Terra diz que se encontrou com Queiroga por duas vezes

Tatiane Correia
Repórter do GGN desde 2019. Graduada em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), MBA em Derivativos e Informações Econômico-Financeiras pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Com passagens pela revista Executivos Financeiros e Agência Dinheiro Vivo.
[email protected]

Tratativas abordaram envio de respiradores ao RS, e que o ministro com quem mais conversou foi Pazuello; ex-ministro também criticou testes da UFPel

Ex-ministro da Cidadania, deputado Osmar Terra (MDB-RS). Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

Jornal GGN – O deputado federal Osmar Terra disse na CPI da Pandemia que se encontrou com o atual ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, por uma ou duas vezes “muito rápidas” para tratar de assuntos relacionados à pandemia de covid-19

“O principal assunto sempre foi… um é pleito de respiradores e tal para o Rio Grande do Sul, e a outra era um pleito dele fazer inquérito sorológico – eu estava pedindo para ele fazer o mais rápido possível para a gente ter uma ideia da extensão do contágio no país”, disse Terra na CPI da Pandemia, no Senado Federal.

O relator, senador Renan Calheiros (MDB-AL), afirmou que Queiroga citou encontros recentes com Osmar Terra. O deputado desconversou quando questionado sobre a defesa da imunidade de rebanho em seus encontros com o atual ministro.  “O assunto que eu tive com ele foi que era importante testar a população – não o teste do vírus, testar os anticorpos. E que, inclusive, tem exames mais recentes sobre anticorpos que pegam os anticorpos anti-S, a proteína spike, que entra na célula do vírus, que mede melhor a imunidade da população. Os outros testes não medem”

Depois de criticar os testes efetuados pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), afirmando que os testes “tem muito falso negativo e falso positivo, e não é um teste exato”, o presidente da CPI, senador Omar Aziz (PSD-AM), lembrou que não tem teste que garanta 100% que a pessoa está imunizada. “Às vezes você toma duas vacinas e não aparece”.

Para confirmar sua tese, Osmar Terra citou as células de memória e seu caso de covid-19. “Eu tive o vírus, fiquei na UTI e fiz agora um teste ELISA, que mede o IgG (anticorpos) e tá lá em cima”.  “Sim, mas isso não quer dizer nada”, ressaltou Aziz. “Não tem nenhum teste – isso aí eu tô falando de pessoas que são cientistas, que afirmam isso. Cientistas, e não pitaqueiros. Não tem um teste que possa dizer 100% – agora, por que que não tem? Isso não quer dizer que você não esteja imunizado (…) Então, tome a vacina. Tome a vacina que ela imuniza”.

Osmar Terra também negou que tenha tido influência no Ministério da Saúde junto aos quatro ministros que ocuparam a pasta durante a pandemia. “Influência, eu diria zero”, disse Terra, rindo. “O que eu conversei mais foi com o (Eduardo) Pazuello – conversei com ele quando deu a crise do Amapá, para levar voluntários, médicos voluntários para trabalhar nas UTIs do Amapá, conseguimos no Rio Grande do Sul, no Paraná estavam querendo conseguir também, e em outros lugares para ir para lá (…)”.

Questionado por Calheiros, Osmar Terra também negou que tenha sido convidado ou se oferecido para ocupar o Ministério da Saúde. “Não fui convidado e nem me dispus. É curioso, porque acha que eu tenho um poder tão grande (…) Eu não fui convidado e nem pleiteei, eu já fui ministro do presidente, eu acho muito confortável minha posição como deputado, como parlamentar (…)”.

Acompanhe a CPI da Covid-19 na TV GGN

Tatiane Correia

Repórter do GGN desde 2019. Graduada em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), MBA em Derivativos e Informações Econômico-Financeiras pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Com passagens pela revista Executivos Financeiros e Agência Dinheiro Vivo.

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador