Fiocruz envia carta a Temer pela posse da vencedora nas eleições

Ana Gabriela Sales
Repórter do GGN há 8 anos. Graduada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.
[email protected]

Foto: André Az/Fundação Oswaldo Cruz

Jornal GGN – Após a realização de um longo processo democrático para a escolha de candidatos à presidência da Fundação Oswaldo Cruz, a vencedora das urnas foi a dra. Nísia Verônica Trindade Lima. O resultado, já homologado pelo Conselho Deliberativo da Fiocruz, foi encaminhado recentemente ao Ministro da Saúde, Ricardo Barros, que pretende nomear a segunda colocada, dra. Tania Cremonini de Araújo-Jorge. Agora, a expectativa dos representantes da instituição é que a presidência seja ocupada pela pesquisadora e primeira colocada, dra. Nísia.

A eleição contou com o comparecimento de 4.415 servidores (82,1%), da Fiocruz. Nísia Verônica Trindade Lima obteve 2.556 votos, seguida por Tania Cremonini de Araújo-Jorge com 1.695 votos. “Devemos preservar o processo de gestão democrática e participativa da Fiocruz, tão duramente conquistado e construído por nossas instituições de ensino e pesquisa e que tem sido fundamental para tornar a Fundação Oswaldo Cruz referência na área de ciência e tecnologia nacional e internacionalmente“, ressaltou a instituição, em carta para o presidente. 

Representantes da instituição afirmam que o processo democrático torna as condições da Fundação mais equilibradas, além de garantir resultados visíveis, como a inauguração do Centro Henrique Penna – Protótipos, Biofármacos e Reativos para Diagnósticos, que aumenta o fornecimento de produtos para o SUS; a eleição da pesquisadora Celina Turchi, indicada uma das dez personalidades do ano na ciência mundial pela revista britânica Nature, por seu trabalho para a instituição sobre a relação entre o vírus zika e a microcefalia em bebês; além do registro de teste para zika, dengue e chikungunya, o primeiro do país com a chancela da Anvisa; entre outros.

“A comunidade da Fundação espera que o presidente Michel Temer reflita sobre essa decisão tão séria, que poderá pacificar a instituição, dando tranquilidade para que a Fundação continue desempenhando seu papel em favor da saúde do povo brasileiro”, disse Paulo Gadelha, presidente Fiocruz.

Para a Fiocruz a posse da vencedora das eleições, dra. Nísia Verônica Trindade Lima, como presidente é necessária para a proteção dos serviços à saúde pública prestados pela Fundação, com 116 anos na área da ciência.

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 8 anos. Graduada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador