Rodrigues invoca ética para denunciar artistas e não políticos

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Por Hylda Cavalcanti

Repórter do UOL se recusa a entregar dados do caso HSBC a parlamentares

Da Rede Brasil Atual

O repórter Fernando Rodrigues, do portal UOL, primeiro jornalista do país a divulgar o escândalo das contas secretas de brasileiros existentes no HSBC da Suíça, afirmou hoje (26), durante depoimento na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Senado criada para investigar o caso, que tentou um contato com representantes do governo, por meio de órgãos como o Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) e a Receita Federal, em 2014. Mas, segundo contou, encontrou atitudes que considerou como “desídia, preguiça e má vontade” por parte dos integrantes destes órgãos para entrar nas apurações.

Rodrigues classificou as conversas mantidas com representantes destes e de outros órgãos de “epidérmicas”. Sem entrar em muitos detalhes, o jornalista afirmou que para divulgar as informações precisa atender aos critérios estabelecidos pela associação internacional de jornalistas investigativos – que primeiramente teve acesso à lista – e que os nomes dos correntistas só serão divulgados se forem de pessoas sobre as quais exista um “interesse público” de divulgá-los. Acrescentou que, mesmo assim, essa divulgação só ocorrerá após todos serem ouvidos e prestarem seus esclarecimentos.

Ele criticou a divulgação de alguns nomes pela Receita Federal para determinados veículos, feita recentemente. Destacou que as informações foram “seletivas” e ainda por cima “apresentaram imprecisões quanto aos valores existentes nas contas dos correntistas que tiveram seus nomes expostos”.

‘Conheço as CPIs’

Diante da solicitação de vários dos senadores para que entregasse a lista e os dados que já dispõe à CPI com o compromisso de que as informações seriam mantidas em caráter sigiloso, como forma de ajudar nas apurações destes parlamentares, o jornalista se recusou. Disse que ficava até mesmo “sensibilizado” com o pedido dos parlamentares e que acredita na intenção deles de manter a tutela dos dados com responsabilidade.

Mas em função da sua profissão, já acompanhou muitas CPIs, nos últimos anos, e considera “uma temeridade” da sua parte atender ao pedido, “sabendo como funciona o Congresso Nacional e as CPIs”. Fernando Rodrigues argumentou, ainda, que os dados estarão disponíveis para os parlamentares por meio do governo francês que não se opõe a oferecer todos os nomes.

‘Responsabilidade e obrigação’

O presidente da CPI, senador Paulo Rocha (PT-BA), rebateu Fernando Rodrigues diante da sua recusa. Rocha afirmou que não tem problema ele negar a lista, porque a presidência da comissão tem “a responsabilidade e a obrigação” de requerer a relação, independente da vontade dele e do critério da associação internacional de jornalistas investigativos para dar publicidade a tais nomes.

Rodrigues disse que entende a posição do senador Paulo Rocha e que ele está certo. Ressaltou que os senadores “têm obrigação de solicitar estas informações” e repetiu que a forma “mais correta, célere e produtiva para a CPI” é a busca pelo governo francês.

Rocha reiterou que o Senado tem o compromisso de guardar toda informação sigilosa com responsabilidade e que, no encaminhamento dos trabalhos da comissão, vai atuar no sentido de fazer com que qualquer informação não seja divulgada com o intuito de ser utilizada “por interesses de disputa política ou de qualquer outro tipo”.

Durante a instalação da comissão, na última terça-feira, Paulo Rocha já tinha dito que irá fazer de tudo para evitar que a CPI seja “palco de espetáculos”. “É preciso que as investigações aconteçam com equilíbrio, segurança, serenidade e responsabilidade e é por isso que vou lutar”, acentuou.

A reunião teve início às 8h30 e durou mais de três horas. Foi dividida em duas etapas, de forma a possibilitar que, além do depoimento dos convidados, os senadores também pudessem apreciar requerimentos. Eles aprovaram, antes de ouvir Rodrigues e o jornalista Chico Otávio, de O Globo, um plano de trabalho para a CPI para os próximos 180 dias.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

30 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. “Mas, segundo contou,

    “Mas, segundo contou, encontrou atitudes que considerou como “desídia, preguiça e má vontade” por parte dos integrantes destes órgãos para entrar nas apurações”:

    Mas mas mas mas mas mas mas…

    Se houve “desidia, preguica, e ma vontade” da parte do governo, porque ele nao conta pras arveres (somos nozes) quais foram os nomes que ele alegou ter entregue pra receita federal EMBORA ele tenha tido acesso a TODOS os nomes?

    Ele prevaricou.  E nao vai dar outra.

  2. Ora pelo que sei  a  CPI  tem

    Ora pelo que sei  a  CPI  tem autoridade para  prende-lo  por   desobediencia,ele nao pode  negar  a  CPI  informaçoes  importantes  portanto é  considerado  uma pessoa  que  esta impedindo apuraçoes  da  CPI  e  deveria  ter  ouvido  voz  de PRISAO.

    1. Você está certo. Além disso,

      Você está certo. Além disso, frodrigues difamou a imagem do Congresso ao dizer que “considera “uma temeridade” da sua parte atender ao pedido, “sabendo como funciona o Congresso Nacional e as CPIs”.

      Outro ponto importante foi o fato de frodrigues não ter citado os nomes das pessoas do Coaf e da Receita Federal que agiram com “desídia, preguiça e má vontade” aos seus contatos. Isso denota que se trata de uma grande mentira de frodrigues. Se fosse verdade, teria declarado os nomes. frodrigues mente descaradamente, coisa típica de um sujeito desonesto e que age por meios escusos.

    2. Somos todos iguais perante a lei??????

      No Brasil, jornalista tem direito ao sigilo da fonte, o que é um absurdo.

      Também no Brasil advogado pode mentir, o que é outro absurdo. 

      Enquanto não acabarem os direitos especiais, que na verdade são desigualdades pessoais, completamente contrárias à constituição que afirma que todos são iguais perante a lei, seremos uma republiqueta de bananas.

    3. Pau-de-arara não, né?

      Sou crítico das arrumações da velha e carcomida imprensa brasileira e de seus soldadinhos, entretanto, ninquém está obrigado a falar o que não quer.

      Ninguém pode obrigar outra pessoa a dizer o que não quer.

      O Estado que se instrumentalize e se modernize para conseguir as informações que queira ou necessite.

      Não é pendurando o sujeito no pau-de-arara que se consegue o que se pretende. 

      Fernando Rodreigues é um soldadinho a serviço dos interesses de seu patrão.

      É óbvio que se a relação sob a posse de Rodrigues fosse de petistas ele já teria publicado…. e com muito veneno.

      Portanto… 

       

  3. Risivel, no Brasil a tal

    Risivel, no Brasil a tal lista do hsbc tem dono, mas pelo que se sabe o globo tanbem tem a lista, só o governo e a receita são os ultimos a saber, é bem o retrato do país atual, todo mundo deira e rola gozando com a cara do povo.

  4. O tal teve aulas de “ética” no grupo Folha de SP,

    com pós-graduação sob supervisão direta do Dr Otavio Frias, especialista mundial no assunto.

  5. Resumo da ópera

    Se para esse canalha a CPI e o congresso não são dignos de confiança, pelo mei entendimento foi o que ele deu a entender, então não será mentira tudo que ele disse com relação aos orgãos do governo aos quais ele citou ?

    Outra coisa, desde quando jornalistas da linha dele esperam neste país autorização do governo para publicar algo ?

    Será que a Veja ligou para a Dilma na vespera da eleição e pediu a autorização dela para publicar aquela capa ?

  6. Por que será que a Globonews

    Por que será que a Globonews transmitiu o depoimento da Graça Foster pela enesima vez, todos já sabiam o que ela iria repetir, mas nem mencionou esse depoimento do Rodrigues para essa CPI?

  7. A cara de pau de costume…

    A cara de pau de costume… Temeridade entregar essas informações à CPI porque podem vazar… para o público. Então, as informações ficam com ele e ele vai vazando o que convem a seu patrão… que está na lista, aliás. Esse “jornalista” é o cara que já “vazou” um sem-número de informações falsas. Nem lembro quantas. Mas tem uma fresquinha, da ultima campanha eleitoral. Ele se aproveitou do fato de José Dirceu estar preso e com pendências judiciais – se falasse em público isso poderia prejudicá-lo. Daí, o notável jornalista divulgou uma frase que Dirceu “teria” dito a amigos, na prisão. Caiu do burro porque Dirceu correu o risco e desmentiu. FAzer uma coisa dessas é mais ou menos como se aproveitar do cara estar incomunicável na masmorra e divulgar coisas a seu respeito. E disso o pessoalzinho da Folha entende: era o que eles faziam quando sustentavam a Oban. Fernando Rodrigues segue as ordens dos Frias, os contratadores de jagunços.

  8. Quer dizer que o

    Quer dizer que o comparecimento de jornalistas a CPIS foi liberado? Há pouco tempo o mundo quase veio abaixo porque tentou-se convocar Policarpo Jr para prestar esclarecimentos na CPI de Cachoeira. Diziam que era um atentado à liberdade de imprensa constranger jornalistas a depor em CPI.

  9. De malandro não.Um idiota,um

    De malandro não.Um idiota,um parlapatão.Encontrar-se-a um jeito de se por as mãos nessa lista.Facil não vai ser,a Globo está por trás,e o governo acometido da síndrome do pânico,nada fará,mas se trabalharem certinho,chega lá.Tem uma bala perdida chegando perto dela.Nassif em 08 de fevereiro desse ano,botou a mão em um email de uma chefe de la,devastador.Ele está atento,não é à toa que eles querem calá-lo pelo bolso.Nao conseguirão.Nassif,podem apostar,vai botar as mãos nessa bendita lista.

  10. E daí?
    Qual é a moral dessa
    E daí?
    Qual é a moral dessa CPI se nem a lista eles tem. E nem tem que ter mesmo! Dados bancários não são sigilosos?
    Esse assunto é prá polícia e prá Receita.
    Levar dinheiro prá fora sem avisar o Banco Central é crime de Lavagem. Se não declarar é crime contra a Receita. É crime de qualquer jeito. Então, é com a polícia.
    O que a CPI devia estar fazendo é investigando junto à PF quem são os parlamentares ocorrendo em crime e pedir o afastamento do Legislativo. Aliás, mesma coisa deviam estar fazendo os outros poderes públicos.
    Desse jeito, convocando jornalista, me parece que essa CPI vai, no final das contas, é atenuar as consequências.
    Fico pensando se isso não vai acabar dando margem a indenizações…

  11. Pelo visto até aqui, se todos

    Pelo visto até aqui, se todos esses sonegadores de impostos que estão sendo descobertos, incluindo o maior grupo de comunicação da america latina, pagarem por seus crimes (dividas+juros+multas+cadeia) não sera preciso fazer  arrocho economico nenhum. 

    Demonstra toda a hipocrisia da classe dominate deste pais, afinal se preocupam TANTO com o licito e o ilicito.

     – Estadão toque sua trombeta pois estão onerando o erário público!!!!!

     – Alô Falha!!!!! Estão desviando o dinheiro que era para a merenda, para o SUS, para a infra-estrutura, que o país tanto precisa, e mandando la para gringolandia!!!!!

     

    Não da nem para discutir a converasa é completamente insana.

  12. Mas vazamentos seletivos podem , Fernando Rodrigues ?

    Deve ser alguma piada : um jornalista mequetrefe , vendidão da direita , que postou informações vazadas sujamente pela República do Paraná e depois publicadas seletivamente , inclusive em seu blog ,  reclamando de “informações seletivas ” ? Precisei ler duas vezes para ter certeza de que era isso mesmo.

    Se eu não tivesse lido a chamada , juraria pelo texto abaixo que se tratava de algo ligado à Operação Vaza a Jato . Vejam bem se não é familiar , especialmente a parte em negrito :

    “Ele criticou a divulgação de alguns nomes pela Receita Federal para determinados veículos, feita recentemente.

    Destacou que as informações foram “seletivas” e ainda por cima “apresentaram imprecisões quanto aos valores existentes nas contas dos correntistas que tiveram seus nomes expostos”.

  13. Quanto vale essas informações?

    Quanta prudência…

    Até parece que essa é a regra da podre imprensa brasileira.

    Suponhamos que a tal relação (de sonegadores) fosse composta por um número razoável de petistas…

    Esse menino prudente e ético estaria tão cauteloso assim?

    Essa é a imprensa brasileira e seus soldainhos.

    O sujeito não divulga pelos órgãos competentes da imprensa nem fornece aos órgãos de investigação.

    Vai fazer o que com os nomes?

    Chantagear?

  14. MINHA CONTA POUPANÇA JÁ ESTÁ ESPERANDO A GRANA DOS FRIAS

    Os FRIAS DA FOLHA não sabem das contas, gostaria que eles me enviassem um endereço para eu lhes informar o número da minha POUPANÇA  na CAIXA FEDERAL onde eu recebo os dividendos do PIS para eles mandarem o dinheiro que eles nem sabiam que tinham. Desde já, fico agradecido pela generosidade dos FRIAS.

  15. “Mas, segundo contou,

    “Mas, segundo contou, encontrou atitudes que considerou como “desídia, preguiça e má vontade” por parte dos integrantes destes órgãos para entrar nas apurações.”

    E o ilibado jornalista, suponho, denunciou tais atitudes a alguma corregedoria.

    Por que, se não o fez, é tão desidioso, preguiçoso e mal-intencionado quanto.

  16. O empenho da mídia brasileira

    O empenho da mídia brasileira em “espetacularizar” a política conseguiu atingir o sucesso total e absoluto. Eles chegaram lá. Conseguiram escalar no elenco a Marilia Pera, a Claudia Raia, a Maitê e o até Cuoco!

    Convenhamos muito melhor que aquelas com Marcos Valério, Paulo Roberto Costa e outros menos votados. Uns caras sem carisma e que não sabem nem cantar, dançar, muito menos sapatear, como a Raia.

    Agora sim, esses globais de primeira grandeza estarão à altura de uma grande estrela como o Gilmar. Pena que o Barbosão aposentou-se da ribalta. Quando começa a novela?

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador