3M fecha acordo com Trump que permite venda de N95 para Canadá e América Latina

"A 3M e o governo trabalharam juntos para garantir que este plano não crie implicações humanitárias adicionais", diz a empresa

Do Market Watch

A gigante de manufatura 3M disse na segunda-feira que tem um acordo com o governo Trump que permitirá à empresa continuar exportando máscaras protetoras N95 para o Canadá e América Latina em meio à pandemia de coronavírus.

A empresa disse que o governo dos EUA e 3M têm um plano para produzir 166,5 milhões de máscaras nos próximos três meses para apoiar os profissionais de saúde nos Estados Unidos. Eles virão principalmente de suas instalações de fabricação na China.

O presidente Donald Trump usou sua autoridade sob a Lei de Produção da Defesa de 1950 para parar de exportar essas máscaras, também conhecidas como respiradores. A iniciativa de bloquear essas máscaras, que são cruciais para proteger os profissionais de saúde de ambos os lados da fronteira contra o vírus que causa a doença de COVID-19, indignou muitos funcionários do Canadá.

“A 3M e o governo trabalharam juntos para garantir que este plano não crie implicações humanitárias adicionais para os países que atualmente lutam contra o surto de COVID-19”, afirmou a empresa em comunicado. “O plano também permitirá que a 3M continue enviando respiradores produzidos nos EUA para o Canadá e a América Latina, onde a 3M é a principal fonte de suprimento”.

A 3M divulgou uma declaração na semana passada dizendo que isso poderia ter “implicações humanitárias significativas” para os profissionais de saúde no Canadá e na América Latina. A empresa disse que uma possível retaliação por outras nações poderia levar a menos máscaras disponíveis nos EUA.

O primeiro-ministro da província mais populosa do Canadá, Ontário, disse na segunda-feira que as autoridades americanas impediram que 3 milhões de máscaras chegassem a Ontário da 3M, embora ele tenha sido informado de que 500.000 delas foram libertadas na segunda-feira.

O primeiro-ministro de Ontário, Doug Ford, disse que esperava que o Canadá recebesse uma isenção e que se sentiu melhor depois de conversar com o representante comercial dos EUA, Robert Lighthizer.

“É absolutamente crítico que eles excluam o Canadá desta ordem presidencial”, afirmou Ford.

Ford disse que atrasos nos envios globais e restrições recentes na fronteira dos EUA deixaram Ontário com cerca de uma semana de fornecimento de equipamentos de proteção críticos.

A vice-primeira-ministra canadense Chrystia Freeland disse que o fluxo de equipamentos médicos beneficia ambos os países e precisa continuar.

A porta-voz do Departamento de Estado, Morgan Ortagus, disse em comunicado que o secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, havia conversado com o ministro das Relações Exteriores do Canadá sobre o assunto e “reiterou o desejo dos Estados Unidos de trabalhar com o Canadá para garantir a viabilidade das cadeias de suprimentos internacionais para suprimentos e pessoal médico cruciais. , além de atender às necessidades das regiões com os surtos mais graves. ”

O primeiro-ministro canadense Justin Trudeau observou que o Canadá fornece aos EUA muitos suprimentos para o setor médico, incluindo celulose para máscaras N95 de grau cirúrgico, kits de teste e luvas. Enfermeiras canadenses também trabalham nos EUA

Redação

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Quando se tratar de cloroquina, cujo fabricante está no portfólio de investimento da familia trump, será rapidamente liberada. De repente é só um placebo, mas e daí?

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador