Fiocruz poderá entregar a vacina no SUS em março de 2021

Mantido o cronograma atual, a expectativa é que a Anvisa aprove a vacina em fevereiro e, em março, ela poderá ser disponibilizada através do Programa Nacional de Imunizações.

Fiocruz

Jornal GGN – A Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), em oficina online sobre o imunizante realizada nesta quarta, dia 4, divulgou que o SUS poderá receber a vacina desenvolvida pela Universidade Oxford junto com a AstraZeneca em março de 2021. A Fiocruz se prepara para, neste prazo, enviar as vacinas para serem distribuídas por meio do Programa Nacional de Imunizações (PNI) do SUS.

O Instituto Bio-Manguinhos, da Fiocruz, produzirá a vacina no Brasil e sua vice-diretora de Qualidade, Rosane Cuber, informou que os processos junto à Anvisa, para regularização e aprovação da vacina, foram agilizados pelos protocolos adotados em função da urgência da vacina nesta pandemia. Isso significa que um processo que poderia levar um ano, está correndo mais rápido pois a análise é feita constantemente, conforme os dados são consolidados.

Com esta análise constante, em dezembro a Fiocruz submeterá à Anvisa os primeiros resultados de segurança e eficácia em humanos e, em janeiro, terá lugar a submissão formal de toda a documentação.

Mantido o cronograma atual, a expectativa é que a Anvisa aprove a vacina em fevereiro e, em março, ela poderá ser disponibilizada através do Programa Nacional de Imunizações.

30 milhões de doses da vacina começarão a ser produzidas em janeiro, antes da formalização e aprovação na Anvisa e, caso seja liberada, disponibilizadas em março.

Inicialmente serão priorizados, para vacinação, os grupos mais vulneráveis, como profissionais da saúde e idosos, informou Marco Krieger, vice-presidente de Produção em Saúde e Inovação da Fiocruz. Com aumento da produção, que depende da chegada do IFA (Ingrediente Farmacêutico Ativo) da AstraZeneca, 210 milhões de doses deverão ser produzidas durante o ano de 2021.

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador