A entrevista de Lula – 5, por Luis Nassif

Sobre acordos políticos

Em política o ideal seria o PT eleger o presidente, o vice, os 27 governadores, os deputados. A segunda coisa ideal é juntar os partidos de esquerda, fazer maioria e governar. Se não tem um e outro, tem que compor com todos e fazer acordo programático.

Com Temer fizemos um programa mínimo que Tarso Genro ajudou a construir.

Se o candidato dizer que não fará acordo com ninguém, duvido que ele vá governar.

Sobre a corrupção e os erros do PT

Corrupção é problema grave mundial. Sabemos o que aconteceu na Espanha, França, Alemanha. Helmuth Kohn foi responsável pela unificação da Europa e apareceram denúncias de corrupção.

Aqui no Brasil, graças a Deus, temos instrumentos para combater a corrupção. Nós aprovamos quinhentas coisas para combater a corrupção.

Temos agora o presidente da Samsung preso e a empresa bombando. Aqui no Brasil se quebrou a indústria naval e a indústria da construção civil. E se criou uma palavra mágica, a propina. Muito do dinheiro que está fora, de empresários, é evasão fiscal. Ficou mais cômodo para empresários dizer que era propina, que foi achacado. Mentira! Eles estavam montando patrimônio no exterior.

País fantástico, porque tem medida provisória para lavar dinheiro roubado. Não trouxeram. Só legalizou.

Lembro da discussão do G20 para dificultar a vida dos paraísos fiscais. Queríamos que Suíça entrasse nessa relação, e eles querendo investigar Uruguai. Mas muita coisa foi feita para combater corrupção no mundo inteiro.

Não vou esquecer nunca o show que a Policia Federal deu no Instituto. Parecia que tinha bombas, armas químicas do Iraque. O que me deixa irritado? Acho absurdo a condução coercitiva, um atentado à democracia. Pode ter coagido se for convidado e não comparecer. Não convida e acorda o cidadão às 6 da manhã. E quando encontra dólares, fazem carnaval. Quando vão e não encontram porra nenhuma deveriam ter a honra de dizer que não encontraram nada.

Não vou morrer enquanto não pedirem desculpa. E quero ver William Bonner pedir desculpas na Globo.

Se pegar essa gente toda e fundir em uma prensa, não vão ter um homem mais honesto do que eu.

Assine

LEIA MAIS:

 
 
 
 
 
 
 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor

Assine e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Assine agora

Leia também:  OAS culpa Lula por assumir obra deficitária na Bolívia, mas embaixador desmonta delação

2 comentários

  1. A pergunta que não quer

    A pergunta que não quer calar.

    Alguem que esteve na entrevista, pelo menos “sentiu” em Lula alguma autocrítica com relação às indicações feitas aos tribunais e à PGR ?

    Ou ele continua achando que agiu certo ?

     

  2. sinceramente  ..eu preferia

    sinceramente  ..eu preferia ter o comando do SENADO tranca pauta – desproporcional e de mandato BIÔNICO  ..a ter o comando da Camara

    A camara, convenhamos, é mais fácil de negociar

Deixe uma mensagem

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome