Senador inclui obrigatoriedade de artes e educação física na MP do ensino médio

Jornal GGN – Na tarde de ontem (30), o relatório da Medida Provisória (MP) 746, que reforma o Ensino Médio, foi lido parcialmente pelo senador Pedro Chaves (PSC-MS), relator da medida. A leitura da MP na comissão especial mista que analisa a matéria foi interrompida por palavras de ordem contra a reforma.

A leitura será retomada hoje. Ontem, Chaves afirmou que realizou mudanças no texto original. O tema será discutido após a leitura do relatório e depois a MP será votada na comissão. Só depois ela irá para o plenário da Câmara e do Senado.

 
Entre os pontos do relatório do senador, está a proposta de que os estudantes possam escolher qual área irão se aprofundar logo no começo do curso. O relatório coloca Matemática, Português, Inglês e Artes como disciplinas obrigatórias. Educação Física aparece como obrigatória somente nos dois primeiros anos do ensino médio.

A proposta original da reforma tirava a obrigatoriedade de Artes e Educação Física. Chaves diz que propôs as mudanças porque “muitas emendas parlamentares pediram o retorno destas disciplinas, e acredito que a formação integral do ser humano exige o atendimento de várias dimensões”.

No entanto, Chaves não colocou a obrigatoriedade das disciplinas de Sociologia e Filosofia, dizendo que é necessário “enxugar” o currículo. A proposta inicial do Ministério da Educação dizia que a escolha do estudante por uma das cinco áreas de aprofundamento aconteceria somente após a metade do ensino médio.

Chaves também propôs o aumento da carga horária do ensino médio, determinando que 60% das horas sejam à Base Nacional Comum Curricular.

Outro ponto do texto autoriza os Estados a utilizar de recursos federais do Fundo de Manutenção da Educação Básica (Fundeb) para complementar o custo da alimentação, que irá aumentar com a jornada integral.
Redação

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Esta lei é bizarra.

    Mas se for implementada que relevância faz artes e educação física, senão atender setores específicos.

    Tira a obrigatoriedade de estudar então!!!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador