser feito pela legalidade . 

  40. PRUDÊNCIA PRAGMÁTICA NA DEFESA DA DEMOCRACIA

    Todos os indícios de riscos e retrocessos elencados no artigo em tela evidenciam ainda mais a necessidade urgente de clamar por prudência na defesa da democracia.

    É indispensável que as lideranças e a militância progressista estejam muito atentas à importância da condução cautelosa de todas as atividades, com o objetivo expresso e eficaz de não fornecer justificativa para repressão. E para isto urge garantir que toda iniciativa popular seja pautada pelo rigoroso respeito aos direitos individuais e à legislação.

    Neste sentido, fica claro que ações que envolvam bloqueios de vias, ocupações de órgãos públicos e confrontação de indivíduos, grupos ou instituições devem ser amplamente repudiadas e desestimuladas, de modo que sejam realizadas apenas as manifestações e atividades estritamente regidas pelos princípios democráticos.

    Além disso, é indispensável que as instituições representativas da sociedade civil organizada manifestem veemente repúdio a todos os abusos da repressão policial.

    Urge promover a ampla conscientização acerca da necessidade extrema de exigir transparência na investigação das graves denúncias de ilícitos praticados por agentes de segurança na repressão de manifestações democráticas.

    E é indispensável também estar atento às ações de indivíduos e grupos infiltrados em manifestações de esquerda para praticar provocações e vandalismo, a fim de evitar o favorecimento dos interesses vinculados à construção do caos, para impedir a repetição de tragédias tais como aquelas vivenciadas na Ucrânia, na Líbia e na Síria…

    Por outro lado, é essencial não perder de vista a certeza de que a solução para a crise institucional responsável pelo golpe do impixe só será viabilizada pela via eleitoral, através da construção de alternativas políticas que possuam efetivo compromisso com os princípios democráticos e com um projeto de nação moderno e inclusivo.

    Assim, sem prejuízo da continuidade da reivindicação de busca efetiva de solução judicial para o absurdo impixe, imposto de maneira inconstitucional, é imprescindível promover o desenvolvimento de mecanismos de debate democrático e de construção da consciência coletiva, pois é no mundo das idéias e dos ideais que se trava a luta mais decisiva, que é aquela que busca, através da informação, conquistar corações e mentes.

    As perguntas para as quais a população de buscar respostas sustentáveis são referentes à definição de quem serão as pessoas que deverão ser eleitas para substituir os deputados e senadores que fizeram o impixe; quais devem ser as propostas a serrem votadas pelo futuro congresso para resgatar a legalidade e restaurar a democracia, quais as reformas adequadas para reestruturar as instituições estatais com vistas à garantia da estabilidade democrática e do crescimento econômico com inclusão social, quem serão as pessoas e grupos que serão habilitadas para compor um governo que possua efetivo compromisso com a democracia e com a ampliação dos direitos sociais.

    1. FALHA NO ENVIO

      Devo registrar a verificação de falha minha no envio. O comentário acima deveria ter sido postado na página do Xadrez de 05/09/2016, aquele das Vivandeiras. Vou fazer a retificação do envio, e depois postarei comentário sobre o Xadrez de hoje.

  41. O lance final do jogo está

    O lance final do jogo está definido. Com a Dilma fora, resta à lava jato terminar o serviço sujo para detonar qualquer pretensão do Lula disputar a presidência em 2018.

    A turma do fora PT ficará feliz da vida, a investigação terminará sem avançar sobre os esquemas do PSDB e PMDB graças à colaboração do impoluto PGR e as hienas da MPF e PF.

    O pessoal em Curitiba utiliza métodos que fariam corar os gendarmes de 1964.

  42. Como as pessoas se transformam !!!!

    Me vem à lembrança artigos de Carlos Heitor Cony atacando FHC e sua ação contra “os mais fracos” e afirmando que havia no Jornalistas a favor de FHC “o mais deslavado puxa-saquismo”. 

    Esse artigo do Vinicius Mota é de pessoa com tendências criminosas.

    Os Jornalistas falam em crise provocada pela Presidenta Dilma para justificar o golpe.

     Há mais de 12 anos que a grande imprensa vem atacando, criticando, ofendendo de todas as formas Lula, Dilma e seus eleitores.

     Eu não sou assinanante e nem sou cadstrado na FOLHA, mas parece que Cony escreveu sobre CAIADO usar celular desde 1989.  Já não lembro o que comi no almoço, mas isso não é possível, pelo menos aqui no Brasil.

     Cony também ofendeu Lula e Dilma em artigo na Páscoa passada: …. que se fodam.

     Pois eu também desejo o mesmo para Cony, Vinicius Mota e todos os outros que apoiam o golpe: VÃO SE FODER e acrescento muitos outros piores…..

  43. Para o xadrez

    Não gosto muito da metáfora do xadrez, mas, enfim, a adeção se dá para contribuir na contribuição do que acontece no país. Acontece que o tabuleiro é múltiplo, admitindo vários jogadores diferentes com suas respectivas peças.

    Um dos centros é a Petrobras/Pré-Sal.

    Ligado a ela umbilicalmente há o grupo das peças obscuras, representado por Eduardo Cunha e o grupo do PMDB carioca (foi claro o racha dentro do PMDB, revelando a manobra do grupo carioca). Esse jogador(es) está associado à Petrobrás da seguinte forma: organizava um sistema de desvio de verbas, pelo menos via Diretoria Internacional, para produção de verba de financiamento internacional com base na Suíça. A partir dessa plataforma o grupo reorganizou o centrão, criando um movimento político supra-partidário no Congresso sob seu controle.

    Outro grupo ligado a Petrobras/Pré-Sal são os grupos políticos de Espírito Santo e especialmente o PSDB de São Paulo. Junto com o Rio de Janeiro, foram os estados diretamente prejudicados com a distribuição dos royalties proposta pela lei do Pré-Sal. Esse jogador tem interesse (como sempre tiveram, vide as privatizações), caro Nassif, simplesmente por dinheiro. Ainda mais importante depois que o Supremo suspendeu o financiamento privado de campanha. Ou seja, o plano desse jogador é, daqui por diante, drenar dos governos executivos o dinheiro das campanhas políticas, representando uma concentração ainda maior do poder político-econômico. Ressalte-se que o centro de São Paulo exerce fundamental influencia sobre outor jogador, o braço policial-jurídico da Lava-Jato sediado no Paraná – estado filiado do PSDB paulista.

    Vale lembrar que com o dinheiro dos royalties do Pré-Sal concentrado nesses Estados, o jogo político praticado neles ganharia ainda maior autonomia, independencia e força em relação à trama de interesses que compõem a esfera federal. 

    Um terceiro grupo são as prestadoras de serviço da Petrobras. O que sabemos é que parte delas, além de serem investigadas, estão sob pressão do ponto de vista operacional e financeiro por intenção do braço policial-jurídico. O que não se sabe é como a investigação dividiu esse grupo diverso de prestadores de serviço da Petrobras entre aquelas que serão investigadas e aquelas que não serão.

    Finalmente, o último grupo é formado pela composição de países (como EUA e China) e multinacionais do setor de óleo & gás. A estes não interessa o fortalecimento do controle nacional sobre a disponibilidade dese recurso energético – imprescindível para, entre outras coisas, sustentar e tornar operacionais forças armadas. Vale lembrar que o Pré-Sal se mostra uma das, senão a principal fronteira do petróleo neste século (de extração cada vez mais cara, difícil e energeticamente menos produtiva), uma vez que os resultados operacionais obtidos pela Petrobras foram significativamente melhores do que o esperado (em parte em função da alta pressão encontrada nos poços).

    Outro centro é o Poder. 

    Aqui um dos principais jogadores é o centrão montado por EC/PMDB carioca. O centrão alterou as regras do jogo congressual, no qual as lideranças partidárias controlavam o baixo clero via financiamentos, emendas parlamentares etc. Esse jogador dá sustentação política ao movimento criado por EC/PMDB RJ no legislativo e moveu o congresso na direção do conservadorismo/fascismo (bolsonaros e pastores), fisiologismo e oportunismo. O problema é que a mudança abriu as portas do congresso para 

    Outro jogador é o braço policial-jurídico, que se instituiu em polo de poder paralelo ao Executivo. Ele tem por origem a mesma formação criada pelo PSDB em São Paulo, aliciando membro do Ministério Público, policia (militar ou federal) e juízes. Para atuar e adquirir legitimidade, o braço policial-jurídico se utiliza da Petrobras e do sistema de desvios montado no interior da companhia. Seguindo-se a lógica, deveria atingir em cheio ou ter como alvo principal EC/PMDB RJ. Não é, todavia, o que se observa na prática, uma vez que as ações estiveram direcionadas a minar o Executivo e seu partido de sustentação – ou o partido da lei do Pré-Sal.

    Associado ao jogador anterior está a mídia. Não por acaso, elas e as famílias que as controlam estão centralizadas nos Estados do Rio de Janeiro e de São Paulo. Todas tem em comum o fato de se encontrarem em sérias dificuldades financeiras. Possivelmente enxergam no projeto de derrubada da lei do Pré-Sal uma rara oportunidade. Uma vez que os royalties do petróleo sejam recolhidos exclusivamente pelos Estados onde possuem sede, poderão resolver seus problemas de caixa com uma conversa ao pé do ouvido, no próprio quintal de casa, sem a necessidade de recorrer ao Governo Federal.

    Países e multinacionais se articulam com o braço policial-jurídico e político, uma vez que os interesses, apesar de diferentes, convergem.

    Temos outros jogadores relacionados ao Poder, como o PGR e o Supremo, que já foram bem caracterizados pelo Nassif/GGN.

    Para concluir, basta lembrar o Eclesiastes: não há nada de novo debaixo do sol. Mais uma vez, é ao redor da exploração de uma commodity para exportação que se arranja a política nacional e o poder no país.

  44. “suspensão formal das garantias individuais”

    A propósito, participantes de protesto contra o golpe em Florianópolis são intimados a depor hoje. O problema da repressão golpista é que não esperava tanta gente nos atos na cidade, e esse número só tende a aumentar. Daí a tentativa de intimidação de alguns, para se tentar initimidar outras muitas milhares de pessoas. E pensar que estamos numa democracia…

    http://dc.clicrbs.com.br/sc/noticias/noticia/2016/09/participantes-de-atos-contra-o-governo-temer-sao-chamados-a-depor-em-florianopolis-7393101.html

  45. Seguindo a lógica, quanto pior melhor…

    Está explicado então o envio da proposta da previdência ANTES DAS ELEIÇÕES DE OUTUBRO!

    Provocar a ira das pessoas para que ele possa acabar de vez com as eleições ANTES DA DE 2018 para não parecer nada pessoal…

    Então o bicho pega ainda neste mês…

  46. A análise é perfeita mas e

    A análise é perfeita mas e agora… Como nos livrar disso? O povo nas ruas? Recorrer ao mundo? Acho que o mais fundamental e agir… Criar abaixo assinados e escancaram pro mundo?? O que fazer….??

  47. Esse Lula tá fazendo um

    Esse Lula tá fazendo um estrago danado. Vão ter que meter fogo na casa toda para poder pegar ele. 

    Mas quem é determinado, não se abala com qualquer coisa. Segue em frente queimando tudo para atender seus desejos. Seus sonhos de uma grande nação. Custe o que custar.

    Os grandes heróis da história são assim. Nero, Calígula, Hitler, and so on… 

    Só se forja grandes impérios com homens determinados a lutar por seus sonhos de grandeza. E prender Lula será um grande feito. Nem que para isso a nação tenha que arder em chamas.

  48. Teoria do Avestruz

    Em psicanálise, a “teoria do avestruz” chama-se “alucinação negativa”, que tem duas faces possíveis: o paciente, ou vítima, ou algoz dela não vê o que não quer ver; depois, ele acha que os outros não vêem o que ele está fazendo. O golpe no Brasil fundiu estes dois aspectos. Os golpistas não querem ver os indícios e sinais contrários ao que pensam; e pensam que ninguém no mundo (só os “petralhas” como o NY Times, Le Monde, etc…)vê o que estão fazendo.

    É um quadro clínico grave, que produz aleijões mentais e emocionais definitivos. Como aconteceu na Alemanha dos anos 30 e 40, e até depois. Um dos motes dos movimentos de 68 neste país foi: “papai, mamãe, vovô, vovó, titiio, titia, onde vocês estavam e o que estavam fazendo durante o nazismo?” Quase ninguém queria responder esta pergunta.

  49. Lula

    É bem possível que a má vontade com Lula esteja no fato de que, no fundo,  procuradores e juízes achem que ele e sua turma, de fato,  roubaram mesmo. Procuradores e juízes operam também com inferências. É parte do trabalho deles.

    1. Janot foi colega de classe do

      Janot foi colega de classe do Joãozinho. Joãozinho ensinou à professora como apanhar a mosca que voava e zoava durante a aula: – professora coloca o dedo no buraco e aponta para cima, a mosca pousa e você mata ela.

  50. Nassif em artigo anterior

    Nassif em artigo anterior voce disse que a crise politica tem um comando central , no caso a PGR de Rodrigo Janot . Mas temos observado que apos editorial da Folha e artigo de seu secretario de redação tenho duvidas. Quem realmente tem o comando do poder no País ? , existe uma equipe que articula ? , tem reuniões ? são pessoas que representam algum tipo de poder ? serviços de inteligencia participam ?

  51. CANCER DA CONIVÊNCIA COM A ILEGALIDADE

    Na minha humilde opinião, a conivência com a ilegalidade é semelhante a um câncer, que se espalha rapidamente e tende a se transformar em metástase.

    O processo de deterioração das instituições brasileiras foi intensificado a partir da farsa do mensalão petista, com as condenações sem provas. Prosseguiu adiante com a novela orquestrada da Lava Jato, caracterizada por vazamentos e falta de isonomia. E tem sido cada vez mais danoso após a ópera bufa do impixe sem crime de responsabilidade, com a escalada das investidas do governo ilegítimo contra os direitos sociais.

    Nesta medida, a defesa da democracia precisa necessariamente ser pautada pelo clamor organizado em prol do resgate da legalidade, para restauração do Estado Democrático de Direito e para reestruturação de um projeto justo de nação, destinado a priorizar a estabilidade democrática e o crescimento econômico com inclusão social.

  52. No G20, o Brasil já virou zero à esquerda

    As 19 grandes economias mundiais já jogaram o Brasil de Temer para o escanteio.

    Segundo PLANTÃO BRASIL:

    “A página oficial do G20 ignorou o nome do presidente Michel Temer na relação de presidentes que participam do evento na China. São citados os nomes de todos os presidentes e seus cargos (presidente, primeiro ministro, chanceler), mas no caso do Brasil há apenas menção a “Brazilian leader”.
    Veja: http://www.g20.org/English/Dynamic/201608/t20160828_3233.html

  53. No G20, o Brasil já virou zero à esquerda

    As 19 grandes economias mundiais já jogaram o Brasil de Temer para o escanteio.

    Segundo PLANTÃO BRASIL:

    “A página oficial do G20 ignorou o nome do presidente Michel Temer na relação de presidentes que participam do evento na China. São citados os nomes de todos os presidentes e seus cargos (presidente, primeiro ministro, chanceler), mas no caso do Brasil há apenas menção a “Brazilian leader”.
    Veja: http://www.g20.org/English/Dynamic/201608/t20160828_3233.html

  54. A concepção da teoria do

    A concepção da teoria do avestruz se compõe como se fosse uma forma de política, economia e todo estado de coisas, em que elas se transformarão, de fato, dentro de um progresso para lá da natureza que nos precede.

    Este progresso considera que a origem da sociedade se deve ao capital estrangeiro, como um desenvolvimento racional num estado mais elevado de outros pensadores.

    Porém, as dividas que o capital desenvolve, ao invés de princípios de um sistema corrupto histórico, varia com qualquer mudança especulativa, antes que se possa resolver a cegueira de como o avestruz come a nossa semente. 

  55. Muito bom, Sr. Nassif. Como

    Muito bom, Sr. Nassif. Como um dos mais bravos trabalhadores no front da luta pelo Estado Democrático de Direito. Muito bom. E muito bom também que você arregimenta um grupo valioso de batalhadores pelo Estado de Direito.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador