“Jamais desviei um centavo para meu enriquecimento ou de terceiros”, diz Dilma

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – Após decidir não comparecer à sessão do Senado destinada à defesa pessoal contra impeachment, a presidente afastada Dilma Rousseff (PT) delegou ao ex-ministro da Justiça José Eduardo Cardozo a responsabilidade de ler um documento com mais de 20 páginas, onde Dilma sustenta que não cometeu crime de responsabilidade com pedaladas fiscais ou decretos suplementares, em 2015.

“Errar, por óbvio, é uma decorrência inafastável da vida de qualquer ser humano. Todavia, dentre estes erros, posso afirmar em alto e bom som, jamais se encontrará na minha trajetória de vida a desonestidade, a covardia ou a traição. Jamais desviei um único centavo do patrimônio público para meu enriquecimento pessoal ou de terceiros. Jamais fugi de nenhuma luta, por mais difícil que fosse, por covardia. E jamais trai minhas crenças, minhas convicções, ou meus companheiros, em horas difíceis”, escreveu Dilma.

Segundo a presidente eleita, este impeachment não tem base legal e foi deflagrado por adversários políticos com interesses que fogem do zelo pela Constituição. “(…) partiu-se do desejo claro de que, por razões puramente políticas, houvesse o meu afastamento da Presidência da República, para então passar-se a procurar, de forma ávida, quaisquer pretextos jurídicos que pudessem justificar, retoricamente, a consumação desta intenção. Isso explica, aliás, a absoluta fragilidade das acusações que constituem a denúncia por crime de responsabilidade contra mim dirigida neste processo”, apontou.

Dilma negou responsabilidade direta nos atos praticados em torno das pedaladas fiscais e dos decretos suplementares, além de observar que estes atos por si só não afrontam a Constituição.

“Não foi submetido a meu âmbito decisório, e nem deveria ser, qualquer questão relativa a regulamentação ou a gestão concreta do Plano Safra. Não foi a Presidência da República quem definiu prazos, momentos ou montantes de pagamento de quaisquer valores a serem repassados à instituição financeira responsável pela sua execução”, explicou.

“Os decretos de abertura de crédito suplementar em nada feriram a lei orçamentária, a lei de diretrizes orçamentárias ou a lei de responsabilidade fiscal. Foram atos praticados em total consonância com a autorização legislativa conferida ao Executivo nos termos do art. 4º. da Lei Orçamentária do ano de 2015, de acordo com a interpretação vigente na época. Solicitados por diferentes unidades governamentais, e de outros Poderes, sem qualquer ingerência da Presidência da República, foram estes atos administrativos analisados por diferentes órgãos técnicos e jurídicos”, acrescentou.

Abaixo, a nota de Dilma, na íntegra.

 

Defesa da presidenta Dilma na Comissão de Impeachment de DilmaRousseff
Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

9 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Eu aguardo ela afirmar que

    Eu aguardo ela afirmar que jamais participou de qualquer desvio de dinheiro público para custear campanhas políticas.

    A Dilma é bastante inteligente e sabe que é disso que se tratam os escandalos da Lava Jato.

    1. Ela participou?Quais são as provas?
      Antes de tudo, a Dilma esta sendo julgada por causa da lava jato ou por causa de supostas pedaladas?

      Está sendo julgada por crime de responsabilidade ou crime comum? Qualquer pessoa minimamente inteligente saberia que, em relação æ lava jato, a Dilma teria que ser julgada pelo stf.

      Mas, e m relação à sua ilação, gostaria de perguntar:

      Ela participou dos desvios?

      Quais são as provas?

      Ou vc se baseia no clássico ” ela sabia”?

      Se ela participou, não seria caso de denúncia no stf? Ou presidente não é julgado por crime comum?

      Aliás, levando-se em conta que as doações foram pra todos, o que leva esse direcionamento para Dilma?

      E o Alckmin, Pezão, deputados, senadores? Aliás, tudo bem que esses últimos sejam os juízes da Dilma?

      Mas volto à velha pergunta: qual a prova da Dilma desviando dinheiro público para campanha política ?

      Alguma foto ou documento do barusco ou Paulo Roberto costa, por ex, em tramóia com ela?

      Qual documento ou denúncia documentada a força tarefa da lava jato mandou pro stf sobre ela?

      Acusação seletiva, como a sua, não retira o mérito de que não conseguiram até agora provar desvio da Dilma. E olha que a mídia teria feito 28 meses de carnaval com tal denúncia. Mais uma vez: existe denúncia no stf contra ela? Ou investigação na PGR?

      Acho que a honestidade da Dilma incomoda a seus detratores. Pense nisso. Vc pode não gostar dela, achar o que quiser dela, mas o seu comentário não vai macular a Dilma, somente vc sai mal nessa fita.

  2. Nao adianta nada

    Infelizmente nada que ela disser ou fizer vai adiantar algo, se na população de um modo geral que já eh ignorante, ninguém quer ouvir os argumentos, imagine no congresso que tem que provar inocência de algo que não praticou para seus adversários políticos, são favas contadas, infelizmente o sistema politico brasileiro eh um lixo, nos temos que fazer um mea culpa também, porque todos nos vivemos dele durante um bom tempo e acreditamos que podíamos domá-lo, hoje eu percebo que tanto o PT como eu estávamos redondamente enganados. Infelizmente, o Brasil esta longe de ser uma nação independente, os entreguistas estão vencendo de lavada e conseguirão de qualquer jeito entregar de bandeja o que sobrou do nosso patrimônio publico. Só resta aos progressistas do Brasil, lamberem as feridas e montar um planejamento estratégico para daqui alguns anos se reerguer, pois hoje, a casa ja caiu!

  3. Grande pessoa

    “Jamais se encontrará na minha trajetória de vida a desonestidade, a covardia ou a traição.” Essa teve muitos endereços, um deles é o Palacio do Jaburu…

    Haja o que houver, eles agirão com desonestidade, covardia e a traição.

  4. O Brasil não está preparado para políticos assim…

    Mas Dilma não era política!

    Pois é, por isto que o Brasil não está preparado.

  5. Pois é exatamente por não ter

    Pois é exatamente por não ter desviado recursos para si ou para terceiros que a sra. está sendo deposta.

    Na república de ladrões, a sra era um estorvo.

  6. Mas desviou para seu partido

    Dilma jamais desviou um centavo para seu enriquecimento individual ou de terceiros, mas permitiu que fossem desviados muitos milhões para seu partido. E os operadores que fizeram isso desviaram, sim, uma boa parcela para seu enriquecimento individual e de terceiros.

    Como dizia o cangaceiro, eu nunca matei ninguém, quem matava era a faca…

    1. “Mas permitiu que fosse

      “Mas permitiu que fosse desviado” ? Fala sério, mesmo? Já que não consegue colocar a culpa nela, quer colocar a culpa dos outros nela. Parece que o povo não está é pronto pra ser honesto, isso sim.

      Quem tem que investigar algo (se há qualquer suspeita de ato criminoso) é a justiça, o MP, enfim. Eles é quem atribuição legal pra isso e condições de fazê-lo.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador