Lobista propõe projeto de dessalinização da água do mar para Sabesp

Ex-presidente da Sabesp, Gesner de Oliveira notabilizou-se pelo trabalho de lobby, através de sua consultoria. À frente da empresa, era praticamente ignorado pelo corpo técnico – que se reportava diretamente à então Secretária de Recursos Hídricos Dilma Peña, dada a fragilidade de Gesner.

Sua proposta de dessalinização da água do mar, através de uma PPP (Parceria Público Privada), ao custo de R$ 1,5 bi deve ser analisada com lupa e dois pés atrás.

Antes da Sabesp, no papel de presidente do CADE (Conselho Administrativo de Direito Econômico), Gesner protagonizou um dos mais vergonhosos episódios do direito econômico brasileiro, o voto que deu avalizando a compra da Antárctica pela Brahma

Caso tenha o aval do respeitado atual presidente da Sabesp, Jerson Kelman, proposta poderá ser considerada. Caso contrário, será apenas mais uma tacada de lobista profissional.

Luis Nassif

16 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Chega a ser ridículo uma

    Chega a ser ridículo uma empresa que perde 30% da água tratada no transporte até o consumidor se envolver num projeto de dessalinização de água do mar que se encontra 700m abaixo (imagina o custo operacional do bombeamento!)

    Pra não falar que era mais fácil tratar a água dos rios tietê e pinheiros e por consequência limpar a Billings (equivalente a um cantareira em volume de água) e utilizar aquela água que se encontra às margens da cidade. De quebra acabaria com o esgoto a céu aberto cruzando a cidade (dois coelhos com uma só cajadada)

    Não precisa nem ser engenheiro pra analisar um troço destes.

    Num país sério o cara que ousasse apenas propor um negócio destes deveria ser preso na hora!

     

    1. 30, 37, 50, 60% Quem dá mais?

      Caro Droubi, desculpe a correpção, mas a SABESP admite vazamento de 37% da água tratada. Eu estimo em mais de 50%, porque medições de geólogos da USP em 2005 constataram que 50% do lençol freático da Capital eram oriundos de vazamentos da SABESP.. Nop trabalho técnico, os cientistas mencionam “a empresa responsável pela água tratada da Capital”. Um abraço.

    2. Imbecilidade

      droubi,

      Com tantas possibilidades tecnicamente possíveis à frente de todos, esta de um pilantra consagrado que, em julho p.p., foi capaz de dizer que não existia qualquer problema com a água de SP ( ouvi a barbaridade numa televisão, está gravado), se torna uma imbecilidade total.

      Caso fosse dessalinizar para evitar algo no futuro, talvez, para agora não dá mais tempo. No ano passado, eu cheguei a sugerir esta solução, mas ainda havia tempo para, ao menos, remediar uma situação que será desesperadora.

      Um abraço 

  2. 3,5 BILHÕES para deixar o Rio

    3,5 BILHÕES para deixar o Rio Tieté como o MAIS SUJO do Brasil.

    1,5 BILHÃO para dessanilizar a água do Mar.

    RESULTADO: PSDB vai poluir todo o Oceano Atlãntico.

    Que a ONU esteja alerta e de olhos abertos com o desgoverno de São Paulo.

  3. “Vergonhoso”?!?!?!Nos

    “Vergonhoso”?!?!?!

    Nos cíirculos tucanos – e da oposição em geral – isso é talento; valentia; determinação. Vale promoção!

    Afinal, no repugnante “papo MBA” toda crise é uma “oportunidade”, certo?

  4. Quem sabe se com essa, os

    Quem sabe se com essa, os eleitores do estado mínimo não tomam cimancol?

    Mas irão, caso isso vá para a frente, pagar a conta, a isso vão.

    É aquele negócio, quando a cabeça não pensa, o corpo / bolso padece.

    1.  Mas os paulistas pagam os

       Mas os paulistas pagam os pedágios mais caros do mundo, porque não pagariam pela água, ainda mais se a mídia tucana disser que a água dessalinizada é mais pura que a mineral.

      1. Os Paulistas nao pagam os
        Os Paulistas nao pagam os maiores pedágios do mundo. Va a Europa ver o preço.as estradass paulistas Sao de longe as únicas decentes no Brasil. O resto e caminho de boi.prefiro estradas boas do que o lixo do DER do resto do pais. Interessante que boa parte dos investimentos vao para o interior de sp. Porque vc acha? A idéia de dessanilazicao já vem tarde . Sp e Rio devem fazer se houver viabilidade econômica .

  5. Dessalinização

    Tirar o sal da água não é muito dificil – há centenas de cidadas à beira-mar que o fazem.  No caso de S. Paulo, creio que o problema são os 700 ou 800 metros de subida, desde a praia.  Por quanto vai chegar essa água?  Acho que para aprovar um projeto como esse não é preciso ficar com dois pés atrás. Tem que ficar com os quatro.

  6. Poxa Mouro…

    juntar a extonteante Jeanne Tripplehorn a essa patifaria tucana é imperdoável!!!

    Osmose Reversa… é esse o nome do processo que dessaliniza á água do mar para fins diversos.

    É um troço que funciona mas que tem um custo imenso (plantas de osmose reversa requerem manutenções cirúrgicas constantes) e ainda mais em se tratando de captar água das profundezas artesianas de Netuno… minha bola de cristal sinaliza que se for tocado o projeto, o escândalo do metrô será fichinha.

  7. É sério!

    Em Santo Antônio do Itambé (MG), cidade com menos de 5000 habitantes, não tem conta d’água. Água não se cobra é obrigação do município.

    Cidadezinha acolhedora, onde todos se cumprimentam nas ruas.

    Quando a gente se aposenta, deve sair dos grandes centros urbanos. 

    A qualidade de vida é ótima, tem médico quase todo dia além de não ser longe de Diamantina.

    Todos os aposentados de São Paulo poderiam ir para lá, nunca vi tanta água.

    Se não quiser ir para Santonico, pode vir para Materlândia, cuja bondade já está no início do nome.

    Em Materlândia, queijo é ótimo, verduras sem agrotóxicos e frutas saborosas e o povo é bom.

    Não precisa se desgarrar de laços afetivos, familiares, econômicos, etc… A vida se reconstrói.

     

    Trecho de Cara de Jiló, de Aline Calixto

    “Pra que levar a tua vida numa “bad”
    A felicidade com dinheiro não se mede
    Pra que querer de um pouco todo e um pouco tudo
    Pague para ver e vai se arrepender”

     

  8. O Brasil é o pais que tem as

    O Brasil é o pais que tem as MAIORES reservas de agua doce do planeta. Dessalinzar é um processo para paises deserticos. O problema da agua no Brasil é o transporte. A agua de São Paulo tem que vir da bacia do Rio Paraná, cuja vazão (do Rio Paraná) é MIL VEZES maior do que São Paulo necessita. É uma qestão de CANOS e BOMBAS.

    O problema é exclusivbamente financeiro. Não há nenhum problema técnico. Puxar agua da represa de Jurumirim, a 230 quilometros de São Paulo, reservatorio 500 vezes maior que o Cantareira. Los Angeles puxa agua de 650 quilometros.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador