Gilmar diz que está trabalhando com governo para implantar semipresidencialismo

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]


Foto: Divulgação/TSE
 
Jornal GGN – Publicamente defensor da transição do sistema político ao parlamentarismo, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) e presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Gilmar Mendes, admitiu que está trabalhando de forma acadêmica para se instalar o semipresidencialismo.
 
“Estamos tentando fazer um desenho de uma proposta e em algum momento esta proposta será submetida ao Congresso como emenda constitucional”, afirmou, na tarde desta segunda-feira (09) a jornalistas. Gilmar, que é próximo da cúpula de governo de Michel Temer, entre eles com políticos como o senador José Serra e o próprio mandatário, afirmou, ainda, que já conversou com Temer sobre o assunto. 
 
Em encontro recente com o presidente da República, o ministro reafirmou que conversaram sobre a possibilidade da transição e, além de defender a mudança política, disse que está trabalhando, junto com o governo Temer, para modificar ao semipresidencialismo.
 
“[Neste encontro], falamos da necessidade de prosseguirmos nesse trabalho de reformas, inclusive com a emenda do semipresidencialismo”, completou. As declarações foram dadas pelo ministro do STF após um evento no seu Instituto, o de Direito Público de São Paulo (IDP). Para ele, o modelo atual de governo já se exauriu.
 
Ainda, contraditoriamente ao que se manifestou no último ano, durante o processo que destituiu Dilma Rousseff do poder, defendeu agora que o processo “está sendo usado para destituir mandatários e isso sinaliza imperfeição do modelo”. Para ele, no semipresidencialismo não abre brechas para isso.
 
 
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

20 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Que turma

    O que o gilmar decidir junto a temer, padilha, moreira franco, serra e aécio, pelo telefone, será certamente o melhor para o país.

    Sentirão muito a falta do gedeel e do cunha para aprimorar as decisões. O loures participará?

    Depois ele vão resgatar o desemprego, a moralidade, o progresso, etc.

    Depois do golpe, o caos.

  2. Gilmar Mendes é, sempre foi,

    Gilmar Mendes é, sempre foi, um politiqueiro. Não é da lavra do Judiciário se imiscuir nos arranjos e rearranjos institucionais referentes ao sistema de Governo. Elementar: Judiciário nada tem a ver com governo.

    Ademais, no mérito, essas iniciativas são claramente casuístas. Diante da possibilidade real de Lula voltar ao Poder buscam preventivamente emascular os poderes inerentes ao Executivo. 

     

     

     

  3. golpista

    Esse juiz golpista NÃO foi eleito. Ele é apenas um funcionário público do poder judiciário. Usurpa atribuições de outros poderes. Impressionante a sua desfaçatez e atrevimento. Mais impressionante ainda é a falta de reprovação por parte dos seus pares.

    Ele está para o STF assim como Marcola está para o PCC ou o sr. Beira Mar está para o Comando Vermelho sendo que essas últimas são organizações menos perigosas do que o STF citado.

  4. Isso é o cúmulo da

    Isso é o cúmulo da desfaçatez!

    Um ministro do STF, se prestando a assessor jurídico da Presidência, no claro intuito de reverter dispositivos da Constituição exclusivamente para manter, prolongar, um estado de coisas que beneficia um matilha, é inadmissível.

    Precisamos enquadrar esses caras nos aeroportos, nos congressinhos jurídicos da Mamãe Gansa, nos restaurantes, enfim, nos nichos do privilégio. Só assim se darão conta de que por baixo do chão que pisam eiste um povo que rala horrores para ganhar um décimo que esses nababos vem usufruindo à nossas custas. Precisamos sair da indignação de rede social e começar a organizar manifestos.

  5. Vem cá, eu me lembro de ter

    Vem cá, eu me lembro de ter votado num plebiscito sobre esta matéria. …

    E, parlamentarismo perdeu de lavada.

  6. Caro Nassif,
     
    Quer dizer que

    Caro Nassif,

     

    Quer dizer que os Srs. Gilmar Mendes e Michel Temer estão a discutir o que é o melhor para TODOS NÓS (  200 MILHÕES DE BRASILEIROS) ?

     

    A opinião de 200 milhões valem menos que a destes dois iluminados?

     

    SOCORRO!!!!!!

  7. Que país é esse???

    Que “pessoas” asquerosas… Barbosa tinha e tem razão, esse estrume do STF só matando e tem que enterrar bem abaixo dos sete palmos…

  8. Semipresidencialismo?

    Semipresidencialismo? E o que seria isso? Um tipo de governo pior do que esse que está aí? Um governo onde quem mandaria seriam as bancadas do boi, da bala e da bíblia, juntamente com o STF e o “semipresidente” referendasse o que eles decidissem?

  9. É preciso parar os fascistas

    Gilmar e Temer vão decidir como será nosso sistema de governo.

    A vontade do povo é só um detalhe irrelevante…

  10. De tudo

    De tudo para implantar a agenda neoliberal e impedir que qualquer futuro Presidente tenha condições de mudar.

    O governo mais ilegítimo da história está criando normas para que futuros representantes do povo apenas possam agir em função das normas hoje criadas.

    Gilmar e os golpistas, com todas estas reformas estão construindo um retrato de país e agora querem que, no futuro, o povo se encaixe a ele, para sempre. Ou seja, mandar sem necessidade do trabalho chato de governar.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador