Cunha não cai porque interesse da oposição é outro

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

Apesar de investigação, presidente da Câmara não deve ser alvo de processo de cassação. Além de ser figura central para um impeachment, ele protege outros investigados na Lava Jato.

Jornal GGN – Apesar das investigações contra Cunha tomarem corpo, a queda ainda é um tanto quanto difícil de acontecer. O presidente da Câmara e quadro do PMDB, Eduardo Cunha já teve ativos congelados na Suíça, teve Janot afirmando que ele teria recebido 5 milhões de dólares em propinas, teve o que quiser listar, mas ainda é a peça-chave na crise de governo para que impeachment de Dilma aconteça. Sua missão maior é a derrubada da presidente e, caso caia, tudo vai por água abaixo junto com ele. Para a oposição, momento é complexo: ruim com ele, pior ainda sem ele orquestrando o golpe.

Do Deutsche Welle

Entenda porque nem as contas na Suíça devem derrubar Cunha

Seis meses depois de classificar inquéritos da Operação Lava Jato contra políticos como “piada”, o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), vê as investigações contra ele ganharem força.

Em comunicado divulgado nesta quinta-feira (1º/10), o Ministério Público da Suíça afirmou que congelou ativos de Cunha e de seus familiares em várias contas no país, depois de um banco levantar suspeitas sobre lavagem de dinheiro, em abril. Com a impossibilidade de extradição, as autoridades suíças transferiram as investigações à Procuradoria Geral da República (PGR).

Cunha já é alvo de denúncia na Lava Jato por corrupção e lavagem de dinheiro. Segundo o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, Cunha teria recebido ao menos 5 milhões de dólares em propina para viabilizar a contratação do estaleiro Samsung, responsável pela construção de dois navios-sonda da Petrobras, entre 2006 e 2012.

“Até então, parecia que havia apenas indícios. Pelo que se divulgou sobre as investigações na Suíça, as provas são agora muito consistentes, inclusive com extratos. As consequências podem, portanto, ser muito sérias”, avalia Maria Tereza Sadek, professora do Departamento de Ciência Política da USP.

Apesar de as investigações contra Cunha tomarem corpo, o presidente da Câmara ainda tem um longo período de sobrevida no jogo político, avaliam especialistas ouvidos pela DW Brasil.

“Em circunstâncias normais, metade disso já teria servido para forçar uma saída de Cunha da presidência da Câmara, mas ele estende a proteção institucional da casa a outros envolvidos na Operação Lava Jato”, observa Leonardo Barreto, cientista político da UnB. “Caímos numa circunstância de anormalidade que permite que Cunha tenha um nível de sobrevivência político dentro do Congresso”, analisa.

Segundo Barreto, Cunha usa a máquina da Câmara dos Deputados para atacar o governo e estruturar a própria defesa. Se ele for cassado, o processo de tentativa de impeachment da presidente Dilma Rousseff perde força. Por isso, a oposição não tem interesse em que ele deixe o cargo.

“Ele continuará tendo fôlego enquanto continuar entregando a outros atores políticos uma crise que é mais importante do que a dele próprio: a crise do governo. Além disso, ele tem a capacidade de tocar um processo político contra a presidente”, diz.

Para Fernando Filgueiras, cientista político da UFMG, o escândalo de corrupção, que afeta 47 deputados, alterou a dinâmica da representação política e da coalizão de governo. “Esta coalizão se desmanchou, e agora está valendo um jogo baixo de chantagem entre partidos e governo e entre partidos para que se possa de alguma forma conter o processo investigativo”, explica.

“Não creio que o PMDB, partido de Cunha, tomará alguma providência para que ele saia da presidência da Câmara. Nem a oposição, que é muito desarticulada, espera sua saída, visto que ele tem atacado muito o governo e, pessoalmente, é a grande oposição ao governo Dilma.”

Saída do cargo

Em agosto, um grupo de 35 deputados assinou um manifesto que pede a saída de Cunha da presidência da Câmara dos Deputados. Para Barreto, além do PSol e uma parte do PT, seria decisiva a entrada do PSDB, PSB, PPS e DEM. “Se esses partidos se posicionassem contra Cunha, ficaria muito difícil ele permanecer no cargo”, diz Barreto.

Para o advogado criminalista João Ibaixe Jr., presidente do Centro de Estudos Avançados em Direito e Justiça, como ainda não foi oferecida uma denúncia sobre as contas na Suíça, ainda é prematuro falar num afastamento de Cunha da presidência da Câmara dos Deputados. “Não existe fundamento numa investigação criminal, em termos jurídicos, para se pedir o afastamento político de um congressista. O controle ético é feito, no caso, pela Câmara”, explica.

Para que um processo de cassação seja iniciado, é necessário que um deputado ou um grupo de parlamentares apresente uma representação ao Conselho de Ética da Câmara, que faz um parecer e leva o tema a votação no plenário. Já o afastamento das funções é normalmente efeito de uma condenação.

O órgão ainda não recebeu nenhuma representação contra Cunha. “Até agora, nada. Os partidos estão calados e vendo isso passar sem tomar nenhuma providência”, afirmou à DW Brasil o presidente do Conselho de Ética da Câmara, José Carlos Leão de Araújo (PSD-BA). “Mas alguns dizem que vão fazer isso assim que o Supremo se pronunciar.”

Para o deputado, a divulgação sobre as supostas contas de Cunha na Suíça deve levar os partidos a tomar uma posição. “Com essas novas denúncias graves, a expectativa se tornou maior”, afirma.

Se Cunha for cassado, a possibilidade de impeachment da presidente não se anula, mas fica mais afastada, diz Barreto. “A Câmara vai ter que parar para se resolver. Já há pretendentes [à sucessão de Cunha] no PMDB. E, assim, o PT pode negociar apoio a um ou outro em troca do relaxamento do julgamento político da presidente.”

 

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

25 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    1. Eu imagino que tem mais gente

      Eu imagino que tem mais gente tentando se proteger. Afinal, o deputado Cunha tem um “histórico” bem antigo e muita, muita informação sobre quem é quem nesse “tema”. E, se acuado, resolver dar com a lingua nos dentes? De qq forma, um impeachment a jato é a melhor solução.  Acabam com corrupção noticiada, os processo incômodos serão anulados (exceto na parte relativa às punições de ladrões do PT)  e todos serão felizes (E MAIS RICOS) para sempre.

        1. Se todos têm medo de que

          Se todos têm medo de que Cunha acuado dê com a língua nos dentes, isso quer dizer que todos são corruptos. Será que não sobra nem um único honesto ?

          1. Certamente tem honestos, Ana.

            Certamente tem honestos, Ana. Poucos, mas tem. Lembra-se da notícia de que alguns deputados estão se articulando, até, se não me engano, junto à  PGR e ao STF para retirá-lo da presidência da Câmara? 

    2. SÓ o psdb protegendo corrupto

      SÓ o psdb protegendo corrupto ? ??? A Câmara  é composta por 513 deputados. Do pt, psdb, psol, psb, psd, etc., etc. Dsses 513 não há um ÚNICO deputado que tenha a dignidade de apresentar uma representação ao Conselho de Ética para dar início a um processo de cassação de mandato.  TODOS etão acobertando um corrupto. Aqui não dá para diferenciar partido algum. São todos cúmplices. 
       

  1. Como é que é?
    O futuro agora

    Como é que é?

    O futuro agora pertence à Deutsche Welle e a seus cinco ou seis cientistas políticos ungidos como candidatos a cassandras tropicais?

  2. A desmoralização dos poderes

    A desmoralização dos poderes é imensa, surreal que um presidente de poder ainda se agarre ao cargo com tantas denuncias e provas contra e ainda, mais surrealista, trame a queda de um presidente por corrupção e o declara abertamente, enquanto todos que vociferam contra a corrupção o aplaudem e apoiam, surreal e hipocrita.

  3. O Judiciário durante a

    O Judiciário durante a ditadura, seguiu as leis IMPOSTAS PELA DITADURA!

    O Legislativo era ARENA E MDB, para dizer que HAVIA DEMOCRACIA, um bipartidarismo MÍNIMO!

    Haviam senadores, governadores BIÔNICOS!

    Uma beleza de democracia…

    Dentro disto tudo o governo teve tempo de CRESCER O BOLO, mas não teve tempo de REPARTIR O BOLO!

    Hoje os MILHÕES que não pegaram parte do bolo ascenderam a classe média, voltaram a ser gente!

    Sem cultura politica em sua maioria, mas não se engane com a falta de sabedoria do POVO!

    Estão DIARIAMENTE TESTANDO A VOLTA DOS CONFEITEIROS DA DITADURA!

    Essa é mais uma…

    Mas ensinaram ao povo a RECLAMAR – o povo ordeiro e pácifico – não existe mais…

    Isso eles junto com o dinheirinho de seus negócios, terão que PAGAR PARA VER!

  4. Não entendi

    Poderiam explicar a frase

     

    “O momento é complexo: ruim com ele, pior ainda sem ele orquestrando o golpe.”

    Quer dizer que pior ficaria se ele não estivesse articulando um golpe?

    Isso é opinião de quem? Do Aécio?

    Foi erro ou ato falho?

     

    1. Mas o texto é claro, minha

      Mas o texto é claro, minha cara: “ruim com ele, pior ainda sem ele orquestrando o golpe”… para a oposição e contra a Presidente. Ou não é?

  5. Ele agora vai ser aquele

    Ele agora vai ser aquele zumbi, usado pela oposição para ameaçar.

     

    -“Olha, posso soltar o zumbi, se não ceder alguns pontos…”

  6. É inacreditável que esse cara. . .

    É inacreditável que esse cara ainda não tenha perdido a presidência da Câmara dos Deputados e ninguém faça nada a esse respeito. Como ele próprio diz: “A Dilma vai acabar caindo antes de mim”. É capaz dele próprio comandar o impeachment da presidenta Dilma e continuar na presidência da casa. A que ponto chegamos. É vergonhoso.

  7. Custo Cunha

    A cada dia que passa, a cada nova denúncia, indício, provas documentais, o Custo Cunha vai ficando mais e mais exorbitante para a Rede Globo (e satélites eletrônicos e impressos), para o PSDB (principalmente Aécio Neves da Cunha), e sim, é óbivio, para o PMDB do próprio Cunha. Abafar não é possível, proteger sim. E fica muito na cara. Não pensem que é sem custo. Vão pagar cada vez mais caro.

  8.  Se Cunha perde o mandato

     Se Cunha perde o mandato como fica a bancada que foi por ele financiada com dinheiro sujo?

    Sera que deixaram vestigios      A PF pode…………mas nao vem ao caso

  9. Apocalipse Now

    Desde a reeleição de Dilma, todos os opositores do governo social-democrata na mídia, no Judiciário, no Parlamento, no Ministério Público, na Polícia Federal, nas franjas extremistas da classe média e elite, decidiram que, se necessário, poriam o país abaixo para acabar com a sequência petista no Planalto.  Em mais de um ano, sem respiro, puseram em prática esta resolução, lançando o armagedon, o fim dos tempos, todas suas bombas atômicas, na política(os Cunha, Aécio e Eduardo), na economia (a pedra angular do ataque foi a Petrobras), lançando a lava-jato(que deveria se chamar lança-chamas sobre o PT, e só). Conseguiram, ajudados por muitos erros do Planalto, prejudicar o Brasil e os brasileiros. No entanto, apesar de sua sanha febril não ceder, seus efeitos começam a recuar. Com ajuda do Supremo, com a falta de credibilidade cada vez maior do complexo reacionário de mídia, com os tiros sobre Cunha, com o partidarismo gritande de Mendes e Moro, e finalmente com o Planalto começando a ter acertos. A sanha golpista não refluirá, mas seus efeitos sim. O tsunami começa a recuar, e o aumento da estridencia, histeria e desonestidade da mídia, só reafirma isso.

  10. Como é possível um país estar

    Como é possível um país estar dominado por uma minoria despudorada, que o envergonha dia a dia perante a sua população e o mundo? Como aceitar que as autoridades constituídas assistam omissas e submissas a toda essa orgia despudorada de estupro a constituição e a democracia? Abusam do poder, afrontam as leis, acusam sem provas, mentem e chantageiam com a proteção da mídia, de parte do judiciário, da polícia federal e da oposição. Fazem uma espécie de pacto mafioso em que todos se protegem e se blindam pelo poder das influências e do dinheiro, como demonstrou várias reportagens de escândalos envolvendo a elite brasileira e seus capachos, desde a época do império. Esses camaleões do mal, que aparecem como santos para os eleitores mostram que exercem seus cargos para manterem-se no poder renegando seus eleitores e entregarem nossas riquezas e a nossa soberania ao capital estrangeiro. O que deixam a entender que se interessam apenas por dinheiro fácil, de cargos estratégicos e muita mordomia. Onde estão as autoridades deste país? 

    1. É a mídia maldita

      Só é possível este estado de coisas por causa da mídia maldita.

      Nossa única esperança, é o jornalismo plural da internet.

  11.  
    “… No Brasil, os juízes

     

    “… No Brasil, os juízes têm medo da mídia hegemônica… José Dirceu já estava condenado antes do julgamento do Mensalão – é a relação perniciosa entre mídia e Justiça… As elites brasileiras são cruéis…” Por Pedro Estevam Serrano, jurista, professor de Direito e escritor – autor do livro ‘A Justiça na sociedade do espetáculo’

    https://www.youtube.com/watch?v=ciW5PBH9rHY

  12. Vivemos a aberração de

    Vivemos a aberração de ladrões pondo honestos na cadeia sob acusação de serem… ladrões. Tudo “porque a literatura assim o permite”, segundo a excelsa justiça.

  13. O Cunha presidente da Camara

    O Cunha presidente da Camara foi condenado a varios anos de cadeia por ter recebido 50 mil reais para sua campanha eleitoral e mesmo que tenha comprovado os gastos dos 50 mil reais com sua campanha, o STF foi implacavel…estou falando do petista Cunha…sendo da oposicao nao vem ao caso…pode roubar no atacado…um caminhao de provas de nada vale

  14. 12 anos se passaram.

    Todo mundo sabe que a mídia e os bancos, são os maiores poderes no Brasil; o PT foi e é, o único que se fez poder para enfrentar esses barra brabas da politica brasileira. estamos passando por um momento de desconstrução desse sistema, que nasceu em 1964,que pegou novos integrantes com a formação do PSDB, um tipo de administrador direto dos interesses junto ao estado; tudo começou a ruir com a união de José Dirceu, José Genuino e Lula, muita coisa ainda vai sendo desmoronada, porque esse novo poder criou raízes e muitos e muitos mais forças a esses juntaram, principalmente com a popularidade da internet, essa força vai ganhando e mudando a cara desse novo Brasil, que começou com o PT no poder, o povo no Poder, isso é a verdade.

    1. Não ê bem assim

      O PT fez muito pelas camadas mais desfavorecidas da nossa sociedade extremamente desigual, mas não enfrentou nem os bancos nem a mídia.  Com Lula e com Dilma os bancos tiveram e têm hoje com os juros altíssimos lucros exorbitamtes. Tampouco enfrentou a mídia, Lula se abraçou a Globo e não há regulação da mídia.
       

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador