Trump é presidente de honra de representante da SENAH do reverendo Amilton nos EUA

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

Ainda, endereços de Jerusalem ( Israel), sede de banco em Miami, condomínio de luxo no Texas, pequeno negócio na Bahia e cidade pequena de Minas Gerais aparecem nos registros da empresa

Amilton Gomes, da Senah, ao lado do senador Flávio Bolsonaro

Jornal GGN – A instituição religiosa com trânsito livre dentro do Ministério da Saúde do governo Bolsonaro para tentar vender vacinas e envolvida nas investigações da CPI da Covid, a Secretaria Nacional dos Direitos Humanos (SENAH), afirma deter capacidade jurídica para atuar no exterior. O GGN apurou os registros da instituição nos Estados Unidos, que chegou a nomear Donald Trump como o “presidente de honra” da companhia.

Os registros oficiais da SENAH para atuar no exterior são controversos. Enquanto que no Brasil a instituição é privada, na Flórida, Estados Unidos, aonde afirma possuir uma sede, não há nenhum registro de instituição no nome do reverendo Amilton Gomes De Paula ou diretamente pela Secretaria Nacional de Assuntos Religiosos (antiga SENAR), Secretaria Nacional de Assuntos Humanitários (SENAH) ou ainda sob o nome propagado National Secretariat for Humanitarian Affairs.

Mesmo na página oficial da SENAH, a conexão da instituição com o país é com uma outra organização chamada American Diplomatic Mission of International Relations Intergovernmental Organization (ADMIR), conforme é mostrado na coluna de Luis Nassif, “A inacreditável Secretaria Nacional de Direitos Humanos, do caso Davati“.

O GGN apurou junto ao departamento de Estado da Flórida. Com o número de registro divulgado em sua página, a organização chamada “American Diplomatic Mission of International Relations INC” aparece como uma Organização Sem Fins Lucrativos, em 2013, mas que atualmente se encontra inativa, com data de arquivamento em setembro de 2018. Ou seja, sem poder operar (confira os documentos abaixo).

Como endereço principal, aparece um edifício de um banco (Chase Bank), em uma região altamente comercial de Miami (goo.gl/maps/GwzLYvbCHjEuSbTe7)

Já o endereço de correspondência, está registrado uma localidade em Jerusalém, Israel. 

Como diretores da organização, aparecem os nomes Zigmund Ziegler Cohen, Bernice Ziegler e Roberto Cohen, todos supostamente residentes de Jerusalém.

Conforme mostramos aqui, Roberto Cohen não é residente de Israel, mas de Lauro de Freitas, na Bahia, Brasil, e se auto-intitula “monge”, pertencente a grupos religiosos diversos.

Ao investigar a ONG que representaria a Senah do reverendo Amilton nos Estados Unidos, ainda dentro da Divisão de Corporações do Estado da Flórida, outras duas empresas aparecem com nomes similares. A única ativa é a intitulada “AMERICAN DIPLOMATIC MISSION OF INTERNATIONAL RELATIONS INTERGOVERNMENTAL ORGANIZATION INC.“.

Pelos registros da Flórida, a empresa foi criada em 2016, com dados de endereço e outros alterados em maio deste ano. Com outro número de registro, essa instituição também se enquadra como “sem fins lucrativos”, mas com endereço principal registrado no Texas (goo.gl/maps/du2nNrrVyR2FLAMj9), em uma região de condomínios residenciais de luxo:

Já o endereço de correspondência é de um pequeno negócio em Lauro de Freitas, Bahia (goo.gl/maps/X5LUyZN5DHd3ec4v9):

E, ao contrário da primeira, o corpo de diretores listados à divisão da Flórida dessa instituição contém outros brasileiros, além de Roberto Cohen, todos sem destaque ou trânsito em meios políticos, e moradores de uma pequena cidade mineira, Araxá, no bairro de Santa Terezinha.

Ao lado de outro araxaense, Fernando Navarro Marques, intitulado nos registros da Flórida como o “presidente” da American Diplomatic Mission of International Relations Intergovernmental Organization Inc., o escolhido pela empresa para ser o “presidente da honra” é nada menos que Donald Trump, o ex-presidente dos Estados Unidos:


Documentos:

Registro da primeira empresa no Departamento de Estado da Flórida:

jornalggn.com.br-registro-no-dpto-da-florida

Registro de incorporação da organização “American Diplomatic Mission of International Relations INC”, em 2013:

jornalggn.com.br-registro-de-incorporacao

Último relatório anual, de 2017:

jornalggn.com.br-relatorio-anual-2017-4

Registro da empresa ativa no Departamento de Estado da Flórida:

jornalggn.com.br-senah-ok

Incorporação da “American Diplomatic Mission of International Relations Intergovernmental Organization Inc”, em 2016:

jornalggn.com.br-incorporacao

Relatório de 2021 da associação com Donald Trump como presidente de honra:

jornalggn.com.br-relatorio-2021-1

Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador