Porque Eduardo Cunha elegeu Moreira Franco o primeiro delatado

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – Virou uma questão pessoal. Para forçar Rodrigo Maia a estabelecer um quórum altíssimo para a cassação do mandato de Eduardo Cunha, o ex-presidente da Câmara decidiu ameaçar o correligionário Moreira Franco com uma delação na Lava Jato. A informação foi divulgada no final de semana por um blogueiro de O Globo. Só nesta segunda (12) a Folha relatou que Moreira Franco é sogro de Rodrigo Maia. 

Homem forte do governo Temer, Moreira Franco teria participado, segundo a Folha, de uma noitada de pizza na residência oficial de Maia, na noite do último domingo. No menu, a possibilidade de Cunha renunciar – algo que ele negou com veemência durante a tarde de hoje. Geddel Vieira Lima também foi ao encontro tentar achar uma solução para que Cunha caia, mas sem acionar a metralhadora giratória.

A única solução é adiar ao máximo a cassação do mandato, que já se tornou inevitável dada a pressão popular. Para isso, é providencial que Maia estabeleça o quórum mínimo de 400 a 420 deputados no plenário para iniciar o julgamento. Esse número não consta no regimento interno. É tratado como uma “margem de segurança” para garantir a legitimidade da decisão da Casa. 

A estratégia de Cunha de esvaziar o plenário para que o quórum não seja atingido já está dando certo. A cassação estava programada para começar na noite de hoje, às 19h, mas não havia deputados suficientes na sessão. Maia suspendeu os trabalhos por uma hora. Os deputados devem retornar para uma segunda chamada após as 20h.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

8 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Ué, rodrigo Maia não estava

    Ué, rodrigo Maia não estava com a Clarissa Garotinho.

    Pelo menos parecia união estável.

    A fila já andou.

    ///

    Para quem não sabe, Rodrigo Maia só tem o 2° Grau.

    Seria algo normal se não fosse de familia de posse.

    Dá para sentir o perfil desse trairinha, nem estudar esse safado quis

  2. O angú é o mesmo.

    Estão todos no mesmo barco, são todos da mesma laia. Não vão se cassar. Não vão se comer. Estão todos irmandados na roubalheira.

  3. Não é bem sogro, mas…

    Pequena correção: a esposa do bravo Rodriguinho é enteada do nobre Moreira Franco. 

    Aliás, quando os dois pimpolhos se casaram, na Igreja de São Francisco, no Centro do Rio, algum gaiato estendeu uma faixa: “Por favor, não se reproduzam!”

  4. Lamaçal

    E a tal da castanhede chamando os blogs progressistas de “mal cheirosos”.

    Com o diz o  término do sábio dito popular: “cuide do seu nariz”.

  5. Francamente, se a “oferta” de

    Francamente, se a “oferta” de delacao premiada a Cunha eh verdadeira ela so demonstra gigantesca incompetencia dos procuradores.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador