Teixeira e Damous acreditam que Temer não embarcará na “canoa furada do golpe”

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

https://www.youtube.com/watch?v=3ORjFGBd_mA width:700 height:394]

Jornal GGN – O jornalista Luis Nassif entrevistou, na tarde desta terça (8), os deputados Wadih Damous e Paulo Teixeira, ambos do PT, sobre a conjuntura política e a tramitação do pedido de impeachment da presidente Dilma Rousseff na Câmara Federal. Na conversa, os parlamentares repercutiram a carta que o vice-presidente Michel Temer escreveu à chefe do Executivo, vazada na imprensa na noite anterior. Segundo os petistas, o PT tentará administrar o conflito com Temer, mas tudo depende de como ele irá se comportar durante o processo de impeachment. 

“Se ficar caracterizado que ele tenha embarcado na canoa furada do golpe parlamentar, ficará difícil recompor a ponte. Ele passará para a consciência das pessoas que ele quer o atalho, o golpe para sentar na cadeira presidencial. E é bom que ele preste atenção – e Ciro Gomes chamou atenção para isso – porque ele assinou as pedaladas fiscais. Essa situação também pode se voltar contra ele”, apontou Damous.

Abaixo, os principais trechos da entrevista:

Enfrentamento na comissão do impeachment

Paulo Teixeira: “Temos duas questões que vamos enfrentar: a primeira é o desejo de Eduardo Cunha de instalar uma votação secreta para a escolha da comissão, e a segunda é a chapa alternativa à principal. Essas duas coisas deixam claro o objetivo golpista de Eduardo Cunha e daqueles que o acompanham. Cunha quer estabelecer um roteiro fora da lei, ilegal, inconstitucional.

A lei diz que tem que ter a proporcionalidade entre os partidos da Casa [na formação da chapa para a comissão do impeachment]. E ele [Cunha] pediu, na semana passada, que os partidos indicassem seus membros, e assim fizeram os partidos. Agora, Cunha quer subverter essa proporcionalidade fazendo com que outros partidos definam os nomes que farão parte da comissão. Ou seja, uma pessoa do PSDB pode dizer quem do PMDB vai fazer parte da comissão. Ele [Cunha] fere de morte a proporcionalidade.

(…) Não há previsão constitucional para voto secreto. Então, eles estão transitando pela ilegalidade. Vamos fazer dura obstrução no plenário, nesta tarde, assim como esperamos que o Supremo impeça a ilegalidade para se criar um golpe parlamentar.”

Reorganização da base pós impeachment

Wadih Damous: “Não podemos falar em nome do governo, mas tenho a impressão de que a base deverá ser reorganizada. Se for um resultado a favor do impeachment, as forças que dão sustentação à presidente vão entender que se tratou de um processo legítimo? Se for o contrário, se prevalecer a tese de que não é o caso de impeachment, e Dilma sair vitoriosa, as forças derrotadas vão se contentar com o resultado? São essas as questões que estarão em jogo após o resultado do processo.”

Riscos para Dilma no Tribunal Superior Eleitoral

Wadih Damous: Parte do Judiciário – essa representada por Gilmar Mendes – resolveu entrar no jogo político-partidário, fato que contraria a percepção que se tem de um Tribunal – de ter imparcialidade, objetividade, [agir] à luz do que rege a Constituição e as leis. Lá no TSE, pelo menos na voz de Gilmar Mendes, esse quadro traz preocupação.

Sobre as contas da campanha da presidente, que aliás atingem também o vice-presidente Michel Temer, a questão é: esse julgamento se dará de forma objetiva e imparcial, à luz do Direito? Se se der assim, não temos temor.

As críticas de Gilmar ao PT 

Paulo Teixeira: Não acredito que ele [Gilmar Mendes] mudou a correlação de forças [no Judiciário]. Gilmar faz política partidária a partir de seu posto no Supremo. Mas digamos assim: o som da voz dele é mais alta do que a força que ele tem dentro do Supremo. E no TSE, igualmente. Tanto que quem ficou com a relatoria [da ação de impugnação de mandato eletivo contra Dilma] foi a ministra Maria Thereza [de Assis Moura, corregedora eleitoral].

Gilmar é um militante político. Acho que ele deveria atravessar a rua e se candidatar. Ser um colega aqui, numa bancada oposta a nossa, porque não há identidade, para que ele possa dar as opiniões que ele dá.

Movimentos de esquerda em apoio à Dilma

Paulo Teixeira: Acho que Dilma deveria estabelecer com esse movimento que se forma em defesa do mandato dela uma boa interpretação para que resulte na melhoria do governo. A maioria dos erros nos últimos anos se deu por erro na interpretação do apoio que ela teve. Espero sair dessa não só ganhando a batalha contra a ilegalidade e o golpe, mas nos aproveitando desse processo para melhorar a governabilidade. Por exemplo, segmentos que estiveram com ela na eleição se afastaram e voltaram agora nesse processo.

Como o PT recebeu a carta de Temer

Paulo Teixeira: Sobre a carta, percebo repercussão negativa para ele [Temer. Há uma repercussão nas redes e nos setores que fazem opinião sobre a inoportunidade dessa carta. É uma carta que não ajudou o cenário político. Por outro lado, ao criticar o líder da bancada, Temer não levou em conta que o Picciani é do partido dele e está conduzindo bem a bancada aqui na Câmara para apoiar o governo – onde ele é vice-presidente – e defender a legalidade. Creio que nós teremos maioria no PMDB, e abro um parênteses: o PMDB nunca foi unido em nenhum governo. Então, vamos continuar com uma parcela do PMDB, que é majoritária e dará com firmeza o apoio ao governo.

Pontes queimadas com Temer?

Paulo Teixeira: Vamos ter que administrar esse movimento com o Temer. Nós não podemos dar de barato que ele vá para uma posição a favor de um golpe tão desqualificado como esse proposto por Cunha, que não tem a menor condição de presidir a Casa, nem condição de julgar uma pessoa honesta como Dilma. Não creio que Temer terá a tentação de embarcar na canoa furada do golpe. A ver. Vamos acompanhar.

Wadih Damous: Na política, afirmar peremptoriamente que as pontes foram destruídas e não há mais como recompor seria precipitado. (…) É claro, não falamos em nome da presidente ou do governo. Mas tenho a certeza de que não interessa a nenhum governo estar em guerra declarada com o vice-presidente.

Tudo vai depender do próprio Michel Temer, como ele vai se comportar no processo de impeachment. Se ficar caracterizado que ele tenha embarcado na canoa furada do golpe parlamentar, ficará difícil recompor a ponte. Ele passará para a consciência das pessoas que ele quer o atalho, o golpe para sentar na cadeira presidencial. E é bom que ele preste atenção – e Ciro Gomes chamou atenção para isso – porque ele assinou as pedaladas fiscais. Essa situação também pode se voltar contra ele.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

29 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. É um ataque MACIÇO CONTRA

    É um ataque MACIÇO CONTRA DILMA E O PT!

    Só vi isso contra bandidos que matam criancinhas indefesas…

    É de uma violência desproporcional….

  2. Meu deus, esses parlamentares
    Meu deus, esses parlamentares do PT continuam empurrando com a barriga.
    Temer, ele já entrou no golpe com o silêncio dele ,a não declaração de ser contra o impeachment.
    A sua carta de vazou.
    Vazou?
    Kkkkkkkkk

  3. Estou acompanhando a TV
    Estou acompanhando a TV Câmara.
    Golpes, golpes.
    Vamos ter algo próximo à guerra civil
    Conseguiram desestabilizar o País.
    Aguardem.

  4. Parece que o PT só vai

    Parece que o PT só vai acordar quando o golpe estiver dado.

    Há um cerco conservador contra o PT. os derrotados não se conformam e estão dispostos a tudo para tomar o poder.

    O golpe está jogado na cara dos brasileiros que continuam parados como ovelhas diante do lobo que veio para devorá-las.

    O judicário é parte central do golpe. há muito vem condenando petistas mesmo sem provas de culpa e esconde provas que poderiam beneficiar os réus. Caso clássico foi o do Joaquim “capitão do mato” Barbosa esconder um laudo que desmontava o mensalão dentro de sua gaveta. Ele ganho até um apartemento em Miami por este serviço. teve uma ministra que condena sem provas, etc etc

    Agora o Falcone  tupiniquim de camisas pretas e o Já NOT mandam prender até quem toma heineken achando que é petista, enquanto ignoram solelnemente os Cunhas, que na verdade são os cabeças do golpe.

    Os Cunhas tem a certeza da impunidade diante dos ouvidos moucos  da justiça por isto fazem o que fazem. o brasil que se exploda.

    Se tirarem a Dilma, vamos ficar atentos se aquele aumento de 78% vai ser concedido e se a mídia golpista se esbaldará no BNDS.

  5. A falta que faz um

    A falta que faz um articulador politico como o senador Delcidio Amaral.

    Se o Decidio não estive preso por causa dos golpistas nada disso estaria acontecendo.

     

    1. Delcídio Amaral conhece os

      Delcídio Amaral conhece os PODRES DO PSDB. E sabe que vocês não prestam .

      E só não se tornou tucano porque o governo de tucanos acabou irremediavelmente. Por esse motivo  vocês não param de tramar o GOLPE.

      Em 1998, Delcídio assinou sua filiação ao PSDB, mas seu ingresso no partido não chegou a ser homologado. Durante o governo de Fernando Henrique Cardoso, foi diretor de Gás e Energia da Petrobras entre 2000 e 2001, quando trabalhou com Nestor Cerveró e Paulo Roberto Costa, dois dos delatores da Operação Lava Jato.

      http://www.cartacapital.com.br/politica/quem-e-delcidio-amaral-864.html 

       

       

    2. Cara,nem todo mundo é

      Cara,nem todo mundo é estupido como você.Delcidio era diretor da petrobrás em 1999 e quem era o seu gerente ?Cerveró!

      De que época cerveró e delcido atuavam juntos?em qual governo?será que é por isso que até padrinho de casamento de tucano estava no meio do esquema para desaparecer com cerveró?

      Abre a boca Cerveró,abre a boca Delcidio!

      Ah e é obivio que se o filho do cerveró não tivesse denunciado….o Cervero teria o mesmo destino do Careca!

      Cade o Careca?

      1. Não é estupidez, é má fé

        Repito, tem que bloquear urgentemente os posts do aliança. Só contribuem para aumentar minha pressão arterial. Suas intervenções não servem para nada, a não ser aumentar a raiva que já sentimos dele.

  6. As consequencias já estão á vista
    Parece que não tem nada a haver, mas esta tudo ligado.

    Leio no VALOR – Escritorios americanos abrem ação coletiva contra a VALE.

    Os grangos estão esfregando as mãos de contentamento.
    Se a economia vai bem eles ganham, se vai mal eles ganham novamento!!!

    Só falta procurador entregar a papelada para os gringos.

  7. O Golpe em andamento

    Quem viu o que aconteceu na Camara agora já entendeu.

    O Governo Dilma acabou. O PT acabou. Base aliada já era.

    Nem executivo, nem legislativo e nem judiciário tem mais condições de defender a democracia no Brasil.

    Ou o povo toma as ruas, as praças, o Congresso Nacional, ou vamos todos começar a arrumar as malas porque o Brasil se transformará em uma Cleptocracia comandada por tudo aquilo que o eleitor brasileiro rejeitou nos últimos 13 anos.

    Ou somos nós a defender a democracia e o país ou Bye Bye Brasil.

    1. Pior é que isso!
      A bucólica

      Pior é que isso!

      A bucólica visão que o controle remoto bastava, foi corroendo diurturnamente a esquerda, passou pelo mensalão e ninguem acordou, não serviu de alerta!

      Agora estamos vendo o que há de pior na politica ditando as ordens e se preparando para comandar o Barco!

      E falam do cunha como acusado de ter contas na suiça! Não é isso! Ter contas na suiça não seria PECADO, o problema é como ele abastece as contas!!!!!!

      E não se importam com a “opinião publica”, mas quem liga para isso?

      1. Aliancaliberal, talvez você

        Aliancaliberal, talvez você não tenha REPARADO DIREITO, mas o que voce chama de Petrolão MUITOS ESTÃO SENDO ACUSADOS PELA JUSTIÇA, OUTROS JÁ ESTÃO PRESOS E JÁ HÁ EMPRESAS DEVOLVENDO O GANHO EM PROPINAS…

        E ao que me consta quem está governando é a DIlma, ainda não é a oposição…

        Aliás, por falar em oposição, NÃO ME LEMBRO DE NENHUMA ACUSAÇÃO DE CORRUPÇÃO EM GOVERNOS DA OPOSIÇÃO, QUER SEJA FEDERAL, ESTADUAL E MUNICIPAL QUE TENHA HAVIDO UMA LIMPEZA TÃO GRANDE COMO ESSA!

        QUEM ROUBOU SE DEU BEM….

        Se a ação da justiça não significar que o Petrolão acabou, o quê significará?

    2. Sr. Marco St. o senhor está

      Sr. Marco St. o senhor está certíssimo. Não podemos deixar que esses golpistas irresponsáveis e com interesses pessoais tomen o poder na marra. Estamos em uma democracia e ela tem que ser respeitada. Temos que brigar para que respeitem à constituição ou seremos considerados uns frouxos. 

  8. Greve geral pra exigir o fim do golpe do corrupto Cunha

    O STF que mandou prender Delcídio por interferir na Lava Jato não está fazendo nada contra o corrupto Cunha. O golpe está em curso, a Justiça não parece estar afim de barrá-lo. Requião, Ciro Gomes e outras lideranças precisam chamar o povo para uma greve geral e acabar de vez com esta palhaçada do Cunha. #CunhaNaCadeia #DilmaFica

  9. Engraçado as coisas do Brasil
    Engraçado as coisas do Brasil .
    A falta de pensamento leva ao discurso focado em um impeachment porque a população, porque o congresso quer.
    Esquecem que a nossa República nao é parlamentarista.
    Jogaram no lixo o presidencialismo.
    O PT perdeu o debate, perdeu o discurso
    Faltou em Lula e em Dilma a política e sobrou o pragmatismo , arma letal da direita.

  10. Pelo amor de deus… como bem
    Pelo amor de deus… como bem disse o Ciro, Temer é o capitão do golpe.
    Cunha operava com ele até a raiz dos cabelos.
    O tempo da inocência já passou.

  11. Alguns comentaristas mais
    Alguns comentaristas mais argutos deste blog já tinham há 2 anos anunciado que o momento era de confronto.
    A direita nunca se conformou com a vitória do PT, e isso se tornava cada vez mais claro.
    O golpe se anunciava.
    Outros acreditaram que a política de paz, a política da harmonia deixaria….

    1. [   A direita nunca se

      [   A direita nunca se conformou com a vitória do PT, e isso se tornava cada vez mais claro.
      O golpe se anunciava.]  e nem uma grande quantidade de gente que ama o país e que teve que ajudar na reelecão da Dilma  enquanto o mais preparado para ser presidente, reconhecido que seria mesmo desde dos tempos de Golbery, testado e provado,  Lula, ficaria em casa gastando tempo jogando ping pong só

  12. Será?

    Longe de mim contestar dois “profissas” da política, mas em tudo que leio, vejo e acompanho, o Temer já está no barco do golpe e é um dos almirantes (sempre esteve)… Mas se esses dois aí continuam “tranquilinhos” com o “poder” do governo dos trapalhões, então vamos lá…

    Eu aqui como eleitor sigo contra o golpe e farei o que for possível para mover corações e mentes. Eu defendo a legalidade institucional e o respeito ao meu voto, mas nunca faço defesa política de governo de direita. Por isso também não vou sair armado por aí como apregoam certos “machões pó de traque”, mesmo porque nem arma eu tenho… 

    Um abraço.

  13. Jean Wyllys agora a pouco no Facebook

    Jean Wyllys:

    O Plenário da Câmara Federal esteve em convulsão, com sucessões de bate-bocas, pelo fato de Cunha e oposição de direita terem dado um golpe na composição da Comissão Especial de análise do pedido de impeachment da presidente Dilma Rousseff. Por 272 votos contra 199, a chapa composta/proposta por Cunha e oposição de direita (PSDB, DEM, PPS e Solidariedade, mais facções do PMDB e do PP), venceu. Nós queríamos que a votação da constituição da comissão do impeachment fosse aberta, mas Cunha impôs o segredo sobre a votação. Mais um passo para o golpe foi dado. É impressionante como a ordem democrática é afrontada descaradamente por canalhas!

    O deputado Paulinho da Força (SD-SP) agrediu verbalmente a deputado Maria do Rosário (PT-RS) enquanto ela protestava em relação ao golpe de Cunha. Houve reação de deputados petistas! O companheiro Chico Alencar (PSOL-RJ) quis se pronunciar ao microfone, mas Cunha cortou os microfones alegando que “ninguém fala enquanto não votar”. Surreal! Eduardo Cunha e a oposição de direita colocaram o Parlamento à beira do abismo.

    Um policial legislativo vigiava cada uma das cabines de votação e o áudio do Plenário foi cortado a pedido de Cunha, exceto seu microfone. Nunca imaginei viver o que estou vivendo nesse Parlamento. Cunha et caterva são o pior que a política desse país poderia produzir! É inacreditável que o destino do país esteja entregue a gente desse nível, chefiada por um corrupto formalmente denunciado ao STF, e que ainda haja quem aplauda essa gente.

    Os parlamentares do DEM, PSDB, PPS, Solidariedade e de facções do PMDB e do PP, a mesma turma que impediu que o Conselho de Ética sequer votasse a admissibilidade do processo contra Cunha, gritavam há pouco algo muito sintomático: “Queremos tudo!”.

    Há uma inversão de valores em curso aqui na Câmara, conduzida por plutocratas e cleptocratas fora e dentro do Parlamento. Tempo ruim! Mas, amanhã vai ser outro dia!‪#‎ForaCunha‬

    Em tempo: tudo que relatei aqui para vocês parece uma vitória do Cunha et caterva, mas foi uma derrota na verdade. Hoje, o “não ao impeachment” mostrou que tem mais votos do que o necessário para derrotá-lo.

     

  14. A hora de ser ingênuo já

    A hora de ser ingênuo já passou.Deu no que deu.

    Agora é marcar posição e lutar em todas as frentes e os nobres Deputados que façam a parte deles.

     

  15. Os caras estão no discurso na
    Os caras estão no discurso na Câmara.
    O líder do PT, agora na Câmara ,falando, falando, o Amigo já se perdeu, tudo o que era possível .
    Se perdeu dentro da câmara, as armações vieram o tempo todo.
    Vocês só teem uma solução .
    Chamar o povo nas ruas .
    Vocês perderam o debate
    Se convençam

  16. Golpe que colocará no poder o

    Golpe que colocará no poder o vice presidente eleito pela maioria da população da mesma chapa da presidência , golpe se o impedimento será decidido pela maioria do congresso eleito e de acordo com lei.

    Democracia é o império da lei e a presidencia não é um reinado temporário, 

    1. Vice não seria eleito em outra chapa e outro se elegeria na dela

      Pra torcer não precisa entender de futebol. O mesmo vale na política.

      Prisão também está prevista na lei, mas prisão sem causa é ilegal. Assim como Impeachment sem causa é golpe.

      Quem está manobrando o Congresso é um cara que vc vai ver preso mais cedo ou mais tarde, mesmo com a sua torcida e a cumplicidade dos demotucanos que ajudaram a colocá-lo nefastamente na posição que ocupa.

      Vc não sabe nem o que é democracia nem percebe o que é império da lei, que são coisas distintas e podem existir em qualquer combinação das duas.

      Na verdade, ambos estão juntos nestes últimos 4 mandatos, o que não aconteceu nos dois anteriores, obtidos e mantidos pouco democraticamente pela míRdia e compra confessa de parlamentares e onde se escondeu tudo da lei.

      Para finalizar, não goze antes da hora, pois ainda vai rolar muito sexo … coelhinho…

    2. Pedaladas Fiscais
      Mesma chapa

      Pedaladas Fiscais

      Mesma chapa das supostas pedaladas fiscais.

      Esperar coerência do Aliança Liberal, apaniguado do PSDB da Yeda, sustentado por dinheiro público.

  17. Troféu Neville Chamberlain

    “Se ficar caracterizado que ele tenha embarcado na canoa furada do golpe parlamentar”

    Se a estratégia de Dilma para manter-se na presidência depender da orientação desses dois especialistas em panos quentes ela já pode ir descendo a rampa passando a faixa.

    O golpe está em andamento e foi Temer quem passou a senha para o início das operações.

    Ouvem-se tiros de canhão, aviões soltam bombas, há explosões em toda parte, e esses dois inda se agarraram a negociações de paz para evitar a guerra.

    Acordem!

    A guerra já começou.

    Já não cabe administrar conflito; o que cabe agora é partir para o confronto.

    Teixeira e Damous, este dois panacas, são sérios candidatos ao Troféu Neville Chamberlain. 

  18. A 1 passo da ditadura judicial?Ou 2,3 passos?

    O mais grave, de arrepiar os cabelos, é ouvir de parlamentares, nas palavras deles, que há  “temor” e “preocupaçao” [a palavra nao seria “desconfiança” ?]  sobre parte de um dos Poderes da República – o Poder Judiciário, que, nas palavras deles, essa “parte”, que é representada por um dos ministros da suprema corte do país [isso é gravíssimo] entrou no jogo político-partidário contrariando a persepçao que se deveria ter de Tribunal que deveria se pautar pela imparcialidade, objetividade e agir à luz do que rege a Constituiçao e as Leis. E, vai ainda mais longe a gravidade da situaçao, pois eles transmitem claramente o sentimento de incerteza – aí sim insegurança jurídica – sobre SE o julgamento das contas da campanha ocorrerá à luz do Direito, ou seja, norteado pelas Leis OU de forma diferente – sem imparcialidade e objetividade.

    Meu Deus, [desconfiança] temor, preocupaçao e insegurança jurídica em relaçao à “parte” do Poder Judiciário brasileiro que é representado por um ministro da suprema corte do país !!!!  Poder Judiciário como Poder Paralelo dentro do próprio ESTADO? 

    Afirmaram o que Todos sabemos sobre Gilmar Mendes : “Gilmar faz política partidária a partir de seu posto no Supremo. Gilmar é um militante político” que, nas palavras deles, “ele [Gilmar] deveria atravessar a rua e se candidatar. Ser um colega aqui, numa bancada oposta a nossa, porque não há identidade, para que ele possa dar as opiniões que ele dá”. Mas, o mais grave disso nao é a confirmaçao por parte deles do que todos sabemos mas, sim, por que a própria justiça admite em seus quadros um ministro da suprema corte com essa postura. Isso sim é muito grave e sugere, para mim, uma tolerancia explicada somente pelo sentimento de conivencia e corporativismo. Impeachment coexistindo com insegurança jurídica = ditadura judicial. A vaca agora é togada. Opiniao minha.

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador