Não é piada: Rogério Marinho e Nevaldo Rocha serão homenageados pela Justiça do Trabalho

Da Agência Saiba Mais

Não é piada: Rogério Marinho e Nevaldo Rocha serão homenageados pela Justiça do Trabalho

Por Rafael Duarte

O relator da reforma trabalhista que atacou e retirou direitos de milhares de trabalhadores no país e o dono da empresa que responde a mais de 2 mil ações na Justiça do Trabalho serão homenageados pelo Tribunal Regional do Trabalho no Rio Grande do Norte.

Parece piada, mas o deputado federal Rogério Marinho (PSDB) e o empresário Nevaldo Rocha, fundador do grupo Guararapes, estão entre as 43 personalidades “agraciadas” com medalha da Ordem do Mérito Judiciário e Profissional.

Rogério Marinho é o deputado federal do Rio Grande do Norte que mais responde a processos no Supremo Tribunal Federal. Ao todo, seis inquéritos tramitam contra o parlamentar potiguar no STF.

A lista foi divulgada nesta quinta-feira (19) com os 43 nomes. Aparecem na lista ministros, desembargadores, empresários, procuradores, religiosos, policias e servidores.

A Associação de Juristas Potiguares pela Democracia e Cidadania divulgou nota protestando contra a homenagem aos dois. A Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho chegou a entrar com um mandado de segurança coletivo em março para impedir a concessão da medalha aos dois.

A entrega da comenda, com toda a pompa e circunstância, acontece nesta sexta-feira (20), a partir das 17, no salão nobre do Serhs Natal Grand Hotel, na Via Costeira.

 

A seguir a nota, na íntegra, da Associação:

 

NOTA DA AJPDC CONTRA O ATO DO TRT21 QUE CONDECORA O DEPUTADO ROGERIO MARINHO E O EMPRESÁRIO NEVALDO ROCHA

A Associação dos Juristas Potiguares Pela Democracia e Cidadania (AJPDC), entidade não governamental e sem fins corporativos, que tem dentre suas finalidades a defesa e a promoção dos direitos fundamentais e a observância dos valores e práticas jurídicas compatíveis com a preservação do Estado Democrático de Direito, VEM, a público, manifestar seu mais veemente protesto contra o ato do Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região que concede a Medalha do Mérito Djalma Marinho ao Deputado Rogério Marinho e ao empresário Nevaldo Rocha, pelo motivos descritos a seguir:

1. O parlamentar Rogério Marinho tem se destacado nacionalmente como um dos mentores do processo antidemocrático, desencadeado a partir do Golpe de 2016, para a desconstrução dos direitos sociais dos trabalhadores brasileiros. O citado deputado foi relator de uma reforma trabalhista que, em toda a história da República Federativa do Brasil, representou o ato de mais profundo desapreço aos fundamentos sociais do direito laboral e o mais incisivo desrespeito aos preceitos constitucionais do valor social do trabalho e da dignidade da pessoa humana;

2. O megaempresário Nevaldo Rocha e o seu filho Flávio Rocha são defensores públicos de lutas ideológicas pela fragilização e pela extinção da Justiça do Trabalho, fatos que certamente beneficiam as corporações que descumprem os direitos sociais dos trabalhadores e que não são compatíveis com a construção de uma sociedade justa e solidária;

3. É estranhíssimo que uma Corte Trabalhista, com atuação num país de colossais desigualdades e de abissais discriminações, ao deparar-se diuturnamente diante de um reiterado histórico de litígios que revelam a existência de trabalhadores moralmente assediados, dirigentes associativos discriminados, entidades sindicais molestadas por atos antissindicais, obreiros mutilados ou adoecidos pelas más condições de trabalho, empregados espoliados em suas conquistas, homens e mulheres vilipendiados em sua dignidade e explorados em seus direitos mais básicos, ainda assim tenha a disposição para prestar homenagem a quem deseja destruir a Justiça do Trabalho e torná-la mera reminiscência histórica;

4. Diante de tão deplorável iniciativa, a Associação dos Juristas Potiguares Pela Democracia e Cidadania (AJPDC) APELA ao Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região para, sem a hesitação de desagradar os que enxovalham a honra da Justiça do Trabalho, que a citada instituição ESCUTE o clamor do espírito cívico e democrático da sociedade potiguar e assuma a consciência do seu papel histórico e social para que, ao invés de prestigiar e condecorar aqueles que lutam pela sua ruína, tome a atitude de doravante somente reconhecer e homenagear: as instituições democráticas, que resistem incansavelmente na trincheira da defesa dos direitos sociais; as pessoas, as autoridades, os empresários e as corporações que cumprem as suas obrigações com responsabilidade social; e, por último e não menos importante, os trabalhadores que produzem a riqueza e põem em funcionamento tudo o que existe no nosso país;

Natal-RN, 19 de abril de 2018.

Associação dos Juristas Potiguares Pela Democracia e Cidadania (AJPDC).

 

Redação

6 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Uma das dicas de como

    Uma das dicas de como identificar uma república bananeira: Os líderes da república em questão adoram dar títulos para amigos e receber títulos desses amigos, por mais que o agraciado não mereça o título. Basta ver aqueles “generais” africanos que apesar de serem assassinos selvagens e ignorantes possuem várias fileiras de “medalhas” no peito.

  2. #

    O TRT/RN está mais para sindicato patronal do que para tribunal trabalhista.

    A que ponto chegou a nossa justiSSa.

    O Golpe de 2016 mudou demais este país. Nunca pensei que veria minha pátria descer a um nível tão baixo.

     

  3. Isso é novidade ?(Acordem, pessoal, o Brasil está sequestrado !)

    Quando resgatarmos o Brasil, que encontra-se sequestrado por bandidos, a primeira medida que um presidente da república deveria propor, é a criação de uma nova assembléia nacional constituinte para que se possa executar 3 medidas fundamentais para a reconstrução do estado nacional brasileiro :

    a) Reforma total do judiciário e do aparato policial (prisões de delinquentes golpistas e corruptos e reformas ou aposentadorias dos agentes públicos delinquentes e antissociais)

    b) Reformulação total do ensino ideologicamente fascista ministrado nas escolas das forças armadas, e paralelamente, uma ampla reforma (aposentadoria) dos líderes militares politicamente fascistas e antissociais .

    c) Cassação das concessionárias públicas de rádio e TV’s que conspiraram ativamente contra a democracia (Os dirigentes precisarão serem processados e presos por conspiração contra a república)

  4. é PIADA
     

    e você não entendeu.

    Nosso governo é uma piada, nosso  legislativo e judiciário andam abraçados contra nossos direitos e vivem se homenageando.

    Só não ri quem é do povo.

  5. expurgo

    por essas e outras; por não haver como separar o joio do trigo entre juízes e promotores, todos devem ser demitidos sem direito a nada a bem do serviço público, inclusive as aposentadorias canceladas

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador