Vitória do PL de Requião sobre o direito de resposta: o “Erramos” de O Globo

O Erramos de O Globo na edição de hoje, sobre as falsas imputações a Lulinha, é efeito direto da Lei de Direito de Resposta, de autoria do Senador Roberto Requião, aprovada no Congresso.

Nas últimas semanas, a cobertura da mídia mudou radicalmente. Continua a manipulação de títulos e de enfoques, especialmente a exploração das ilações em off passadas por investigadores acumpliciados. Mas as denúncias passaram a observar o “outro lado” não apenas de forma retórica. Na maioria das matérias veiculadas nos últimos dias, o outro lado é dado de forma concreta. 

Luis Nassif

30 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. E a Dilma que se cuide

    E a Dilma que se cuide

    Ela que sancione logo a lei Requião do direito de resposta, antes de viajar esta semana… 

  2. Quem tem tem medo,mesmo a

    Quem tem tem medo,mesmo a globo toda poderosa.
    São os saudáveis feitos da lei que obriga o direito de resposta ao oefendido no mesmo tamanho e espaço.
    É a lei do Senador Requião.
    É a democracia csendo empurrada goela abaixo da mídia golpista, por que se dependesse dela essa eli jamais passaria.

  3. VISIBILIDADE PROPORCIONAL OU DE MESMO TAMANHO?

    Ok, Seu Nassif & Amigos.

    Mas a matéria mentirosa foi manchete com letras garrafais e o “erramos” ocupa um pequeno espaço, não é mesmo?

    Tá certo isso de acordo com a nova lei (que ainda não foi sancionada pela Presidenta)? Ou já é querer muita concessão?

    Abraços…

  4. Olha, acho as esquerdas muito

    Olha, acho as esquerdas muito condescendentes com coisas séria, mas a esta hora, deveria elencar TODA aparição desta falsa notícia, em todo o país e ajudar a montar um DOSSIÊ PARA QUE SE FAÇA EXERCER O “DIREITO DE RESPOSTA”, recem criado, senão será um “nati-morto”. Certamente o JN, os jornais regionais deram repercussão a esta notícia falsa, e inclusive baseado nesta confissão de culpa, ir no gogó da falsidade deste país.

  5. Nassif, me perdoe, mas as

    Nassif, me perdoe, mas as “Gazetas do Povo”, a “Trombeta do Municipio de Pinhasi”, deram esta notícia do Lulinha. A imprensa séria, se conforma com pouco, têm que anexar este “erramos” e fazer uma campanha nacional em que veículo de comunicação do país (TV, Rádio e Jornal) e fazer veícular um desmentido ou uma notícia correta pelo Lulinha e não pelo “erramos do veículo errado”. Lidere este campanha ou estimule alguém a liderar, ganhar na justiça este direito “rapidinho” de reposta pela PL Requião.

  6. É a diferença

    da auto regulação e da regulação pelo Estado. Auto regulação é o mesmo que apostar na imparcialidade de Jair Bolsonaro, e elegê-lo juiz do PT. Qual seria a equilibrada sentença? A diferença entre Bolsonaro e os Irmãos Marinho é de 50 bilhões de pratas. Tirando isso, são iguais.

  7. A capa insossa da Veja desta

    A capa insossa da Veja desta semana também. E vão ter que engolir a seco, porque não podem culpar os petralhas por este “atentado à liberdade de imprensa”.  Requião e Valadares mostando que nem tudo está perdido nesta lama dos partidos. Agora, quem contratou o Lauro Jardim nem imaginava que esta não era uma boa hora pra este tipo de jornalismo, né?. E cadê a cumadi que não sanciona logo esta lei?

     

  8. Muito Além do Jardim

    Na verdade acho que a Lei Requião ainda não assusta.

    A Globo sempre tem medo de que reage.

    Depois que o Brizola ganhou espaço no JN ela ficou meio ressabiada.

    Se o cara não reclama, fica do mesmo jeito.

    Se reclama na justiça ela se manifesta rapidamente.

    Foi assim quando o Chico Anísio, então namorado da Zélia Cardoso, falou do Lula no Fantástico.

    Na outra semana deram direito de resposta.

    Ela quer manter um mínimo de credibilidade não por questão de honestidade, mas sim por uma questão de mercado.

    A mentira só vende no curto prazo, mas faz um grande estrago no longo prazo.

     

  9. Tremeu

    Pois é, não é Globo? Quem tem … tem medo, não é mesmo? Arregou e peidou porque? A covardia é assim, fala grosso com o fraco e se ajoelha para quem pode perder. Que belo exemplo de frouxidão e servengonhice. Tomara que Lula siga em frente, condene e retira um dinheiro dessa reincidente manipuladora de informação.

  10. Processo em cima!

    Processo em cima deles! Tem que acabar com essa coisa de “paz e amor” em quem só se contenta vendo o sangue alheio jorrar.

    Numa democracia, só existe instâncias mais importantes que a imprensa os seus costumeiros três poderes. Nem mesmo as religiões tem a importância institucional que tem a imprensa. Não pode, pois, ser um mero exercício de extorsão e de achincalhes deliberados, perigosos à institucionalidade da mesma democracia. Cacete neles! Umas indenizaçõesinhas já os farão ficar um pouco mais lembrados.

    Discordar é sempre preciso; desrespeitar, jamais. O achincalhe ao PT promovido pela pistolagem da mídia a serviço de seus chefes de bandos é incompatível com uma democracia e somente compatível com a anarquia, estado em que somente os trogloditas se dão bem. E às vezes efemeramente.

  11. A lei já surte efeito sim
    60 dias para se exigir o DR. Mesmo sancionada depois da data da ofensa o prazo ainda não estaria precluso se Dilma o fizer logo. A indagação é: nesse caso a lei poderia vir a beneficiar (retroagir dada a questão do prazo) o ofendido? Na dúvida e para evitar polêmicas ainda maiores O Globo resolveu se antecipar.

  12. Taca-lhe PAU!!!!!!!!!

    Desejo imensamente que o Lulinha mova um  baita processo por danos morais e materiais para cima do Globo e de seu “jornalista” encarregado de fazer o trabalho sujo.

    Creio que este “erro” ajudou a criar o clima para que a tal juíza substituta autorizasse a devassa na empresa do outro filho do Lula. Empurrou o Zelotes para a conta da Geni (PT), livrando os grandões e a RBS.

    Globo e sacanagem: Tudo a ver!

  13. “Empolgação de iniciante…….”

    Pô, Lauro Jarrdim!

    Coluna de estreia e com esta “barrigada”?

    Será que não foi ato falho?

    Também né, quem manda o Lula ter mais de um filho?

    Isso! O Lula é o culpado!

  14. Como manda o darwinismo, o

    Como manda o darwinismo, o pig se adaptará aos novos tempos, talvez desenvolva novas unhas para devorar suas presas, como por exemplo usar e abusar de tecnicas da semiótica, o que não deixa de ser um avanço, pois pelo menos serão mais sutis nas práticas de seus crimes de assassinato de reputação e danos à imagem a qualquer preço, a Veja tmbm se antecipou e demitiu a sociopata Joyce nao sei das quantas, da TV Veja, que mais parecia uma arara pega pelo rabo, sem o menor controle sobre seu instintino primário de obedecer o patrão e assim depreciar, difamar, caluniar Lula e Dilma.

    http://www.jornalggn.com.br/noticia/as-tecnicas-da-midia-para-fingir-equilibrio-de-cobertura

  15. Eu tenho uma dúvida, se

    Eu tenho uma dúvida, se alguém puder me explicar, agradeço.

    Eu também comemoro a aprovação Lei de Direito de Resposta, de autoria do Senador Roberto Requião. Mas noto que ela já está no Art. 5 da Constituição Federal:

    Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:

    V – é assegurado o direito de resposta, proporcional ao agravo, além da indenização por dano material, moral ou à imagem;

    Minha pergunta é: porque precisamos de outra lei, específica, se já está na Constituição? Apesar de sintética, me pareceu completa e precisa. Não bastaria cumprir o que já está na Constituição?

    1. O fato de o direito de

      O fato de o direito de resposta estar, em tese, na Constituição Federal foi argumento usado pela mídia para se posicionar contra a PL do senador Requião. Digo ‘em tese’ porque o direito de resposta está na CF de forma genérica; não regulamentada, esmiuçada etc da forma em que estava na extinta Lei de Imprensa. Exemplo: estipular um prazo para a mídia, desde a publicação da ofensa, publicar a resposta do ofendido. Sem a regulamentação, a mídia passa a jogar com magistrados amigos e chicanas jurídicas para protelar a resposta – como acontece com Nassif, vítima da Veja. 

    2. Regulamentação. ….
      Os “carcarás sanguinolentos” criaram a figura da regulamentação pra esticar a corda de qualquer direito que deva ser aplicado.
      É o papel sujo que faz tipos como o Gilmar Dantas pra não deixar que nada seja implementado neste país. …(HC, pedido de vistas, aprovação do Inmetro, bênção do papa)….os caras são criativos para enrolar e não te dar o que é nosso de direito!

  16. Está mais do que claro que é

    Está mais do que claro que é uma vitória sem precedentes contra esta máquina de aniquilar pessoas e instituições impunemente através da mídia, com base em mentiras, suposições e ilações. Este caso do Lulinha, na questão é o melhor exemplo. Agora, uma coisa é assumir que mentiu que deturpou informações, que agiu de forma torpe e irresponsável envolvendo pessoas, empresas e órgãos governamentais. Perfeito esse o caminho da retratação, que o competente Senador da República, Roberto Requião, através da Lei que patrocinou, sancionada pela Presidente Dilma, indicou para ser seguido pel.s malfeitores da mídia. Outra é o dano causado, que o simples desmentido não repara. É tão somente uma parte de uma retratação devida.  Não somente porque  feita em menor destaque, não seguindo o caminho e a prática costumeira para repercutir em toda mídia, como costuma ser o caso das falsas notícias de acusação. Há que se reparar também a imagem e a honra do agredido, que certamente irá à Justiça tentar obter nos tribunais a reparação devida pelo ataque sofrido e os danos causados. Não dá nem para acreditar que essa Lei irá vingar limitando o uso dessa arma política (e de achaque das empresas de mídia), que a oposição e a mídia usam para atingir seus oponentes e inimigos no país desde sempre, chantageá-los não só para fins políticos, mas também para obter apoio e favores. Tratando-se de Brasil, é melhor esperar para ver como se comportarão a mídia e meios políticos e econômicos, que têm se utilizado dessa forma torpe para tingir inimigos, desafetos ou apenas adversários, ou simplesmente para obter vantagens. É uma prática tão arraigada, quase um direito consuetudinário (assim pensavam), que vem de priscas eras. O jornalista Assis Chateaubriand era um mestre nessa prática,, tendo deixado seguidores em toda nossa mídia.  Esse desmentido nos deixa otimista, esperar que algo possa estar mudando. Tudo de bom. 

  17. E, a maior vantagem desta lei…
    Será a quebra das pernas da parte suja do MP, congresso e judiciário em geral que se alimentava destas manchetes-de-aluguel para seguirem “enchendo o saco” de quem quer trabalhar e foi eleito democraticamente. ..
    Agora, vão ter que inventar outra forma. ..

  18. A mentira foi publicada com

    A mentira foi publicada com letras “garrafais”, o desmentido, embora na primeira página, veio escrito num box, com letras pequeneninhas. Quem só o vê a capa do pasquinzinho dos golpistas de longe leu a mentira; para ler o desmentido é preciso chegar perto. Assim que funciona. As capas da escrota veja tem esta função também, além de servirem para produzir cartazes e banners de publicidade. Os bandidos sabem que muita gente do povo só vê manchetes e capas de passagem pelas bancas. Esta mídia deve ser extinta. Espero que algum dia alguém tenha coragem de tomar as medidas necessárias para levar estas fábricas de mentiras à falência.

  19. E continua a gracinha

    No final ela ainda forçou o texto, que o dinheiro agora é para a nora do Lula (qual delas?) e não o filho. Ainda acho que a familia do Lula deve entrar com uma ação contra esse editor do Globo, que é o culpado dessa mentira. 

  20. E ………….

    Ao Senador Robeto Rquião nossas congratulaçõe. Pode até que a mdia prostituta e seus vassalos tentem algo, mas já é um começo que nos anima a continuar a luta contra esta máfia, ou melhor, estas cinco famiglias mafiosas !!!!

  21. ERRAMOS da Globo

    Se fosse aprovada com retroatividade a 2003, A Veja, a Folha, a Globo, a Band, a Joven Pan e muitas outras mídias ficariam mais de um ano só postando direito de respostas pelas suas notícias inventadas e divulgadas desde que o PT está no poder.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador