Nada a comemorar: renúncia de Cunha está no script e também favorece Temer

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Com a renúncia, Câmara terá de eleger um novo presidente, e opositores denunciam que pode ser alguém que deixe a influência de Cunha penetrar na Casa, ao mesmo tempo em que aprova projetos de interesse de Temer

Jornal GGN – Boa parte dos políticos que consideravam indigesta a permanência de Eduardo Cunha (PMDB) na presidência da Câmara avaliou que é muito cedo para comemorar a renúncia ao cargo, anunciada pelo deputado nesta quinta-feira (7). Em última análise, a decisão faz parte do roteiro traçado por Cunha, com ajuda do interino Michel Temer (PMDB), para não só livrar o parlamentar da cassação, mas também para manter a Câmara sob controle num momento em que Temer trabalha para consolidar o impeachment.

A parceria entre Cunha e Temer, com participação especial de Aécio Neves (PSDB), foi apontada pela imprensa na semana passada. O chamado “acordão” entre os partidos que outrora fizeram oposição ao governo Dilma Rousseff (PT) inclui eleger um novo presidente da Câmara após a renúncia de Cunha. Um nome que deixe a influência do deputado réu na Lava Jato penetrar na Casa, ao mesmo tempo em que garante vitórias para Temer no plenário.

“A renúncia de Eduardo Cunha estava no script”, disse o deputado Jorge Solla (PT). “Derrota ontem na votação do projeto da dívida dos estados deixou claro: Temer perde governabilidade. Próxima etapa é eleger presidente da Câmara aliado a Cunha que faça o jogo que ele fazia, de manobras e golpes para vencer às custas de ameaças”, acrescentou.

O ex-ministro Ciro Gomes (PDT) também disparou contra a renúncia de Cunha. “Esta renúncia é parte do imoral acerto entre ele e o usurpador golpista Michel Temer, seu comparsa. É a tentativa de se salvarem. O próximo passo é a eleição de um membro da mesma quadrilha para a presidência da Câmara. Mais um insulto à Justiça brasileira e mais um soco no rosto de nossa nação brasileira”, publicou nas redes sociais.

O deputado Ivan Valente (PSOL) disse que um acordão entre Temer, Cunha e seus aliados “não passará”. “Antes tarde do que nunca! Mas se o Cunha e o Temer acham que com isso não haverá cassação no plenário, acordão não passará”. O correligionário, Chico Alencar, endossou: “É evidente que esta saída de Cunha é uma manobra política. Mas doeu nele. No ego superdimensionado de quem se achava acima de tudo e todos”, disse, referindo-se ao momento em que Cunha chorou ao citar o envolvimento de esposa e filha na Lava Jato.

Próximos passos

O acordão de Temer e Cunha com o PSDB de Aécio Neves – e seus aliados-satélites, como DEM, PPS e PSB – envolve o apoio ao nome escolhido pelo “centrão” – bloco dominado pelo PMDB – para a presidência da Câmara, para um mandato tampão. O favorito é Rogério Rosso (PSD).

A eleição pode se dar já na semana que vem. Em troca, Temer e seus correligionários se comprometem a apoiar um candidato desse bloco liderado pelo PSDB na próxima eleição da Câmara.

Por fora, Cunha espera que seja inserido no acordão a garantia de que o PSDB e demais partidos não trabalharão para cassá-lo no plenário da Casa. Aécio já fez sinal posivito ao pleito, embora parte dos tucanos não veja a ideia com bons olhos.

Leia mais:

Com ajuda de Aécio, Temer tenta salvar a pele de Cunha

Com renúncia, ações contra Cunha no STF passam a colegiado presidido por Gilmar

 

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

13 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    1. Antes que o sufocado grito das ruas possa ganhar corpo

      Será empossado um pilantra ligado ao Cunha, para impedir o andamento do pedido de impeachment portocolado contra interino 13%.

      Segundo esta estratégia, ambos salvarão os próprios pescoços e, após a confirmação do interino no cargo, a pressão aumentará sobre as investigações da Lava Jato, para livrar a cara do Aécio, do “Estadista” Renan (hahaha), do Jucá, enfim, de toda corja do Congresso envolvida na roubalheira monumental na República das Bananas.

      Sem se envolver, o STF vai “lavar as mãos” e assistir de camarote.

      Simples assim.

  1. Quem poderia me dizer se há

    Quem poderia me dizer se há possibilidade de se recorrer ao Pleno se a 2ª Turma absolver o BANDIDO? Tenho dúvidas à respeito.

    1. quem poderia…

      Nada há para  comemorar é inaceitável. Se Cunha não for para a cadeia nestes 30 dias e não começar a prisão dos politicos, que são os mandantes das ações que envolvem estas investigações pode fechar. Pode parar o mundo e pedir a falência do Brasil. 

  2. Enquanto isso, segundo li no

    Enquanto isso, segundo li no Correio Braziliense, José Dirceu, que só recebe aumento na dosimetria da prisão, parece que levou mais um. 

  3. Derrota de Cunha e vai ser

    Derrota de Cunha e vai ser cassado e preso!

    Ele não tinha a maioria da câmara? e os que apoiaram o golpe no dia 17, sumiram?

    A hora de Cunha e de Temer chegou, só eles ainda é que não sabem!!

  4. Vai continuar como “lider do

    Vai continuar como “lider do Governo” real, o dos irmãos Marinho da Globo.

    E, se por acaso os ventos vierem a ser desfavoráveis à sua manutenção na Câmara, lá por volta de janeiro ou março do próximo ano ele renuncia ao mandato, tira um ano de férias (e esquecimento), e sai candidatíssimo ao Governo do Estado do Rio de Janeiro. E GANHA.

  5. RENUNCIA DE CUNHA

    Esta renúncia têm a ver com a negociação em Curitiba do Ministro da Justiça Reme, já que não terá foro privilegiado, mas será privilegiado por Moro. Não justifica a viagem. A lava jato que já deu o gás para derrubar Dilma, já se tornou, “torneirinha de quintal”. Para lavar calçada.

  6. O Fator Waldir

    A jogada da renúncia do Cunha foi articulada para sacar, sumariamente, o Waldir Vai-e-Vem da presidência da Câmara.

    Maranhão estava “mexendo os pauzinhos” para colocar em andamento o impeachment do golpista interino.

    Quem, agora, corre o risco de ser cassado é o próprio fazedor de marolas, Mister Maranhão.

  7. Mas existe algum deputado não

    Mas existe algum deputado não aliado a Cunha com competência para presidir a atual casa? Os posicionamentos dos políticos frente a essa renúncia é lamentável, coisa de comprado, principalmente do Chico Alencar que alem de tudo ainda deve acreditar que somos otários.

  8. o país do cunha

    Fico torcendo para a prisão do cunha, mas tenho que reconhecer que é um espirito pequeno de vingança que age em mim.

    O cunha é o heroi, o modelo e o exemplo deste novo país da globo. Ele encerra tudo que acontece de novo neste país que se negou a ser grande e mergulha na pequenez dos superiores. Não falo em “instituições” porque todas elas estão em o globo; mergulharam alí como mariposas atraidas pelo holofote e ódio. 

    Desculpe cunha. Quando quero vê-lo na prisão é porque sou pequeno e vingador. Brigue pela sua ressureição porque este país que odeia o pt e tudo que ele fez é a sua cara, seu perfil, tem a sua “grandeza”. Não aceite ser um importante lider neste novo país da globo. O temer, por exemplo, está loge da sua grandeza.

  9. Só quero ver o que vai fazer

    Só quero ver o que vai fazer o paladino da moral e possível candidato a presidência janó. Se ele  tão competente assim, prende esse cara. Tá tudo no roteiro.  Renuncia-se à presidência da câmara, salva-se o herói dos coxinhas já na ccj e, na pior das hipóteses, salva-se no plenário. Mas, tem que salvar esse “homem de bem”. Ah, se fosse um petista, já estava mofando na cadeia há muito tempo.

  10. O Exótico Fortes

    Deus que nos livre do baiacu Exótico Fortes, eu detesto esse homem, além de ser entreguista parece que tem uma batata quente na boca quando fala. Ele também está cotado para presidência da câmara.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador