Ao vivo: Anastasia (PSDB-MG) apresenta relatório favorável ao impeachment

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

Jornal GGN – Neste momento, o relator do processo de impeachment da presidenta Dilma Rousseff na Comissão Especial do Senado, Antonio Anastasia (PSDB-MG), apresenta o seu parecer favorável ao processo, que deve ser votado nesta sexta-feira (06) pelo Plenário do Senado. Acompanhe ao vivo:

https://www.youtube.com/watch?v=JIwQvkzX0y4 width:700 height:394

O relatório é favorável ao impeachment pela presidente Dilma Rousseff:

 
Minuto a minuto
 
Antes de entrar na sessão, o senador Antonio Anastasia disse que o documento que apresentará tem aproximadamente o mesmo tamanho do relatório do deputado Jovair Arantes, aprovado pela Câmara. 
 
Com isso, a leitura do texto escrito pelo senador, que será votado nesta sexta-feira (06), deve durar cerca de quatro horas.
 
Logo no início da sessão, a senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR) questionou a afirmação de Anastasia desta terça (03) de que não estava presente durante toda a apresentação dos argumentos da defesa apresentada pelo Governo, por meio do advogado-geral da União, José Eduardo Cardozo, por precisar de tempo para escrever o relatório.
 
O senador Cássio Cunha Lima (PSDB) e Gleisi Hoffmann (PT) discutiram, logo em seguida. Para o senador tucano, a senadora petista tenta atrasar o processuo. “Nesse momento, o que se vê é o PT de sempre. O de quanto pior melhor”, provocou. 
 
Para o  presidente da comissão Raimundo Lira (PMDB-PB), a ausência do relator é natural, uma vez que a sessão durou cerca de 12 horas. “A ausência esporádica não invalida os trabalhos”, disse.
 
O senador Lindbergh Farias (PT-RJ) pediu para falar por questão de ordem e durante a sua fala, questionou o fato de Anastasia, hoje responsável pelo parecer de impeachment que será votado pelo Senado, enquanto governador de Minas Gerais, cometeu os mesmos supostos crimes investigados contra Dilma (entenda aqui). 
 
Lindbergh também criticou o fato de que Anastasia, por ser do PSDB, partido de oposição, naturalmente não teria isenção na produção de seu relatório.
 
Uma discussão entre senadores deu início à suspensão por dois minutos pelo presidente Raimundo Lira.
 
Ricardo Ferraço (PSDB-ES) critica a questão de ordem do senador do PT e o presidente da comissão analisou que não é válido o pedido de Lindbergh, que já foi discutido anteriormente. 
 
Em rápidas palavras, Anastasia defende-se sobre os decretos assinados quando era governador de Minas e afirma ter cometido atos legais e que a lei federal é diferente da mineira. Abriu espaço para que o tema seja aprofundado na sessão desta quinta (07).
 
Os discursos provocaram discussões entre governistas e oposicionistas na sessão. 
 
“São como gatos que se enrolam em nossas pernas e nós achamos que eles estão nos agraciando, mas, na verdade, estão limpando o pelo”, provocando a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), que também apresentou questão de ordem pela leitura da manifestação do advogado-geral da União. O presidente da Comissão Especial negou, afirmando que na sessão de hoje a defesa do governo não tem espaço na mesa.
 
O senador Magno Malta (PR-ES) chama Anastasia de “gelado” e em seguida, elogiou Raimundo Lira e Antonio Anastasia. “É um homem benevolente e o relator é um homem da paz. Lindbergh pode fazer o que quiser e não vai tirar a paz do Anastasia”, completando defendendo que é legítimo que a base do governo faça questão de ordem.
 
Presidente da Comissão afirma que não vai abrir mais para questões de ordem e dá a palavra à Anastasia, para início da leitura do relatório, após mais de uma hora de discussões entre os parlamentares. Interrompeu, antes, afirmando que estava abrindo uma excessão para a senadora Gleisi Hoffmann, de um minuto. Senadora não consegue concluir manifestação, mas pediu responsabilidade da Casa.
 
Antonio Anastasia (PSDB-MG) dá início à leitura do relatório de 126 páginas, que pode ser acessado aqui:

 

Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

50 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. nosso tweet interferiu na comissao

    Modestia a parte:

    foi nosso o tweet ontem que gerou a questao de ordem com que a Sen. Gleisi abriu a sessao hoje, questionando a ausencia do relator antes do fim das sessoes q supostamente ia relatar.

    Apesar das pressoes da bancada do golpe, Senadora e presidente fizeram a questao de ordem constar em ata, mesmo com o prsidente rejeitando a questao (o que era de se esperar).

    Golpe fica ainda mais desmoralizado.

    https://twitter.com/rommulus_/status/727911383933816832

     

    1. Não se entrega

      E mais uma vez  Gleisi, a valente,  esbravejou até que lhe dessem um minuto para falar !! Enquanto isso, o insuportável Cássio Cunha Lima argumentava que os parlamentares do PT tinham abandonado a presidente Dilma à própria sorte!!!!

  2. Sabendo o que o senador Anastasia

    fez com os repasses do Ministério da Saúde quando governador de MG, isso tudo parece cada dia mais como uma opera bufa.

  3. Nossa! Que surpresa!

    Nossa! Que surpresa! Anastasia apresentou um relatório favoravel ao impeachment, quem poderia esperar por isso?

  4. Não reconheço a legitimidade

    Não reconheço a legitimidade desta gente toda que está envolvida na conspiração. Será que alguém poderia divulgar um “roteiro” de desobediência civil?

  5. The Flash

    De fato, o Senador mineiro é o “The Flash” tupininquim.  Um relatyório de 126 páginas de ontem para hoje?
    É um recorde!

    Ou será que o relatório já estava pronto e ele foi embora porque não aguentou o circo montado nem mais um minuto?
    Boa pergunta, não é mesmo?

  6. The Flash

    De fato, o Senador mineiro é o “The Flash” tupininquim.  Um relatyório de 126 páginas de ontem para hoje?
    É um recorde!

    Ou será que o relatório já estava pronto e ele foi embora porque não aguentou o circo montado nem mais um minuto?
    Boa pergunta, não é mesmo?

    1. Você não sabia

       Você não sabia que tem gente que trabalha? E não tem inteligência para perceber que esse relatório foi sendo construído enquanto o processo evoluía?

      1. Quer dizer,

        então, que o farsante golpista disfarçado de “juiz” foi redigindo a sentença enquanto o processo andava, antes de ouvir os argumentos da defesa?

  7. Eeee… Eeeeee… o PT
    Eeee… Eeeeee… o PT voltou, o PT voltou… é esse PT que conheço, aguerrido, briguento, que luta até o fim. Estão de parabéns o PT e o PCdoB que estão na comissão do Senado .

  8. Sessão Dantesca!
    Só com muito sal de frutas…

    Senadores de defesa, contra o impedimento: estão de parabéns!!

    O que não se vê nas ruas, vimos nestas duas semanas diuturnamente na Comissão do Senado: defesa incansável, intransigente, determinada e firme do mandato concedido à Presidenta por 54M de votos.

    E, ao contrário do que diz a oposição, sem chicana!

    1. Arrasador?

      Sem duvida o Anastasia é competente e anda muito experiente, se considerarmos que ele mesmo emitiu 56 decretos na mesma condição, quando Governador de MG e, pior, nenhum dos anos cumpriu com as metas.

      Temos aqui o Fernandinho Beira Mar julgando pessoa suspeita de trafico de pequena monta. O relatório será um show de detalhes, de quem convive e conhece de perto este tipo de crimes e, ainda, que sabe como sair impune…como o Anastasia fez em MG.

      A defesa do Cardoso entrará por um ouvido e sairá pelo outro, daquele rolo compressor. A verdadeira defesa estará nas ruas e na condenação cívica destes golpistas.

      1. Beiramar? Nem precisa ir tão

        Beiramar? Nem precisa ir tão longe… o Senado tem sua própria bancada do tráfico. E olha que, comparativamente, o Fernandinho até que é um sujeito honrado.

    2. Na boa, comentários como esse

      Na boa, comentários como esse em nada acrescentam ao blog. Não precisamos de tucanos vaza-jatistas neste momento.

  9. fábulas

    A fábula abaixo lembra um pouquinho a triste trajetória do lulopetismo.

    A GRALHA ENFEITADA COM PENAS DE PAVÃO

    Monteiro Lobato

    Como os pavões andassem em época de muda, uma gralha teve a idéia de aproveitar as penas caídas.

    – Enfeito-me com estas penas e viro pavão!

    Disse e fez. Ornamentou-se com as lindas penas de olhos azuis e saiu pavoneando por ali a fora, rumo ao terreiro das gralhas, na certeza de produzir um maravilhoso efeito.

    Mas o trunfo lhe saiu às avessas. As gralhas perceberam o embuste, riram-se dela e enxotaram-na à força de bicadas.

    Corrida assim dali, dirigiu-se ao terreiro dos pavões pensando lá consigo:

    – Fui tola. Desde que tenho penas de pavão, pavão sou e só entre pavões poderei viver.

    Mau cálculo. No terreiro dos pavões coisa igual lhe aconteceu. Os pavões de verdade reconheceram o pavão de mentira e também a correram de lá sem dó.

    E a pobre tola, bicada e esfolada, ficou sozinha no mundo. Deixou de ser gralha e não chegou a ser pavão, conseguindo apenas o ódio de umas e o desprezo de outros.

    Amigos: lé com lé, cré com cré.

    http://contobrasileiro.com.br/a-gralha-enfeitada-com-penas-de-pavao-fabula-de-monteiro-lobado/

  10. Só quem for muito mal intencionado para levar um relatório tão t

    Só quem for muito mal intencionado para levar um relatório tão tosco a sério. O pior de tudo é constatar que o autor do relatório praticou muito mais pedaladas do que a acusada. É o golpe de estado mais tosco que eu já vi. Talvez em nenhum lugar do mundo tenha ocorrido um espetáculo tão cínico e deprimente como essa conspiração golpista em andamento. Os protagonistas dessa trama representam muito bem os valores e intenções em jogo. Eduardo Cunha, Michel Temer, José Serra, Aécio Neves, Paulinho da Força Sindical, Gilmar Dantas, e por aí em diante… Alguém tem dúvida do que está em jogo?

  11. E ainda defenderam esse

    E ainda defenderam esse hipocrita golpista quando ele caiu na vaza a jato, e como correram os de lá para limpar a cara dele numa das jogadas mais estranhas do mundo juridico, sumiu o delator sumiu o crime junto, é mais um golpista de quinta.

  12. A imprensa internacional

    A imprensa internacional precisa saber que o relator que orienta com convicção pelo impeachment da presidente, quando foi governador de seu estado praticou durante os quatro anos de mandato, aquilo que no caso da Presidente da República ele diz que é crime.

    Ele não cumpriu a meta fiscal em nem um ano sequer. O relator não tem moral alguma para pedir impeachment de quem quer que seja alegando este motivo!  

  13. Só há duas saídas.

    Enquanto alguns questionam como pratica-se a desobediência civil, total e irrestrita, uma vez confirmado o golpe, a consequente substituição do atual staff da Presidenta Dilma, a única saída ainda em tempo hábil, que pode alterar o que já está previsto, há tempo, no Senado, é a prometida invasão de Brasília, pelas Centrais Sindicais e pelos movimentos populares, e um cêrco ao Congresso, e com uma invasão literal, das galerias do Senado, assim como um côro em uníssono, de todos (de dentro e de fora das galerias do Senado) do tipo ” Se votar SIM, não vai sair vivo” e fazer este alerta soar audível e ameaçador, aos ouvidos destes irresponsáveis.

    A outra saída, é o aeroporto.

     

          1. peregrino, você taí?……………………….tô

            tira tudo isso daí, menino…………………………………..mas tô aqui por causa do que fizeram comigo, me criaram do que fazem

            você é petista, peregrino?………………………………………não, mas me condenaram no futuro por querer ter sido

            com o mesmo dominó da Globo?…………………………..não, por thermal runaway

    1. Eu tenho pensado na

      Eu tenho pensado na desobediência civil porque ela precisa de coordenação para que surta efeito. Em relação a invadir o congresso, temos um problema: Brasília é no meio do nada, distante milhares de quilômetros dos grandes centros, o que isola a cidade do povo. Não tenho dúvidas de que o que está acontecendo na ALESP e nas escolas estaduais de SP estaria acontecendo no congresso se ele estivesse melhor localizado para o acesso do povo. A gente pode arrumar um jeito de ir a uma manifestação em fim de tarde, mas como eu vou fazer para ir até Brasília participar de manifestação? Temos nossas vidas e nossa luta pela sobrevivência também. Sei lá, já escrevi hoje que um dia alguém tem que pensar em levar o congresso de volta ao acesso do povo.

    2. Oi Rai
      Esta passando da hora

      Oi Rai

      Esta passando da hora de se ocupar o Congresso, o STF, o Senado.

      Dilma cai, 180 dias Congresso, Senado, STF ocupados.

      Saudações

    3. Só há duas saídas

      Raí, será que precisaremos convocar o povo Venezuelano? Quando nosso povo reagirá de verdade? Estão esperando o que?

       

  14. Relatório redondinho e coerente!!

    O Senador Anastasia apresenta um engendro redondinho e coerente…

    Nasce em ninho de tucano, Janaína bota um ovinho de tucano, Miguel Reale o alimenta e Anastasia apresenta um tucano perfeito e redondinho, sem ninguém botar defeito….

    Como gostam de falar os Senadores coxinhas: Possui bico amarelo, penas pretas com pinta branca na cara….ou seja, é um tucano, a pesar de que os golpistas teimam em falar que se trata de outra ave chamada de impeachment.

  15. Pegue a peça da defesa de

    Pegue a peça da defesa de Dilma com a assinatura dos principais juristas e advogados do país, junte com esse relatório fajuto do Anastasia e jogue no colo do STF para eles decidirem.

    O STF tem que se pronunciar.

  16. Relatório feito pelo

    Relatório feito pelo coordenador da campanha derrotada do Aécio em 2014; autor de manobras contábeis no governo mineiro, semelhantes às praticadas pelo governo Dilma; acusado pelo policial Jayme Careca de receber propina na lava jato; acusado de inúmeras irregularidades no governo mineiro.

    Qual a credibilidade de um relatório desses?

    1. Meu os tucanos são safos
      Meu os tucanos são safos nessas tramoias, é só ver quantas estão metidos, desde sempre, e sempre se safão. Este Anastasia com cara de lego não tem nada de bobo, se for preciso ele até chora.

  17. o que se esconde por trás desse domínio…

    condenar o réu pela defesa

    saca só: não tem culpa, mas com base na defesa podemos condenar por ausência de sentimento de culpa

    o PT não entende nada dos letrados pela Globo. O efeito dominó do fato Globo

  18. Quanta hipocresia, ontem
    Quanta hipocresia, ontem enquanto a defesa ainda era apresentada o Anastasinha se ausentou da mesa. justificativa, estava fazendo o seu relatório. Quando foi reclamado voltou como se nada tivesse acontecido, tipo Eduardo Cunha.

  19. Se o relator

    fosse um homem honrado e digno teria inadmitido a denúncia e “entrado para a história”.

    História? Que história?

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador