CPI da Pandemia convoca nove governadores e Wilson Witzel

Convocação chegou a ser alvo de contestação de senadores da oposição; Queiroga e Pazuello também foram chamados para depor novamente

Agência Brasil

Jornal GGN – A CPI da Covid-19 aprovou a convocação de nove governadores e do ex-governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, para prestar depoimento.

Segundo o jornal O Globo, a escolha dos convocados teve como base os estados que são ou foram alvo de investigação pela Polícia Federal. O presidente da CPI, senador Omar Aziz (PSD-AM), defendeu a convocação, que foi contestada tanto pelo relator, senador Renan Calheiros (MDB-AL), como pelo vice-presidente, senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) e pelos senadores independentes e da oposição, que consideram que tal operação vai desviar o foco do governo federal.

Além de Witzel, foram chamados para depor os governadores Wilson Lima (AM), Helder Barbalho (PA), Ibaneis Rocha (DF), Mauro Carlesse (TO), Carlos Moises (SC), Wellington Dias (PI), Waldez Góes (AP), Marcos José Rocha dos Santos (RO) e Antonio Oliverio Garcia de Almeida (RR), além de Daniela Reinehr (vice-governadora de SC).

O governador do Rio Claudio Castro (próximo dos Bolsonaros) não foi convocado, uma vez que ele não estava no cargo durante as operações da Polícia Federal, enquanto Daniela Reinehr chegou a ocupar o cargo governadora de Santa Catarina interinamente por dois momentos ao longo da crise sanitária, quando Moises foi afastado durante dois processos de impeachment.

A comissão também aprovou que o ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello e o atual chefe da pasta, Marcelo Queiroga, fossem novamente chamados a depor à comissão. 

Redação

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador