“Impeachment tem o cofre e o cérebro fora do País”

Enviado por JNS

Do Cafezinho

Lavenère: “O cérebro e o cofre do golpe estão fora do País”

Por Marcello Antunes

“Impeachment tem o cofre e o cérebro fora do País”, acusa Marcello Lavenère

O ex-presidente da OAB, Marcello Lavenère, que foi um dos advogados que assinou a denúncia com pedido do impeachment contra o ex-presidente Fernando Collor, afirmou nesta terça-feira (3) que o “cérebro” da armação do impedimento sem crime de responsabilidade da presidenta Dilma Rousseff está fora do País, não está na Fiesp ou atrás dela. Segundo ele, o impeachment não é contra um presidente, como foi no caso do Collor, mas sim contra a redução das desigualdades sociais, contra o aumento da renda a valorização do salário mínimo e todas as conquistas dos últimos treze anos – mas também contra a independência da política externa brasileira. Em sua apresentação na comissão especial que avalia o impeachment gestado por Eduardo Cunha na Câmara dos Deputados, Lavenère apontou as disparidades entre o que ocorreu com Collor, onde havia crime, e o que está acontecendo com Dilma, onde se tenta criar um crime para afastá-la.

“Ficou comprovado que o ex-presidente praticava improbidade, que recebia dinheiro em suas contas. Foi um presidente que ofendeu o decoro. Hoje, o impeachment não atinge a presidenta Dilma. O que está se tentando é acabar, aniquilar um projeto de futuro, o projeto de inclusão, um projeto que tornou nosso País mais soberano”, afirmou.

Marcello Lavenère disse que cresce a cada dia, dentro e fora do Brasil, o entendimento de que a construção do golpe, arquitetada pela oposição, com PSDB e DEM à frente, comandados por Eduardo Cunha, e pelo vice-presidente, Michel Temer, não conseguirá enganar o povo por muito tempo. Mesmo tendo apoio da mídia, ninguém consegue mostrar que Dilma cometeu crime de responsabilidade, pois o enredo de narrativa criado a partir da denúncia com base em mudanças de entendimento do TCU sobre decreto de crédito suplementar e do plano safra é insustentável.

“Não acredito que senadores e senadoras, consciente e sinceramente, digam que pedalada fiscal, plano safra e decreto de abertura de crédito constituam crimes do tipo que toda a doutrina internacional, americana, brasileira, estrangeira considera como os únicos crimes que podem causar um processo de impeachment”, afirmou.

Para o advogado, a posição que está sendo tomada no ponto extremo ao propor o afastamento da presidenta se parece muito com um médico que prescreve quimioterapia pesada para quem se apresenta com um corte nas mãos. “A dose pode matar o paciente. Tem efeitos colaterais terríveis que nenhum médico recomendaria uma quimioterapia pesada para quem não padecesse de nenhum mal exatamente da mesma natureza. Não há crime algum a justificar o afastamento da presidenta da República”, observou. Lavenère acrescentou que “os que perderam as eleições disseram ‘essa senhora não pode ser eleita; e, se for eleita, não pode tomar posse; e, se tomar posse, não pode governar’”.

Segundo ele, o que está em curso é a morte política de um projeto de futuro. “É a morte política de um projeto que, pela primeira vez na história desse País, em 500 anos, se volta para os mais pobres, se volta para um projeto de inclusão, aplicada a pena de morte política não só à presidenta Dilma, não só a seus correligionários. Estão aplicando a pena de morte aos sonhos de um País”, salientou para, em seguida, arrematar: “as nuvens que pesam no horizonte são muito negras”.

Redação

11 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Como Adão e Eva

    Não gosto da ideia de TIRAR DOS NATIVOS A RESPONSABILIDADE DO GOLPE!

    É como a maçã do paraíso!

    O diabo estava lá para tentar!

    Deus não matou o DIABO, MAS EXPULSOU ADÃO E EVA DO PARAISO!

    Os EUA tentarão isso na China, na Russia, na Índia em todo lugar!

    Cai no canto de sereia ou quem queria ou é fraco e DEMOCRACIA EXIGE PRINCÍPIOS E FORÇA!

    Quando isso acabar QUE SEJAM JULGADOS, NÃO SÓ PELA HISTÓRIA, MAS PELOS TRIBUNAIS E QUE SEJAM PRESOS E NÃO IMPORTA SE SEJAM DEPUTADOS, SENADORES, DONOS DE TV, BANCOS, JUÍZES E ETC…

    1. duvido muito que consigam nestes países…

      neles não existem leis nem imprensa como as nossas

      por lá já estariam em cana e incomunicáveis

  2. com certeza…

    e fato de acontecer sem crime foi por saberem, estados unidos, muito bem como o nosso STF funciona, que patrioticamente não funciona……………………………………………e patriotismo é tudo para eles, estados unidos

    colheram dados à vontade sobre nosso STF, alguns até disponíveis na rede

    e concluíram que o STF sabe muito bem como se posicionar,

    mas, nossos políticos, o que defender

    eles, nossos políticos, não defendem ou representam nada em termos de patriotismo, só negociam e cuidam dos seus, famíliares e apadrinhados

    colheram diretmente da nossa Constituição acerteza de que nossos políticos nunca fizeram sequer 30% do que está lá,

    quando muito apenas negociaram com corruptos os outros 70 %

    quem faz isso, pode fazer qualquer coisa para impedir o crescimento do país alvo, Brasil

    novamente recomendo: durante todo tempo de afastamento da nossa Presidente, paralização total, greve geral

  3. Isso só me leva a crer que

    Isso só me leva a crer que somos uma republiqueta, como um país importante como o nosso com tantas riqueza e a maldição do petróleo não tem um serviço de inteligência eficiente? Que saiba os movimentos dos traidores da pátria e daqueles que vem aqui só para agitar o país? Nem uma legislação decente para puni-lo seja quem for? Culpar os estadunidenses é muito pouco, a hipocrisia, corrupção e leniencia são patrios.

  4. por lá não se preocupam com o valor ou beleza das leis…

    só com  a eficácia de cada uma delas, respeiro mútuo, autoridades e sociedade

    bem por aí o fato de nossas leis não recuperarem nada

    ou nossas cadeias lotadas e nossos coruuptos cada vez mais atrevidos e certos que sofrerão pouco

  5. Lavanère fez um resumo

    Lavanère fez um resumo realista da situação. A questão é geopolítica mesmo. Mas esses fatos todos não são desconhecidos dos membros que comandam as instituições brasileiras. Curvar-se a eles é que um vergonha para a nação. Mais que uma vergonha, é um crime de lesa pátria. Só discordo de que as entidades patronais (FIESP principalmente) não sejam ativos e principais representante desse do golpe contra a nação. Que os parlamentares em sua maioria defendam interesses pessoais, partidários e classista é da regra do jogo, pelo menos no Brasil. Ultrapassar esse limite é que passa a ser crime, Pensar que o judiciário e MP   fechem os olhos para o que está acontecendo no Brasil, é inimaginável. O PSDB e seus satélites estão à margem da decência e do nacionalismo. É a neocolonização do Brasil aos interesses do EUA praticado por traficantes da escravidão. Os navios piratas içaram bandeira e estão a caminho, juntamente com os navios negreiros que representam a degradação humana.

  6. Claro, como não se consegue

    Claro, como não se consegue rebater a coisa à altura, especialmente porque as acusaçoes são baseadas em argumentaçao robusta e me refiro aos especialistas ouvidos; apela-se a uma situação da época de getúlio vargas, ditador, como se pudesse haver correlação.

    Agora vem esse, alegando que no caso collor houve crime, mas sua denuncia, e ele esquece disso, não aponta um fato concreto, apenas o clamor das ruas; e de fato o STF o inocentou por falta de provas. Agora ele se inverte e alega que não sedeve ouvir o clamor das ruas, que é preciso haver crime (subliminarmente precisaria que dilma fosse pega em corrupção, como se esse fosse o unico motivo), que o processo é movido por interesses estrangeiros. É a velha estória de apontar um “ente maligno” por traz de uma conspiração sem no entanto nomea-lo e apresentar uma prova coerente e condizente. Bastaria sua “palavra” e a turminha segue resoluta por que é do interesse.

    Foi assim no mensalão, foi assim no petrolão e é assim no pedido de afastamento.

    Até apontar twitter do ex ministro joaquim barbosa agora é util, embora até ontem ele não prestasse porque foi o “carrasco” do mensalão.

     

  7. Que inveja dos paraguaios

    Que inveja dos paraguaios !!!. Sim, porque lá, quando querem dar um  golpe de estado não fica se fazendo todos essa firulas patéticas dessa república das bananas,só assim destinado a ser, graças a essa elite econômica-juridica-midiática junto com os altos funcionários públicos. vergonha mundial !!!

     

  8. Tio Sam

    O Tio Sam, O tio Bibi, e a tia Meggy não brincam em serviço.

    Quarta feira vão apear Dilma do poder, provavelmente na quinta prendem o Lula.

    Mas vejam pelo lado bom, se tivermos sorte, e contarmos com a simpatia dos americanos,  poderemos nos tornar como o México, país altamente exportador, a custa de muita miséria.

    E também, se tivermos sorte, poderemos virar um país bilingue, onde se fala português e inglês.

    Se tivermos azar, seremos uma grécia, arrasada, por isto é bom não provocar a ira dos americanos. Se tiver de fazer uma resistência, tem antes de pedir permissão para eles.

  9. A imposição da Nova Ordem
    A imposição da Nova Ordem Mundial é a supressão da soberania. Ao atingir o Brasil com este golpe parlamentar atinge toda a América Latina para enfraquecer países como Chile, Bolívia, Equador e Venezuela, bem como minimizar o efeito dos BRICS. Doravante, ficaremos reféns da imposição neoliberal em todos os seus aspectos, ou seja, por meio das privatizações em séries, da reforma irrestrita da previdência e das terceirizações trabalhistas. Serão criminalizados os movimentos sociais, movimentos estudantis, as centrais sindicais e os partidos de esquerda. Por fim, os estudantes e trabalhadores que foram persuadidos pela mídia comercial a participarem destes movimentos vestindo a camisa amarela da corrompida CBF, irão gradativamente perceber que foram iludidos por um engodo. Eu lamento, mas se não houver um reviravolta de 180º, os próximos anos serão de desilusão e sofrimento.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador