Tumulto na votação da meta fiscal consagra estilo Aécio de oposição

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – O tumulto registrado na noite desta terça-feira (2) no Congresso durante a tentativa de votar o projeto que altera a meta fiscal (PL 36/14) marca o novo estilo Aécio Neves de fazer oposição ao governo Dilma Rousseff (PT).

O senador prometeu “oposição incansável” aos interesses do Executivo, mas age para lembrar que não falou em oposição responsável.

Patrocinados por PSDB e aliados, cerca de 30 pessoas, segundo números da Casa, alardearam a sessão a ponto de o presidente Renan Calheiros (PMDB) recorrer à polícia legislativa para retirá-las do local.

Segundo o regulamento interno, não é permitido manifestações nas galerias durante votações. Ainda assim, oposicionistas tentaram impedir que a equipe de segurança removesse os “brasileiros” que o PSDB defendeu nas redes sociais como “o povo que acordou para acompanhar o que acontece no Brasil”.

Esses mesmos brasileiros pediram a deposição de Dilma por improbidade e chamaram Vanessa Grazziotin, do PCdoB, de “vagabunda”, entre outros xingamentos.

Aécio, em mais um discurso de palanque, lamentou que o PT não seja um partido democrático a ponto de permitir a livre manifestação do “povo” no Congresso. “A população acordou. PT e aliados não perceberam. As pessoas querem participar do que acontece no Brasil. Nós vamos fechar as galerias? Não. Essa é a casa da democracia. PT tem que aprender a conviver de novo com o povo nas galerias”, disse ele, endossando que, quando presidente da Câmara, permitia a entrada de populares.

Renan ordenou a retirada dos manifestantes e denunciou a “partidarização” das galerias, relatou a agência de notícias da Câmara. “O que pedem é a partidarização das galerias, não é a democratização das galerias”, afirmou o peemedebista. Para ele, o episódio inflamado de ontem foi uma “obstrução única em 190 anos do Parlamento”. 

Os manifestantes, segundo a agência de notícia, pediram o impeachment de Dilma. “Ela cometeu crime de responsabilidade [ao não cumprir a meta de superavit] e deve sofrer impeachment”, defendeu o advogado Mauro Scheer, que disse não ter filiação partidária. Uma busca rápida por Scheer nas redes sociais, entretanto, mostra que ele participou de passeatas onde militantes do PSDB ostentataram bandeiras do partido, pedindo votos para Aécio presidente.

Scheer ainda disse que os manifestantes não xingaram Vanessa. “Não dissemos ‘vagabunda’ e sim ‘vai pra Cuba’. Mas ela não escuta bem”, ironizou. 

A deputada Jandira Feghali, correligionária de Vanessa, assegurou que a colega foi xingada. “Não foi só vagabunda, tiveram duas palavras piores gritadas das galerias e todos levantaram ao mesmo tempo porque ouviram a mesma coisa.”

Na manhã desta quarta-feira, às 10h, a sessão foi retomada com o impedimento de manifestantes nas galerias. O senador Aloysio Nunes (PSDB), ex-candidato a vice-presidente da República, fez um discurso contra o PL 36/14.

Em tempo

Ao abordar os excessos cometidos no dia anterior, Aloysio perguntou onde estava a indignação do PCdoB – que defendeu a senadora ofendida – quando a sede da Editora Abril foi depredada em ato de repúdio à edição da revista Veja que cravava que Dilma e Lula sabiam de tudo no caso Petrobras.

Aécio, por sua vez, insistiu que o tumulto foi uma demonstração de “democracia” e fez mais um discurso sobre a derrota eleitoral para Dilma e suas “mentiras”. O senador sustentou que o Congresso está de “cócoras”. Para ele, é uma vergonha que o governo tenha determinado que só vai liberar emendas parlamentares mais gordas se os congressistas aprovarem o PL 36/14.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

39 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Bastiões e xuxu

    Nassif,

    Sobre o quase vice, todos já o conhecem.

    Já o mineirim alopradim, conseguiu chegar ao número mágico de 30 apoiadores (provavelmente pagos $$$) que demonstram que o povo finalmente acordou para acompanhar o que acontece no país dele, um país de trinta. 

    Os tres mosqueteiros ( aqui realmente tres, o alopradim, o quase vice e o lesa pátria pilantra) são os bastiões morais do patropi.

    E viva o brasilsil pandeiro e hipócrita prá xuxu 

  2. Luz Vermelha

    A dupla Aécio/FHC e sua tropa de zumbis ressentidos vão cada vez mais dando razão à antológica frase do filmaço “O Bandido da Luz Vermelha”, do genial Rogério Sganzerla: “Quem não pode fazer nada, esculhamba!”

  3. Que tal os “vândalos” dos

    Que tal os “vândalos” dos movimentos sociais (sindicatos, CUT, MST, MTST. etc) , vítimas históricas desse tipo de tratamento tomarem as galerias do Parlamento? Aí veremos até onde o Aécio e seu “povo” prezam pela democracia.

    Já é chegada a hora de fazermos o contraponto dessa disputa, voltarmos ao protagonismo político.

    Dialogar com quem é de diálogo, embater contra os litigantes.

  4. Pilantra e vice pilantra recalcados

    Achava que Serra era um perigo, ledo engano. Aécio mostrou a verdadeira índole. Que ele era um engodo, eu sabia. Quando  governador, maquiou sua gestão com  a Mídia e o desmando da irmazinha. No Senado, ausente. Agora derrotado, não conformado, vocifera um bando de debilidade apoiado pelo idiota do Aloysio (Meu Deus que dupla nefasta!). Muita sorte esses dois embusteiros terem sidos derrotados. São tão medíocres, que nem se dão conta das asneiras que vêm falando e comentando.

  5. Os tucanos estão seguindo

    Os tucanos estão seguindo direitinho o roteiro político-golpista dos ucranianos. Há bem pouco tempo os parlamentares ucranianos ligados ao Svoboda (um partido nazista) que queriam derrubar o governo eleito espancavam seus colegas. As cenas chocantes do Parlamento da Ucrânia ganharam a televisão e estimularam a violência nas ruas. O resultado é a guerra civil que temos visto. Vou agora mesmo limpar minha pistola e afiar minhas facas. O primeiro nazistucano que quiser me agredir nas ruas dará baixa no cemitério com a cabeça separada do corpo. Ha, ha, ha…

  6. “Aécio, por sua vez, insistiu

    “Aécio, por sua vez, insistiu que o tumulto foi uma demonstração de “democracia” e fez mais um discurso sobre a derrota eleitoral para Dilma e suas “mentiras”. O senador sustentou que o Congresso está de “cócoras””:

    Nao ta nao, ta com o cu exposto.

    No mais…  BUAAAAAAAAAAAAAA…

  7. CONSAGRA?

    Chamar uma deputada mulher de “VAGABUNDA” consagra o que? Tenham paciência estão dando muita bola para uns assim dizer moleques, quem ofende e até agride mulheres não deveriam esta no congresso e sim na cadeia. Vamos parar com isso, já chega de dar valor a moleques perdedores.

  8. Caro Nassif e

    Caro Nassif e demais

    Vagabundo é o Aécio e seus seguidores.

    Que vão para o Afeganistão, e levem o Lobão e Roger, versão atual do Dom e Ravel.

    Que se aprofundem mais a questão das corrupções da Petrobras e veremos como eles desmontaram a Petrobras, para ser doada.

    Saudações

     

  9. O povo está vendo…

    Conheço muitas pessoas que votaram no Aécio e agora dizem-se decepcionadas com as atitudes antidemocráticas do playboy.

    A imprensa conseguiu enganar muita gente e turbinar a votação do tucano, mas a maioria dessas pessoas esperava ver o resultado da eleição respeitado e não aceitam as apelações do playboy do Leblon. Além disso a hipocrisia dos tucanos em relação aos esquemas de corrupção na Petrobras, onde estão envolvidos até as orelhas, está dando por demais na vista e deixando sem jeito até os apoiadores mais convictos da tucanada. Só mesmo os fascistas renhidos é que insistem nas histórias da carochinha contada pelos corruptos emplumados.

    Eles estão fazendo uma palhaçada atrás da outra e o povo está vendo, mas não está achando graça…

    1. Pois é, vejo isto

      Pois é, vejo isto também.

      Exceto os zumbis (esses são irreversíveis), muitos que votaram no Aécio sequer conversam sobre todo esse imbróglio da “Vaza a Jato”.

      Estão muito mais preocupados, ou atentos, com as novas decisões da Dilma sobre os rumos da economia do que com essas diatribes do derrotado Aécio Cunha.

    2. Resposta

      Pois eu não era Aécio e fui conquistada por ele quando se posicionou como oposição durante a campanha.
      Duvido do que disseste. Ele tem obrigação de agir em defesa do Brasil e é o que está fazendo.
      Somos uma República Federativa Democrática.
      Pior do que fez a presidentA que alegou que ele acabaria com o Brasil fazendo o que – HOJE – ela é quem fez. Acredito que por ter visto que, se continuasse por seus próprios passos, acabaria de vez com o país…Ainda mais que a bomba que ela deixou estouraria nas mãos dela.
      Eu me admiro o PT reclamar de oposição quando ele foi a pior oposição que o Brasil teve, uma oposição negativa que sempre deu contra a qualquer proposta do governo FHC. Depois precisou adotar as medidas dele e ainda tomou os louros pra si.
      Tem dó!
      Ingenuidade, dificuldade de compreeensão, fanatismo ou segundas intenções em quem defende o PT.
      Sou brasileira, já votei no PT (não voto nem votarei mais), sou PMDB gaúcho ( o que se salva) e só voto em quem mostra, com atitudes, que quer o bem do Brasil, não fica defendendo partido político. 
      Viva o Brasil! Que ele se livre dos que o exploram e destroem!

  10. Quando a horda maldita da esquerda…

    …mst, une, cut, mtst, mpl, mab, cimi, cir e etc ataca e depreda órgãos públicos ou propriedades privadas é democracia…

    …o grito de “vá prá cuba”, em homenagem a stalinista apoiadora dos narcoterroristas Vanessa Graziotin, e mentirosamente deturpado pela outra amante de terroristas, Jandira Feghali, como “vagabunda” é a mentira é aceita como verdade absoluta pela imprensa atrelada ao petismo… e tratada como um atentado a democracia…

    Mesmo que fosse chamanda de VAGABUNDA  seria pouco para a  Vanessa Graziotin… como também para a Jandira Feghali… as duas são muito piores do que isto! Aliás como todas as mulheres e também os homens eleitos pelo PT, PC do B, PMDB, PR, PP (a exeção do Bolsonaro), etc. e tal

    Um dos motivos da da repulsa ao PT e aos aliados é esquecido, o vídeo abaixo o lembra…

    O pior de tudo somente agora que está chegando ao povão… a subordinação abjeta da esquerda brasileira ao foro de São Paulo… com o bolivariano PT arriando as calças do país para que os cubanos e venezuelanos façam o que quiserem.

    [video:https://www.youtube.com/watch?v=FDyZxaXWa8Q%5D

  11. Francamente, nem o Serra, nem

    Francamente, nem o Serra, nem o Alckmin quando perderam para o PT tiveram atitude tão bizarra quanto a do Aécio. Esse menino mimado não saber perder, parece menino birrento batendo os pés por causa do brinquedinho que não deram para ele. Imagina o Brasil nas mãos desse irresponsável.

    1. Vcs se acostumaram a deitar e

      Vcs se acostumaram a deitar e rolar sem oposição atuante… Agora não conseguem aceitar q quem é contra se manifeste, democraticamente! 

      Lembre-se de q o MST disse q “se Marina ou Aécio vencerem” iriam transformar Brasília numa ‘praça de guerra” por 4 anos! (ah, mas aí seria “oposição legítima”,  né?” — Só o PSDB não tem direito de fazer oposição! Tem q continuar a  aguentar calado todos os desmandos, como fez durante 12 anos!

  12. Arnaldo Jabor defende projeto

    Quando Obama dependia dos republicanos para não paralizar o país com a negação de autorização de aumento do endividamento, Jabor disse que os republicanos eram homens-bomba do ocidente, que agiam dessa forma por falta de patriotismo e por terem perdido a eleição.

    Será que ele vai dizer que os tucanos estão agindo igual aos republicanos por falta de patriotismo e por terem perdido a eleição? 

    https://www.youtube.com/watch?v=73HAmqWfBCQ

    1. A situação é completamente

      A situação é completamente diferente, lá já exixtia esse procedimento, aqui Dilma apenas foi incompetende demais para controlar as contas publicas!

  13. Quebra de Decoro!

    O PT deveria exigir uma investigação séria sobre os patrocinadores desta baderna, levà-los à Comissão de Ética por quebra de decoro e cassar seus mandatos pelo bem da democracia. A culpa do golpismo é da inação do PT/Governo, que não faz o enfrentamento político com os meios de que dispõe. Está mais do que na hora de o governo mostrar força, recompor sua base política e também sua base popular. Tenho chamado a atenção para a necessidade de garantir e ampliar as conquistas dos que já ascenderam socialmente. Refiro-me à Classe C, que é a chave contra o golpismo. É preciso uma série de medidas políticas e econômicas que pensem o suporte às multidões que ascenderam da pobreza para a base da classe média. É preciso informar melhor, proporcionar melhor acesso à saúde e a educação e aliviar o peso dos impostos sobre essa parcela da população. Garantir que continuem avançando e possam reconhecer quem lhes possibilitou isso. A série de textos abaixo reflete sobre esses temas:

     

    Informação Independente:

    http://reino-de-clio.com.br/Pensando%20BR2.html

     

    Saúde:

    http://reino-de-clio.com.br/Pensando%20BR3.html

     

    Educação:

    http://reino-de-clio.com.br/Pensando%20BR4.html

     

    Introdução:

    http://reino-de-clio.com.br/Pensando%20BR.html

  14. Briga partidária ou luta contra inflação

    Eh pessoal, a discussão está muito passional, a questão não é PT x PSDB. A questão central é se nós cidadãos, de qquer preferência partidária, vamos dar o aval ao Governo, ou não, para quebrar as bases da lei de responsabilidade fiscal, aquilo que salvou o país da hiperinflação. Inclusive o Lula foi extremamente responsável em respeitar essa lei. Mas a dona Dilma, desrespeitando o próprio orçamento, conseguiu a inflação perigosamente de volta. Vamos deixar aprovar o PL e com isso deixar que a inflação mais pesada volte a corroer nosso bolso? Quem perde somos nós, que não somos Governo, qualquer que seja a flâmula…

  15. Qual é do Aécio ? Não ganhou

    Qual é do Aécio ? Não ganhou democraticamente (apesar de dizer que houve fraude. Se houve, foi em SP para os tucanos) e agora quer ganhar no grito ? Atropelando todo mundo ? Muito bem, tenho enviado todas essas coisas as pessoas que votaram nele, para verem o tipinho rastaquera e irreponsavel que é no fundo Aécio Cunha. Tancredo Neves não merece um neto-politico indigno desses. Oposição se faz dentro de limites republicanos. 

  16. Aecinho está é com uma inveja

    Aecinho está é com uma inveja danada do   lobão,  que  chama mais atenção dos coxinhas, seus liderados,  do que  ele.

  17. Renan e Jandira se

    Renan e Jandira se precipitaram. Da forma como protelam a votação era só deixar os seguranças na entrada das galerias com a ordem de não deixar entrar quem saísse. Depois de algumas horas dessa lenga lenga não teria mais ninguém protestando.

     

  18. Enquanto o Neves avô entrou

    Enquanto o Neves avô entrou para a história como um político que lutou pela democracia, o netinho dele, 30 anos depois, está lutando contra a democracia.

  19. Sério, que que custava Dilma

    Sério, que que custava Dilma ter posto alguem que sabia fazer contas, essa baderna toda porque não dá conta de pagar as contas que fáz!

    1. Os tucanos não estão com

      Os tucanos não estão com medo. Os tucanos estão tentando manter a dignidade “desse país” (como diz o Lula). Um bom jeito de manter a dignidade seria NÃO rebaixar a meta fiscal! Isso foi um golpe, uma maracutaia… Vc é a favor? 

  20. Interessante…. qdo o PT

    Interessante…. qdo o PT fazia algazarra na Câmara e no Senado, durante os governos de FHC, era “oposição”. Agora qdo o povo faz isso é pq “não sabem perder”!! 

    Não, gente: isso é pura e simplesmente manifestação a favor do q essas pessoas consideram justo e correto. É opoisição, não é golpismo. 

    O causo é q o PT se habituou a governar por 12 anos sem oposição atuante, e viciou nisso. Não é possível q pessoas decentes acreditem DE FATO q é correto rebaixar a meta fiscal!  O povo anti-Pt, q viva encolhido, agora manifesta sua opinião. 

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador