CPI convoca presidente do Instituto Lula e quebra sigilo de Dirceu

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – Em sessão tumultuada, a CPI da Petrobras – que funciona a reboque das denúncias apuradas pela Operação Lava Jato – aprovou nesta quinta-feira (11) cerca de 140 requerimentos, incluindo uma convocação para que o presidente do Instituto Lula, Paulo Okamoto, explique a doação de R$ 3 milhões que a entidade recebeu da Camargo Correa. Essa semana, jornais noticiaram a doação, dando munição para que opositores ao PT classificassem o repasse como uma ação “ilícita”.

Segundo informações da Agência Câmara, a CPI também aprovou a obtenção dos dados relativos aos sigilos bancários, telefônicos e fiscais do ex-ministro da Casa Civil José Dirceu e da empresa dele, a JD Assessoria e Consultoria LTDA. Essas informações já estão em poder do Ministério Público e da Polícia Federal.

A bancada do PT na comissão protestou contra a aprovação em bloco. “Não dá para transformar essa CPI em tiro ao alvo no PT visando às eleições de 2016 e 2018, no dia da abertura do nosso Congresso”, disse o deputado Afonso Florence (PT), fazendo referência ao 5º Congresso do PT, que começa nesta quinta-feira, em Salvador.

Na abertura do evento, o secretário nacional de Comunicação do PT, José Américo, ironizou a convocação de Okamotto pela CPI. “Minha sugestão para ele é que pergunte para o pessoal do PSDB por que o Instituto Fernando Henrique recebeu três vezes mais da empresa (Camargo Correa) do que o Instituto Lula”, disparou.

“O Paulo Okamotto tem todas as condições de mostrar que os institutos ligados a ex-presidentes recebem contribuições, o do FHC recebeu e o do Lula recebeu também”, acrescentou, segundo informações do Estadão.

Acareações

Também foram aprovados pedidos de acareação entre o ex-gerente de Tecnologia da Petrobras, Pedro Barusco, e o ex-diretor de Serviços, Renato Duque; entre Barusco e o ex-tesoureiro do PT, João Vaccari Neto; entre o ex-diretor de Abastecimento da Petrobras, Paulo Roberto Costa e Vaccari; entre Vaccari, Barusco e Duque; entre Barusco, Vaccari e o doleiro Alberto Youssef; e entre o ex-presidente da Petrobras José Sérgio Gabrielli e Paulo Roberto Costa.

Com Agência Câmara e Estadão

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

15 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Essa é a direita brasileira,

    Essa é a direita brasileira, sem nenhum projeto para o país vive de trapaça… e depois não sabe porque perde eleição.

    1. É sempre assim: Um ladrão

      É sempre assim: Um ladrão  julgado e condenado”se defende” atacando um outro suposto ladrão.

                Essa é a linha de defesa petista.

                  Mas precisa ser muito esclarecido pra saber que isso é confissão de culpa?

                        Ou o meu roubo é justificável com o roubo dos outros?

  2. Quero ver convocar o LULA!

    Se vocês percebem eles jamais convocam ou convocarão LULA, DIRCEU e GENOÍNO para estarem frente a frente com o Parlamento Brasileiro. 

    É sempre de esgueio as coisas. Um assessor no máximo. O Paulo Okamoto, o Vaccari no máximo.

    Sabe qual é a solução?

    Era o LULA se dispor a ir nesta CPI da Petrobrás e que fosse televisionada para todo Brasil, faríamos no horário das 20 horas, com todos em casa, ao vivo!

    Todos no Brasil juntos e ai quero ver se topam esses parlamentares que se escudam na Velha Mídia e se a Velha Mídia ia aguentar o tranco.

    O Brasil seria passado a limpo em três tempos. 

    E seguiríamos em frente.

    O LULA janta essa gente toda com os pés nas costas!

  3. “Coincidentemente”, as

    “Coincidentemente”, as convocações que prejudicariam Eduardo Cunha não voram votadas e ficaram para depois.

  4. Delenda Lula 2018, o GGN Está Onde?

    Gostaria de entender qual a função dessa gelada notícia no GGN, apenas na base do “copia e cola” nas fontes interessadas, de matéria com objetivo de incrementar o factóide lançado pela secção PF da Casa Grande aos meios de desinformação, que confessadamente lideram a oposição no Brasil e cuja pauta única, hoje, é o “Delenda Lula 2018”, custe o que custar?

    Por acaso é para colaborar na amplitude da divulgação desejada ou burrocratizou de tal forma que sai no automático?  

    1. Também não entendi a razão do

      Também não entendi a razão do site publicar esta “notícia” que tem o único objetivo de atingir o PT e o presidente Lula. Luis Nassif deve explicações aos seus leitores!

  5. Perguntar não ofende .
    Por

    Perguntar não ofende .

    Por que institutos de ex-presidentes ,Lula ,FHC ,Sarney  precisam de tantos milhões ?

    Qual o serviço que prestam ?

  6. O PT se tornou um nome doce

    O PT se tornou um nome doce nas bocas sujas que guardam essas linguas brancas de tanta saburra,..quantas capivaras mesmo por m2 neesa bancada de “impolutos” tucanos-demos aliados à banda podre da politica tupiniquim, onde reina gente da estirpe de Eduardo Cunha

    1. VOTOU EM BRANCO?

      Discutí com um parente   na eleição passada  ao dizer me que votaria “NULO”, agora nesta semana eu  o ouvi  reclamando da aprovação da tercerização, da diminuição da maioridade e da reforma politica, só ouví e lhe perguntei:

      Você votou NULO? silencio total.

      Este atual congresso pelo menos está servindo pra, na  prática dar aulas  e abrir os olhos para muitos omissos.

  7. Inacreditável essa

    Inacreditável essa perseguição ao Lula, inveja, ressentimento, ódio,  medo, despeito, pavor de perder, preconceito, Lula é um pavor para essa gente.

     

    Não vão convocar o representante do Instituto do lixo FHC também não?

  8. A que ponto chegou o PT e o

    A que ponto chegou o PT e o Governo só resta lamentar que o Congresso se tornou um recinto de tiro ao alvo contra o Partidos dos Trabalhadores. Esse governo está tão na defensiva e sem controle nenhum que qualquer factóide do PIG que atinja membro do PT logo se transforma em CPI ou convocação do acusado. Eu não sei quando esse Governo da presidenta Dilma vai tomar vergonha na cara e partir para o ataque, essa passividade diante dessa escalada de violência contra militantes, artistas, ex-ministros petistas em recintos públicos não pode ser encarada como natural da democracia. O governo deve assumir as rédeas da situação usando os meios legais para se defender, como cadeia de rádio de TV e não se intimide com panelaço, chega de passividade e covardia diante de um adversário que vem demonstrando que está disposto a tudo para desmoralizar e inviabilizar o PT.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador