Barroso diz que avanços sociais dos governos Lula foram efeitos da lei

Foto Jose Cruz/Agencia Brasil

do Portal Vermelho

Barroso diz que avanços sociais dos governos Lula foram efeitos da lei

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, disse recentemente que ´”é preciso interpretar a Constituição em sintonia com o sentimento social“, ou seja, a depender do momento a Constituição pode ser criativamente interpretada aos sabor dos interesses que vem “da rua”.

Por Dayane Santos

Partindo dessa premissa, o ministro decidiu reinterpretar a história. Ele disse durante palestra sobre os “30 anos da Promulgação da Constituição Federal de 1988”, em Fortaleza, na Câmara Municipal da capital do Ceará, nesta segunda-feira (23), que o Brasil vive um processo de “refundação” e que a inclusão social – como a saída do Brasil do Mapa da Fome – foi resultado apenas da lei.
“O Brasil superou as metas de inclusão. O IDH dos últimos 30 anos foi o que mais cresceu na América Latina. Nós tivemos no Brasil um aumento de 11 anos na expectativa de vida, um aumento expressivo da escolarização e um aumento de 50% na renda das pessoas”, disse Barroso, ignorando o fato de que esses números só passaram a ter um resultado positivo a partir da vitória do campo progressista, em 2002.

Segundo o ministro, essas conquistas foram garantidas “ao longo das três últimas décadas”, apontando a estabilidade institucional, estabilidade monetária e inclusão social.

“Tirar milhões de pessoas da miséria é uma realização importante, e talvez, com exceção da China, nenhum país tenha conseguido uma realização tão expressiva”, completou.

Claro que, assim como todos os brasileiros e o mundo, Barroso sabe que a Constituição, por si só, não garante a efetividade dos direitos e conquistas de nenhum povo. Ela é um impostante instrumento, mas foi preciso muita luta política para fazer valer pelo menos parte do que estabelece a Constituição.

Leia também:  Ruptura democrática não é questão de se, mas quando vai acontecer, diz Eduardo Bolsonaro

Caso contrário, apenas para citar como exemplo, a tributação das grandes fortunas já estaria em vigor já que a Constituição assim determina. Porém, muito além da norma jurídica está a vontade politica e o compromisso em fazer prevalecer o que estabelece a Carta Magna.

Além disso, diferentemente do que Barroso afirma, tais conquistas tiveram um responsável: Luiz Inácio Lula da Silva, que hoje se encontra preso justamente porque decidiram reinterpretar a Constituição com base nos interesses “das ruas”, mas aquelas localizadas em bairros da eleite brasileira com as suas varandas goutmet para bater panela. Essas mesmas “ruas” que decidiram “refundar” o pais num golpe a partir da república de Curitiba, em 2016.

Lula fez valer a Constituição

A melhor resposta a Barroso já foi dada pelo professor emérito da Faculdade de Direito da USP, Dalmo Dallari, que disse em entrevista ao Portal Vermelho que o processo contra o ex-presidente Lula é uma perseguição política, resultado dos avanços promovidos pelos seus feitos no governo.

“Lula é uma pessoa respeitável. Quando presidente da República deu efetivação aos direitos humanos, inclusive aos direitos econômicos, sociais e culturais. Acho que é exatamente aí está o motivo de tamanha resistência a ele. Lula é odiado por ter cumprido a Constituição. Os egoístas, adoradores do dinheiro e os que defendem os seus privilégios passaram a detestar o Lula porque ele cumpriu a Constituição”, resumiu o jurista.

Barroso continua a tentar reinterpretar a Constituição e a história. Diz que “vivemos um momento especial no Brasil, um momento de refundação do país”, mas ao mesmo tempo afirma que a “fotografia do momento é devastadora”. 

Leia também:  OMS suspende pesquisa com cloroquina após notícias de falta de eficácia

“Nós nos demos conta que temos ficado aquém do nosso destino e estamos conseguindo fazer os diagnósticos corretos, que são pressupostos das soluções corretas. A fotografia do momento é devastadora, mas o filme destes 30 anos da democracia no Brasil é um filme bom. Nós estamos empurrando a história para o caminho certo”, afirmou.

Devastação é destruição completa e exatamente o que tentam fazer contra a Constituição de 88, seja no desmonte do estado, seja nos abusos e irregularidades de parte do Judiciário e Ministério Público contra direitos e garantias individuais.

“Nós paramos de varrer a sujeira para debaixo do tapete e estamos aos poucos enfrentando fantasmas que assombraram muitas gerações. Houve uma impressionante reação da sociedade civil, que deixou de aceitar o inaceitável, e isso vai modificar as instituições de uma maneira geral”, disse, novamente se referindo aos movimentos que levaram o golpe contra o mandato da presidente eleita Dilma Rousseff. 

Barroso lembrou ainda das conquistas políticas que, segundo ele, também foram resultado apenas e tão somente da Constituição, como os avanços para as mulheres, índios, negros e comunidade LGBT. 

 

Do Portal Vermelho, com informações de agências

 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Assine e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Assine agora

30 comentários

  1. Vamos partir da premissa que

    Vamos partir da premissa que o bufão esteja certo,que as conquistas sejam fruto da lei.

    Não seria o caso de julgar todos os outros que não “conseguiram” cumprir a lei como o presidente Lula e a presidenta Dilma,bufão?

  2. Esse Barroso é um monstro!

    Esse Barroso é um monstro! 

    Vale lembrar ao excelentíssimo ministro que Hitler chegou ao poder na Alemanha e provocou o holocausto responsável pelo extermínio de 6 milhões de judeus agindo dentro da “lei”. Tudo o que os nazistas precisavam era de ministros da suprema corte para chancelar suas ações, cobrindo todas as barbaridades do nazismo com um manto de legalidade. 

    • Albert Speer, um dos mais elegantes intelectuais do III Reich…

      Que “inteligentemente” utilizou as leis decretadas pelo Fuher (escravização de prisioneiros de guerra) que alavancou o conglomerado industrial militar alemão para a criação do IV Reich

  3. A lei não mudou mas a miséria está aumentando vertiginosamente

    O Brasil está voltando ao mapa da fome, nada obstante estejamos basicamente sob as mesmas leis que vigoravam quando o Brasil foi riscado do mapa da fome. Ora, se a suposta causa da redução da miséria não cessou, porque cessariam seus efeitos?

    Não pergunte isso ao Barroso, pois ele é burraldo. Pergunte à Carla Perez. Ela sabe tudo, sabe inclusive que um frango cruza a estrada para juntar-se aos outros mamíferos.

    Barroso deve ir para o Panteão dos Burros

  4. espelho

    Esse juiz, dado a quantidade de m. que fala, é a replicação de fegacê no supremo de phrango.

    É uma comédia ambulante!

    Meu voto vai para Barroso na Academia Brasileira de Letras. Já, hoje, para parar de encher o saco. Para sair da mídia e para continuar lustrando o próprio ego sem prejudicar o Brasil. 

  5. Eu penso que isso é fake

    Eu penso que isso é fake news. Não acredito, não posso acreditar que estou vivendo num país onde um ministro do STF fale tanta merda em tão pouco tempo. 

  6. O ministro é muito culto e

    O ministro é muito culto e erudito, mas acho que prefiro o futebolês: o gol está na regra do futebol, mas o gol só acontece se um dos times fizer uma jogada e algum dos jogadores conseguir colocar a bola dentro da meta. Seja chutando, cabeceando, canelando, peitando ou até mesmo barrigando, como fez Renato Gaúcho certa vez, futebol é bola na rede!

  7. 30 anos de avanço social!

    30 anos de avanço social! Interessante, nos anos 80 se avançou, não deu para ver a olho nu. Nos 90 avançou alguns centímetros, devido ao controle da inflação. Aí a partir de 2003 avançou tipo mil vezes isso tudo. Mas o sujeito bota tudo no mesmo saco.

    E quando ficar mais claro ainda do que já está, a ponto do dito cujo não poder fingir que não vê, que os avanços foram para o brejo? Exatamente a partir do momento em que o STF não impediu um impeachment ilegal, segundo a constituição?

    E em que a “refundação” do Brasil entrou em cartaz na tela da Globo, tendo com galãs o bem asseado ministro e o garoto de Curitiba, entre outros? Uma “refundação” em que a moral triufante de bateção de panela resplandesce em meio ao empobrecimento geral.

    Segundo ele é apenas uma foto devastadora. Volta mais tarde que a foto sai melhor, porque o país está sendo refundado. Empresários de primeiro mundo, portanto honestos, virão para substituir aqueles brazucas amigos do Lula. Aguenta as pontas aí, vai vendendo agua mineral no sinal, que daqui a pouco rola um emprego. Do tipo moderno, sem esse negócio atrasado de CLT, que fique bem claro. 

    Qual é a desse cara, Nassif?

  8. Parece que o nobre ministro
    Parece que o nobre ministro está tentando criar e alimentar, de forma amadora, uma nova espécie de tolos, da mesma família dos manifestoches.
    Jessé Souza deve está juntando abundante material para o próximo livro: “Elite do Atrazo, Eles não Desistem Nunca”

  9. Mau caráter e babaca.
    Logo
    Mau caráter e babaca.
    Logo ele que é o maior inimigo dessa constituição dentro do STF. Sempre afirmou que a constituição é muito longa que promete tudo e não cumpre nada. Se pudesse cortaria 2/3 de suas páginas. Como ele disse “excesso de direitos tira direitos.”

    • Incrivel como o discurso do

      Incrivel como o discurso do barroso, é harmonico, com os post do vem pra rua e afins…visando domesticar a polpulação quanto a prisão do Lula. Esses posts pregam que qualquer avanço não se deve a politicos mais ao dinheiro da população.

      Falo a 3 anos os golpistas são alinhados no discurso…como se houvesse um QG…

  10. como não se pode enganar a todos, …

    todo o tempo,…

    o ministro barroso se revelou de forma crua, ….

    é apenas um medíocre, ressentido e cheio de preconceito, … subserviente aos interesses de grupos parasitários e elitistas, verdadeiros carrapatos sugando o sangue do povo…

    tirando um fino verniz, … se revelou um tosco preconceituoso e sem profundidade intelectual, … 

     

  11. Dicionário

    A língua portuguesa é rica, muito rica… então vamos só até a letra G

    Arrivista – pessoa inescrupulosa

    Arrogante – pessoa soberba

    Blefe – ato de dizer mentiras

    Calunia – ato de procurar desacreditar publicamente alguém, fazendo-lhe acusações falsas

    Decência – dignidade,  honestidade

    Escrupuloso – pessoa que tem escrúpulos

     Furtivo – diz-se de pessoas dissimuladas.

    Grotesto – ridículo

    Aceita que dói menos ô golpista.

  12. Nassif,
    Não passa de um boçal

    Nassif,

    Não passa de um boçal ilustrado que soube conduzir a carreira através dos melhores atalhos possíveis, tanto que chegou ao pretendido olimpo.

    Em plena sintonia com a turma da lopes quintas, a indicação de DRousseff tenta jogar areia nas realizações de Lulalá, ou seja, bem de acordo com o tempo atual. Da maneira como se comporta, rasgando a C.F. que deveria defender, daqui a pouco será capaz de defender o indefensável, desde que lhe seja conveniente.Triste stf.

  13. O ministro está corretíssimo
     

    Lula e Dilma cumpriram a lei e por isso que

    “O Brasil superou as metas de inclusão. O IDH dos últimos 30 anos foi o que mais cresceu na América Latina. Nós tivemos no Brasil um aumento de 11 anos na expectativa de vida, um aumento expressivo da escolarização e um aumento de 50% na renda das pessoas”,

    Afinado com o que ele chama de “refundação” do país o ínclito acha que

    ´”é preciso interpretar a Constituição em sintonia com o sentimento social“, ou seja, a depender do momento a Constituição pode ser criativamente interpretada aos sabor dos interesses que vem “da rua”.

    nem que para isso se ignorem os feitos daqueles que cumpriram a lei e que usurpe deles as benesses concedidas  ao povo.

    Como aquele moleque que chuta as bonecas da irmã e passa com o caminhão sobre a casinha, o nobre ministro afirma que:

     “vivemos um momento especial no Brasil, um momento de refundação do país”, …a  “fotografia do momento é devastadora”. 

    “Nós nos demos conta que temos ficado aquém do nosso destino e estamos conseguindo fazer os diagnósticos corretos, que são pressupostos das soluções corretas. A fotografia do momento é devastadora, mas o filme destes 30 anos da democracia no Brasil é um filme bom. Nós estamos empurrando a história para o caminho certo”,

    Er,

    xovê se eu entendi:

    *o momento é devastador

    *o filme dos últimos 30 anos é bom,

    *nós estamos empurrando a história para o caminho certo porque estávamos “aquém do nosso destino”

    Quer dizer, viver bem, para o povo brasileiro é estar aquém (abaixo) de seu destino.

    O destino do brasileiro, no sábio entender do ministro é ser miserável e por isso havemos que refundar o país.

    Sei não,

    talvez eu precise fazer um curso de interpretação de texto, nénão?

     

     

     

    • Barroso usou L$D vencido

      Ele devia usar veneno após a data de vencimento e compattilhá-lo com o Moro, com o Dallagnol, com o Gigi Dantas, com o Aécio e com outros parasitas sociais do mesmo naipe.

  14. Embaixada do Sapateiro: Só Pode Ser Isso!

    Não é possível tanta babaquice à toa, aí tem…

    Quando não é um general, é um supremo, ou um banqueiro, um ‘familiar jornalista’ e por aí segue o coral de asnice para justificar, ao fim, a ‘Lava jato’, que destruiu a Justiça, atropelou a Constituição e interditou a Democracia, desmontando o Brasil em desenvolvimento e soberano, levando-o de volta ao passado, ao atraso, onde sempre esteve.

    Sabendo o quanto essa gente gosta de ser adulada e sentir-se importante e poderosa, a única coisa que pode explicar tantos noctívagos com estímulos golpistas e totalitários na alma, com tanto denodo, entusiasmo e paixão, em destruirem o país a favor de interesses outros, é terem sido convidados para reuniões ‘especiais e confidenciais’ com ‘autoridades’ do Norte, quando foi-lhes explicado que o mundo cristão ocidental está ameaçado de destruição pelos infiéis Xing-Lings e seus mafiosos parceiros russos, ao colocarem em risco a hegemonia do anfitrião do Norte, podendo, segundo a autoridade anfitriã, sacudirem as estruturas da civilização ocidental judáica-cristã, em seus maiores valores: A bufunfa, a família e a propriedade.

    Daí a certeza de poderem contar com a adesão e o empenho de tão ilustres e poderosos cidadãos brasileiros, selecionados ‘a dedo’, como aliados, para participarem da grande batalha do ‘Santo Guerreiro do Norte contra o Dragão Sino-Russo da Maldade’, e conterem no Brasil o avanço comunista, combatendo e derrotando, o Brics, o Mercosul, as multinacionais brasileiras impregnadas do espírito protagonista lulista para o Brasil, deixando de lado essa bobagem de soberania e voltando a ser o sossegado coadjuvante preferencial do Norte, sem essa de, submarino nuclear, atrapalhando o livre navegar no Atlantico Sul, fabricar aviões, que podem ser comprados com descontos no Norte, sem falar na Petrobras não colaborar até então, com o esforço de guerra comercial aliado, ao recusar partilhar patrimônio e reservas com as irmãs do Norte, e por aí segue. 

    E, ao fim, o mais importante, combater e destruir o PT, suas lideranças, seu legado e principalmente eliminar Lula, ao menos do cenário político, para sempre, de forma a acabar com essa estória ‘megalomaníaca’ de soberania, desenvolvimento, não alinhamento, redução permanente da desigualdade, educação, Brics, ‘Banco Mundial de Desenvolvimento’, Mercosul, parte permanente do Conselho de Segurança da Onu e outras ‘extravagâncias’ mais. 

    Isso só pode ser coisa encarnada para ajudar os inimigos vermelhos, ‘Xing-Ling & Borislovisky’, ignorando nossas tradicionais e boas relações, com frutos visíveis e duradouros, entre forças armadas (no passado) e instituições Judiciárias e policiais (no presente), sem falar no ‘excelente’ atendimento oferecido a brasileiros quando em visita a Disney, Nova York, Miami e Las Vegas.  

    Só gargalhando…   

  15. Deslei

    Então, os desavanços de agora são desefeitos da deslei?

    Vamos, então, voltar a cumprir a Lei, Vossa Iluminência? Porque a desordem jurídica promovida por maus e péssimos juízes está destruindo nosso país.

    Voltem a enxugar gelo, pelo amor da inexistência de Deus, e parem de quebrar a geladeira.

  16. + comentários

Deixe uma mensagem

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome