Cantareira chega ao menor nível já registrado na história

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

da Agência Brasil

Nível de água do Cantareira tem nova baixa

Marli Moreira

Sistema Cantareira

Volume de água do Sistema Cantareira chega a 5,8%, o menor de toda a históriaDivulgação/Sabesp

 

O volume de água do Sistema Cantareira, o principal manancial de abastecimento de São Paulo, teve nova baixa hoje (6), com o nível passando de 6% para 5,8%, o menor de toda a história, segundo o monitoramento diário feito pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp).

Se depender das condições climáticas, a crise hídrica não será solucionada no curto prazo, embora exista a previsão de volta à normalidade de chuvas. “O consenso nas discussões climáticas é que as chuvas devem voltar a ocorrer regularmente ainda este mês”, disse a meteorologista Helena Turon Balbino, do 7º Distrito do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Ela, no entanto, informou que até a próxima sexta-feira deve predominar o tempo mais seco sobre as regiões onde ficam as nascentes que alimentam o Sistema Cantareira: sul de Minas Gerais, norte do estado de São Paulo e Vale do Paraíba. Segundo a meteorologista, o vento soprado do oceano em choque com o aumento da temperatura pode até provocar alguns períodos de instabilidade na próxima quarta-feira (8), porém, de fraca intensidade.

A média histórica de acumulado de chuva em outubro é 130,8 milímetros (mm). Mas, nos seis primeiros dias do mês, choveu bem menos do que em igual período do ano passado, 0,4 mm ante 53,6 mm.

A saída para evitar o racionamento tem sido o uso da primeira cota da reserva técnica, chamado de volume morto, a água que é retirada por bombeamento e que fica abaixo do nível de captação por gravidade. Essa estratégia em operação desde 16 de maio último, quando a reserva útil tinha baixado para 8,2%, deve se esgotar no próximo dia 21 de novembro.

Em razão disso, a Sabesp solicitou autorização para recorrer à segunda cota da reserva técnica. Mas, para avaliar essa liberação, a Agência Nacional de Águas (ANA) exigiu a apresentação de um plano contendo as ações a serem seguidas até abril do próximo ano. O prazo para a apresentação do documento termina hoje (6). A Sabesp informou que não iria se pronunciar a respeito. Procurada pela Agência Brasil, a ANA não confirmou o recebimento do plano.

 

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

19 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. … aguardemos a campanha do

    … aguardemos a campanha do segundo turno para sabermos de joão santana goebbels & cia qual é o menor nível jamais registrado na história do nunca antes na história deste país…

  2. Se o Ministério Público não

    Se o Ministério Público não estivesse dormindo, já tinha pedido a prisão de Alckmin e de Serra por terem colocado em risco as vidas de milhões de paulistas.

  3. Conhecam a historia do Mar

    Conhecam a historia do Mar Aral.  O blog do “homem pelado na arvore” (abandonado desde 2008, infelizmente) publicou a historia toda, e eh um horror:

    https://nakedmaninthetree.wordpress.com/2007/12/21/the-aral-sea/

    Eh mais ou menos a historia do Tiete.  Isso me vem aa tona porque um item do PhysOrg mostra a foto recente.

    http://phys.org/news/2014-10-eastern-basin-south-aral-sea.html

     

      GRID-Arendal

     

    Aqui esta o que ele eh hoje.  TODO o lado leste do lago desapareceu.

    Eastern basin of the South Aral Sea completely dry for the first time in modern history

     

    As fotos nao mostram o pior, mas o “homem pelado” conta:  apareceu uma ilha no Mar Aral causada pela baixa da agua (que tinha e ainda tem parasitando suas aguas o maior sistema de irrigacao do mundo) os russos tiveram outra brilhante ideia;  fizeram um centro de testes para armas biologicas;  como os insetos poderiam espalhar microbios pra outros lugares, eles enveneraram a ilha toda e fizeram testes com anthrax e varias outras bacterias ao ceu aberto(!).  Se essa agua voltar algum dia, a terra esta tao contaminada que vai espalhar doencas por milhares de anos…  sem contar com os quimicos…

    Nao ta perto da poluicao do Tiete que ainda vai contaminar suas aguas por milhares de anos, mas pelo menos nao sabemos de contaminacao de bioarmas nele ainda;  o dia que acontecer…  vai ser uma catastrofe.

    Nao eh so isso.  Ja aconteceu com outros lagos.  Aqui esta o que sobrou do lago Chad em 2007:

    http://www.grida.no/publications/vg/water2/page/3262.aspx

     

    O Brasil nao tem que passar por isso.  Se esta passando foi principalmente por falta de planejamento e de gestao.

  4. CHUVAS PARA SÃO PAULO NÃO VIRÃO EM OUTUBRO/2014

    Se analisarmos detalhadamente as informações do site abaixo:

    http://www.accuweather.com/pt/br/sao-paulo/45881/october-weather/45881

    poderemos ver que as chuvas serão fracas em outubro, conforme segue:

    13/10/2014   1mm19/10/2014 19mm20/10/2014   1mm21/10/2014   2mm23/10/2014   1mm25/10/2014 13mm26/10/2014   1mm27/10/2014 26mm  28/10/2014   2mm29/10/2014   2mm30/10/2014   3mm31/10/2014   5mm Ou sejam, apenas 76mm de chuva que podem ou não cair na Cantareira. Assim, não entendo como alguns dizem que o regime de chuvas será “normal” em outubro, já que todos os especialistas dizem que seriam necessários dias de chuva forte e constante para amenizar o problema.

  5. Diversão

    “com o nível passando de 6% para 5,8%, o menor de toda a história, “

    Inversamente proporcional a votação do síndico, Alkimim.

    Em São Paulo o ódio ao PT ultrapassou a vontade de tomar banho!

    Vamos assistir as rotativas do partido PIG do governador  parar por falta de água. Pelo menos esse lado da crise vai ser divertido.

  6. Esse notícia ficou por horas

    Esse notícia ficou por horas na página inicial do portal UOL. Sabe quantos comentários ela tem? Um. E nem é criticando o Alckmin, mas sim reclamando que os imóveis em São Paulo continuam caros apesar da falta de água.

    Já imaginaram quantos comentários teria se a responsabilidade fosse da Geni, digo, da Dilma?

  7. Esqueçam

    Esqueçam. Não há mal feito, não há má gestão, não há crítica da grande mídia, não há ministério público. Sabemos muito bem quem é responsável, mas há uma petrificação quando se trata de um certo grupo conhecido, que domina o poder político, o poder financeiro e o poder midiático em um certo estado da federação. Esqueçam. Conseguiram dominar todos os setores num plano bem ajambrado, e não há remédio. É bom começar a lidar com a sede e com a falta de banho…sem encontrar culpados.

    1. Nada disso Malú… ainda tem

      Nada disso Malú… ainda tem o moço do Leblon e empresário do ramo de aeroportos, vão segurar até o dia 27/10… e se Dilma ganhar, toda a responsabilidade vai ser transferida pra ela, desde meados de Julho que a Globo está sorrateiramente iniciando esse trabalhinho sujo de desinformação, cujo mote é “há uma crise sistêmica de abastecimento de água em todo o Brasil”.

  8. Retire seu brinde…

    Você, eleitor do Alkmin, compareça com seu título de eleitor num comitê de campanha tucano, e retire seu brinde;

     

    uma canequinha azul e amarela e uma bacia de plástico super faturada, ….pra você tomar banho….

  9. Com sinceridade, já cansei de

    Com sinceridade, já cansei de me preocupar com o Cantareira.

    Moro em Campinas e o GRANDE (des) Governador Alkimim já deu garantias que NÃO VAI FALTAR ÁGUA.

    Estou tranquilíssimo.

    Estava economizando AO MÁXIMO o meu consumo, chegando até a discutir com vizinhos que lavavam suas calçadas…

    Que lástima – acho que sou um PERDEITO IDIOTA, e pior ainda, ELEITOR DO PT!

    O paulista sabe das coisas e votou de novo no Alquimista que vai fazer o MILAGRE na transformação do PÓ em ÁGUA”.

    Paro por aqui, pois vou tomar OUTRO BANHO bem demorado para refrescar melhor a minha cabeça….

  10. E a petezada (e mídia suja)

    E a petezada (e mídia suja)  continua com esse discursinho não funcional da Cantareira que já perdeu a graça.

    O que interessa é que o povo paulista é ciente e reelegeu Geraldo Alckmin em primeiro turno e colocou uma pessoa qualificada como José Serra no Senado da República. Isso é saber votar.

    Aliás, caso Aécio vença a eleição, temos no Senado grandes políticos para presidir a casa: Anastasia, Serra, Álvaro Dias, Tasso Gereissati. Tamos bem. 

     

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador