Barroso diz que avanços sociais dos governos Lula foram efeitos da lei

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

Foto Jose Cruz/Agencia Brasil

do Portal Vermelho

Barroso diz que avanços sociais dos governos Lula foram efeitos da lei

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, disse recentemente que ´”é preciso interpretar a Constituição em sintonia com o sentimento social“, ou seja, a depender do momento a Constituição pode ser criativamente interpretada aos sabor dos interesses que vem “da rua”.

Por Dayane Santos

Partindo dessa premissa, o ministro decidiu reinterpretar a história. Ele disse durante palestra sobre os “30 anos da Promulgação da Constituição Federal de 1988”, em Fortaleza, na Câmara Municipal da capital do Ceará, nesta segunda-feira (23), que o Brasil vive um processo de “refundação” e que a inclusão social – como a saída do Brasil do Mapa da Fome – foi resultado apenas da lei.
“O Brasil superou as metas de inclusão. O IDH dos últimos 30 anos foi o que mais cresceu na América Latina. Nós tivemos no Brasil um aumento de 11 anos na expectativa de vida, um aumento expressivo da escolarização e um aumento de 50% na renda das pessoas”, disse Barroso, ignorando o fato de que esses números só passaram a ter um resultado positivo a partir da vitória do campo progressista, em 2002.

Segundo o ministro, essas conquistas foram garantidas “ao longo das três últimas décadas”, apontando a estabilidade institucional, estabilidade monetária e inclusão social.

“Tirar milhões de pessoas da miséria é uma realização importante, e talvez, com exceção da China, nenhum país tenha conseguido uma realização tão expressiva”, completou.

Claro que, assim como todos os brasileiros e o mundo, Barroso sabe que a Constituição, por si só, não garante a efetividade dos direitos e conquistas de nenhum povo. Ela é um impostante instrumento, mas foi preciso muita luta política para fazer valer pelo menos parte do que estabelece a Constituição.

Caso contrário, apenas para citar como exemplo, a tributação das grandes fortunas já estaria em vigor já que a Constituição assim determina. Porém, muito além da norma jurídica está a vontade politica e o compromisso em fazer prevalecer o que estabelece a Carta Magna.

Além disso, diferentemente do que Barroso afirma, tais conquistas tiveram um responsável: Luiz Inácio Lula da Silva, que hoje se encontra preso justamente porque decidiram reinterpretar a Constituição com base nos interesses “das ruas”, mas aquelas localizadas em bairros da eleite brasileira com as suas varandas goutmet para bater panela. Essas mesmas “ruas” que decidiram “refundar” o pais num golpe a partir da república de Curitiba, em 2016.

Lula fez valer a Constituição

A melhor resposta a Barroso já foi dada pelo professor emérito da Faculdade de Direito da USP, Dalmo Dallari, que disse em entrevista ao Portal Vermelho que o processo contra o ex-presidente Lula é uma perseguição política, resultado dos avanços promovidos pelos seus feitos no governo.

“Lula é uma pessoa respeitável. Quando presidente da República deu efetivação aos direitos humanos, inclusive aos direitos econômicos, sociais e culturais. Acho que é exatamente aí está o motivo de tamanha resistência a ele. Lula é odiado por ter cumprido a Constituição. Os egoístas, adoradores do dinheiro e os que defendem os seus privilégios passaram a detestar o Lula porque ele cumpriu a Constituição”, resumiu o jurista.

Barroso continua a tentar reinterpretar a Constituição e a história. Diz que “vivemos um momento especial no Brasil, um momento de refundação do país”, mas ao mesmo tempo afirma que a “fotografia do momento é devastadora”. 

“Nós nos demos conta que temos ficado aquém do nosso destino e estamos conseguindo fazer os diagnósticos corretos, que são pressupostos das soluções corretas. A fotografia do momento é devastadora, mas o filme destes 30 anos da democracia no Brasil é um filme bom. Nós estamos empurrando a história para o caminho certo”, afirmou.

Devastação é destruição completa e exatamente o que tentam fazer contra a Constituição de 88, seja no desmonte do estado, seja nos abusos e irregularidades de parte do Judiciário e Ministério Público contra direitos e garantias individuais.

“Nós paramos de varrer a sujeira para debaixo do tapete e estamos aos poucos enfrentando fantasmas que assombraram muitas gerações. Houve uma impressionante reação da sociedade civil, que deixou de aceitar o inaceitável, e isso vai modificar as instituições de uma maneira geral”, disse, novamente se referindo aos movimentos que levaram o golpe contra o mandato da presidente eleita Dilma Rousseff. 

Barroso lembrou ainda das conquistas políticas que, segundo ele, também foram resultado apenas e tão somente da Constituição, como os avanços para as mulheres, índios, negros e comunidade LGBT. 

 

Do Portal Vermelho, com informações de agências

 

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

30 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Vamos partir da premissa que

    Vamos partir da premissa que o bufão esteja certo,que as conquistas sejam fruto da lei.

    Não seria o caso de julgar todos os outros que não “conseguiram” cumprir a lei como o presidente Lula e a presidenta Dilma,bufão?

  2. Esse Barroso é um monstro!

    Esse Barroso é um monstro! 

    Vale lembrar ao excelentíssimo ministro que Hitler chegou ao poder na Alemanha e provocou o holocausto responsável pelo extermínio de 6 milhões de judeus agindo dentro da “lei”. Tudo o que os nazistas precisavam era de ministros da suprema corte para chancelar suas ações, cobrindo todas as barbaridades do nazismo com um manto de legalidade. 

    1. Albert Speer, um dos mais elegantes intelectuais do III Reich…

      Que “inteligentemente” utilizou as leis decretadas pelo Fuher (escravização de prisioneiros de guerra) que alavancou o conglomerado industrial militar alemão para a criação do IV Reich

      Resultado de imagem para elegância de albert speer

  3. A lei não mudou mas a miséria está aumentando vertiginosamente

    O Brasil está voltando ao mapa da fome, nada obstante estejamos basicamente sob as mesmas leis que vigoravam quando o Brasil foi riscado do mapa da fome. Ora, se a suposta causa da redução da miséria não cessou, porque cessariam seus efeitos?

    Não pergunte isso ao Barroso, pois ele é burraldo. Pergunte à Carla Perez. Ela sabe tudo, sabe inclusive que um frango cruza a estrada para juntar-se aos outros mamíferos.

    Barroso deve ir para o Panteão dos Burros

  4. espelho

    Esse juiz, dado a quantidade de m. que fala, é a replicação de fegacê no supremo de phrango.

    É uma comédia ambulante!

    Meu voto vai para Barroso na Academia Brasileira de Letras. Já, hoje, para parar de encher o saco. Para sair da mídia e para continuar lustrando o próprio ego sem prejudicar o Brasil. 

  5. Eu penso que isso é fake

    Eu penso que isso é fake news. Não acredito, não posso acreditar que estou vivendo num país onde um ministro do STF fale tanta merda em tão pouco tempo. 

  6. Se foi por força da lei, por
    Se foi por força da lei, por que os governos anteriores não cumpriram à lei.

    Data vênia Barroso, vai a merda. Vai!

  7. O ministro é muito culto e

    O ministro é muito culto e erudito, mas acho que prefiro o futebolês: o gol está na regra do futebol, mas o gol só acontece se um dos times fizer uma jogada e algum dos jogadores conseguir colocar a bola dentro da meta. Seja chutando, cabeceando, canelando, peitando ou até mesmo barrigando, como fez Renato Gaúcho certa vez, futebol é bola na rede!

  8. 30 anos de avanço social!

    30 anos de avanço social! Interessante, nos anos 80 se avançou, não deu para ver a olho nu. Nos 90 avançou alguns centímetros, devido ao controle da inflação. Aí a partir de 2003 avançou tipo mil vezes isso tudo. Mas o sujeito bota tudo no mesmo saco.

    E quando ficar mais claro ainda do que já está, a ponto do dito cujo não poder fingir que não vê, que os avanços foram para o brejo? Exatamente a partir do momento em que o STF não impediu um impeachment ilegal, segundo a constituição?

    E em que a “refundação” do Brasil entrou em cartaz na tela da Globo, tendo com galãs o bem asseado ministro e o garoto de Curitiba, entre outros? Uma “refundação” em que a moral triufante de bateção de panela resplandesce em meio ao empobrecimento geral.

    Segundo ele é apenas uma foto devastadora. Volta mais tarde que a foto sai melhor, porque o país está sendo refundado. Empresários de primeiro mundo, portanto honestos, virão para substituir aqueles brazucas amigos do Lula. Aguenta as pontas aí, vai vendendo agua mineral no sinal, que daqui a pouco rola um emprego. Do tipo moderno, sem esse negócio atrasado de CLT, que fique bem claro. 

    Qual é a desse cara, Nassif?

  9. Parece que o nobre ministro
    Parece que o nobre ministro está tentando criar e alimentar, de forma amadora, uma nova espécie de tolos, da mesma família dos manifestoches.
    Jessé Souza deve está juntando abundante material para o próximo livro: “Elite do Atrazo, Eles não Desistem Nunca”

  10. Mau caráter e babaca.
    Logo
    Mau caráter e babaca.
    Logo ele que é o maior inimigo dessa constituição dentro do STF. Sempre afirmou que a constituição é muito longa que promete tudo e não cumpre nada. Se pudesse cortaria 2/3 de suas páginas. Como ele disse “excesso de direitos tira direitos.”

    1. Incrivel como o discurso do

      Incrivel como o discurso do barroso, é harmonico, com os post do vem pra rua e afins…visando domesticar a polpulação quanto a prisão do Lula. Esses posts pregam que qualquer avanço não se deve a politicos mais ao dinheiro da população.

      Falo a 3 anos os golpistas são alinhados no discurso…como se houvesse um QG…

  11. como não se pode enganar a todos, …

    todo o tempo,…

    o ministro barroso se revelou de forma crua, ….

    é apenas um medíocre, ressentido e cheio de preconceito, … subserviente aos interesses de grupos parasitários e elitistas, verdadeiros carrapatos sugando o sangue do povo…

    tirando um fino verniz, … se revelou um tosco preconceituoso e sem profundidade intelectual, … 

     

  12. Dicionário

    A língua portuguesa é rica, muito rica… então vamos só até a letra G

    Arrivista – pessoa inescrupulosa

    Arrogante – pessoa soberba

    Blefe – ato de dizer mentiras

    Calunia – ato de procurar desacreditar publicamente alguém, fazendo-lhe acusações falsas

    Decência – dignidade,  honestidade

    Escrupuloso – pessoa que tem escrúpulos

     Furtivo – diz-se de pessoas dissimuladas.

    Grotesto – ridículo

    Aceita que dói menos ô golpista.

  13. Nassif,
    Não passa de um boçal

    Nassif,

    Não passa de um boçal ilustrado que soube conduzir a carreira através dos melhores atalhos possíveis, tanto que chegou ao pretendido olimpo.

    Em plena sintonia com a turma da lopes quintas, a indicação de DRousseff tenta jogar areia nas realizações de Lulalá, ou seja, bem de acordo com o tempo atual. Da maneira como se comporta, rasgando a C.F. que deveria defender, daqui a pouco será capaz de defender o indefensável, desde que lhe seja conveniente.Triste stf.

  14. O ministro está corretíssimo
     

    Lula e Dilma cumpriram a lei e por isso que

    “O Brasil superou as metas de inclusão. O IDH dos últimos 30 anos foi o que mais cresceu na América Latina. Nós tivemos no Brasil um aumento de 11 anos na expectativa de vida, um aumento expressivo da escolarização e um aumento de 50% na renda das pessoas”,

    Afinado com o que ele chama de “refundação” do país o ínclito acha que

    ´”é preciso interpretar a Constituição em sintonia com o sentimento social“, ou seja, a depender do momento a Constituição pode ser criativamente interpretada aos sabor dos interesses que vem “da rua”.

    nem que para isso se ignorem os feitos daqueles que cumpriram a lei e que usurpe deles as benesses concedidas  ao povo.

    Como aquele moleque que chuta as bonecas da irmã e passa com o caminhão sobre a casinha, o nobre ministro afirma que:

     “vivemos um momento especial no Brasil, um momento de refundação do país”, …a  “fotografia do momento é devastadora”. 

    “Nós nos demos conta que temos ficado aquém do nosso destino e estamos conseguindo fazer os diagnósticos corretos, que são pressupostos das soluções corretas. A fotografia do momento é devastadora, mas o filme destes 30 anos da democracia no Brasil é um filme bom. Nós estamos empurrando a história para o caminho certo”,

    Er,

    xovê se eu entendi:

    *o momento é devastador

    *o filme dos últimos 30 anos é bom,

    *nós estamos empurrando a história para o caminho certo porque estávamos “aquém do nosso destino”

    Quer dizer, viver bem, para o povo brasileiro é estar aquém (abaixo) de seu destino.

    O destino do brasileiro, no sábio entender do ministro é ser miserável e por isso havemos que refundar o país.

    Sei não,

    talvez eu precise fazer um curso de interpretação de texto, nénão?

     

     

     

    1. Barroso usou L$D vencido

      Ele devia usar veneno após a data de vencimento e compattilhá-lo com o Moro, com o Dallagnol, com o Gigi Dantas, com o Aécio e com outros parasitas sociais do mesmo naipe.

  15. Embaixada do Sapateiro: Só Pode Ser Isso!

    Não é possível tanta babaquice à toa, aí tem…

    Quando não é um general, é um supremo, ou um banqueiro, um ‘familiar jornalista’ e por aí segue o coral de asnice para justificar, ao fim, a ‘Lava jato’, que destruiu a Justiça, atropelou a Constituição e interditou a Democracia, desmontando o Brasil em desenvolvimento e soberano, levando-o de volta ao passado, ao atraso, onde sempre esteve.

    Sabendo o quanto essa gente gosta de ser adulada e sentir-se importante e poderosa, a única coisa que pode explicar tantos noctívagos com estímulos golpistas e totalitários na alma, com tanto denodo, entusiasmo e paixão, em destruirem o país a favor de interesses outros, é terem sido convidados para reuniões ‘especiais e confidenciais’ com ‘autoridades’ do Norte, quando foi-lhes explicado que o mundo cristão ocidental está ameaçado de destruição pelos infiéis Xing-Lings e seus mafiosos parceiros russos, ao colocarem em risco a hegemonia do anfitrião do Norte, podendo, segundo a autoridade anfitriã, sacudirem as estruturas da civilização ocidental judáica-cristã, em seus maiores valores: A bufunfa, a família e a propriedade.

    Daí a certeza de poderem contar com a adesão e o empenho de tão ilustres e poderosos cidadãos brasileiros, selecionados ‘a dedo’, como aliados, para participarem da grande batalha do ‘Santo Guerreiro do Norte contra o Dragão Sino-Russo da Maldade’, e conterem no Brasil o avanço comunista, combatendo e derrotando, o Brics, o Mercosul, as multinacionais brasileiras impregnadas do espírito protagonista lulista para o Brasil, deixando de lado essa bobagem de soberania e voltando a ser o sossegado coadjuvante preferencial do Norte, sem essa de, submarino nuclear, atrapalhando o livre navegar no Atlantico Sul, fabricar aviões, que podem ser comprados com descontos no Norte, sem falar na Petrobras não colaborar até então, com o esforço de guerra comercial aliado, ao recusar partilhar patrimônio e reservas com as irmãs do Norte, e por aí segue. 

    E, ao fim, o mais importante, combater e destruir o PT, suas lideranças, seu legado e principalmente eliminar Lula, ao menos do cenário político, para sempre, de forma a acabar com essa estória ‘megalomaníaca’ de soberania, desenvolvimento, não alinhamento, redução permanente da desigualdade, educação, Brics, ‘Banco Mundial de Desenvolvimento’, Mercosul, parte permanente do Conselho de Segurança da Onu e outras ‘extravagâncias’ mais. 

    Isso só pode ser coisa encarnada para ajudar os inimigos vermelhos, ‘Xing-Ling & Borislovisky’, ignorando nossas tradicionais e boas relações, com frutos visíveis e duradouros, entre forças armadas (no passado) e instituições Judiciárias e policiais (no presente), sem falar no ‘excelente’ atendimento oferecido a brasileiros quando em visita a Disney, Nova York, Miami e Las Vegas.  

    Só gargalhando…   

  16. Deslei

    Então, os desavanços de agora são desefeitos da deslei?

    Vamos, então, voltar a cumprir a Lei, Vossa Iluminência? Porque a desordem jurídica promovida por maus e péssimos juízes está destruindo nosso país.

    Voltem a enxugar gelo, pelo amor da inexistência de Deus, e parem de quebrar a geladeira.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador