Cunha: Se Dilma se beneficiou de corrupção na Petrobras, foi no mandato anterior

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – Favorito na disputa pela presidência da Câmara, o deputado federal Eduardo Cunha (PMDB), desafeto do Planalto, reafirmou em entrevista ao jornal O Globo que, se eleito no próximo domingo (1/2), não endossará a cassação do mandato da presidente Dilma Rousseff (PT) via Congresso, em função dos desdobramentos da Operação Lava Jato. Dessa vez, porém, sugeriu que se Dilma foi beneficiada, de alguma forma, com a corrupção na Petrobras, isso teria acontecido no primeiro mandato, não cabendo pedido de impeachment neste novo governo.

“Sou totalmente contrário. Qualquer coisa dessa natureza terá minha sumária rejeição, até porque mesmo que tivesse qualquer tipo de discussão acerca de participação, teria sido no mandato anterior. Estamos no novo mandato dela, então ela não teria praticado nada no exercício desse mandato. Então não vejo nem politicamente nem juridicamente condições para ter qualquer tipo de responsabilização dela”, disse Cunha.

O jornal da família Marinho ainda quis ouvir do deputado qual será sua posição no Congresso em relação “às medidas impopulares que vem sendo tomadas pela presidente na economia”. “Qual deve ser o tratamento desses projetos e medidas provisórias?”

“Prefiro não falar, porque não vou me posicionar como líder do PMDB sem ouvir a bancada. E como presidente da Câmara, não cabe entrar no mérito da matéria”, respondeu Cunha. “Apenas colocar que as matérias que o governo colocar necessárias para garantir a governabilidade serão pautadas por mim e nada farei para impedir que sejam votadas se a maioria da Casa assim entender”, acrescentou.

A oposição ao governo Dilma já anunciou que no retorno dos trabalhos do Legislativo, irá formar uma frente para derrubar as novas medidas impostas pelo Ministério da Fazenda na última semana.

Apesar de dizer que não entrará no “mérito” de projetos que serão enviados pelo Executivo ao Congresso, Cunha – que concorre com Arlindo Chinaglia (PT), Julio Delgado (PSB) e Chico Alencar (PSOL) – já se posicionou contrário à regulação econômica da mídia. Segundo o peemedebista, qualquer tentativa do governo Dilma de alterar as regras do setor de comunicação será “engavetada” por ele. 

 

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

25 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    1. A luz do sol o revelou.

      E o exposto,é insuportável.O sujeito quer se lavar a jato,perdeu,Cunha,não á desinfetante no mundo que te limpe.Nojento!

  1. Não gosto de usar esse tipo

    Não gosto de usar esse tipo de adjetivação em posts de análise política (e em nenhum outro tipo de assunto), porque a questão não é meramente pessoal, vai muito além disso e com consequências muito mais amplas e graves, mas este senhor só inspira uma palavra: canalha.

    1. Também não gosto, mas…

      Canalha que deveria lavar essa boca e essas mãos sujas e enlamedadas!  Temos que ter meios de saber que são os “sujos” que vão elegê-lo. Vergonhoso! Não confiaria nessa criatura nem para zelador do meu prédio. Rasteiro… 

  2. mais um condecorado pelo o

    mais um condecorado pelo o globo.

    fala como presidente da camara.

    o canalha quer convencer os futuros dputados que apoiará o governo….

    com o conluio da globo.

    é muito cinismo….

  3. Será que alguém acredita nas

    Será que alguém acredita nas palavras desse sacripanta? Não é óbvio que, se ocorresse a tragédia dele chegar à presidência da Câmara, no dia seguinte iniciaria os conchavos para derrubar Dilma a qualquer custo, mesmo que o custo fosse botar fogo no país?

  4. de onde nada é esperado…. sai m…..

    O idiota afirma que a corrupção de Dilma foi no mandato de Lula!

    As provas seu picareta são o “dominio do fato”?

    Eta herança perversa daquilo que o psdb/gilmarjoaquimcollorayresfuxrosapig estabeleceram na jabuticaba da ap 470.

  5. Esse sujeito é um sem noção

    Esse sujeito é um sem noção que não tem um pingo de vergonha na cara !! Se a presidente se beneficiou de corrupção no governo anterior, e isso ficar provado, deve ser ‘impichada’, sim !! Seja a DILMA, ou quem for. Esse sujeito é um CANALHA que não vale nada.

     

    “O BRASIL PARA TODOS não passa na REDE LGOBO DE SONEGAÇÂO & GOLPES – O que passa na REDE GLOBO DE SONEGAÇÂO & GOLPES é um braZil-Zil-Zil para TOLOS”

  6. Se o governo

    Se o governo federal não tiver capacidade política para derrotar Eduardo Cunha então é melhor chamar FHC para ensiná-los a fazer isso, um cursinho básico de cooptação colaborativa. Tão de brincadeira !

  7. Cunha já sentou na cadeira de

    Cunha já sentou na cadeira de presidente.

    Esse cara é um perigo real para a democracia.

    Vamos ver como vão votar os 300 picaretas do Congresso.

     

     

  8. Falando pra platéia

    Cunha tem a desvantagem de não saber como será o “day-after” da sua eventual eleição. Com as denúncias da Lava Jato, caso ele acabe entrando em compromisso com o Planalto, ele poderá ser vítima de uma campanha similar a que fulminou Severino Cavalcanti, em 2005. No entanto, o mesmo sabe que se declarar guerra ao Planalto, poderá ser visto como responsável por parar o país, o que o grande empresariado menos quer diante da situação de crise. Então, ele precisa ser pragmático.

    No entanto, essa declaração sobre Dilma, na verdade é um recado para seus eleitores. Quando a lista dos parlamentares citados por Youssef e Paulo Roberto Costa sair, o Parlamento tremerá. Então Cunha já promete desde já um bypass para esses parlamentares, de uma base fluida, desideologizada, que vai decidir a eleição no Parlamento. Ele usa o nome de Dilma, mas ele fala aos parlamentares de PP, PTB, PR e até do próprio PMDB que vão aparecer na lista e vão precisar escapar do voto aberto. É isso, pessoal.

  9. Globo: covil de bandidos!

    A cobra criou asas… já tá falando grosso; tá confiante demais na familia Marinho! Quero ver se ele tem peito pra pedir o “impeachment” da Dilma. Ele deve tá achando que aqui é o Paraguai que destituiu o governo e ficou por isso mesmo!!!

      

  10. A sensação é de que está
    A sensação é de que está tentando amenizar a percepção de ameaça que provoca. Este posicionamento adotado na 1a. hora de enfrentamento, independência acabou deixando a descoberto, claro, límpido o objetivo maior do ínclito parlamentar. E esta posição tão explícita gerou uma resistência de grande proporção que desaguou em várias situações que o expuseram e o colocaram em posição vulnerável. A Lava Jato teve seu papel, colocando-o na defensiva. Há parlamentares que, ainda que comprometidos em segui-lo, devem hesitar diante da resistência e do possível envolvimento deste Sr. com várias ilicitudes que correm à boca pequena (e à grande também). Uma coisa é picuinha e derrota imposta ao Governo em votação de matéria legislativa; outra muito mais grave é ação institucional declarada contra a Presidência, um outro poder. Acredito em diversionismo mais do que em correção e sensatez. Está só fazendo uma parada estratégica para tomar fôlego. O Gabeira disse que o Severino Cavalcanti era uma vergonha para o Brasil. Este Sr. é uma ameaça real.

    Quanto ao comentário sobre a Presidenta, me pareceu condescendente, uma afronta sob todos os aspectos. Acusou, sem acusar. Melífluo, capcioso, baixo.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador